Results for 'vergonha'

16 found
Order:
  1.  13
    Vergonha e ideias de si: abordagem genética e perspetivas éticas.Ana Cristina Falcato - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Encarando a atrocidade: a vergonha e sua ausência.Willian Martini, Tiago Azambuja & Janyne Sattler - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (44):689.
    Neste artigo, concentro-me sobre quatro variedades possíveis de ausência da vergonha. Minha esperança é a de que a reflexão sobre essas variedades possa, de alguma maneira, nos dar uma imagem mais completa acerca do papel que a vergonha desempenha sobre nosso caráter moral e nas discussões a respeito da atrocidade. Observo que a vergonha que emerge de uma exposição à atrocidade pode em parte constituir aquilo que nos leva a identificar oevento como atroz. Prossigo então argumentando que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Encarando a atrocidade: a vergonha e sua ausência.Phil Hutchinson - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (44):689. Translated by Tradução de Willian Martini, Tiago Azambuja & Janyne Sattler.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  25
    Uma cena para a perda: vergonha e melancolia.Suely Aires - 2019 - Discurso 49 (1):101-113.
    O presente artigo visa discutir a ausência de vergonha na melancolia e a satisfação dos pacientes em comunicar o desprezo por si mesmo, tal como descritos por Freud em 1917. Para tanto, segue a argumentação do ensaio Luto e Melancolia e indica os aportes conceituais necessários para a apresentação da melancolia como uma neurose narcísica, distinta da vivência de luto. Considerando que a vergonha é um afeto que se coloca na fronteira entre psíquico e social, busca refletir sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    A natureza evolutiva das emoções sociais básicas: uma investigação do orgulho e da vergonha.Matheus De Mesquita Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33986.
    O presente artigo tem como objetivo estabelecer o papel que a constituição biológica de mamíferos e as construções culturais têm na expressão de emoções sociais básicas. A relevância social das emoções será investigada a partir da discussão entre o evolucionismo e o construtivismo, com enfoque no papel dos movimentos expressivos na sua comunicação em diferentes espécies de animais e culturas humanas. O estudo relativo às expressões emocionais será realizado mediante a apresentação dos princípios gerais das emoções desenvolvidos por Darwin em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Da indiscrição ao pudor: criemos nossos filhos na vergonha da razão.Marcelo Fabri - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):8-24.
    Segundo Levinas, o “homem ocidental” se caracteriza por uma indiscrição sem limites. Quer tudo experimentar e provar, colocando-se acima do bem e do mal. Evita a todo custo sucumbir aos perigos da própria aventura. Neste artigo perguntamos se a contenção dessa, por assim dizer, compulsão a dominar não seria a essência (eidos) de uma sabedoria em sentido levinasiano. Uma fenomenologia da vergonha talvez possa confirmar essa tese. Tal fenomenologia permite descrever o pudor como sensibilidade ética fundamental, urgente em nossos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    Shame, de-subjectivation and passivity – on the metaphysics of the Self in Levinas and Agamben.Fabricio Pontin - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):190-205.
    This article provides a relation between the problem of shame in both Levinas and Agamben, focusing, for the most part, in the development of Levinas' metaphysics and its relation to the emotional tonality of shame in three works: "On Escape", "Time and the Other" and "Otherwise than Being". In stressing the unique take that Levinas has on metaphysics, I try to point at the tension between Jewish and Greek thought in Levinas, and his option for a radical notion of a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Renúncia Ao Percurso Ininterrupto da Intenção: Notas Sobre as Relações Entre a Teoria Do Conhecimento, Pensamento Mimético e Crítica Literária No Ensaísmo Benjaminiano.Bruno Oliveira de Andrade - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):216-231.
    Tendo como fio condutor a ideia de que os ensaios de Walter Benjamin potencializam-se e se iluminam quando lidos em conjunto, este ensaio pretende, a partir da divisa adorniana a respeito das disposições do ensaísta – “entre as quais a disponibilidade de quem, como uma criança, não tem vergonha de se entusiasmar com o que os outros já fizeram” – apresentar uma leitura de Infância Berlinense: 1900, procurando estabelecer os contatos, ora implícitos ora explícitos, entre esse livro e outros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Hesíodo como precursor do espírito do capitalismo.Renato Nunes Bittencourt - 2019 - Dissertatio 49:246-259.
    Neste texto realizamos uma interpretação acerca do valor ético do trabalho na obra de Hesíodo como um modo do ser humano desenvolver em termos práticos a prédica helênica da justa medida, de tal forma que o homem agrade aos olhares divinos. Para Hesíodo, o trabalho não é apenas o meio justo de se conseguir riqueza, mas também o processo que granjeia a estima dos deuses através do esforço dispendido nas atividades cotidianas, enquanto que o ato de não trabalhar torna-se algo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  43
    Exu: sagrado e profano.Alexandre De Oliveira Fernandes - 2017 - Odeere 2 (3).
    Nosso estudo retoma contribuições de Georges Bataille, Pierre Verger, Edgar Morin, Ronilda Iyakemi Ribeiro, Stefania Capone, Monique Augras com vistas a discutir Exu, deus nagô e dos terreiros de umbanda, ambíguo e paradoxal, macho e fêmea, sagrado e profano. Responsável pela ordem do universo tem caráter virulento, atrevido e sem vergonha. Vindo ao mundo com um porrete mágico, metonímia de seu falo ereto, choca o decoro, a moral e a cristandade. Constrange os proscritos e as normas, embaralha as dicotomias (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    O encontro com o outro em Jean-Paul Sartre.Aline Ibaldo Gonçalves - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):55-71.
    É através do olhar que se inicia a relação com o outro. Em O Ser e o Nada, Sartre usa o exemplo da vergonha como um modo de ser da consciência na qual o outro surge como mediador do Para-si consigo mesmo, pois sinto vergonha de mim tal como apareço ao outro. Existe uma conexão entre mim e o outro, diferente de minha relação com os objetos. Quando sou visto, tenho consciência de mim, mas não sou o meu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Atitudes Reativas e Responsabilidade Epistêmica.Arthur Lopes - 2024 - Dissertatio 59:127-149.
    A concepção da responsabilidade epistêmica sofre com algumas dificuldades teóricas conhecidas, principalmente relacionadas a visões que demandam condições de controle sobre nossas atitudes epistêmicas que não são realmente satisfeitas por nossas capacidades efetivas. Uma possibilidade teórica é a de adotarmos uma visão compatibilista de responsabilidade epistêmica apelando para a noção de atitudes reativas epistêmicas, o equivalente epistêmico das atitudes reativas participantes, atitudes naturais como ressentimento, gratidão, indignação, orgulho, vergonha, etc., que surgem em face de nossa participação em relações interpessoais. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Uma análise sobre o conceito de humilhação: Nussbaum, Honneth, Margalit.Diana Piroli - 2016 - Seara Filosófica 12:98-112.
    Em Uma Teoria da Justiça John Rawls ao eleger como bem primário mais importante as bases sociais do autorrespeito (autoestima), aponta que a capacidade do indivíduo de reconhecer seu próprio valor moral e a legitimidade do seu plano de vida também é objeto de justiça social. Martha Nussbaum, Axel Honneth e Avishai Margalit defendem que a humilhação privaria os indivíduos de respeitarem (ou estimarem) a si mesmos. Neste artigo será salientado como cada autor, à sua maneira, salienta pontos sobre a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    A Violência Do Olhar: Intersubjetividade Em Sartre.Siloe Cristina do Nascimento Erculino - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (11):200-214.
    Explicaremos o conflito entre duas liberdades em Sartre, a partir do conceito de “Olhar”, usando como referência a obra O Ser e o Nada. O olhar do Outro me atravessa com violência, aliena minha liberdade tornando-me objeto, e revela a mim mesmo o que sou sem a minha permissão; na vergonha, eu me vejo pelo olhar do outro com embaraço. Porém, a relação de ver e ser visto é recíproca; enquanto ser-para-outro-sujeito, apreendo o Outro como objeto e lhe atribuo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    Bernard Mandeville: A Riqueza além do Vício e da Virtude.Jimena Hurtado - 2024 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (3):91-112.
    Bernard Mandeville denunciou a filosofia moral de seu tempo, tanto suas dimensões teóricas quanto práticas, como elitista e contrária à natureza humana. As explicações e recomendações derivadas dessa filosofia moral, segundo Mandeville, eram inadequadas para entender e governar a sociedade comercial. Mandeville examinou as explicações existentes sobre a natureza humana, confrontou-as com o que apresentou como fatos e desvendou suas contradições. Isso leva ao desafio de Mandeville: aceitar as coisas como elas são ou assumir a responsabilidade da transformação. Este é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Verbete: Respeito.Bruno Cunha - 2021 - In Dicionário de Cultura de Paz. Curitiba, PR, Brasil:
    O termo respeito é derivado do latim respectus, que corresponde ao uso substantivo do particípio passado do verbo respicere, cujo significado literal é "olhar para trás", "olhar de volta", "olhar novamente", "considerar" (do latim re "de novo" e spicere "olhar"). Derivações do termo latino respectus são encontradas tanto no francês antigo (sec. VIII-XIX), cujo termo respit significa "descansar", "repousar", quanto no inglês médio (sec. XI-XV), cujo termo respect aparece, assumindo a função de nome, no sentido de "relação ou referência a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark