A Dialética do corpóreo e do incorpóreo – pressupostos e desdobramentos da inversão de Hegel por Marx

Dois Pontos 21 (3) (2025)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A partir dos pressupostos corpóreos elaborados por Marx nos Manuscritos de 1844, que fundamentam o seu posicionamento materialista-dialético, tais como a teorização antropológica do corpo como unidade dialética entre natureza e história, o conceito-processo de objetivação que requer como condição transhistórica a ligação corpo-terra e a identificação da cisão dessa ligação como a condição histórica de advento da forma social do capital, buscaremos neste artigo analisar a inversão feita pelo jovem Marx da dialética hegeliana. Para tal análise trilharemos o seguinte percurso: 1. Apontaremos os pressupostos corpóreos como conteúdo material da dialética marxiana presente nos Manuscritos de 1844; 2. Analisaremos a crítica do Marx jovem ao idealismo hegeliano a partir do “humano corpóreo” e em acordo com a crítica à economia política; 3. Identificaremos o desdobramento dessa inversão, mantidos os pressupostos, na análise madura de Marx no livro I d’O Capital.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,636

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sistema e silogismo em O Capital.Agemir Bavaresco & Eduardo Garcia Lara - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (1):187-202.
O caminho de Marx para Hegel: a busca do conceito e a crítica do existente.Murilo Leite Pereira Neto - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
Os Manuscritos de 1844 de Karl Marx e a retomada da economia política no pensamento pós-hegeliano.Douglas Rafael Dias Martins - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):301-329.

Analytics

Added to PP
2025-02-04

Downloads
1 (#1,946,279)

6 months
1 (#1,890,996)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references