É possível uma subjetividade artificial? Algumas considerações filosóficas sobre os recentes avanços tecnológicos da inteligência artificial a partir do problema difícil da consciência

Filogenese 19 (1): 23-48 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste ensaio, abordo o problema de saber se é possível atribuir experiência consciente a um sistema de inteligência artificial, ou seja, o problema de saber se é possível algo como uma subjetividade artificial. Para abordar esse problema, primeiro recorro a dois textos clássicos da filosofia da mente: “Facing Up to the Problem of Consciousness” de David Chalmers (1995) e “What Is It Like to Be a Bat?” de Thomas Nagel (1974). Então, busco esclarecer quais são as (im)potencialidades das inteligências artificiais (IAs), ressaltando suas capacidades e fragilidades, a partir principalmente dos textos de Alexandre Quaresma (2019) e Teresa Ludemir (2021). Na terceira e última parte deste ensaio, busco sintetizar o conteúdo precedente no sentido de apontar para duas condições necessárias para a instanciação de subjetividade num sistema artificial, uma condição técnica e uma condição conceitual. Busco apresentar argumentos que enfatizam a importância de tomarmos os organismos biológicos como modelos de sistemas conscientes e, nesse sentido, argumento em favor de duas condições necessárias para algo como uma subjetividade artificial: (i) as capacidades de meta-aprendizagem e autorregulação, típicas de um organismo, e (ii) a resolução do velho problema difícil da consciência.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Problema Difícil da Consciência: O Problema Difícil da Ontologia?Lucas Nascimento Machado - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):133-145.
A Colônia de Formigas está consciente?Anderson Fonseca - 2022 - Dissertation, Universidade Federal de São João Del Rei
O Que É Consciência? Uma Análise a Partir da Perspectiva de Searle.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):222-243.
A Hipótese da Linguagem da Comunicação para a Evolução da Consciência.Diogo Fernando Massmann - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e46080.

Analytics

Added to PP
2024-12-24

Downloads
75 (#279,291)

6 months
75 (#81,838)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references