Releitura fenomenológica de Hegel e Husserl sobre a consciência

Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):43-53 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo tem como objetivo investigar quais as diferenças epistêmicas entre a Fenomenologia do Espírito de Hegel e a Fenomenologia Pura de Husserl, possibilitando um comparativo de qual a relação entre a consciência de Deus nas possibilidades fenomenológicas. Inicialmente, o artigo se constitui pelos conceitos relacionados hegelianamente, que compõem a dimensão teológica de Hegel, realizando aprofundamento no modo como a consciência religiosa se presentifica e é vivida. Consequentemente, é abordado quais as questões essenciais que constituem a plataforma da fenomenologia pura, como um ponto de partida apresentasse a intencionalidade e a epoché. Como conclusão, nota-se que o que constitui desvio significativo em cada fenomenologia é em Hegel o conceito de Deus e em Husserl o conceito de intencionalidade.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,290

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Considerações Sobre o Conceito de Intencionalidade Em Edmund Husserl.Jesuino Junior Pires - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):286-302.
Deus como princípio necessário na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
A reflexividade da primeira pessoa em Brentano e Husserl.Federico Boccaccini - 2024 - Geltung - Revista de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea 2 (2):e67606.

Analytics

Added to PP
2024-02-15

Downloads
20 (#1,027,515)

6 months
5 (#1,013,651)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references