Results for 'pós-metafísico'

963 found
Order:
  1. O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas // The postmetaphysical speech in a society secularized by Habermas.Paulo César Nodari & Alexandre Bressiani - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):309-337.
    Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas no discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos. Em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade, evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno, a importância do conceito hegeliano de Modernidade, e Nietzsche como o ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico. Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  59
    Deus: metafísica e pensar pós-metafísico (God: metaphysics and post-metaphysical thinking) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p8. [REVIEW]Ibraim Vitor de Oliveira - 2010 - Horizonte 8 (16):8-11.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} Editorial - Dossiê: Pensamento pós-metafísico e discurso sobre Deus – (Dossier: Post-metaphysical thought and speech about God) Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  5
    Pensamento não-metafísico ou pós-metafísico? A controvérsia de Rawls e Habermas sobre o realismo político.Felipe Moralles E. Moraes - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (6).
    This article engages with the discussion between Rawls and Habermas concerning the interplay of political realism and normativity to address a fundamental question in contemporary political philosophy. How realistic is a normative theory of politics that critiques or rejects many deep religious, philosophical, and metaphysical commitments? Rawls contends that political theory achieves realism and objectivity by avoiding pronouncements on metaphysical theories (non-metaphysical). In contrast, Habermas argues that realism emerges when grappling with metaphysical theories and prioritizing praxis over metaphysics (post-metaphysical). The (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O conceito de angústia no pensamento pós-metafísico.Eder S. Santos - 2005 - Revista de Filosofia Aurora 18 (20).
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  68
    Filosofia Analítica da Religião como Pensamento Pós-"Pós-Metafísico" (Analytic Philosophy of Religion as a Post-‘Post-Metaphysical’ Thought) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p80. [REVIEW]Agnaldo Cuoco Portugal - 2010 - Horizonte 8 (16):80-98.
    Entendendo “pensamento pós-metafísico” no sentido da crítica moderna e positivista à metafísica como forma de conhecimento, o artigo apresenta a filosofia analítica da religião como uma resposta à tese de que a linguagem religiosa não tem sentido porque não se refere a nenhum dado empiricamente verificável ou falseável. Em primeiro lugar, é apresentada a resposta não-realista ao desafio pós-metafísico, especialmente a de D. Z. Phillips, baseada nas ideias de Wittgenstein. Nessa proposta, o sentido da linguagem religiosa não está (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  53
    Rumo a uma Filosofia da Religião em tom Pós-metafísico. Diálogos com Habermas e Rorty (Towards a philosophy of religion in a post-metaphysical tone. Dialogue with Habermas and Rorty) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p12. [REVIEW]Julio Paulo Tavares Zabatiero - 2010 - Horizonte 8 (16):12-32.
    Este artigo consiste em um diálogo com textos de Jürgen Habermas e Richard Rorty referentes ao tema da religião e seu lugar na sociedade contemporânea. Em vista do tom dialogal, as citações desses autores são relativamente numerosas, a fim de que as suas vozes sobressaiam no texto. O objetivo do diálogo é extrair pistas para a construção de uma filosofia da religião em tom pós-metafísico, ou não fundacional. Não é um texto exaustivo, mas sugestivo. Não se propõe a tecer (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    Habermas na esteira do pensamento pós-metafísico II.Jovino Pizzi - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:191-203.
    A ética do discurso justifica o conteúdo de uma moralidade que salienta a simetria entre os sujeitos e a solidariedade entre todos. Para Habermas “a solidariedade é a outra face da justiça” (1999, p. 42), ou seja, são duas faces da mesma moeda. Esta é uma afirmação chave em relação ao conteúdo cognitivo do âmbito moral. A validade das normas pressupõe uma fundamentação normativa estruturada linguisticamente, de forma a vincular a justiça com a solidariedade. A ênfase está em uma razão (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    O conceito de angústia no pensamento pós-metafísico.Eder Soares Santos - 2005 - Revista de Filosofia Aurora 17 (20):45.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  30
    Desconstrução do cristianismo: imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade.Cleusa Caldeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1270.
    Com este texto perscruta-se a maneira como a razão secular contribuiu para pensar a experiência de Deus no contexto pós-cristão e pós-metafísico. Neste novo contexto, explicitam-se as principais contribuições do “niilismo místico” à possível experiência religiosa no marco de novas condições culturais. Fundamental será a assunção da desconstrução enquanto método do pensamento crítico. Segue-se o teólogo mexicano Carlos Mendoza Álvarez que, partindo da crítica pós-cristã aos sistemas de crença e de moral, propõe a superação dos obstáculos que impedem o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  28
    Anotações Sobre Secularismo e Pós-Secularismo Em Habermas.Luiz Bernardo Leite Araujo - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):101.
    O artigo apresenta o interesse crescente de Habermas pelo tema da religião a partir das noções de secularismo e pós-secularismo. Retomando aspectos fundamentais da teoria habermasiana da religião, destaca-se que a passagem do secularismo ao pós-secularismo descortinou novos eixos temáticos de seu pensamento, não sendo o paradigma pós-secular um contraponto ao horizonte pós-metafísico e secular da modernidade, mas à sua autocompreensão secularista. Palavras-chave: Habermas. Secularismo. Pós-secularismo.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  45
    Hannah Arendt ea exemplaridade subversiva: por uma ética pós-metafísica.Andre de Macedo Duarte - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9:27-47.
    ARENDT REDEFINE O SENTIDO DA ÉTICA E DA POLÍTICA NUMA CHAVE PÓS-METAFÍSICA, ROMPENDO AS AMARRAS TELEOLÓGICAS E PRESCRITIVAS QUE NORTEARAM O PENSAMENTO FILOSÓFICO SOBRE A AÇÃO POLÍTICA E O COMPORTAMENTO ÉTICO. NESTE PROJETO, ARENDT ENFATIZA O MODO DE SER DA EXEMPLARIDADE SUBVERSIVA COMO CAPACIDADE DE APARECER PUBLICAMENTE E RESISTIR À VIOLÊNCIA, MESMO QUE TAL APARIÇÃO SEJA SILENCIOSA E PASSIVA. PARA DEMONSTRAR O POTENCIAL ÉTICO-POLÍTICO PÓS-METAFÍSICO DA EXEMPLARIDADE SUBVERSIVA, RECORREMOS À ANÁLISE DE TEXTOS NOS QUAIS SE ESBOÇA O PROJETO DE (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  3
    Desejo Metafísico, Desejo Do Infinito e Rosto Na Ética de Emmanuel Lévinas.Márcio Luis Costa & Wercy Rodrigues Costa Junior - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):83-94.
    O presente artigo trata dos conceitos de desejo metafísico, desejo do infinito e rosto na ética de Emmanuel Lévinas. A assimetria do desejo e a abertura à exterioridade desloca a reflexão ética do eixo da tradição filosófica moderna ocidental produzindo uma ruptura com a quadratura egológica do cárcere ontológico do mundo moderno. Este deslocamento e esta abertura permitem o acesso ao rosto que se revela e se contrai no mistério do desejo metafísico e do desejo do infinito. No (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    A Imaginação Dialética de Habermas Entre o Naturalismo e a Religião: Uma Reconstrução Normativa Do Mundo da Vida Pós-Secular.Nythamar Fernandes Oliveira - 2020 - Dissertatio 9 (supl.):33-62.
    A concepção habermasiana do papel, do potencial normativo e dos limites da religião na esfera pública se desenvolve, se transforma e evolui ao longo das diferentes etapas do seu profícuo pensamento teórico-crítico. Neste artigo, proponho-me a revisitar tal concepção, partindo de sua autoavaliação enquanto constelação do pensamento pós-metafísico, atendo-me apenas ao seu inacabado programa de reconstrução normativa do mundo da vida (Lebenswelt) pós-secular em democracias pluralistas, à luz de algumas das suas contribuições seminais e interlocuções com a teologia política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  20
    É pós-metafísica a transformação apeliana da ética de Kant?Angelo V. Cenci - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):969-978.
    Mesmo que se possa ponderar que em Apel não exista uma metafísica no sentido tradicional do termo, há que se considerar que existem aí elementos típicos de uma postura metafísica. Dessa forma, a transformação semiótica- transcendental levada adiante por Apel em relação à ética kantiana não se constitui em uma transformação pós-metafísica no sentido estrito do termo, pois, se por um lado Apel recusa os pressupostos metafísicos presentes na ética de Kant, por outro se vale de elementos que, de alguma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    “Tornarmo-nos o que nunca fomos”: a versão pós-humanista de Foucault para o mote tradicional da formação humana.Marcelo José Doro & Miguel da Silva Rossetto - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):933-954.
    Resumo: A máxima de Píndaro “torna-te o que tu és” representou por muito tempo o mote da formação humana, pautada historicamente por diversos humanismos, até ser ressignificada em um perspectiva pós-humanista por Nietzsche, que a retoma no subtítulo de sua obra autobiográfica Ecce Homo. Coube a Foucault, no entanto, apresentar uma versão transformada da velha máxima. “Tornarmo-nos o que nunca fomos” é a reivindicação de um cuidado de si liberto dos pressupostos metafísicos e ideológicos dos muitos humanismos que almejam impor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    Educação ambiental pós-metafísica.Vilmar Alves Pereira - 2023 - Cuestiones de Filosofía 9 (32):55-77.
    Este estudio tiene como objetivo discutir la crisis de la metafísica asociada a la crisis de la Educación Ambiental. Es un acercamiento por el horizonte de la Hermenéutica Filosófica donde, en un primer momento, parte de la identificación y problematización del concepto de racionalidad que orienta la metafísica tradicional, en un segundo, discute la crisis de la metafísica desde Habermas, y, posteriormente, la desde las condiciones del Pensamiento Post-Metafísico y leyendo la concepción de Racionalidad Ambiental de Leff, se sugiere (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O fim da metafí­sica segundo Habermas: ponderações à luz do pensamento heideggeriano.Caroline Vasconcelos Ribeiro - 2009 - Princípios 16 (26):107-134.
    Habermas anuncia em sua obra Pensamento Pós-Metafísico o fim da metafísica enquanto pensamento totalizador e auto-referente que pretende um acesso privilegiado à verdade. A desvalorizaçáo deste modo de pensar culmina na passagem para o que ele denomina de pensamento pós-metafísico, fazendo-se necessário um redimensionamento do papel da filosofia, visto que um novo cenário de pensamento se instaura. O presente artigo pretende problematizar, à luz da filosofia de Heidegger, os pressupostos habermasianos que fundamentam a sua constataçáo do fim da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  21
    Habermas e a tensão entre facticidade e validade imanente à linguagem.Antonio Ianni Segatto - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Pretende-se é elucidar alguns aspectos da teoria pragmática da linguagem de Habermas tal como apresentada no primeiro capítulo de Facticidade e validade relacionando as teses apresentadas nessa parte do livro a teses apresentadas sobretudo na segunda parte de Pensamento pós-metafísico a fim de elucidar com como a teoria discursiva do direito e da democracia apresentada em 1992 tem seu ponto de apoio em uma concepção específica da linguagem. Essa estratégia permite examinar os pressupostos normalmente deixados à sombra nas discussões (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  28
    Entre o Pensamento, a Religião e a Contemporaneidade: as hipérboles do ser e a comunicação equívoca do sagrado (Between Thought, Religion and Contemporary: hyperbole of being and miscommunication of the sacred) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p879. [REVIEW]José Carlos Aguiar de Souza - 2012 - Horizonte 10 (27):879-895.
    Between Thought, Religion, and Contemporaneity: the hyperboles of being and the equivocal communication of the sacred (Entre o Pensamento, a Religião e a Contemporaneidade: as hipérboles do ser e a comunicação equívoca do sagrado).The contemporary philosophical thought regards itself as postmetaphysical, post-religious, postmodern, and post-philosophical. It advocates for metaphysics without metaphysics, ethics without ethics, and religion without religion. This paper aims at exploring the possibilities of thinking through the place and role of God, religion, and mystique in the philosophical discourse (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    Discursos religiosos e sociedade democrática.Alberto Paulo Neto & Ildo Perondi - 2017 - Horizonte 15 (47):828-854.
    O artigo investiga a pertinência dos discursos religiosos para a construção da sociedade democrática. A contemporaneidade filosófica tem observado que as religiões podem contribuir para a realização do objetivo de fraternidade e solidariedade entre os cidadãos com distintas orientações axiológicas. A teoria do discurso de Jürgen Habermas analisa que as sociedades contemporâneas estão vivenciando o processo de pós-secularização e o ressurgimento das religiões na esfera pública. O filósofo alemão considera que as instituições religiosas têm o conteúdo normativo e a legitimidade (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    A Escola de Frankfurt e a Metafísica.Manfredo Araújo de Oliveira - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):13.
    A Metafísica encontrou, em Aristóteles, sua primeira tentativa de articulação. Ele procura determinar a natureza deste saber: ele tematiza os princípios que são válidos para o conhecimento de qualquer entidade. Na “ciência primeira” não se pesquisa uma região determinada do real, mas o real enquanto tal e em seu todo. Já desde seu primeiro momento, a Teoria Crítica de Frankfurt se vai articular contrapondo-se tanto à metafísica quanto à concepção positivista de ciência. Consideramos, neste ensaio, a contraposição à metafísica tomando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak.Leno Francisco Danner, Fernando Danner & Julie Dorrico - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):74-104.
    Neste artigo, desenvolveremos a crítica de Ailton Krenak à modernidade-modernização ocidental como uma monocultura de ideias que se constitui como uma estrutura autorreferencial, autossubsistente, endógena, autônoma e autossuficiente, não necessitando do outro da modernidade em termos de ajuda e de crítica. Utilizando a ideia de colonialismo como teoria da modernidade, identificaremos cinco problemas fundamentais apresentados pela teoria da modernidade-modernização ocidental de Jürgen Habermas que justificam a crítica de Ailton Krenak, a saber: a modernidade como uma sociedade-cultura marcada por uma singularidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    O cristianismo não religioso em Bonhoeffer e Vattino.Suzel Magalhães Tunes - 2008 - Horizonte 6 (12):157-168.
    Resumo Qual o papel da religião numa sociedade secularizada? Qual o papel da Igreja? O artigo propõe uma reflexão sobre essas questões a partir de um "diálogo virtual" entre o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) e o filósofo italiano contemporâneo Gianni Vattimo. Esses dois autores, separados pelo tempo e pela geografia, aproximam-se, no entanto, na forma de pensar o fenômeno da secularização - ambos a entendem como algo intrínseco ao Ocidente cristão. A dissolução do sacro e o movimento em direção (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  53
    Deus: além do nome, além da significação (God: beyond the name, beyond the meaning) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p47. [REVIEW]Márcio Antônio de Paiva & Luiz Fernando Pires Dias - 2010 - Horizonte 8 (16):47-61.
    A história do pensamento ocidental, desde seus primórdios na Grécia Antiga até os tempos atuais, é transpassada pela questão de Deus, que mantém a sua relevância mesmo no contexto pós-metafísico no qual estamos inseridos. A busca pelo significado derradeiro da existência humana justapõe a questão do homem à questão de Deus, que adquire, dessa forma, um status imperativo. Mas, como articular o discurso sobre Deus na atual conjuntura, caracterizada por uma visão materialista e imediatista da existência humana? Em nossa (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Sementes para uma leitura transcendental da filosofia do neoplatonismo tardio.Danillo Costa Lima - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):86-126.
    Segundo uma leitura bem estabelecida da história da filosofia, a “revolução copernicana” ou “virada transcendental” que ocorre na filosofia moderna, atingindo maturidade no pensamento de Immanuel Kant, teria abolido a possibilidade da metafísica como ciência. Vemos, no entanto, imediatamente em seguida à crítica kantiana o florescimento de um novo modo de pensar a disciplina filosófica da metafísica em chave transcendental, já purificada pela crítica kantiana: o que o scholar Paul Redding chama de ‘idealismo transcendental forte’. Neste artigo, investigo algumas sementes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  36
    La disputa epistemológica contra el empirismo y la propuesta de la teorización sistemática.Eugenia Fraga - 2018 - Cinta de Moebio 61:28-40.
    Resumen: En el presente ensayo nos apoyaremos en algunos escritos fundamentales de Talcott Parsons, especialmente en lo referente a su disputa epistemológica contra el empirismo, para luego mostrar sus propias inconsistencias e ir más allá de él en la propuesta de una forma novedosa de trabajo teórico para las ciencias sociales: la teorización sistemática dinámico-estructuralista, como distinta a la teoría sistémica funcional-estructural. La idea principal es trascender las posturas representacionalistas y antiteoricistas en pos de miradas teóricas abiertas a la crítica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  52
    A inteligência dos Futuros Contingentes: Interrogando G. W. Leibniz sobre Deus e a Verdade.Paulo Renato Jesus - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):9-36.
    RESUMO: A presente investigação questiona a essência teo-lógica dos futuros contingentes. Para o efeito, analisa-se, primeiramente, a argumentação segundo a qual, sob certas condições lógicas, teológicas, ontológicas e cosmológicas antinecessitantes, detetadas por G. W. Leibniz, a abertura contingente do futuro parece ser compatível com o regime das "verdades contingentes pré-determinadas", regime enquadrado teologicamente pelo princípio do "futuro melhor" ou do "único futuro verdadeiro". No entanto, os futuros contingentes incitam, com e contra Aristóteles, ao desenvolvimento de uma lógica temporal e plurivalente, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  36
    A teo-lógica leibniziana do tempo / The Leibnizian Theo-Logic of Time: On the Contingency of Future.Paulo de Jesus - 2013 - Cultura 32:79-104.
    A presente investigação questiona a essência teo-lógica dos futuros contingentes. Para o efeito, analisa-se, primeiramente, a argumentação segundo a qual, sob certas con­dições lógicas, teológicas, ontológicas e cosmológicas anti-necessitantes, detetadas por G. W. Leibniz (conciliando a posição de St. Agostinho com a de L. Molina e W. Ockham), a abertura contingente do futuro parece ser compatível com o regime das “verdades contingentes pré-determinadas”, regime enquadrado teologicamente pelo princípio do “futuro melhor” ou do “único futuro verdadeiro”. No entanto, os futuros contingentes (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Problemas de Metafísica Analítica / Problems in Analytical Metaphysics.Guido Imaguire & Rodrigo Reis Lastra Cid (eds.) - 2020 - Pelotas: Editora da UFPel / UFPel Publisher.
    O desenvolvimento da filosofia acadêmica no Brasil é direcionada, entre vários fatores, pelas investigações dos diversos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Esses GTs se dividem de acordo com a temática investigada. O GT de Metafísica Analítica é relativamente novo e ainda tem poucos membros, mas os temas nele trabalhados são variados e todos centrais no debate metafísico contemporâneo internacional. A sua investigação se caracteriza pelo rigor lógico e conceitual com o qual aborda (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  30
    Kant e o problema do mundo externo.Juan Bonaccini - 2002 - Manuscrito 25 (1):7-68.
    A estratégia de Kant na Refutação do Idealismo consiste em demonstrar a tese de que existem objetos fora da consciência com base no argumento de que ter consciência de meus estados de consciência pressupõe como condição necessária ter consciência de objetos externos no espaço. O meu intuito consiste em mostrar que essa estratégia de Kant não pode funcionar contra Descartes , porque ou ela pressupõe resultados anteriores que o cético já pôs em questão com a própria objeção que Kant quer (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31.  12
    Nietzsche E o discurso filosófico da modernidade.Amanda Sobrinho Costa - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):114-123.
    O objetivo deste artigo é apresentar a crítica nietzschiana a moral moderna, tal como descrita na Genealogia da moral. Procuramos ainda destacar a crítica de Habermas a Nietzsche presente na obra: Discurso Filosófico da Modernidade, mais precisamente no capítulo IV “Entrada na Pós-Modernidade: Nietzsche como ponto de inflexão”, onde Habermas discute os aspectos que estruturam o pensamento moderno, colocando a filosofia de Nietzsche como uma ruptura entre o moderno e o pós-moderno. Habermas apresenta a Modernidade como um paradigma, um momento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Direitos Humanos, Anti-Metafísica e Humanismo Jurídico.Lauro Ericksen Cavalcanti de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Discute os direitos humanos em seu cerne filosófico e ético, aponta seu melhor enquadramento seu diante dos influxos anti-metafísicos da pós-modernidade. Objetiva, de modo geral, explanar o atual quadro de conceituação e de fundamentação dos direitos humanos segundo as premissas históricas do humanismo jurídico. Objetiva, especificamente, discorrer sobre a evolução histórica dos direitos humanos, fornecendo os elementos básicos de seus fundamentos filosóficos até a pós-modernidade; e analisar a estrutura da entificação metafísica na concepção do ser do homem e como isso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    Conservadorismo da Radicalidade?Diogo Silva Corrêa - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44770.
    Philosophie des expérientes radicales, livro recém-publicado pelo filósofo pragmatista e professor da Universidade de Lyon III, Stéphane Madelrieux, propõe uma maneira original e inovadora de ler a filosofia francesa do século XX. Sem abordá-la por caminhos tradicionais, tais como a sucessão cronológica de gerações (1860, 1900, 1900, etc), conceitos típicos (espírito e vida; existência e transcendência; dialética e práxis; estrutura e descontinuidade; diferença e desconstrução, etc.), correntes hegemônicas (espiritualismo bergsoniano, filosofias da vida; existencialismos; hegelianismos, marxismos; estruturalismo, epistemologia histórica; pós-estruturalismo ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. (1 other version)A experiência estética no pensamento hermenêutico contemporâneo: a experiência do diálogo em Gianni Vattimo.Filipe Silveira de Araújo - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):92-107.
    O presente artigo pretende relacionar entre os autores das teorias contemporâneas da hermenêutica filosófica os traços que conduzem à hermenêutica enquanto ciência da interpretação, ao ponto de possibilitar uma ruptura com os modelos metafísicos do pensamento; o ser, destituído de seu caráter estável, é compreendido agora como evento, acontecimento, e por isso mesmo é interpretação. A pluralidade cultural, que se revela sob a forma de uma estetização geral da vida, é a marca da Pós-Modernidade. A experiência estética proporcionada pelos mass (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Ensaios sobre a filosofia de Strawson capa-strawson-edufsccom a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual.Jaimir Conte & Itamar Luis Gelain - 2005 - Florianópolis, SC, Brasil: Editora da UFSC.
    Sumário. Apresentação. PARTE I. 1. O legado filosófico de P. F. Strawson, Itamar Luís Gelain e Jaimir Conte; 2 . Strawson e o caso dos metafísicos descritivos, Itamar Luís Gelain; 3. Metafísica e linguagem comum: sobre uma conturbada herança wittgensteiniana de Strawson, Jônadas Techio; 4. Strawson e Descartes, Albertinho Luiz Gallina; 5. Strawson: sobre Kant e Berkeley, Robert Calabria; 6. O empirismo pós-kantiano de Strawson, Wenceslao J. González; 7. Reabilitando Strawson, Marco Antonio Franciotti; 8. Strawson e o ceticismo em Individuals, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  24
    Por uma ética da precariedade: sobre o traço ético de Ser e tempo.André Duarte - 2000 - Human Nature 2 (1):71-101.
    Heidegger jamais considerou Ser e tempo como uma investigação ética nem dedicou qualquer de suas obras à discussão específica dessa questão, aspecto que vem sendo criticado como sintoma de uma insidiosa precariedade ética instalada no coração de sua reflexão ontológica. A crítica recorrente afirma que, em Ser e tempo, Heidegger teria inviabilizado a reflexão ética ao comprometer-se com o "solipsismo existencial", isto é, com o isolamento do "si-mesmo decidido" em relação aos outros, desconsiderando, ainda, a exigência de uma fundamentação última (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37.  29
    Teodicea y Sistemas Filosóficos: Para un cambio de modelo.Juan A. Estrada Díaz - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (4):683 - 709.
    O presente artigo parte do princípio de que há uma relação intrínseca entre a metafísica e a teodkeia. A primeira é um sistema que oferece sentido, inteligibilidade, verdade e universalidade. O seu pressuposto fundamental é o de Parménides e o de Hegel, ou seja, a correspondência entre ser e pensamento, a racionalidade do real e a realidade do racional. Este é o ponto de partida da teologia natural grega, do teísmo cosmológico cristão, do teísmo antropológico moderno e das filosofias do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  19
    Pŏmbu Kim Chŏng-sŏl tanp'yŏnsŏn.Pŏm-bu Kim - 2009 - Sŏul: Sŏnin. Edited by Chae-mok Ch'oe & Ta-un Chŏng.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Skye dguʼi bdag po la rigs lam gsal byed.Mdzad Pa Po & Yoṅs-ʼdzin Rnam-Rgyal-Grags-Pa - 2009 - In Yoṅs-ʼ, Dzin Rnam-Rgyal-Grags-Pa & Śākya-Mchog-Ldan (eds.), Rigs gźuṅ rgya mtshoʼi ʼjug ṅogs baiḍūryaʼi them skas. Kathmandu, Nepal: Rigpe Dorje Publications.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  20
    Kim Pŏm-bu ŭi kŏn'guk sasang ŭl ch'ajasŏ: p'ungnyu chŏngsin ŭi saram.Pŏm-bu Kim - 2014 - Pusan Kwangyŏksi: Sanjini. Edited by Chŏng-gŭn Kim.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Den Menschen im Blick: phänomenologische Zugänge: Festschrift für Günther Pöltner zum 70. Geburtstag.Günther Pöltner, Reinhold Esterbauer & Martin Ross (eds.) - 2012 - Würzburg: Königshausen & Neumann.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Saengmyŏng ŭi kang ŭn hŭrŭnda: Pŏmnyun Sŭnim ŭi saengmyŏng kwa chayŏn iyagi. Pŏmnyun - 2008 - Sŏul-si: Chŏngt'o Ch'ulp'an.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Jeugdbrieven van H.J. Pos (1917-1927).Hendrik Josephus Pos - 2000 - Baarn: Ten Have. Edited by George Harinck & Thea Valk-Le Cointre.
    Brieven van de Nederlandse filosoof (1898-1955) uit de periode 1917-1927 aan een vriend.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    H.J. Pos, 1898-1955, taalkundige en geengageerd filosoof.Hendrik Josephus Pos, Saskia Daalder & J. Noordegraaf (eds.) - 1990 - Amsterdam: Huis aan de Drie Grachten.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    The logic of power.Ingmar Pörn - 1970 - New York,: Barnes & Noble.
  46.  11
    ʼJam-dbyaṅs-blo-gter-dbaṅ-poʼi bkaʼ ʼbum bźugs. Blo-Gter-Dbaṅ-Po - 2012 - Pe-cin: Bod-ljoṅs dpe rñiṅ dpe skrun khaṅ.
    Collected works of ʼJam-dbyaṅs Blo-gter-dbaṅ-po on Nyingmapa and Sakyapa doctrines, philosophy, rituals etc.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Skye dguʼi bdag po la rigs lam gsal byed.Yoṅs-ʼ Mdzad Pa Po & Dzin Rnam-Rgyal-Grags-Pa - 2009 - In Yoṅs-ʼ, Dzin Rnam-Rgyal-Grags-Pa & Śākya-Mchog-Ldan (eds.), Rigs gźuṅ rgya mtshoʼi ʼjug ṅogs baiḍūryaʼi them skas. Kathmandu, Nepal: Rigpe Dorje Publications.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    O Problema da Demarcação Científica e o Status da Metafísica No Racionalismo Crítico de Popper.Rodrigo Pedro Mella Parmeggiani - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):320-341.
    Este artigo pretende apresentar as principais ideias que circundam o problema da demarcação científica a partir da perspectiva do filósofo da ciência Karl Popper. Primeiramente, se buscará apresentar o problema ligado ao raciocínio indutivo, conhecido como o problema da indução. Posteriormente será apresentado o critério de demarcação de Popper, qual seja, a falseabilidade. Por fim, o tratamento que Popper dá à metafísica. Conclui-se que o critério de falseabilidade se caracteriza pela sua decidibilidade unilateral ad falsitatem, ou seja, a ciência deve (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Das Unfassbare vor Augen: neue phänomenologische Annäherungen an Religion: für Günther Pöltner zum 80. Geburtstag.Reinhold Esterbauer & Günther Pöltner (eds.) - 2023 - Baden-Baden: Verlag Karl Alber, in der Nomos Verlagsgesellschaft.
    Trotz der Krise institutionalisierter Religion beschaftigen religiose Fragen das philosophische Nachdenken starker denn je. Im Band werden unterschiedliche religionsphilosophische Zugange gebundelt, die zugleich aktuelle Themen exemplarisch behandeln. Wichtige Zugange aus der Philosophiegeschichte finden ebenso ihren Niederschlag wie politische oder kunsttheoretische Implikationen. Dadurch wird ein Uberblick uber gegenwartige Debatten geboten, die nicht nur christliche Konfessionen, sondern auch andere Religionen einbeziehen. Nicht zuletzt geht es um Probleme moglicher Neuansatze phanomenologisch bestimmter Religionsphilosophie sowie um deren Bedingungen in der spaten Moderne"-- Back cover.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Bstan-ʼgyur khrod kyi shar gsum mkhan poʼi dbu maʼi skor phyogs bsgrigs =. Ye-Shes-Snying-Po - 2019 - Pe-cin: Si-khron mi-rigs dpe-skrun-khang. Edited by Śāntarakṣita & Kamalaśīla.
    On Mādhyamaka philosophy of Svātantrika by the Shar-gsum mkhan-po (three abodes of East-India); namely: Jñānagarbha, active 9th century, Śāntarakṣita, 705-762, and Kamalaśīla, active 713-763.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 963