Dispositivos conceituais da linguagem e da teoria da verdade na filosofia de Karl-Otto Apel

Revista de Cultura Teológica 79:61-82 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O texto explicita o conceito transcendental hermenêutico de linguagem de Karl-Otto Apel, atrelado aos fundamentos da teoria da verdade empreendida pelo autor. Tanto que, de tal forma, linguagem e verdade são indissociáveis na apreciação do atual ensejo linguístico da filosofia da linguagem, em especial relevo nos trabalhos apelianos, tematizados na investigação da prática comunicativa. Para tanto, privilegia-se uma perspectiva explicativa do aparato teórico que culmina na semântica, cujo referencial é a Tradição Ocidental de Linguagem, a fim de se denotar a relação entre o conceito apeliano de linguagem e paradigmáticos referenciais da linguagem no século XX, bem como as substanciais influências pragmáticas destes, no postulado teórico de Apel, apreciados irrefutavelmente como precursores da reviravolta linguístico-pragmática. Conveniente ao aporte, trata-se de demonstrar como Karl-Otto Apel intenta uma pragmática da linguagem, conjecturada numa orientação cognitivo-antropológica, acerca da reflexão sobre a verdade e a validade de sentido da mesma para o ser humano, existencial e comunitariamente no crivo das transformações de nossa era.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,337

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Papel da Linguagem Na Obra Verdade e Método de Hans-Georg Gadamer.Susan Karolaine Gonçalves Soares Barbosa - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):141.
Linguagem e Subjetividade Em Nietzsche e Foucaul.Caio Augusto T. Souto - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):219-234.

Analytics

Added to PP
2019-07-20

Downloads
9 (#1,523,857)

6 months
3 (#1,470,638)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references