Results for 'união substancial'

188 found
Order:
  1.  53
    A união substancial corpo-alma no 'mbito da nova ciência cartesiana.Ligia Fraga Silveira - 1984 - Trans/Form/Ação 7:25-36.
    The difficulties faced by Descartes to think about the body/soul substancial union, since he started from the real distinction of both the substances. An attempt to consider this conflicting union by means of a complementarity oposition.As dificuldades enfrentadas por Descartes para pensar a união substancial corpo/alma, já que partiu da distinção real das duas substâncias. Uma tentativa de pensar essa união conflitante em termos de uma oposição por complementaridade.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O Problema Cartesiano da Distinção Entre Mente e Corpo e da União Substancial.Lucas Guerrezi & Gustavo Henrique de Freitas Coelho - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):158-178.
    Dentre as muitas discussões levantadas pela metafísica cartesiana, um dos problemas mais difíceis enfrentados por seus intérpretes é, certamente, o de explicar a relação entre mente e corpo. Neste trabalho, pretendemos expor como a distinção inicial entre mente e corpo estabelecido por Descartes em suas Regulae ad directionem ingenii e em suas Meditationes de prima philosophia é retomado como uma unificação nas Passions de l'âme, permitindo assim, com o advento da união substancial, uma explicação mais completa, porém, não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O Argumento Em Favor Da União Corpo E Alma Em Descartes.Ethel Rocha - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
    Nesse artigo pretendo examinar em que consiste a prova da união corpo e alma apresentada na Sexta Meditação de Descartes mostrando que essa prova envolve dois momentos distintos: no primeiro momento Descartes examina em que sentido pode-se dizer que se conhece que um certo tipo de corpo está unido a mim ; e no segundo momento Descartes examina em que sentido pode-se afirmar que se conhece que essa união de um certo tipo de corpo com esse eu precisamente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  12
    Mais do que a união das partes: a unidade do Estado e o problema do pluralismo em Carl Schmitt.Eduardo Passos & Cássio Benjamin - 2022 - Princípios 29 (60):148-162.
    Este artigo tem como objetivo explicitar a complexa relação entre unidade e pluralismo no pensamento político de Carl Schmitt. Tal discussão será feita a partir dos textos O Conceito do Político (Der Begriff des Politischen) e Staatsethik und pluralistischer Staat. Se por um lado, Schmitt confronta-se com a realidade pluralista das sociedades contemporâneas e com o perigo do deslocamento do político para fora da dimensão do Estado, por outro lado, o jurista insiste na procura por uma unidade substancial que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Elisabeth da Bohemia - Verbete.Katarina Peixoto - 2020 - Mulheres Na Filosofia.
    O estudo das Cartas de Descartes a Elisabeth ocupou a literatura, ao passo que a fortuna da contribuição de Elisabeth foi soterrada pela historiografia. Essa negligência intelectual merece registro, visto que as cartas de Elisabeth foram descobertas no Século XIX e publicadas pela primeira vez em 1876 (Ebbersmeyer 2020, p. 4). O fato de que Elisabeth tenha sido ignorada pela historiografia explicita a precariedade a que o viés pode condenar uma narrativa, e torna o estudo sobre Elisabeth da Bohemia difícil. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Leibniz: o infinito no corpo org'nico.Tessa Moura Lacerda - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:28.
    O corpo orgânico é concebido como uma unidade e pode ser pensado como substância corpórea. A relação entre alma e corpo não é apenas uma relação de harmonia preestabelecida entre uma mônada dominante e infinitas mônadas, mas também um vínculo substancial entre mônadas. A união substancial e a harmonia preestabelecida são duas explicações possíveis e compatíveis a respeito do mesmo. Embora a explicação do “vínculo” só compareça na correspondência entre Leibniz e Des Bosses, as grandes teses a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  14
    Descartes e uma possível política: a análise do homem da experiência.Beatriz Laporta - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:177-198.
    Os autores de Leituras de Descartes dividem a amplitude da produção cartesiana associando assunto a texto, isto é, as partes da “árvore do saber” às obras escritas pelo filósofo. Caso concorde com essa divisão, o leitor irá concordar também que não há uma obra escrita por Descartes especificamente para discutir “política”. Mas isso não significa que seja impossível encontrar nos escritos desse filósofo reflexões sobre a relação que os homens estabelecem entre si. Assim, pensar “política” em Descartes é ver que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  32
    Descartes E Elisabeth.Rafael Teruel Coelho - 2020 - Cadernos Espinosanos 43:399-427.
    The “problem of voluntary actions”, traditionally known asthe “problem of substantial union”, is one of the most controversialissues in the Cartesian doctrine. It is about seeking to understand howthe soul, being just an immaterial substance, whose nature consists onlyin thinking, could determine the animal spirits to carry out voluntary actions.The modus operandi, from which Descartes intended to explain howthe thinking substance would determine the movements of the pinealgland, is what greatly botheredElisabeth of Bohemia. In this article, we will present the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  33
    A recusa do homem como substância na proposição X da ética II de espinosa.Gabriel Frizzarin Ramalhães de Souza - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:315-335.
    O objetivo deste artigo é comentar, na medida do possível, a maneira pela qual Espinosa argumenta no conjunto da proposição X da Parte II a recusa do homem como substância. Situando Espinosa à roda da tradição filosófica cartesiana, cuja concepção de homem é como composição substancial, veremos como o filósofo promove uma ruptura e distancia-se dela. Além disso, tendo em vista que o conjunto da proposição X da Parte II situa-se numa Ética demonstrada à maneira geométrica, teremos em conta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    (1 other version)Depois da união europeia: reflexão sobre uma experiência inédita de dominação política.Philippe Claude Thierry Lacour - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A União Europeia está morta, mesmo que ela ainda não o saiba. Vários autores expressaram efetivamente ideias parecidas em relação ao esgotamento desse projeto político original. Crise econômica de 2007, crise migratória, crise política nas instituições, Brexit, crescimento das extremas-direitas... Há inúmeros indícios de um enfraquecimento do edifício. Enquanto alguns agentes pensam “fundar” novamente o projeto, o ceticismo está crescendo do lado dos povos, particularmente, no Sul da Europa. O momento, então, é perfeito para estabelecer um diagnóstico vital sobre (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  29
    A “União dos Estudantes Secundaristas do Amapá” e apoio ao golpe militar de 1964 / The “Amapá Union of Secondary Students” and their support for the military coup of 1964.Marcella Vieira Viana - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):61-68.
    O presente artigo visa analisar a atuação da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, durante a ditadura civil-militar no Brasil, em específico, como se deu a deliberação de apoio da entidade ao golpe. Para tanto, foi necessário analisar as peculiaridades da recepção do regime autoritário no então Território Federal do Amapá, o Movimento Estudantil de forma ampla, os aspectos constitutivos da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, suas divisões e seu desenvolvimento diante do golpe. O objetivo com isso, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    A substancial inconstitucionalidade da lei injusta.Juarez Freitas - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Dinamismo substancial de la actividad espiritual.Oscar Enrique Santilli - 2005 - In Armando Rodríguez (ed.), Filosofía y pensamiento contemporáneo. Mendoza, Argentina: Universidad Nacional de Cuyo, Facultad de Filosofia y Letras.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O caráter substancial dos organismos vivos em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):281-294.
    Resumo Neste artigo, procura-se analisar os fatores envolvidos na determinação da natureza substancial do organismo vivo, em Aristóteles. Tais fatores seriam, por um lado, a forte unidade e coesão interna composicional e, por outro, o elevado caráter de independência quanto às propriedades essenciais ou formais, relativamente às propriedades dos componentes materiais, por meio dos quais o organismo vivo vem a ser formado, ou com referência aos outros tipos de particularidades de seres. Com esta análise, pretende-se mostrar, ao mesmo tempo, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  89
    A união da alma e do intelecto na filosofia de Plotino.Bernardo G. S. L. Brandão - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (116):481-491.
  16.  11
    O Controle de Constitucionalide Exercido pelo Tribunal de Contas da União e a Teoria do Constitucionalismo Popular.Luis Alberto Hungaro - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):112.
    A Teoria do Constitucionalismo Popular representa construção dogmática de relevante importância para o estabelecimento de um novo diálogo institucional e abrandamento da atual supremacia do controle de constitucionalidade promovido pelo Poder Judiciário. A aproximação da Constituição ao povo, com a consequente atribuição da autoridade interpretativa à população, pode ser viabilizada pelo Tribunal de Contas da União, instituição ainda legitimada a realizar o controle de constitucionalidade e capaz de romper com a supremacia do "judicial review".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    A união entre Eros e a vontade de potência na obra Psicologia do inconsciente: uma perspectiva junguiana.Samantha Lopes I. Da Silva - 2024 - Cadernos Nietzsche 45 (2).
    This article aims to explain how the concept of will to power, derived from Nietzsche's philosophy, is used by C. G. Jung in his work Psychology of the Unconscious to solve a problem present in the first psychoanalytic school, namely: the unilaterality of neurosis. When Jung identifies certain gaps in Freud's theory of repression, he will reformulate the theory of neurosis based on the appropriation that Alfred Adler, one of Freud's first disciples, makes of the Nietzschean concept. We will see (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  34
    A união mística com o Orixá através da participação no Axé (The mystical union with the deity Orisha through participation in Axé) - 52/P.2175-5841.2013v11n30p737. [REVIEW]Sergio Sezino Douets Vasconcelos - 2013 - Horizonte 11 (30):737-756.
    As religiões de matriz africana no Brasil possuem um rico e complexo sistema de crenças, ritos e mitos que caracterizam a sua experiência religiosa. Este trabalho limita-se a estudar alguns temas religiosos do Candomblé de raiz nagô. A ideia de criação funda-se na concepção de um duplo cosmos, organizado em dois planos: o universo físico (aiyê) e o seu duplo espiritual (órum). Deus (Olorum), concebido como ser supremo e criador de todos os outros seres, estabelece relação com os seres humanos (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Persona y modo substancial.Eudaldo Forment Giralt - 1983 - Barcelona: PPU.
  20. Houve socialismo na união soviética?Renato Rabelo - 1992 - Princípios 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  49
    Pode-se falar de união mística em Plotino?Luc Brisson - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (116):453-466.
  22.  6
    A Economia e a Relev'ncia da Jurisprudência Do Tribunal de Justiça da União Europeia No Processo de Integração: Reflexões Acerca Do Acórdão Proferido No Processo C-393/16 - Caso Champagner Sorbet. [REVIEW]Cristiane Rosália Maestri Böell - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):61-77.
    O presente artigo tem por escopo examinar a tensão entre regulamentação e liberdade de mercado na União Europeia, por meio do estudo do Acórdão do TJUE no caso “Champagner Sorbet”, que aborda o mercado interno europeu, sustentáculo instrumental de integração da União, com enfoque na política adotada pelos mercados agrícolas e questões relacionadas às Denominações de origem protegida. O enfoque singe-se à participação ativa no projeto de integração europeia do pensamento ordoliberal e o importante papel do TJUE na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  47
    Aristotelova teória substancie.Miroslav Kuric - 2009 - Studia Neoaristotelica 6 (1):79-90.
    Aristotle’s notion of substance presents various problems of interpretation. Many interpreters focus mainly at the notion of primary substance, especially with regard to the difference between how Aristotle defines it in Metaphysics VII and in the Categories. The present study aims at confirming mutual compatibility of these texts and touches also the problem of knowability of the primary substance. Translation: Lukáš Novák.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Guiana Francesa, uma região ultraperiférica da União europeia: Questões e desafios no século XXI.Rosuel Lima-Pereira - 2020 - Dialogos 24 (2):125-163.
    As regiões ultraperiféricas, RUP, são fronteiras externas da União europeia, UE. Essas fronteiras se situam na região do Caribe, no Oceano Atlântico e no Oceano Índico. Este estudo propõe abordar o lugar da Guiana como região ultraperiférica francesa sob três aspectos. Do ponto de vista jurídico, quais são os tratados, convenções, protocolos adotados pela União europeia, e por conseguinte pela França, em que a Guiana como Região ultraperiférica está incluída. Sob o aspecto econômico e da segurança nacional, quais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Afetividade em questão: A distinção jurídica entre O namoro E a união estável.Fernanda Holanda Fernandes - 2014 - Revista Fides 5 (1):84-101.
    AFETIVIDADE EM QUESTÃO: A DISTINÇÃO JURÍDICA ENTRE O NAMORO E A UNIÃO ESTÁVEL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Publicado no diário oficial da união de 16/03/2010, seção 3, páginas 42/43.Edward Madureira Brasil - 2010 - Filosofia 12:04.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    Evolučná ontológia a problém dynamickej substancie.V. Koncepcii Teilharda de Chardin - 2012 - Filozofia 67 (2):112.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Eudaldo Forment Giralt, Persona y modo substancial.Gustavo Giraldo-Restrepo - 1986 - Revue Philosophique De Louvain 84 (62):272-273.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  30
    Correspondência entre Descartes e a princesa Elisabete. Cartas sobre a união substancial.Paula Bettani M. De Jesus - 2017 - Discurso 47 (2):193-203.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  33
    Dissertação Física sobre a antiga União e Separação do Velho e do Novo Mundos, e sobre o Povoamento das Índias Ocidentais.Johann Wilhem Karl von Honvlez-Ardenn & Barão von Hüpsch-Lonzen - 2003 - Scientiae Studia 1 (3):355-377.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Inteligência Artificial e Sustentabilidade: Uma União Possível?Euler Paulo de Moura Jansen & Rogério Roberto Gonçalves de Abreu - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 10 (1).
    O artigo aborda o tema da Inteligência Artificial (IA) e seu papel na sustentabilidade econômica e social em diversas fases. Inicialmente, realiza uma revisão bibliográfica extensiva para estabelecer um marco teórico, identificando estudos anteriores que exploram a relação entre IA, emprego e sustentabilidade. Em seguida, adota uma abordagem qualitativa para analisar como a IA influencia a dinâmica do mercado de trabalho, focando em desafios como desemprego tecnológico e oportunidades para novas formas de empregabilidade. Baseando-se na teoria da Sociedade de Risco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  29
    Do “regionalismo aberto” à proposta de uma comunidade sul-americana das nações: o processo histórico de criação da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas).Carolina De Oliveira & Marco André Codoná - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):121-137.
    A UNASUL é um projeto de integração entre países da América do Sul, criado em 2008 a partir da assinatura do Tratado Constitutivo da UNASUL, que tem como signatários: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O artigo considera aspectos históricos da criação da UNASUL para analisar mudanças que ocorreram nas concepções de integração sul-americana a partir da “guinada à esquerda” observada na década de 2000 na América do Sul. Busca-se, nesse sentido, compreender como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    Comentário ao artigo “O caráter substancial dos organismos vivos em Aristóteles” de Rodrigo Romão De Carvalho.Elena Pagni - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):295-300.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    “Frustra enim esset ratiocinativa inquisitio, nisi perveniret ad intellectivam unionem”: investigação racional e união intelectiva no Super Mysticam Theologiam Dionysii de Alberto Magno.Matteo Raschietti - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):202-240.
    O dominicano Alberto Magno é o responsável pela fundação do neoplatonismo na Escolástica Dominicana alemã e pelo nascimento da mística da mesma linhagem, graças também às obras pseudodionisianas por ele comentadas. Dentre estas, a Teologia Mística é certamente uma das mais influentes: a finalidade deste artigo, em primeiro lugar, é mostrar a recepção do Pseudo-Dionísio Areopagita na Idade Média, focando a atenção na obra De Mystica theologia e nos seus comentários latinos; em segundo lugar, apresentar sua estrutura e a subdivisão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Instrumentos reguladores da ação fiscalizadora do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União.Rosinethe Monteiro Soares - forthcoming - Manuscrito.[Links].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Evolučná ontológia a problem dynamickej substancie V koncepcii teilharda de chardin.Zlatica Plašienkov - 2012 - Filozofia 67 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Reflexões Sobre Os Parágrafos §165 a §168 da Obra “Linhas Fundamentais da Filosofia Do Direito” de G. W. F. Hegel Sob a Ótica Das Transformações Contempor'neas Nos Direitos de União Civil. [REVIEW]Vinícius Schoenell dos Santos & Matheus Henrique dos Santos - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):321-339.
    Hegel é, sem dúvida, uma das personalidades mais relevantes dos séculos XVIII e XIX. Quando apresentou sua Filosofia do Direito, tratou de assuntos que, na contemporaneidade, tomaram maior relevo, como o casamento homoafetivo, a monogamia e as relações de consanguinidade. Diante de um histórico de reivindicação de direitos dos movimentos sociais na sociedade civil, muito do que foi exposto na teoria hegeliana do direito alterou sua forma e conteúdo na contemporaneidade, especialmente no caso da união civil homoafetiva e das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Relação Mente-Corpo.Marcos Antonio Alves & Heder da Silva Almeida - 2023 - Princípios 30 (62).
    A relação mente-corpo é um dos problemas componentes da agenda da filosofia. Na modernidade, Renê Descartes foi um dos que trataram da questão, adquirindo bastantes adeptos e críticos. Ele defende uma abordagem dualista substancial, segundo a qual mente e corpo são entes substancialmente distintos. Uma visão oposta a essa é defendida pelas perspectivas fisicalistas reducionistas, segundo as quais, de modo geral, toda a realidade é ou pode ser reduzida, ontológica e/ou epistemologicamente ao físico, de modo a dissolver o problema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  29
    Spinoza e o Anticartesianismo.Carlos Wagner Benevides Gomes - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:127-146.
    A partir do estudo dos Princípios de Filosofia Cartesiana e da Ética de Spinoza, buscaremos explicitar o problema do anticartesianismo em três movimentos críticos específicos de natureza metódica, metafísica e ética: primeiro, a conversão do método empregado nos Princípios de Descartes; segundo, a crítica ao “dualismo substancial”; e, por fim, a crítica à teoria cartesiana do livre-arbítrio.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  69
    Ayahuasca Religions in Acre: Cultural Heritage in the Brazilian Borderlands.Beatriz Caiuby Labate - 2012 - Anthropology of Consciousness 23 (1):87-102.
    The Brazilian ayahuasca religions, Santo Daime, Barquinha, and União do Vegetal, have increasingly sought formal recognition by government agencies in Brazil and other countries to guarantee their legal use of ayahuasca, which contains DMT, a substance that is listed. This article focuses on new alliances and rifts that have emerged between and among different ayahuasca groups as they have sought and in some cases achieved formal recognition and legitimacy at the state and national levels in Brazil and abroad. It (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41.  19
    (1 other version)A alma humana como hoc aliquid e como subst'ncia em Tomás de Aquino.Pedro Thyago Dos Santos Ferreira - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Tomás de Aquino define a alma humana de maneira semelhante a Aristóteles: ela é a forma substancial do corpo humano potencialmente vivo. Todavia, um dos problemas da psicologia tomista consiste, de acordo com D. Abel, em classificar a alma humana por meio de termos comumente utilizados para nomear os compostos hilemórficos, a saber, substância e hoc aliquid. Se a alma humana é parte de um composto, como poderia ser chamada de substância e de hoc aliquid? O objetivo deste artigo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  61
    Ayahuasca and Sumak Kawsay: Challenges to the Implementation of the Principle of “Buen Vivir,” Religious Freedom, and Cultural Heritage Protection.Carlos Teodoro J. H. Irigaray, Pierre Girard, Maíra Irigaray & Carolina Joana Silva - 2016 - Anthropology of Consciousness 27 (2):204-225.
    The current environmental crisis can be approached, through many perspectives, as a civilizational crisis. Alternatives of human transcendence are identified in the Inca civilization to compensate for the malaise that characterizes the actual crisis. There is a multicultural dimension to the manifestations of Hoasca occurring in Amazonian countries. As employed by the Beneficent Spiritist Center União do Vegetal in a religious context, it can contribute to the reconstruction of buen vivir, which served as the principle of the civilizations that (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  11
    Subst'ncia individual e relação entre alma e corpo em Leibniz.Sacha Zilber Kontic - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:161.
    A questão da união entre alma e corpo se apresenta na filosofia leibniziana de um modo único para a tradição da filosofia moderna. Ao invés de tentar entender como se dá essa relação, Leibniz busca explicar porque essa relação ocorre. Através da compreensão da substância individual ou Mônada como ao mesmo tempo sujeito lógico e centro expressivo ontológico será possível compreender porque a maneira como a alma e corpo se comunicam entre si se torna uma questão de pouca ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  33
    Pierre Duhem: Un savant-philosophe dans le sillage de Blaise Pascal.Jean-François Stoffel - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):275 - 307.
    This article starts, on the one hand, with a consideration of the paradoxical way in which, namely when he wanted to evoke those intellectual figures that have decidedly contributed to the revelation of the "true Pascal", i. e., of the Pascal that had known the good usage of reason, Fortunat Strowski comes to the idea of putting side by side Pierre Duhem and Leon Brunschvicg. On the other, a reference is made to the fact that Duhem only published two articles (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  45. A Estrutura do Yoga na Bhagavad-Gita.Ricardo Silvestre - 2017 - Numen 1 (20):28-46.
    O objetivo deste artigo é analisar o conceito de yoga da Bhagavad-gītā. Cinco concepções de yoga encontradas no texto são descritas: yoga enquanto disciplina ou prática, yoga enquanto disciplina qualificada, yoga enquanto estado mental de equanimidade e renúncia, yoga enquanto estado de união e yoga enquanto poder místico. As relações existentes entre essas concepções são explicitadas e o que podemos chamar de a estrutura do yoga na Bhagavad-gītā é pormenorizada.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Considerações acerca das noções de ação e liberdade em Espinosa. Temporalidade e Contingência.Lia Levy - 2000 - Revista de Filosofia Política 6:43-61.
    Nesse primeiro momento da análise do problema da liberdade em Espinosa, gostaria de mostrar que, embora Espinosa trate o conceito de contingência como relacionado à finitude do entendimento humano, o que sugere uma abordagem meramente negativa, ele, na verdade, desenvolve uma abordagem positiva, a saber : a contingência, assim como o tempo , é uma forma necessária do pensamento humano que tem um fundamento na realidade das coisa s às quais ele se aplica, embora não possa ser considerado uma propriedade (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana.Rita de Cassia Thomaz - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através dos produtos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  90
    Teoria da justiça de John Jawls: entre o liberalismo e o comunitarismo.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):169-190.
    O objetivo do presente artigo é realizar uma análise da teoria da justiça como eqüidade de John Rawls em A Theory of Justice e no Political Liberalism, destacando seu modelo de complementaridade entre o deontológico e o procedimental com o teleológico e substancial, buscando responder algumas das críticas levantadas por autores comunitaristas à teoria rawlsiana de justiça e procurando apontar para suas semelhanças. Parto das críticas dos comunitaristas à teoria da justiça como eqüidade; posteriormente, analiso os aspectos teleológicos contidos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49.  5
    Sobre a Normatividade Do Significado.Juliano Santos do Carmo - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):376-391.
    Os aspectos normativos da linguagem impõem uma restrição substancial sobre as teorias aceitáveis do significado – na medida em que se supõe que o significado é uma noção intrinsecamente normativa. Esta suposição acaba por vetar a possibilidade de se oferecer considerações puramente naturalistas ou descritivistas do significado. Meu objetivo neste artigo é mostrar que não é necessário supor que o significado seja de fato uma noção intrinsecamente normativa. Não negarei que a linguagem esteja permeada de normatividade, ou ao menos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    A crise de identidade dos poderes estatais.Luiz Fernando Obladen Pujol - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O revezamento de protagonismo de um dos Três Poderes, em determinado momento histórico, é sazonal; acarretando o aperfeiçoamento de mecanismos que recomponham o equilíbrio (freios e contrapesos - checks and balances). Ocorre que a crise dos Poderes Estatais dificilmente é diagnosticada pelas próprias instituições, que se escoram no discurso de “estabilidade institucional” para evitar mudanças. A simples positivação de direitos e garantias fundamentais, também chamada por Marcelo Neves de “legislação simbólica” ou “legislação álibi”; somada à adoção de ritos meramente formais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 188