No bicentenário da contrarrevolução antiliberal de 1823 em Portugal: A vindicta contra o sistema político-constitucional vintista

Araucaria 26 (55) (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Há duzentos anos (1823) triunfou a contrarrevolução da _Vila-Francada_, pondo fim à primeira experiência constitucional moderna em Portugal. De imediato, D. João VI determinou a revogação da Constituição de 1822, assim como das reformas adotadas para apagar a memória do regime constitucional anterior. Em simultâneo, a partir de uma iniciativa espontânea da Câmara da vila de Sernancelhe, formou-se um movimento municipal para anulação das próprias eleições às Cortes vintistas e revogação das procurações outorgadas aos deputados. Este artigo versa sobre ambas as iniciativas, régia e municipal, considerando sobretudo que a anulação municipal das eleições vintistas é muito pouco conhecida e está praticamente por estudar na historiografia sobre a contrarrevolução.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,551

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Arthur Danto e Gianni Vattimo: Fim da Arte, Mass Media e Estetização.Cláudia Dalla Rosa Soares - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):36-46.

Analytics

Added to PP
2024-02-06

Downloads
15 (#1,238,350)

6 months
7 (#722,178)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references