Céu como pintura? Sobre o emprego de διαζωγράφω no passo 55c do Timeu de Platão

Prometeus: Filosofia em Revista 8 (17) (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No mito cosmogônico do diálogo Timeu de Platão, o personagem homônimo narra como um deus artesão confecciona o universo. Dentre outras artes empregadas, o artesão do mundo utiliza-se da pictórica. Platão emprega o verbo διαζωγράφω, que pode significar tanto “configurar” quanto “pintar”, quando fala da formação do céu. O artesão do mundo o configura na forma de um poliedro regular, o dodecaedro, e pinta nele as constelações. Em nosso texto buscaremos primeiramente esclarecer o sentido geral desta “configuração pictórica”. O que Platão quer dizer nesta passagem do mito? Buscando tal esclarecimento, teremos o embasamento para pesquisar por que quando trata da formação das constelações, do céu, ele usa a imagem da pintura, objetivo central desta investigação. Por meio da análise de algumas hipóteses interpretativas, indicaremos direcionamentos de leitura que transparecem seu pensamento sobre o caráter da μίμησις pictórica e, além disso, de sua própria cosmologia.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,458

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O problema da arte no pensamento de Platão.Sidnei Ferreira de Vares - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (6).
Belleza y formación en el pensamiento de Platón.Juan Carlos Mansur - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):83-97.
Como usar a linguagem para precisar o movimento: uma disputa entre Platão e Heráclito.Celso Oliveira Vieira - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:97-104.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
6 (#1,696,700)

6 months
3 (#1,473,720)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

References found in this work

No references found.

Add more references