Entre nós e os outros: a história ambivalente dos museus etnográficos

Revista Do Museu de Arqueologia e Etnologia 42 (1):220-227. Translated by Gustavo Ruiz da Silva & Mariana Slerca (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Qualquer museu destinado a apresentar “outras” culturas se constitui como uma exceção em relação à função usual de um museu: a ambição de retratar um mundo em miniatura requer uma expografia muito específica, na qual a alteridade tensiona com a continuidade, que os museus em geral presumem, entre os visitantes e os objetos que vieram ver. A ambição de constituir um microcosmo, portanto, levanta um problema de legitimidade: quem, entre “nós”, tem legitimidade para assumir a responsabilidade paradoxal de colocar em cena o “Outro”? Mais do que uma simples abordagem sobre a história dos museus, mais do que uma viagem pelos problemas colocados pela Antropologia, o livro de Benoît de l’Estoile (2007) permite encarar de frente tal dificuldade, comum a todas as instituições francesas que se sucederam após a exposição colonial de 1931 (mas não somente). Entregando-se aos prazeres da intertextualidade cinematográfica, para além de ser uma forma de apresentar a questão fundamental da legitimidade (bom gosto contra mau gosto), o título da obra coloca o “gosto” em questão: “por ‘gosto alheio’, entendo as diversas formas de apropriação ‘das coisas dos Outros’, entendidas em um sentido amplo como manifestações da alteridade cultural” (L’Estoile 2007: 20). O gosto, portanto, remete aos modos de apropriação em todos os processos de apropriação, cuja legitimidade se apresenta, imediatamente, de maneira problemática. É sob este ângulo, considerando o problema da legitimidade como uma tensão que atravessa todo o texto, que abordaremos uma obra que demonstra como a alteridade foi construída ao longo de um século, segundo modos diferenciados, colocando em evidência a mais fundamental das questões: “O que significa a distinção entre nós e os outros no mundo em que vivemos?”.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Il gusto alimenta l'eros // The taste feeds eros.Rosalia Cavalieri - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):23-37.
O problema da filosofia política.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):141.
O filósofo fantasma: Lúcio Pinheiro dos Santos.Pedro Baptista - 2010 - Sintra: Zéfiro. Edited by Maria Celeste Natário.
Museu, lixo urbano e pornografia.Paul B. Preciado - 2017 - Revista Periódicus 1 (8):20-31. Translated by Bryan Axt.
Entre antigos e modernos: notas sobre a história em Maquiavel.Ricardo Polidoro Mendes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):20-32.

Analytics

Added to PP
2024-11-27

Downloads
109 (#208,233)

6 months
109 (#61,830)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Gustavo Ruiz da Silva
University of Warwick

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references