Results for 'experiência de Deus'

971 found
Order:
  1. A Experiência De Deus Na Mística Sufi: Alguns Lampejos.Edrisi Fernandes - 2006 - Scintilla: Revista de Filosofia e Mística Medieval 3 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  32
    Análise do livro de ester: A ação política do cristão brasileiro E a experiência de deus.André Anéas - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):67-79.
    Chama-nos a atenção a relação político-religiosa desenvolvida por cristãos no ambiente laico da política brasileira. O portal de notícias Último Segundo destacou que o nome de Deus foi citado 59 vezes, quase a mesma quantidade de vezes que o termo “corrupção”, na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Será que as experiências de fé destes políticos os impulsionam para estes tipos de declarações – ou seu Deus assim os exige? Ou então, será que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  30
    Desconstrução do cristianismo: imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade.Cleusa Caldeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1270.
    Com este texto perscruta-se a maneira como a razão secular contribuiu para pensar a experiência de Deus no contexto pós-cristão e pós-metafísico. Neste novo contexto, explicitam-se as principais contribuições do “niilismo místico” à possível experiência religiosa no marco de novas condições culturais. Fundamental será a assunção da desconstrução enquanto método do pensamento crítico. Segue-se o teólogo mexicano Carlos Mendoza Álvarez que, partindo da crítica pós-cristã aos sistemas de crença e de moral, propõe a superação dos obstáculos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  37
    A renúncia de Deus como experiência místico-especulativa: o apofaticismo do Pseudo-Dionísio e o anúncio histórico da morte divina.Werbert Cirilo Gonçalves - 2014 - Horizonte 12 (34):606-607.
    GONÇALVES, Werbert Cirilo. A Renúncia de Deus como experiência Místico-Especulativa: o apofaticismo do Pseudo-Dionísio e o anúncio histórico da morte divina. 2014. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Palavras-chave: Renúncia de Deus. Mística-especulativa. Pseudo-Dionísio. Apofaticismo. Morte de Deus. Keywords: Resignation of God. Speculative-mysticism. Pseudo-Dionysius. Apophaticism. Death of God.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  30
    Garcia Rubio, Alfonso. A caminho da maturidade na experiência de deus. São Paulo: Paulinas, 2008. 227p.Antonio Carlos Ribeiro - 2009 - Horizonte 7 (14):209-214.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    A singularidade da experiência religiosa isl 'mica: contexto histórico, revelação e concepção de Deus'.Carlos Frederico Barboza de Souza - 2015 - Horizonte 13 (38).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    O papel do jogo estético do devaneio no “Argumento negligenciado para a realidade de Deus” de Charles S. Peirce.Rodrigo Vieira de Almeida - 2018 - Cognitio 18 (2):173.
    O presente artigo pretende tecer algumas breves considerações acerca de um importante e heurístico tema da filosofia arquitetônica de Charles Sanders Peirce, a saber, o papel exercido pelo conceito de jogo estético do devaneio no surgimento e estabelecimento de uma crença pragmática na hipótese da realidade de Deus. Seguindo, dentro do limite de espaço disponível, a exposição das etapas do chamado argumento negligenciado para a realidade de Deus, desenvolvido por Peirce em texto homônimo, mostrar-se-á como o conceito de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    A questão primeira de Deus: O desafio humanitário da eclesiologia do século XXI.Everaldo dos Santos Mendes & Clélia Peretti - 2022 - Franciscanum 64 (177).
    Neste artigo, objetivamos refletir sobre a experiência cristã de Deus diante da tentação do vazio cultural que assola as «teologias» da secularização e o vazio de Deus nas «contra-teologias». No percurso investigativo, revisitamos a literatura teológica da tradição católica, mapeando as contribuições das teologias da experiência cristã de Deus como a experiência de uma plenitude. Por este caminho, delineamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. No seio da sociedade contemporânea, desafiada por «crises permanentes», corrupção, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  32
    A Presença de Deus no Ser Humano segundo Heschel.Maria Gloria Hazan & Luiz Felipe Pondé - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):121-149.
    O artigo explora a relação do ser humano com o inefável e quais os caminhos para a presença de Deus na consciência religiosa, de acordo com Abraham Heschel, através da visão bíblica de mundo, nas seguintes categorias: sublime, maravilhoso, mistério, temor e glória. O resgate desses sentimentos dentro da religião é fundamental para a experiência da fé.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  27
    Kénosis e Caritas como chaves de leitura do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Antonio Glaudenir Brasil Maia & Renato Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021050.
    O presente artigo apresenta as categorias da kénosis e da caritas como chaves de leitura interpretativa da experiência de Deus na contemporaneidade no horizonte do chamado cristianismo não religioso pensado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo. A hipótese central do texto considera que uma reflexão sobre a experiência de Deus hoje a partir de tais categorias implica compreendê-la como experiência que não desemboca em violência, fundamentalismos e intolerâncias. A experiência de Deus na contemporaneidade, marcada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino.Anderson Frezzato - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):81-93.
    Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas coisas sensíveis. Esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  55
    Deus: além do nome, além da significação (God: beyond the name, beyond the meaning) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p47. [REVIEW]Márcio Antônio de Paiva & Luiz Fernando Pires Dias - 2010 - Horizonte 8 (16):47-61.
    A história do pensamento ocidental, desde seus primórdios na Grécia Antiga até os tempos atuais, é transpassada pela questão de Deus, que mantém a sua relevância mesmo no contexto pós-metafísico no qual estamos inseridos. A busca pelo significado derradeiro da existência humana justapõe a questão do homem à questão de Deus, que adquire, dessa forma, um status imperativo. Mas, como articular o discurso sobre Deus na atual conjuntura, caracterizada por uma visão materialista e imediatista da existência humana? (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  74
    Kierkegaard e Plantinga: a subjetividade e a crença em Deus.Paula Marcio Gimenes de Paula - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2).
    O objetivo do presente trabalho é apresentar a discussão da temática da subjetividade como um importante fator para a afirmação da crença religiosa, tanto na obra de Kierkegaard como na obra de Plantinga. A despeito de algumas diferenças conceituais, avaliamos que ambos os autores não se interessam por provar a existência de Deus, mas antes se concentram na experiência como um fator central. Além disso, em ambos os autores, e na tradição cristã em geral, a subjetividade é fundamental (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  31
    Experiência místico-religiosa como ponto de partida da análise da práxis cristã.André Anéas - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):61-75.
    Esta pesquisa se propõe a ser uma forma de análise da práxis cristã, tendo como ponto de partida a experiência místico-religiosa. A resposta de Friedrich Schleiermacher ao Iluminismo tem muito a nos beneficiar, principalmente se levarmos em consideração as críticas de Rudolf Otto. A compreensão do “sentimento de dependência” em Schleiermacher, que se torna em Otto “sentimento de criatura”, e a realidade da experiência de Deus que se conecta à práxis, nos fornecem um excelente ponto de partida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    (1 other version)Deus: Historicidade e Transcendencia: Historicidade e Transcendencia.Marcelo F. De Aquino - 1999 - Revista Portuguesa de Filosofia 55 (1):37-58.
    Este artigo analisa o significado e o uso da palavra Deus no contexto cultural da modernidade pós-cristã. Trata-se de mostrar a experiência do Absoluto na História, ou do Sentido incondicionado a partir da prãxis e da linguagem humanas. Esta experiencia esta subjacente nas experiência do Mundo, da Sociedade e da História. Mas o seu sentido ultimo advém á consciência histórica como um novum na relação dos humanos com a realidade. /// This article analyzes the significance and the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Sobre a Autorrelação e a Experiência de Si Em Agostinho.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha - 2021 - Dissertatio 51:153-165.
    A pergunta “O que sou, então, meu Deus?” (“Quid ergo sum, Deus meus?”, Conf. X, XVII, 26) – um dos motes da investigação agostiniana – remete de forma pungente e significativa ao tema da relação, de modo mais exato à questão da autorrelação e da alteridade. Com suas reflexões sobre a memória, Agostinho expressa o problema sempre atual da autorrelação em algumas das suas diversas matizes e aspectos a partir da própria experiência de si. Avançar na zona (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  27
    Marguerite porete, um corpo que se fez espelho de deus - estudo sobre O problema da inacessibilidade do transcendente E do ideal de inalterabilidade na obra mística de Marguerite porete: Le miroir Des 'mes simples E anéanties.Ceci Baptista Mariani - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):427-440.
    Este estudo aprofunda o sentido da experiência relatada por Marguerite Porete, mistica medieval, condenada como herética e queimada em 1310, acusada de ultrapassar e transcender as Escrituras, errar nos artigos da fé e dossacramentos e dizer palavras contrárias e prejudiciais. No entanto, ela traz uma contribuição importante para o pensamento filosófico-teológico e literário, na medida em que levanta questões e articula respostas sobre o problema da inacessibilidade do transcendente. O aniquilamento é o seu tema, perigoso para um tempo em (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    Os três movimentos da luz na elevação intelectual pelo sensível em Nicolau de Cusa.Marcus Vinicius Carnivali de Araujo - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):328-347.
    O presente artigo busca analisar, a partir da leitura da obra De Quaerendo Deum, como a questão da luz se faz central no processo de elevação intelectual a partir do sensível na obra cusana. Nele iremos mostrar como a luz é o elo que guia o objeto sensível até o intelecto e o intelecto até Deus. Tomado esse objetivo, o artigo será dividido em duas partes, na primeira iremos abordar a questão central da obra De Docta Ignorantia, que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Homo patiens: implicações filosófico-teológicas da experiência do sofrimento.Cláudia Maria Rocha de Oliveira - forthcoming - Horizonte:738.
    Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir de uma leitura de Paul Ricoeur, a experiência do sofrimento como enigma para a razão e desafio para a fé. Os males éticos e religiosos, compreendidos como transgressão e pecado, estão relacionados a uma atitude ativa, a um fazer. O sofrimento inocente, ao contrário, deve ser pensado a partir da perspectiva da vítima. Como justificar a dor de inocentes vítimas de catástrofes, de doenças incuráveis, de violência? É possível, por exemplo, conferir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  66
    Mística E psicologia viagem rumo ao centro místico da Alma em direção a deus.Célia Aparecida de Paula Miyoshi - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p - 21.
    O presente artigo tem por objetivo compreender e descrever a experiência mística da pessoa humana, em uma perspectiva individual mística e psicológica. O ponto de partida desta reflexão é a doutrina de Teresa de Jesus (1515-1582), espanhola, fundadora da Ordem do Carmelo Descalço, mística, santa e doutora da Igreja e a visão da psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1875-1962), suíço, conferencista internacional, psicólogo, médico e psiquiatra. A finalidade, portanto, de toda pesquisa é mostrar como ambos descrevem a mesma (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A não-aposta do ateu: Diderot e a aposta pascaliana.Paulo Jonas de Lima Piva - 2009 - Princípios 16 (26):71-85.
    Para deleite dos religiosos, a história da filosofia oficial − que continua, ao que parece, infectada pelo espírito teológico − consagrou a "aposta de Pascal" como uma das soluções modelares ao problema ético suscitado pela questáo clássica da existência ou náo de Deus. No raciocínio de Blaise Pascal (1623-1662), aquele que aposta na existência do deus judaico-cristáo ganhará a felicidade eterna caso ele efetivamente exista; em contrapartida, uma vez sendo este Deus uma realidade, a aposta na sua (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  36
    A metáfora da noite escura no itinerário espiritual de São João da Cruz (The metaphor of the dark night in spiritual journey of São João da Cruz) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p779. [REVIEW]Cleide Maria de Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (27):779-803.
    A imagem da noite é uma constante em diversas tradições místicas, estando associada à necessidade, expressa pela mística apofática, de transcender às imagens, ao conhecimento e ao nome de Deus, bem como a um método ascético que conduziria a uma experiência que não sendo sensível ou inteligível, não é catalogável pelo nosso sistema de cognição. A noite será uma das imagens mais poderosas e de maior expressividade na poesia de São João da Cruz, representante da mística ibérica do (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Gracia de Dios y accion del hombre. Facienti quod est in se, Deus non denegat gratiam. El recto sentido de esta experiencia según D. Báñez. [REVIEW]Ignacio Jericó Bermejo - 1999 - Studium 39 (3):373-408.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    «Fuera de lugar»: Roberto Schwarz y la centralidad de la experiencia periférica.Jordi Maiso - 2020 - Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication 11 (2):119-135.
    This article analyses Roberto Schwarz’s contributions to understanding the significance of Brazilian culture in relation to the way in which it is embedded in the dynamics of global capitalism. At first, it analyses to what extent his approach to Latin American culture can be understood as a dialectical alternative to postcolonial and subaltern studies. Then, based on his analysis of the intertwining of artistic form and social reality, it focuses on how Schwarz reveals the significance of Machado de Assis’ late (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  52
    (1 other version)Interiorizar “Jesus Cristo”: Programa narrativo-biográfico de D. Luciano Mendes de Almeida (Internalizing “Jesus Christ”: The biographical narrative program on D. Luciano Mendes de Almeida) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p959. [REVIEW]Virgínia Albuquerque de Castro Buarque - 2012 - Horizonte 10 (27):959-982.
    Este artigo tem como propósito reconstituir o sentido conferido por D. Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), bispo-auxiliar de São Paulo e arcebispo de Mariana, secretário e presidente da CNBB além de vice-presidente do CELAM, à sua própria trajetória biográfica. Verifica-se que, se cotejada com balizas culturais contemporâneas, tal configuração de si porta contornos aparentemente paradoxais: ao invés de fortalecer uma identidade pessoal, ela pressupõe uma dinâmica antropológico-religiosa de autoesvaziamento, concomitante a uma atuação mediadora em prol de relações ternárias entre (...), os sujeitos e si mesmo, processo denominado por D. Luciano como “interiorização da figura Jesus Cristo”. Com o suporte teórico provindo da semiótica e da história religiosa, tal interiorização é aqui compreendida como um programa narrativo específico, que adquiriu formas singulares ao longo dos séculos, com destaque à espiritualidade inaciana, mas preservando sua concepção como um agir, pela fé, em nome da competência atribuída a um Outro. Sugere-se ainda que, na atualidade, a interiorização possa ser aproximada do relato de testemunho, face ao engajamento ético por ela suscitado, que reconfigura o sujeito no compartilhar de experiências vividas e postas em discurso. Palavras-chave: D. Luciano Mendes de Almeida. Biografia. Interiorização. Testemunho.: This article aims at reconstructing the meaning given by D. Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), to his own biographical trajectory. D. Luciano was auxiliary bishop of Saint-Paul and Archbishop of Mariana, secretary and president of the CNBB, and also vice president of CELAM. The configuration he made of himself appears to be paradoxical: instead of strengthening a personal identity, it assumes a dynamic anthropological and religious self-emptiness and a mediating performance in favor of ternary relations between God and the subject itself, a process called by the Archbishop as the "internalization of the figure Jesus Christ." With a theoretical support coming from semiotics and religious history, this process of internalization is understood in this article as a specific narrative program which has acquired unique forms over the centuries, with emphasis on Ignatians spirituality, while preserving its conception as an act of faith on behalf of the competency given to an Other. The article also suggests that ,nowadays, that internalization of the figure of Jesus Christ approaches the reported testimony, given the ethical engagement raised by it, which reconfigures the subject in the sharing of experiences of life that are brought into discourse. Keywords : D. Luciano Mendes de Almeida. Biography. Internalization. Testimony. (shrink)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  28
    Entre o Pensamento, a Religião e a Contemporaneidade: as hipérboles do ser e a comunicação equívoca do sagrado (Between Thought, Religion and Contemporary: hyperbole of being and miscommunication of the sacred) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p879. [REVIEW]José Carlos Aguiar de Souza - 2012 - Horizonte 10 (27):879-895.
    Between Thought, Religion, and Contemporaneity: the hyperboles of being and the equivocal communication of the sacred (Entre o Pensamento, a Religião e a Contemporaneidade: as hipérboles do ser e a comunicação equívoca do sagrado).The contemporary philosophical thought regards itself as postmetaphysical, post-religious, postmodern, and post-philosophical. It advocates for metaphysics without metaphysics, ethics without ethics, and religion without religion. This paper aims at exploring the possibilities of thinking through the place and role of God, religion, and mystique in the philosophical discourse (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Deus e o Absoluto.Denis Lerrer Rosenfield - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):33-51.
    A fim de responder à pergunta: "o que pode bem significar conhecer, racionalmente, o Absoluto e quais são os instrumentos de tal empreendimento?", o Autor se propõe a reexaminar a concepção de Deus e do Absoluto em Hegel e suas recepções. Trata-se de responder ainda a questões fundamentais que lhes são correlatas: Como pode a razão, unicamente com os seus meios, alçar-se a um tal empreendimento? O que significa conhecer um tipo de existência que se subtrai aos sentidos e (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  40
    A teologia como sapientia fidei Interfaces entre teologia e espiritualidade.(Theology as "sapientia fidei" Mutual influences between theology and spirituality) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p510. [REVIEW]Paulo Sérgio Carrara & Solange Maria do Carmo - 2014 - Horizonte 12 (34):510-533.
    O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as interfaces entre teologia e espiritualidade. Sabe-se que a teologia escolástica se tornou muito especulativa e racional, relegando a espiritualidade à piedade popular e suas devoções. Teólogos modernos redescobrem a dimensão existencial da teologia, uma vez que, enquanto ciência da revelação, ela busca uma linguagem racional coerente para a experiência cristã de Deus. A teologia conjuga fé e razão; a experiência de fé, no entanto, é anterior à reflexão racional que, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    O anseio por Deus e a confiança em seu auxílio: Sl 63(62) à luz da análise Retórica Bíblica Semítica.Waldecir Gonzaga & Fabio Da Silveira Siqueira - 2024 - Perseitas 12:140-169.
    O Sl 63(62) é de singular importância para a liturgia cristã. Evocando o desejo de Deus que faz com que o ser humano se levante antes da aurora para buscá-lo (v.2), este Salmo tornou-se a oração matutina por excelência, tanto para a liturgia bizantina, que o recita no órthros, quanto para a liturgia romana que, depois da reforma litúrgica do Vaticano II, o reservou para as Laudes do Domingo da I Semana do Saltério. O objetivo do presente artigo é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  13
    Experiência religiosa na pós-modernidade. O evento da subjetividade como caminho de nossa humanização.Cleusa Caldeira - 2020 - Franciscanum 62 (173):1-21.
    Descreve-se a ruptura epistemológica entre a racionalidade moderna e a racionalidade pós-moderna, no que tange à experiência religiosa e o evento da subjetividade a partir do pensamento teológico de Carlos Mendoza Álvarez. Se a concepção do sujeito autônomo implicou a negação da alteridade e o abandono das metáforas de transcendência para a salvação, a irrupção da subjetividade pós-moderna marca a impossibilidade de conceber a humanidade fora da religação com o outro e com a transcendência. Nesse novo contexto, o fenômeno (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  27
    Experiência religiosa.Waldir Souza, Marcia Regina Chizini Chemin & Márcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 21 (64):216414-216414.
    Seres humanos têm necessidade perene de encontrar respostas significativas para a sua vida: as respostas implicam a espiritualidade/religiosidade/religião e as experiências culturais. Nesse contexto objetiva-se discutir na perspectiva ético-fenomenológica a atuação pública das pessoas que detêm conhecimento teológico em vista de colaborar para a vida na sociedade plural do século XXI. A literatura escolhida para pensar crítico-reflexivamente a questão tem base fenomenológica, teológico-moral, e a perspectiva pública da Teologia. Observa-se que medo e culpabilidade estão ligados às “falsas imagens” de (...); não são de poucos os prejuízos e as dificuldades causadas por esta equivocada experiência. Resulta que convém reconsiderar, em muitos casos, a vida moral a partir de um _ethos_ profético, tornando mais crível e acolhedora a presença do Divino no mundo. Ou seja, requer sair da Academia e/ou dos Templos para estar junto à sociedade que convive em interculturalidade e inter-religiosidade. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Fenômeno Saturado e Experiência Do Sagrado: Revendo Uma Noção de Jean-Luc Marion.Marco Heleno Barreto - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):265.
    Neste trabalho a noção de fenômeno saturado, proposta por Jean-Luc Marion, é apresentada criticamente e revista. Apoiando-se nas objeções levantadas por L.B. Puntel, que têm um impacto considerável sobre o projeto de Marion de pensar Deus exclusivamente de um ponto de vista fenomenológico, o autor revê o fenômeno saturado através de um retorno à sua fonte primeira: a terceira Crítica de Kant. Desta forma, a natureza simbólica desse fenômeno fica enfatizada, assim como sua constituição estrutural pela imaginação analógica. Em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    O Que É Consciência? Uma Análise a Partir da Perspectiva de Searle.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):222-243.
    Neste artigo pretendemos discutir o conceito de consciência na perspectiva de John Searle analisando seu pensamento filosófico acerca deste conceito. Para isso, analisamos uma obra de Searle intitulada Consciência e Linguagem, na qual Searle retrata aspectos interessantes sobre a consciência, sobretudo nos três primeiros capítulos. Talvez o grande problema do estudo da consciência seja a tarefa conceitual, pois são vinte cinco séculos de tentativas sem que cheguemos a um conceito “universal” de consciência. Para Searle não é difícil delimitarmos consciência: consciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  51
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos quais o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  34
    Perspectivas cristãs para o diálogo inter-religioso atual.Edward Neves M. B. Guimarães - 2006 - Horizonte 5 (9):80-96.
    O autor recolhe, no interior da experiência cristã, perspectivas pertinentes e necessárias à concretização histórica do diálogo inter-religioso. Sua tese é a de que elementos básicos para essa práxis libertadora estão presentes na própria experiência religiosa de Jesus de Nazaré. O ponto de partida é o reconhecimento, pressuposto epocal, da legitimidade do pluralismo cultural e religioso. Na primeira parte, explicita a dimensão antropológica e os pressupostos críticos de compreensão de uma tradição religiosa. Na segunda, recolhe contribuições importantes da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    A condição do homem no estado da Vida presente como determinante para a teoria do conhecimento tomasiana: Suma de teologia iª, 84.André de Deus Berger - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):28-45.
    Inserido no ambiente universitário do século XIII do ocidente cristão, Tomás de Aquino lança-se à linha de frente dos debates de sua época, propondo uma crítica ao que chamará de platonismo e às leituras por ele consideradas errôneas de Aristóteles, imbuídas de interpretações de filósofos como Avicena e Averróis, que chegam à Europa latina nos últimos séculos do medievo. Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, 84, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  19
    Agostinho de Hipona.Paula Oliveira E. Silva - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e43271.
    Este artigo analisa a conceção agostiniana do belo a partir da relação dinâmica entre três elementos fundamentais: a congruência, o desejo e a felicidade. Nesta análise assinalam-se duas etapas do desenvolvimento da teoria agostiniana do belo. Uma primeira caracteriza-se pela adesão a uma conceção intelectualista do belo e da vida feliz. Uma segunda mostra como Agostinho, confrontado com o problema da visão de Deus in patria, integra a corporeidade na experiência do belo na fruição do bem supremo. Na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Crítica a la noción moderna de corporalidad: Una reflexión medieval a partir del Cur Deus Homo de San Anselmo de Canterbury.José Luis Gaona Carrillo - 2023 - Euphyía - Revista de Filosofía 16 (30-31):1-27.
    La ciencia moderna ha reducido el estudio de la realidad a una sola postura mostrando una tendencia reductiva de lo real solamente exclusiva al hecho contrastable de la experiencia sensible. La propuesta es mostrar una contraparte desde una perspectiva filosófica. La filosofía contemporánea, especialmente el denominado nuevo realismo ha comenzado a problematizar esta visión única de lo real. La ontología del siglo XXI permite revalorar las nociones filosóficas de ser, existencia, realidad y cuerpo. Este artículo cuestiona críticamente los resultados científicos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  32
    Soy hijo del Concilio Vaticano II (I am a child of Vatican II) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1334.Claude Lacaille - 2011 - Horizonte 9 (24):1334-1340.
    Neste texto Claude Lacaille reflete sobre o exercício de seu sacerdócio no contexto do aggiornamento promovido pelo Concílio Vaticano II. Para tanto, o autor busca identificar os maiores feitos da assembléia conciliar, entre eles, especialmente, o novo papel desempenhado pelas Sagradas Escrituras na piedade católica e a redefinição da Igreja como Povo de Deus. Essa realidade produz grande dinamismo com as Comunidades Eclesiais de Base que enfretaram e resistiram à opressão, inspiradas na experiência do Deus do Êxodo. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  22
    Technostress in Spanish University Teachers During the COVID-19 Pandemic.Maria Penado Abilleira, María-Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de Deus & Maria José Mosquera-González - 2021 - Frontiers in Psychology 12:617650.
    One of the measures adopted by the government of Spain during the COVID-19 pandemic has been the elimination of face-to-face classes in all universities, requiring that all teachers had to conduct their classes in an online mode. The objective of this article is to study how this adaptation among university teachers affected their job performance due to the technostress (objective and subjective) that they may have suffered. Based on the person-environment misfit theory (P-E fit theory), the sample consisted of 239 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  41.  20
    A concepção de natureza humana em benedictus de Spinoza.Emanuel Angelo Da Rocha Fragoso - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:83.
    Spinoza concebe a natureza humana em sua obra Ethica como constituída por modos de dois dos infinitos atributos de Deus, o pensamento e a extensão, ou a ideia e seu objeto, o corpo, respectivamente. A mente humana, enquanto essencialmente uma ideia, e o objeto desta ideia, o corpo, pressupõe uma relação não causal entre um modo finito do atributo pensamento e do atributo extensão. O corpo, enquanto certa relação composta ou complexa de movimento e de repouso se mantém através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A cultura da Mesa de refeição E o seu aspecto teológico religioso.Prof Dr Cézar Teixeira & Aantonio Wardson C. Silva - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):02-11.
    O tema sobre a cultura da mesa de refeição quer refletir o aspecto teológico-religioso da cultura do antigo Israel e apontar a relação entre cultura e teologia, costumes e valores espirituais, como experiências que apontam para o Transcendente e para a unidade de um grupo. Com isso, o texto quer resgatar tal reflexão para o mundo pós-moderno, no qual a cultura sustenta-se por uma dimensão que transcende a vida prática dos homens, assinala valores impregnados de religiosidade e espiritualidade e, consequentemente, (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    El infitno faústico: Spinoza, Goethe en la conciencia de la modernidad.Víctor Manuel Pineda Santoyo - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:101-135.
    Este ensaio tem como objetivo examinar a relação entre Spinoza e Goethe no contexto das implicações do conceito de infinito na cultura moderna. Como ele vai da metafísica especulativa mais radical para o reino da poesia dramática? Enquanto para o filósofo o conceito de infinito é a pedra angular da construção da “definição real de Deus”, para o poeta é uma das portas da experiência, da vida, do poder e da recuperação da juventude. Este ensaio tem como objetivo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  50
    A Paixão de Jesus em Marcos: em hermenêutica latino-americana.Junior Vasconcelos do Amaral - 2018 - Horizonte 16 (50):864-884.
    Este estudo visa a perceber que a hermenêutica da Paixão de Jesus no Evangelho de Marcos, em uma perspectiva latinoamericana, enriquece ainda mais a teologia bíblica acerca do evangelho marcano. Este evangelho vem sendo muito lido nos últimos dois séculos. À luz de sua leitura, somos despertados a pensar nossa fé, compreendendo a Paixão de Jesus, em sentido da compaixão para com tantos os seres humanos que sofrem as agruras da maldade do mundo. No intercâmbio de experiências entre o leitor (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Uma linguistificação da subjetividade mística a partir do pensamento de Richard Rorty e Michel de Certeau.Marcelo Martins Barreira - 2024 - Horizonte 22 (67):216505-216505.
    O artigo objetiva uma linguistificação pós-metafísica da subjetividade mística a partir do pensamento de Richard Rorty e de Michel de Certeau. Para tanto, aborda-se inicialmente o processo de enunciação mística, notadamente na doutrina de João da Cruz, para num segundo momento questionar a impostação metafísica da ontologia fenomenológica sartriana. Como superação dessa perspectiva, a abordagem político-cultural da psicanálise de Richard Rorty propõe uma linguistificação do _self_ em _Freud e a reflexão moral_, redescrevendo o mundo psíquico com a presença de “quase-pessoas”, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  69
    O Vaticano II na prática da igreja particular de Goiás - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1341.Tomás Balduíno - 2011 - Horizonte 9 (24):1341-1360.
    Apresenta-se nesse texto as repercussões do Concílio Vaticano II na Igreja particular de Goiás. A fidelidade ao Concílio produziu efetiva participação de todos – presbíteros, religiosas e religiosos, leigos e leigas. Tomando como referências a vivência e experiência de pastor nessa diocese (1967-1998) e diversos estudos, Dom Tomás mostra os aspectos mais relevantes dessa história: as assembléias diocesanas, com participação de leitos (1968); as CEBs e a concretização da opção pelos pobres; as Escolas Bíblicas; a defesa da posse da (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    "Fels des Atheismus"? Zum Theodizeeproblem heute.Jörg Splett - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (4):711 - 732.
    A quebra no que se refere às certezas da fé, a ênfase da própria experiência e os horrores do século XX levaram ao surgimento de uma vaga de (anti-)teodiceias. Aos ataques por parte do ateísmo correspondem do lado dos teólogos ou um certo resentimento em relação a Deus ou a sua desculpa mediante um pôr-em-questão da sua omnipotência. Surgiram desta forma propostas de carácter ora dualistico ora monístico que fizeram com que a resposta clássica ao problema tivesse progressivamente (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  28
    Technostress in Spanish University Students: Validation of a Measurement Scale.María Penado Abilleira, María Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de-Deus & María José Mosquera-González - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49.  40
    Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber.Newton Aquiles von Zuben - 2017 - Horizonte 15 (45):132-160.
    paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    O Sl 139 e a experiência do Êxodo.Gbedey Mébounou Nyékplola Hervé Roland - 2014 - Revista de Teologia 8 (13):48-69.
    The present research is about the study of Psalm 139 which goals are to provide the liberator face of God revealed in this poem and to investigate the parallelisms that the Psalm 139 in it theological reflection about God, remember the experience of the Exodus. These pages want to be both a grant to boost daily experience of faith as to motivate for a greater commitment to the issues of liberation, justice, evangelization and human promotion.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 971