O íntimo e o público no dizer

Philósophos - Revista de Filosofia 29 (2) (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No presente artigo, proponho uma discussão sobre como é possível distinguir o íntimo e o público no âmbito do dizer. Para dar conta desta problemática, quero desenvolver uma hipótese autoral, a qual está baseada na suposição de que, nos múltiplos dizeres, o íntimo e o público podem ser diferenciados, caso possamos escrutinar num dizer o que nele é narrado e o que nele é discursado. A partir das discussões linguístico-filosóficas sobre a distinção entre narrativas e discursos; e na esteira das leituras que fez Merleau-Ponty da noção psicanalítica de simbolismo autônomo como pulsão, proponho-me a mostrar que, no campo do dizer, a intimidade e a coexistência são as duas caras com as quais se apresentam as outridades, pois, no campo do dizer, as outridades não são mais que pulsões que discursam e que narram. De onde então proponho a distinção entre outridades discursivas e outridades narrativas. A intimidade diz respeito às outridades discursivas. A coexistência está relacionada com as outridades narrativas. Em ambos os casos, trata-se de uma tentativa de pensar o dizer mais além dos modelos baseados na ideia de evidência do eu.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,795

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A linguagem do dizer em um corpo que se apresenta como ético.Magali Mendes de Menezes - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2).
O Problema Difícil da Consciência: O Problema Difícil da Ontologia?Lucas Nascimento Machado - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):133-145.

Analytics

Added to PP
2024-12-16

Downloads
1 (#1,946,798)

6 months
1 (#1,892,267)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references