ALEGORIA E SEGREDO I O traçado da interpretação – da Antiguidade à Idade Média

Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):9-15 (2009)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Primeiro de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste primeiro ensaio, analisaremos os sentidos socioculturais das diferentes avaliações dos processos de leitura e interpretação ao longo da história, tendo em vista sua influência direta na constituição de dois diferentes tipos de alegorias: a retórica e a hermenêutica. Para isso, voltaremos às primeiras práticas de leitura e interpretação, segundo a visão da antiguidade clássica, que subsidiam a limitação dos processos interpretativos que constituem as bases da alegoria retórica, chegando à experiência medieval, com a eclosão da multiplicidade de sentidos e a valorização dos processos interpretativos, que propiciam o surgimento de uma nova alegoria, de natureza hermenêutica

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,458

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Alegoria E segredo III.Mary Kimiko G. Murashima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):55-66.
ALEGORIA E SEGREDO II: Reconstruindo alegorias retóricas: um Manual e um Memorial.Mary Kimiko G. Murashima - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):45-49.
As linhas E as cores da história.Mary Murashima - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):17-35.
O que é hermenêutica para Paul Ricoeur?Thiago Luiz de Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):17-29.
A origem, o empenhar-se e o destino.Gustavo Perlingeiro Beltrame - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
Uma interpretação do papel da escuridão no sublime de Burke.Yves São Paulo - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):48.

Analytics

Added to PP
2013-12-09

Downloads
9 (#1,525,319)

6 months
9 (#489,609)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references