Como a linguagem molda a memória episódica

Princípios 31 (66) (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O enativismo radical defende que cognição básica não é composta por computações de informações representacionais. Diante dessa proposta, a memória episódica (de eventos que alguém viveu) pode se tornar um desafio para essa abordagem da cognição humana especialmente porque parece intuitivo que memórias representam os eventos passados. Neste artigo, esse problema será abordado a partir da discussão acerca de como a linguagem humana molda a memória episódica. Será argumentado que a linguagem afeta as funções da memória episódica de modo a concedê-la uma função comunicativa e, como tal, representacional.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,225

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofia da Memória: Problemas e Debates Acerca da Memória Episódica.Glaupy Fontana Ribas - 2020 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 12 (31):77-106.
Tempo Subjetivo na Filosofia da Memória: Autonoese e Viagem no Tempo Mental.Gabriel Zaccaro - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):241-266.
A memória episódica, o problema da cotemporalidade, e o senso comum.César Schirmer Dos Santos - 2020 - In Giovanni Rolla & Gerson Albuquerque de Araújo Neto (eds.), Ciência e Conhecimento. Editora da Universidade Federal do Piauí. pp. 151-180.
A Experiência Consciente Enquanto Produto da Memória.Glaupy Fontana Ribas - 2018 - In Felipe Rocha L. Santos, José Leonardo Ruivo & Waldomiro José da Silva Filho (eds.), Anais da v Conferência da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. Editora UFPEL. pp. 188-194.
Qual a motivação para se defender uma teoria causal da memória?César Schirmer Dos Santos - 2018 - In Juliano Santos do Carmo & Rogério F. Saucedo Corrêa (eds.), Linguagem e cognição. NEPFil. pp. 63-89.
Cognição e linguagem: seria a linguagem um desafio para abordagens enativistas?Hugo Mota & Iana Valença - 2019 - A Mente Humana Para Além Do Cérebro – Perspectivas a Partir Dos 4Es da Cognição.
Escrita e memória no Fedro de Platão.Reginaldo Ferreira Rodrigues - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):100-115.

Analytics

Added to PP
2024-12-27

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

José Carlos Camillo
Universidade Federal de Goiás

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references