Jauára Ichê: Sobre a Devoração Do Ser

Prometeus: Filosofia em Revista 40 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo desdobra a antropofagia em uma anti-ontologia, entendida enquanto recusa da substancialização do ser. Nessa via, experimenta a ideia de “equivocação controlada”, proposta por Viveiros de Castro a fim de interpretar o dito de Cunhambebe, “Jauára ichê”. Na impossibilidade de traduzi-lo por “sou um jaguar”, dada a ausência do verbo “ser” no tupi antigo, o dito não expressa uma relação lógica de identidade substancial entre os termos, mas, sim, uma “analógica da similitude”. Aqui, algo deixa de ser igual a si para incorporar o diferente mediante relações de semelhança. No ato da devoração, Cunhambebe não seria efetivamente um jaguar, mas se relacionaria com o inimigo devorado tal como um jaguar se relacionaria com seu inimigo. O chefe indígena é levado a assumir uma posição no seio de uma relação, onde não é, mas está ao modo do jaguar. Assim, a antropofagia exprimiria uma filosofia do verbo “estar”, onde as coisas não são, mas estão-ao-modo-de, assumindo posições relacionais que estabelecem o ser. Ao fazê-lo, a antropofagia se converte em anti-ontologia: não a negação do ser, mas a devoração do modo essencialista com que a metafísica ocidental pensou o ser, fixando identidades independente de relações. Conclui-se extraindo as consequências dessa leitura para uma filosofia desde o Brasil. Trata-se de propor a deglutição da noção de nacionalidade para transformá-la em posicionalidade, no intuito de repensar nossos modos de estar que foram determinados historicamente pela colonização.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 104,319

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Vulnerabilidade Como Abertura Para a Dimensão Do Cuidado Em Emmanuel Lévinas.Rodrigo Hayasi Pinto - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):297-320.
A Inscrição Do Sentido Ético Na Cultura, Em Lévinas.Sérgio A. J. Volkmer - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):264-276.
ONDE ESTÁ NO SER O SER QUE É SEU PRÓPRIO NADA? Do nada lógico-metafísico ao nada ontológico-existencial entre Hegel, Heidegger e Sartre.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2024 - Agon (Ἀγών), Revista de Filosofia da Ufrgs - Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (Porto Alegre, Rio Grande Do Sul, Brasil) 4 (12):23-64.
Biologização do ser moral em Hans Jonas.Anor Sganzerla - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):155.
Substancialidade e Presença: Acenos de Gumbrecht Para o Conceito Heideggeriano de Ser.Sabrina Ruggeri - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):117-132.
Angst.Mariano da Rosa Luiz Carlos - 2025 - Seattle, Washington, USA/Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil: Amazon Books & Mariano Da Rosa Academic Editions.
O encontro com o outro em Jean-Paul Sartre.Aline Ibaldo Gonçalves - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):55-71.

Analytics

Added to PP
2023-01-06

Downloads
17 (#1,240,265)

6 months
10 (#371,737)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references