Results for 'recepção'

240 found
Order:
  1.  26
    A recepção de Agostinho em As confissões da carne, de Foucault.Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Discurso 51 (2):91-112.
    Neste artigo, pretendo apreciar a recepção de Agostinho em “As confissões da carne”, volume 4 da História da sexualidade, de Michel Foucault, especialmente no penúltimo capítulo da obra “O bem e os bens do casamento”, com um propósito geral duplo: entender melhor, de um lado, por que a obra agostiniana é expediente privilegiado para Foucault apresentar criticamente a subjetivação e a objetivação de uma moral sexual cristã, bem como problematizar, por outro lado, em que medida a leitura foucaultiana de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  20
    A recepção do pensamento greco-romano árabe e judaico pelo ocidente medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.Manoel L. Vasconcellos - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):613-615.
    A recepção do pensamento greco-romano árabe e judaico pelo ocidente medieval.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    A recepção dos ensaios cartesianos e algumas críticas à hipótese da matéria sutil.Paulo Tadeu da Silva - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:63-83.
    Após a publicação do Discurso do método e seus ensaios, Descartes inicia uma campanha de divulgação da obra com o objetivo de introduzir suas ideias no ambiente filosófico e acadêmico. Seu maior interesse era obter a aprovação e o reconhecimento das suposições e explicações presentes em Os meteoros e em A dióptrica. Esse interesse vincula-se ainda ao seu desejo de ver seus ensaios discutidos e ensinados nos colégios jesuítas. Neste artigo discuto a recepção de algumas ideias contidas nesses ensaios, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Recepção da filosofia de Nietzsche na obra de Celso Furtado.Geraldo Dias - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):145-172.
    Resumo: Tendo em conta que 2020 foi o ano de celebração do centenário de nascimento de Celso Furtado, como singela homenagem, neste artigo procuramos oferecer uma introdução preliminar sobre a recepção da filosofia de Nietzsche na obra do economista brasileiro. Celso Furtado é um dos pensadores mais influentes no campo da economia-política na América Latina. Mas ninguém ainda pesquisou a dimensão filosófica de seu pensamento. Não obstante, é possível discorrer que ele pensou a economia sob um ponto de vista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    A recepção espanhola de Nietzsche nos últimos quarenta anos.Diego Sánchez Meca - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (1):17-44.
    Resumo:o artigo analisa a recepção do pensamento de Nietzsche na Espanha nos últimos quarenta anos, mostrando as muitas vertentes pelas quais a obra do filósofo foi lida e as muitas influências que ela exerceu, como na política, na estética e nas artes. Num primeiro momento, a análise apresenta muitos autores que leram Nietzsche e mostra como a cada momento as ideias do filósofo eram invocadas em busca de renovação, sejam elas morais, estéticas ou políticas. Num segundo momento, traz à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A recepção biopolítica da obra de Hannah Arendt - The biopolitic reception of Hannah Arendt' works.Odílio Alves Aguiar - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1).
    O presente artigo tem o objetivo de analisar a recepção da obra de Arendt a partir da categoria biopolítica. A categoria biopolítica instalou-se no centro do debate ético, político-filosófico contemporâneo, especialmente, após a requalificação de tal conceito dada por Foucault. Trata-se de mostrar que o termo biopolítica é anterior a Foucault, mas só com ele tal categoria adquiriu dimensão crítico-filosófica, considerando-o, no entanto, que é com Agamben que se dá a potencialização do debate acerca do tema biopolítica, exatamente, porque (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    A recepção de Kant pelo jovem Schopenhauer em Sobre a quádrupla raiz do princípio de razão suficiente.Yasuo Kamata - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  17
    A recepção brasileira de O nascimento da tragédia nos primeiros trinta anos de sua edição.Luís Rubira - 2024 - Cadernos Nietzsche 45 (1):e184474.
    This article seeks to show that the work The Birth of Tragedy was received in Rio de Janeiro (the “Mecca of Northerners”, in José Veríssimo’s expression) from the end of the 19th century, in particular among some members of the Brazilian Academy of Letters and by the reputed music criticism Rodrigues Barbosa (in the dozens of articles about “Tolstoy and Nietzsche”, published in Jornal do Commercio ). In the same way, we intend to reconstruct with historiographic precision the sources and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    A recepção do Emílio de Rousseau no Brasil (1928-1968).Thomaz Kawauche - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-36.
    Resumo: Este artigo busca investigar o processo de legitimação das ideias pedagógicas associadas ao nome de Rousseau no Brasil. Considera-se a formação de uma comunidade de leitores de língua portuguesa para os quais a obra Emílio, ou Da educação (originalmente publicada em 1762) seria reconhecida como referência importante tanto em filosofia da educação quanto em psicologia experimental aplicada à educação. O quadro histórico aqui examinado vai de 1928 até 1968, abrangendo o período no qual se acompanha a emergência de certas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    A recepção das Investigações Lógicas por Paul Natorp.Carlos Morujão - 2008 - Phainomenon 16-17 (1):55-80.
    The paper offers a survey of the debate between Husserl and Paul Natorp that followed the publication, by the former, of Logical Investigations, in 1900-1901. Beyond a general agreement on the nature of psychologism and the ways to struggle against it, Husserl and Natorp disagreed, at the time, on the nature and function of consciousness. As Natorp defended, since his Introduction to Psychology of 1888, that the objective contents of consciousness are distinct from the I as the subjective (and unobjectifiable) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    A recepção de Kant na filosofia da física de Heisenberg.Vinícius Carvalho Da Silva & Judikael Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):266-279.
    No presente artigo analisamos o entendimento e o uso da filosofia kantiana pelo físico filósofo alemão Werner Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, formulador do princípio de incerteza. Heisenberg parece adotar uma compreensão neokantiana da natureza da ciência, segundo a qual a ciência não trataria do real em si, mas apenas do modo como ele aparece, o que depende, inescapavelmente, da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. No entanto, a despeito de tal posição, Heisenberg considera que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  15
    Dossiê "Recepção: Nietzsche no Brasil: núcleo histórico", parte III.Geraldo Dias - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (2):117-118.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    A recepção de Nietzsche na Primeira Escola de Formação Pastoral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):241-267.
    Resumo Como rebento de uma família de tradição luterana, Nietzsche não poderia estar ausente do rico material produzido nos quase cem anos da presença da Escola Superior de Teologia. Mesmo que o acervo bibliográfico da dita Escola esteja eminentemente voltado ao atendimento do curso de teologia, há um acervo filosófico digno de nota. Entre os diversos volumes que preenchem as dezenas de estantes da filosofia, se encontram textos escritos por Nietzsche, bem como livros escritos sobre este autor. A maioria destes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A recepçao biopolítica da obra de Hannah Arendt.Odílio Alves Aguiar - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):139-158.
  15.  18
    A recepção de Nietzsche a partir do Index da biblioteca do Seminário Central de São Leopoldo/RS.Adilson Felicio Feiler - 2017 - Cadernos Nietzsche 38 (3):237-258.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    A Recepção de Foucault No Diagnóstico Do Neoliberalismo de Wendy Brown.Heitor Moreira Lurine Guimarães - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):12.
    O artigo tem como objetivo analisar as interpretações feitas da obra de Michel Foucault por Wendy Brown na formulação de seu diagnóstico a respeito do neoliberalismo enquanto forma de racionalidade política. Em suas publicações ao longo das últimas duas décadas, Brown dedicou-se a estudar o fenômeno do neoliberalismo, com ênfase em suas implicações para as instituições e valores democráticos. Embora, em todos esses escritos, o pensamento de Foucault figure explicitamente como referencial teórico central, é possível perceber nuances na forma como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    A recepção da Política de Aristóteles na Nova Espanha: Alonso de la Vera Cruz e o seu Speculum Coniugiorum.Alfredo Carlos Storck - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e35291.
    Este artigo está dividido em duas partes. Começo por oferecer algumas informações de fundo sobre as discussões e os debates que tiveram lugar na Europa no final da Idade Média e no início dos tempos modernos e que envolveram autoridades políticas e eclesiásticas. Não pretendo ser exaustivo nesta apresentação. Procuro apenas sugerir o contexto mais amplo das disputas entre o poder dos monarcas europeus e o da Igreja Católica durante os séculos XV, XVI e o início do século XVII. Na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    A recepção tefepista do Concílio Vaticano II.Victor Almeida Gama - forthcoming - Horizonte:1418.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Cristianismo E gnosticismo: A recepção de elementos do helenismo religioso.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):15-30.
    Este artigo visa apresentar o estudo das relações de identidade no Cristianismo Antigo a partir da recepção de Elementos do Helenismo Religioso. Estas confluências, advindas anteriormente das relações com o Judaísmo da Diáspora, no Egito Ptolomaico (LXX – séc. IV a.C), são consolidadas com a formação geopolítica e religiosa da Expansão do Cristianismo na Ásia Menor, durante o IIo século. Através da exposição de ‘The Religious Context of Early Christianity’ (KLAUS, 2000) abordaremos as vicissitudes da Religião Helênica em mutação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    Recepção de Freud na filosofia de Herbert Marcuse.Rafael Cordeiro Silva - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    O objetivo do artigo é explicitar as formas da apropriação marcuseana do pensamento de Freud. Está dividido em quatro tópicos que correspondem ao que sustento ser a relação de Marcuse com a psicanálise. Essa relação se dá a partir da seguinte articulação: 1) apresenta-se como a defesa intransigente da ortodoxia freudiana contra as pretensões revisionistas; 2) fornece os elementos para a teoria marcuseana da sociedade; 3) a psicanálise apresenta conceitos que permitem uma crítica da sociedade e de sua cultura; 4) (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  25
    Sobre a recepção de O Antigo Regime e a Revolução pela historiografia da Revolução Francesa: da publicação da obra ao contexto do Bicentenário de 1789.José Miguel Nanni Soares - 2019 - Araucaria 21 (42):319-349.
    O presente artigo pretende oferecer uma visão geral -embora sumária- da recepção de O Antigo Regime e a Revolução pela historiografia da Revolução Francesa, desde sua publicação até o contexto da celebração do Bicentenário de 1789. Procurou-se demonstrar como, a despeito de relevantes opiniões elogiosas e favoráveis da parte de eminentes historiadores e críticos literários, a célebre obra tocquevilliana enfrentou sérios desafios editoriais e ideológicos entre o momento de sua publicação, em junho de 1856, e o primeiro centenário de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Sobre a recepção do conceito de Verantwortlichkeit de Wilhelm Windelband na antinomia das éticas da convicção e da responsabilidade de Max Weber/The reception of Wilhelm Windelband’s concept of Verantwortlichkeit in Max Weber’s antinomy between the ethic of conviction and the ethic of responsibility.Luis F. Roselino - 2013 - Seara Filosófica 7:1-12.
    In the following pages, the main proposal is to indicate how Max Weber has dialogued directly with some prerogatives from Kant’s Critic of practical Reason, following the reception of Wilhelm Windelband’s concept of “responsibility” (Verantwortlichkeit) and his theory of values. In sight of these influences, in this paper will be argued how Weber adherence to the neo-Kantian value concept has made possible a review on the categorical imperatives, which has turned his reading from Kantian philosophy to the proposal of an (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    O devir e o lugar da filosofia: alguns aspectos da recepção e da crítica de Nietzsche ao idealismo transcendental via Afrikan Spir.William Mattioli - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (128):321-348.
    A recepção de Nietzsche da filosofia transcendental de Kant é intermediada por diversos autores de diferentes tendências filosóficas que se viam em continuidade com o projeto kantiano de uma filosofia crítica. Um desses autores é Afrikan Spir, filósofo que levou a cabo um programa de renovação da filosofia crítica que ia na contramão da tendência hegemônica na segunda metade do século XIX de naturalização do kantismo. A influência de Spir na construção de algumas das teses epistemológicas centrais do pensamento (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    A recepção da doutrina da ciência em Jean Paul.Federico Ferraguto - 2017 - Discurso 47 (1):307-328.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    A recepção de Nietzsche: diferentes leituras.Carlos Augusto Sartori - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):291-308.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  31
    Alberto Magno e a recepção árabo-latina de Euclides.Marco Aurélio Oliveira Da Silva - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    O século XIII de Alberto Magno é um período no qual começa a circular mais intensamente a recepção das traduções completas dos Elementos de Euclides, que foram feitas por Adelardo de Bath, Roberto de Chester e João de Tinemue, além da tradução de Gerard de Cremona ao comentário feito pelo matemático árabe Al-Nayrizi ao geômetra alexandrino. O objetivo deste artigo é apresentar como Alberto incorpora as traduções arabo-latinas de Euclides com a visão latina da prática geométrica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  27
    Publicação e recepção das obras do Círculo de Bakhtin no Brasil: a consolidação da análise dialógica do discurso.Débora Luciene Porto Boenavides - 2022 - Bakhtiniana 17 (4):104-131.
    ABSTRACT In this article, we seek, based on the analysis of publications and receptions of works that comprise the referential of Dialogic Discourse Analysis (DDA) in Brazil and a resumption of the trajectory already traced by Brazilian researchers, discuss the path that led to the consolidation of DDA in the country. Thus, four phases of DDA in Brazil are listed. At the first reception phase, scattered readings were identified, based on publications of some works from the Bakhtin Circle in Russian, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  25
    Recepção e Diálogo: Heidegger e a filosofia japonesa contemporânea.Antonio Florentino Neto - 2008 - Natureza Humana 10 (1):147-160.
    O pensamento japonês contemporâneo surge e se consolida em diálogo com a tradição filosófica ocidental. Nishida se confronta com os principais problemas da história da filosofia ocidental. Com Tanabe a Escola de Kyoto entra em contato com Heidegger, que se torna o principal interlocutor ocidental de todas as gerações posteriores: Hisamatsu e Nishitani, Ueda e Tsujimura, e por último, Ohashi. As questões filosóficas tratadas por Heidegger, principalmente sua reflexão sobre a linguagem, torna-se um dos principais pontos de partida para o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    O Ensino de Filosofia nos níveis iniciais da Educação Básica: a recepção do paradigma de Matthew Lipman no Brasil.Darcísio Natal Muraro & Antonio Oliveira Dju - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-64.
    Resumo: Este trabalho analisa a recepção do paradigma de ensino de filosofia de Matthew Lipman no Brasil e sua contribuição para a constituição de um campo de investigação de ensino de filosofia. O conceito de paradigma de Thomas Kuhn (2006) serve de base para caracterizar a concepção de filosofia para criança de Lipman como iniciadora de um campo de investigação sobre ensino de filosofia. A recepção do paradigma de Lipman no Brasil iniciou pelo campo escolar a partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    Formalismo e Logicismo na recepção da filosofia kantiana.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-21.
    Pensamos que apesar de Kant inaugurar sua filosofia crítica tratando das condições de possibilidade formais para resolução de problemas (filosofia crítica), ele avança na década de 1790 em direção a estabelecer a antropologia como finalidade da sua filosofia. Considerando isso, o objetivo deste escrito é mostrar que a recepção da filosofia kantiana nos séculos XIX e XX foi logicista e formalista, ressaltando bem mais sua base transcendental que pragmática (em sentido kantiano). Desse modo, o retorno a Kant, promovido pelo Neokantismo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    O Kenkon Bensetsu ea recepçao da cosmologia ocidental no Japao do sec. XVII.Jm Pinto Dos Santos & H. Leitao - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (2):285-318.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    Letramento literário dentro e fora da escola: a recepção de O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós.Hércules Tolêdo Corrêa & Rosângela Márcia Magalhães - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022005.
    Este artigo apresenta reflexões sobre o letramento literário a partir da recepção da obra O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós, por meio da análise de depoimentos de leitores comuns – a literatura no cotidiano dos indivíduos - e de trechos de artigos científicos sobre a obra – a literatura no campo acadêmico. Apresentamos também uma sequência didática desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabirito, interior de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    Marxismo e filosofia da linguagem: a recepção de Bakhtin e o Círculo no Brasil.Beth Brait & Maria Helena Cruz Pistori - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):33-63.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar e avaliar um conjunto de textos aqui denominados textos-moldura presentes nas obras de Bakhtin e do Círculo traduzidas no Brasil desde 1979, com vistas a traçar um panorama nacional crítico do contexto de recepção da obra bakhtiniana e evidenciar algumas de suas especificidades, indiciadas nos diálogos que empreendem com os aspectos sociais, históricos e culturais. Pretende-se, ainda, contribuir para o aprofundamento dos estudos dialógicos e sua incontestável dimensão interdisciplinar. Além da perspectiva dialógica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  34.  54
    (1 other version)O conceito de vivência (Erlebnis) em Nietzsche: gênese, significado e recepção.Jorge Luiz Viesenteiner - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):141-155.
    O objetivo deste artigo é analisar o conceito de vivência (Erlebnis) na filosofia de Nietzsche, desde o seu primeiro emprego em língua alemã, seu significado e a recepção que Nietzsche faz da palavra no interior da sua filosofia. O conceito de Erlebnis, particularmente caro à filosofia de Nietzsche, mas também à fenomenologia, possui originariamente uma tríplice significação: a) a imediatez (Unmittelbarkeit) entre homem e mundo; b) a significabilidade (Bedeutsamkeit) para o caráter global da existência; e c) a incomensurabilidade (Inkommensurabilität) (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  35.  18
    Duas finitudes: a recepção de Heidegger e Karl Jaspers pela categoria weiliana do finito.Daniel Soares - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:39-53.
    Eric Weil, Karl Jaspers e Martin Heidegger são três filósofos alemães, um deles, judeu: Weil apresenta na categoria do finito uma possibilidade entre os discursos filosóficos que compreende Heidegger e Jaspers. O presente artigo propõe uma compreensão parcial de Jaspers e Heidegger por meio da categoria do finito weiliana e da retomada operada por essa possibilidade do discurso – a finitude – da categoria da obra, cuja fenomenologia é o nazismo. Para esse objetivo, dividiu-se o artigo em três seções, seguidas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  47
    O helenismo tropical de Luz mediterranea: recepção de Platão na poesia de Raul de Leoni.Beatriz Saar - 2024 - Letras e Letras 40 (1):1-15.
    O presente estudo tem por objetivo discutir a recepção do platonismo na produção lírica de Raul de Leoni (1895-1926). Atualmente, o nome de Leoni é majoritariamente ausente da matriz curricular do ensino de poesia brasileira; sua figura foi praticamente esquecida nos círculos acadêmicos. Não obstante essa lacuna, seu único livro publicado, intitulado Luz mediterrânea (1922), gozou de grande reconhecimento e prestígio entre poetas e críticos do período, dentre eles Alceu Amoroso Lima, Ribeiro Couto e Múcio Leão. A fim de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Formas de recepção da Psicomaquía de Prudêncio.A. Alves de Sousa - 1998 - Humanitas 50:113-125.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  26
    Observações sobre a recepção de Nietzsche em Portugal: passando por Pessoa até finais da década de noventa do século XX.António Marques - 2012 - Cadernos Nietzsche 31:13-27.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    O allemanismo em Recife e a primeira recepção de Nietzsche no Brasil.Tiago Lemes Pantuzzi - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (1):160-192.
    The purpose of this article is to investigate the first reception of Nietzsche’s philosophy in Brazil, which happened at Escola de Recife (Recife’s School). For this purpose, at first, by using a historical-philosophical approach, the article analyzes the formation of the intellectual movement within the Pernambuco faculty, whose goals included to build a national identity which could detach itself from the European predominance. Then, the article analyzes the first explicit quotation by Tobias Barreto in 1876, which came amid this moment (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  21
    Modernidade e modernização: a recepção de Nietzsche no Brasil (da Escola do Recife ao Modernismo).Tiago Hermano Breunig - 2024 - Cadernos Nietzsche 45 (2).
    This article analyzes the reception of Nietzsche in Brazil, with emphasis on the Pernambuco press, in which his name appears first. It understands the contradictions in Nietzsche’s interpretations as a result of a dispute of meanings perpetrated by different social groups and in different contexts, for which the notion of modernity is important.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    Žižek, Habermas E a recepção heideggeriana da filosofia transcendental.Ricardo Avalone Athanásio Dantas - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):37-44.
    Kant e Husserl são referências de grande importância para o desenvolvimento do pensamento de Heidegger. Contudo, o grau de autonomia ou dependência de sua filosofia em relação ao legado transcendental ainda não está precisado com suficiente clareza no que diz respeito ao debate contemporâneo sobre ontologia, metafísica e epistemologia. Pretendemos fazer uma breve incursão nesse campo a partir da análise das críticas de Žižek e Habermas sobre a ontologia fundamental de Heidegger, tendo como foco a relação entre filosofia transcendental e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  86
    Mimeses do sublime: a recepção de Kant pelo Romantismo e pelo Expressionismo.Priscila Rossinetti Rufinoni - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):115-126.
    Partindo das analises do criticismo kantiano, este texto investiga as concepções romântica e moderna de sublime e de imaginação. Se, por um lado, a concepção romântica inaugura o mundo moderno, por outro, a expressionista mostra os limites dessa mesma modernidade. Para ambas, entretanto, a Crítica do Juízo de Kant é o âmbito privilegiado no qual podemos precisar as distinções.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Aspectos Fundamentais da Recepção de Kierkegaard em Portugal.Elisabete M. de Sousa - 2010 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 18 (35):9-31.
    O artigo apresenta uma análise cronológica da recepção de Kierkegaard em Portugal. Na primeira parte, analisam-se as traduções até agora publicadas em língua portuguesa, contextualizando-as no panorama filosófico e literário em que vieram a lume; na segunda parte, comentam-se os artigos de diversos quadrantes que, sensivelmente, desde a década de quarenta do século passado foram publicados em Portugal, realçando-se ainda o papel desempenhado por alguns desses comentadores na divulgação de Kierkegaard. É dado particular relevo às mais recentes traduções realizadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Sob a máscara de Dioniso: a recepção de Nietzsche pela poesia de Augusto dos Anjos.Fábio Martinelli Casemiro - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):215-239.
    Resumo Este artigo demonstra a recepção do pensamento de Friedrich Nietzsche pela poesia de Augusto dos Anjos, poeta brasileiro que, em vida, publica sua única obra intitulada Eu. A tragicidade com que o poeta opera, ironicamente, as máscaras que veste e despe ao longo de sua obra ; a força apolínea com que desenha as imagens que carregam uma musicalidade tão dilaceratória e incandescente são estratégias essenciais da poesia angelina que, certamente dialogam com a filosofia poética de Nietzsche.: This (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Por uma história e método da recepção filosófica da psicanálise: esboço de um programa de pesquisa.Weiny César Freitas Pinto - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    O artigo apresenta um esboço de programa de pesquisa sobre a recepção filosófica da psicanálise, baseado em uma dupla proposta: 1) a formulação de uma história dessa recepção, 2) a possibilidade de extrair dessa história, um método. A argumentação se desenvolve em duas direções: i) na caracterização geral das maiores tradições de recepção filosófica da psicanálise — as tradições alemã, anglo-saxã e francesa —, seguida da análise específica dos trabalhos da filosofia brasileira da psicanálise e do freudismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Reconstrução para além do Estado constitucional: a recepção de Facticidade e Validade na obra de Axel Honneth.Felipe Chieregato Gretschischkin & Ricardo Juozepavicius Gonçalves - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O presente trabalho visa apresentar a recepção que Axel Honneth faz da obra de Facticidade e Validade de Jürgen Habermas. Argumenta-se que, por mais que Honneth não explicite isso em seus escritos posteriores a publicação do livro de Habermas, a obra exerce influência determinante em suas produções que culminam em O direito da liberdade. Assim, apresenta-se tanto a primeira crítica a de Honneth a Habermas, quanto os momentos posteriores de diálogo com a Facticidade e Validade. Ao final, busca-se identificar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  65
    Unicidade e comunidade: a recepção de M. Stirner em L'homme Révolté de Albert Camus.José Luis Pérez - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):53-68.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. Crítica e genealogia: a recepção de Nietzsche na obra de Foucault.Alexandre Alves - 2017 - Curitiba: Juruá Editora.
  49.  19
    Como a recepção da filosofia interfere no seu modo de ensino? Uma discussão a partir de alguns interlocutores de Sócrates.Vinicius B. Vicenzi - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:93-108.
    Este artigo apresenta o diálogo Górgias de Platão como um cenário interessante por onde pensar a relação do ensino de filosofia com interlocutores não-filósofos, buscando pontos de encontro entre a cena antiga e a cena de hoje. Os três personagens do diálogo platônico são pensados a partir de afetos que os caracterizam na relação com o ensino socrático e a intenção é ver em que medida o ensino de filosofia se modifica de acordo com esses afetos.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    “Pais e filhos”: a recepção de Hegel nas filosofias francófilas no século XX.Benito Eduardo Araujo Maeso - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    Busca-se avaliar o impacto da difusão da filosofia de Hegel na França até os anos 1950, assim como a ruptura efetuada pela geração de filósofos que ganha espaço no debate da segunda metade do século XX, com ecos na filosofia brasileira a partir deste período. Nomes como Althusser, Lacan, Foucault e Deleuze estabelecem relações próprias com a herança do filósofo suábio, oscilando da influência profunda à completa ojeriza, impactando mundialmente a discussão sobre o hegelianismo: ou tábua de salvação ou alvo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 240