As temáticas nacionais na historiografia latino-americana

Diálogos (Maringa) 21 (1):1 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta mesa-redonda foi organizada a partir do encontro de seus autores em um simpósio sobre historiografia no 55º Congresso Internacional de Americanistas, que ocorreu em julho de 2015, em San Salvador. O simpósio em questão foi o de número 69, Historia de la historiografía latinoamericana: nuevas miradas y debates contemporáneos. Os trabalhos aqui apresentados pelo guatemalteco Jose Edgardo Cal Montoya, “La historia como profesión”: el aporte de Ernesto Chinchilla Aguilar a la historiografía guatemalteca y centroamericana e o paraguaio Herib Caballero Campos, Entre Clío y Astra: La Biblioteca Paraguaya del Centro de Estudiantes de Derecho, envolveram estudos historiográficos de temáticas nacionais específicas, respectivamente sobre a figura de um intelectual, e de uma instituição responsável pela divulgação de uma produção do conhecimento. Já os artigos de Coralia Gutiérrez Álvarez, Una introducción a la epistemología desde el sur: por una reflexión situada e Felix Raúl Martínez Cleves, La historiografía en movimiento. Una aproximación a las historias de ciudades en Colombia buscaram um outro viés na discussão historiográfica. Algo que diz respeito não somente a uma análise crítica, denominador comum a todos os quatro artigos, senão um diálogo com a teoria que implicou deslocar de uma zona de conforto a própria historiografia colombiana, para o caso dos estudos da história das cidades feito por Felix Martínez, e mais amplamente o conjunto das denominadas Ciências Sociais, como a discussão proposta por Coralia Gutiérrez. A mim coube analisar os quatro artigos, bem como buscar apontar possíveis diálogos entre os mesmos. Uma menor propensão de minha parte a debates teóricos, e uma maior facilidade a estudos com base mais histórica, como nos trabalhos de Jose Cal e Herib Caballero, se refletiram na maior extensão que dei no trato destes últimos; nada mais do que isso. E de antemão quero agradecer a Felix Martínez, cujos esclarecimentos possibilitaram divisar melhor uma ponte entre todos os trabalhos.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 105,065

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Anotações sobre a centralidade do artista na história da arte.Angela Brandão - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):68-88.
Entre nós e os outros: a história ambivalente dos museus etnográficos.Maxime Rovere, Gustavo Ruiz da Silva & Mariana Slerca - 2024 - Revista Do Museu de Arqueologia e Etnologia 42 (1):220-227. Translated by Gustavo Ruiz da Silva & Mariana Slerca.

Analytics

Added to PP
2017-05-31

Downloads
25 (#971,005)

6 months
2 (#1,374,505)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references