A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica

Rio de Janeiro: Graal (1978)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Ao ser lançado em 1978, A brasilidade modernista - sua dimensão filosófica ganhou notoriedade pelo ineditismo da abordagem do movimento modernista. Esta nova edição, amplamente revista pelo autor, mantém a organização e as teses do livro, mas a forma da exposição foi simplificada e aperfeiçoada. Por isso mesmo, fica realçada a ruptura de Eduardo Jardim com as teses inocentes que, ainda nos anos setenta, viam a Semana de 1922 como o ato fundador do Brasil moderno. O propósito de abordar filosoficamente o modernismo permanece e possibilita lançar luz sobre uma ampla gama de temas relativos ao nosso principal movimento de renovação cultural. Um deles é o da sua inserção em um debate de ideias que remonta às últimas décadas do século XIX. Graça Aranha aparece como a figura mediadora dessa inserção. A periodização do modernismo em duas fases - o primeiro tempo, de preocupações estéticas, e o segundo, tratando da brasilidade - ganhou visibilidade nesta nova edição. Na discussão da brasilidade foram considerados os pontos em comum entre as várias correntes do movimento, a partir de 1924. No entanto, duas posições aparecem contrastadas: a analítica, defendida por Mário de Andrade, e a intuitiva, que reúne Plínio Salgado e Oswald de Andrade. A vertente analítica propôs fazer o levantamento dos traços propriamente nacionais da cultura brasileira depositados nas manifestações de cultura popular. A intuitiva pretendeu apreender o caráter nacional de forma imediata, pelos sentimentos.

Other Versions

reprint de Moraes, Eduardo Jardim (2016) "A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica". Editora PUC-Rio

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,597

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O tempo e a vida em Gaston Bachelard.Fernando Machado - 2017 - Dissertation, Universidade Federal de Goiás
Agostinho e Jaccottet.Ana Rita de Almeida Ferreira - 2008 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 16 (32):15-30.
Quase sagrado.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2019 - São Paulo, SP, Brasil: PZP - Politikón Zôon Publicações.
Lições de Darcy: Do Modernismo Do Século XX À Pandemia Do Século XXI.Pedro Duarte - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:161-169.

Analytics

Added to PP
2023-10-23

Downloads
21 (#1,010,345)

6 months
12 (#304,424)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references