Justiça e beneficência: notas sobre uma possível aproximação entre Immanuel Kant e Adam Smith

Revista de Filosofia Aurora 28 (44):391 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Immanuel Kant e Adam Smith foram dois filósofos historicamente próximos, afinal, foram dois pensadores modernos de reconhecida importância. Além da proximidade temporal, Adam Smith foi amigo pessoal e interlocutor daquele que foi o filósofo que, possivelmente, mais impressionava Kant, a saber, David Hume. Não é então de se estranhar que existam pontos de contato entre as obras de Kant e Smith, a menos que nos esqueçamos que, além de ser um pioneiro da ciência econômica, Smith foi também um importante filósofo moral. Essa mera possibilidade de uma relação é reforçada por registros da admiração de Kant por Smith em escritos não publicados do primeiro. Dado o apreço de Kant pela investigação de Smith sobre o conhecimento moral do homem, este trabalho explora um paralelo entre o modo como Smith compara a virtude da justiça à virtude da beneficência na obra A Teoria dos Sentimentos Morais e o modo como Kant distingue os deveres jurídicos dos deveres éticos ou de virtude em sua Metafísica dos Costumes. A hipótese que temos em vista é que Smith poderia ter apresentado a Kant o conhecimento moral comum que haveria de ser formulado em princípios metafísicos por Kant. Na verdade, mais do que sabermos se foi de Smith que Kant retirou distinções e análises conceituais tão caras a sua própria filosofia moral, importa exatamente notar como o pensamento dos dois filósofos poderia bem guardar a referida relação um para o outro, de tal forma que um possa ser usado para iluminar o outro.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,880

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Analytics

Added to PP
2018-06-15

Downloads
12 (#1,384,505)

6 months
4 (#1,288,968)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

An inquiry into the nature and causes of the wealth of nations.Adam Smith - 1976 - Oxford University Press. Edited by R. H. Campbell, A. S. Skinner & W. B. Todd.
The Theory of Moral Sentiments.Adam Smith - 1759 - Mineola, N.Y.: Dover Publications. Edited by Elizabeth Schmidt Radcliffe, Richard McCarty, Fritz Allhoff & Anand Vaidya.
The metaphysics of morals.Immanuel Kant - 1797 - New York: Cambridge University Press. Edited by Mary J. Gregor.

Add more references