Results for 'espiritismo'

33 found
Order:
  1. Espiritismo kardeciano y positivismo.Roberto Garcés Marrero - 2021 - RAPHISA REVISTA DE ANTROPOLOGÍA Y FILOSOFÍA DE LO SAGRADO 4 (2):57-73.
    El presente artículo versa sobre cómo el espiritismo kardeciano puede ser la contraparte religiosa del positivismo; surgidos ambos del mismo clima epocal evidencian, aunque a prima facie pueda parecer paradójico, un discurso, metodología, ideales sociales y concepciones similares. Esta tesis se sustenta a partir del análisis conceptual de la obra de Kardec, en específico, de El libro de los espíritus, su texto de aspiraciones más filosóficas. En particular la denominada ley natural kardeciana se acerca mucho a las ideas comtianas, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O espiritismo tropicalizado e o tratamento espiritual – um estudo de caso em Santa Luzia – MG. 2011.Luzia Maria de Jesus Werneck - 2013 - Horizonte 11 (29):403-404.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO WERNECK, Luzia Maria de Jesus. O espiritismo tropicalizado e o tratamento espiritual : um estudo de caso em Santa Luzia – MG. 2011. 137 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    El espiritismo filosófico en la España del siglo XIX.Marta Nogueroles Jové - 2024 - Pensamiento 80 (307):67-85.
    El objetivo de este artículo es mostrar la importancia que tuvo el fenómeno del espiritismo en la España de mediados del siglo XIX. No solo fue considerado una corriente filosófica más, sino que despertó un gran interés dentro del mundo científico y cultural de la época y estuvo vinculado con el librepensamiento, la masonería y el feminismo. Los tres autores que hemos elegido, Antonio Torres y Solanot, Manuel González Soriano y Amalia Domingo Soler creemos que son los más representativos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    O Evangelho segundo o Espiritismo e a afirmação espírita cristã.André Ricardo de Souza & Aíla Luzia Pinheiro de Andrade - 2024 - Horizonte 22 (67):226712-226712.
    _O Evangelho segundo o Espiritismo_, um dos cinco fundamentais livros espíritas publicados por Allan Kardec, tem papel central na afirmação do espiritismo como parte da religião cristã, algo que é feito também através do amplo trabalho assistencial gratuito realizado pelos espíritas no Brasil. Partindo de análise bibliográfica e pesquisa de campo, o artigo mostra que tal livro espírita compõe uma necessidade de reinterpretação bíblica. O artigo aborda a longa trajetória das interpretações bíblicas e a propagação do estudo do referido (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    Relações entre Espiritismo e loucura na Europa: médicos e Allan Kardec em debate.Angélica Aparecida Silva de Almeida & Marcelo Gulão Pimentel - forthcoming - Horizonte:1096.
    Em meados do século XIX, a moderna Psiquiatria e o Espiritismo estavam se formando e divergiam sobre a etiologia espiritual das doenças mentais e sobre se práticas mediúnicas seriam uma grande causa de alienação mental (“Loucura espírita”). Este artigo investiga os argumentos de médicos europeus e as reações de Allan Kardec sobre esses dois temas. Como fontes primárias, analisamos publicações médicas europeias (de 1858 a 1936), escritos de Kardec e realizamos um estudo de caso sobre os “Possessos de Morzine”. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Cristianismo liberal e espiritismo: as convergências entre William Ellery Channing e Allan Kardec.Rodrigo Farias de Sousa - 2024 - Horizonte 22 (67):226707-226707.
    Em 1869, em uma recomendação de livros de interesse para o público espírita, Allan Kardec escreveu que a “filosofia moral” do pastor americano William Ellery Channing era “o mais puro espiritismo”. Este artigo parte desse fato para efetuar uma análise das similaridades entre o pensamento de Kardec e o chamado cristianismo liberal (ou unitarismo) dos Estados Unidos, do qual Channing era o mais famoso representante na primeira metade do século XIX. Para isso, efetua-se, primeiro, uma definição do termo “cristianismo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  48
    O tratamento espiritual no espiritismo: o caso das trabalhadoras em educação de Goi'nia/GO.Genivalda Araújo Cravo dos Santos - 2007 - Horizonte 5 (10):106-131.
    Resumo Este artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa realizada no mestrado em Ciências da Religião da UCG/GO (2004). O objeto desta pesquisa foi o de compreender os motivos que levaram as trabalhadoras em educação portadoras da síndrome de burnout e de depressão que atuam na educação pública no município de Goiânia a buscarem tratamento espiritual no espiritismo. Que papel a religião desempenha na busca da saúde? Por que as trabalhadoras em educação buscam o espiritismo como (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec.Brasil Fernandes de Barros - 2019 - Horizonte 17 (52):525-526.
    Dissertação de mestrado de: BARROS, Brasil Fernandes de. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Espiritismo dialético.José Herculano Pires - 1971 - [Campinas, Brasil]: A Fagulha.
  10.  6
    Considerações a partir do Discurso O espiritismo é uma religião? de Allan Kardec.Brutus Abel & Luís Jorge Lira Neto - 2024 - Horizonte 22 (67):226708-226708.
    _Resumo __ _ Este artigo é o resultado de uma análise estrutural do Discurso intitulado _O espiritismo é uma religião?_, proferido por Allan Kardec, em primeiro de dezembro de 1868, e publicado na Revista espírita - Jornal de estudos psicológicos, em dezembro do mesmo ano. Analisa o que um dos principais teóricos da mediunidade compreende por comunhão de pensamento e por religião, assim como os motivos que o conduziram a identificar o espiritismo — doutrina que ele editou a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  37
    Identidade e Fronteiras do espiritismo na obra de Allan Kardec (Identity and Boundaries of Spiritism in the Allan Kardec's works) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p117. [REVIEW]Augusto César Dias de Araujo - 2010 - Horizonte 8 (16):117-135.
    Este artigo é uma reflexão sobre o processo de formação identitária do espiritismo a partir da análise de seu discurso fundador presente na obra de Allan Kardec (1804-1869). Para cumprir este objetivo, trabalhar-se-á com a hipótese de que tal processo acontece a partir de uma peculiar interação do espiritismo com três instâncias de conhecimento: a ciência, a filosofia e a religião. Através da análise do exemplo específico de como o espiritismo interpreta elementos da tradição cristã-católica, dando-lhes um (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Import'ncia da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas no contexto de desenvolvimento e consolidação do Espiritismo na França.Angelica Aparecida Silva de Almeida & Luciana Farias - 2024 - Horizonte 22 (67):226706-226706.
    O Espiritismo surgiu a partir do trabalho de um francês, Hippolyte-Léon Denizard Rivail, que analisou os fenômenos mediúnicos. A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) foi fundada em 1858, com o objetivo de estudar todos os fenômenos relativos às manifestações espíritas. O nosso objetivo é: investigar a importância que a Sociedade teve no processo de formalização e institucionalização do estudo das manifestações espirituais; analisar o seu papel na elaboração, desenvolvimento, uniformização e consolidação do Espiritismo, à época de Allan (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Proposta de expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey.Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda & Fernanda de Moura Caban - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):107-132.
    Propõe a expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey. Justifica a proposta devido ao grande número de adeptos e à produção literária espírita. Evidencia que o Espiritismo é a oitava religião com mais praticantes no mundo e a terceira no Brasil. Apresenta a importância da doutrina espírita ao redor do mundo e no Brasil. Utiliza a teoria proposta por Vanda Brougthon para religião e acrescenta as facetas ciência, filosofia, religião e aspectos gerais da Doutrina Espírita. Analisa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    O crescimento do aspecto religioso do Espiritismo no Brasil no Século XX e XXI.Brasil Fernandes de Barros - 2024 - Horizonte 22 (67):226710-226710.
    Mesmo depois 160 anos da fundação do Espiritismo ainda são frequentes os debates entre os seus fiéis a respeito da tensão entre seu aspecto religioso e o científico. A doutrina, fundada, ou como dizem os espíritas, codificada por Allan Kardec no século XIX, surgiu em meio a uma profusão de novas teorias, concepções científicas e filosóficas, tendo sido fortemente marcada pelo legado iluminista e pelos pensadores de sua época. Porém, ao transportar-se para o Brasil a partir de 1865 e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    Annette Mülberger . Los límites de la ciencia: espiritismo, hipnotismo y el estudio de los fenómenos paranormales . 346 pp., figs., illus., bibl., index. Madrid: Editorial CSIC, 2016. €30. [REVIEW]Santos Casado - 2017 - Isis 108 (3):716-718.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Allan Kardec e o progresso da ciência.Ricardo Andrade Terini - 2024 - Horizonte 22 (67):226704-226704.
    Na formulação do Espiritismo, diferentemente das tradições religiosas da época, Allan Kardec sempre se preocupou em apresentar os conceitos espíritas associados às ideias científicas vigentes então, com o objetivo de integrá-lo à cultura vigente. Para ele, as leis do mundo material e as do mundo espiritual têm origem divina. O Espiritismo não deve ser sagrado, pode mudar a partir de novas descobertas, novos fatos reconhecidos. A partir de pesquisa bibliográfica, o artigo aborda os avanços científicos admitidos por Kardec (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  41
    A ciência é metapsiquismo: Fernando do Ó e o discurso espírita na imprensa de Santa Maria, RS.Renan Santos Mattos - 2019 - Horizonte 16 (51):1407-1426.
    Este texto trata de apresentar a posição intelectual de Fernando Do Ó, militar, advogado e espírita que atuou em Santa Maria nas décadas de 1930 a 1960, sobre espiritismo. Essas discussões foram sustentadas na análise do Pierre Bourdieu sobre as disputas percebidas do campo religioso. Destacamos suas posições a partir do que foi publicado no jornal Diário do Interior de 1930 a 1937, assim, propomos uma reflexão, da escrita na imprensa local no sentido de demarcar identidade espírita diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  24
    De progresso a evolução espiritual: uma contribuição da codificação espírita para o diálogo inter-religioso.Antônio Carlos Coelho - 2019 - Horizonte 16 (51):1433.
    A Doutrina Espírita, codificada na França no século XIX, tem entre seus principais postulados a crença em um Deus único, na imortalidade da alma, na pluralidade dos mundos habitados, na comunicabilidade entre espíritos e na reencarnação. De leves pancadas a mesas girantes, nos salões parisienses, o fenômeno, nos primeiros momentos, era recebido com incredulidade ou frivolidade por aqueles que participavam das reuniões. Até o estudo realizado pelo pedagogo Hippolyte-Léon Denizard Rivail, não se imaginava que tais eventos sofressem ação direta de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Allan Kardec, a pesquisa espírita e sua interface com o público.Silvio Seno Chibeni - 2024 - Horizonte 22 (67):226703-226703.
    Este artigo descreve e comenta a criação, por parte de Allan Kardec, de um complexo arcabouço de divulgação de sua produção no novo campo de estudos a que denominou “Espiritismo”, ou “ciência espírita”. Embora não fazendo parte do mundo acadêmico, no sentido institucional do termo, o pesquisador francês efetivamente se aproximou, no desenvolvimento dessa interface com o público, daquilo que à época começava a se tornar padrão nas áreas mais maduras da ciência. Criou uma sociedade de estudos, a Sociedade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    O impacto dos arquivos pessoais na historiografia: um estudo de caso sobre o legado de Allan Kardec na era digital.Adriana Gomes & Adair Ribeiro Jr - 2024 - Horizonte 22 (67):226705-226705.
    Este artigo investiga o impacto dos arquivos pessoais na reconfiguração da historiografia, destacando a relevância desses acervos em um contexto de transformações digitais. Baseando-se em reflexões de Derrida e Foucault, questiona a objetividade tradicional. Utilizando o arquivo pessoal de Allan Kardec, o da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e a _Revista Espírita_ como exemplos, o artigo explora a importância de documentos acessíveis por meio do Projeto Allan Kardec e do Museu Allan Kardec. Online (AKOL). Inicia com discussão teórico-metodológica, analisando a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Charles Fourier e Allan Kardec.Lucas Berlanza Correa & Marco Antonio Figueiredo Milani Filho - 2024 - Horizonte 22 (67):226711-226711.
    Diversos trabalhos têm apontado a existência de correlações entre o Espiritismo, tal como sistematizado por Allan Kardec, e a vertente do Socialismo utópico, ou romântico, fundada por Charles Fourier. As referências do próprio Kardec em suas publicações ao pensamento fourierista e a interação entre seguidores do Fourierismo e o nascente movimento espírita reforçam a presença de conexões que ensejam investigações mais aprofundadas. Este trabalho tem o propósito de confrontar alguns dos postulados fundamentais dessas duas doutrinas influentes e originárias do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.Ricardo Toshio Bueno Hida & Suzana Ramos Coutinho - 2024 - Horizonte 22 (67):226709-226709.
    O presente artigo procura analisar a influência da obra “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, psicografada por Chico Xavier, como capital simbólico que permitiu a Federação Espírita Brasileira se qualificar como porta-voz do espiritismo kardecista no Brasil junto ao governo de Getúlio Vargas em 1938 e marcar a presença da religião criada por Allan Kardec junto ao governo brasileiro. Em um momento de forte influência da Igreja Católica, representada na pessoa do Cardeal Leme, resgatando a influência e poder (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Instituto Espírita Natalício de Jesus (1908-1911). [REVIEW]Fausto Henrique Gomes Nogueira - 2024 - Horizonte 22 (67):226713-226713.
    O presente artigo tem como propósito evidenciar a atuação do Instituto Espírita Natalício de Jesus e dos intelectuais engajados nessa instituição, como Anália Emília Franco, Francisco Antônio Bastos e João de Camargo Penteado, no âmbito do circuito espírita da cidade de São Paulo, no início do século XX; em um momento no qual diferentes associações e intelectuais espíritas concorriam para estabelecer a hegemonia no campo, além de intentar a uniformização das práticas. Essa associação representou um espaço de sociabilidade a partir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    A busca de Kardec: fé ou razão.Luís Jorge Lira Neto - 2024 - Horizonte 22 (67):226716-226716.
    Resenha do livro de BARROS, Brasil Fernandes de. _A busca de Kardec_: fé ou razão. Curitiba: CRV, 2022. 232 p. ISBN 978-65-251-3981-4.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  38
    Dimensiones discursivas del racismo religioso brasileño.Milene Cristina Santos - 2021 - Aisthesis 70:411-437.
    La evangelización es el resultado de la unión entre la libertad de expresión y la libertad religiosa. Al buscar convencer sobre la veracidad de sus creencias, puede constituir discursos de odio religioso, fomentar la intolerancia, la hostilidad y la discriminación contra minorías históricas y socialmente estigmatizadas. Algunas obras publicadas por líderes católicos y evangélicos fueron objeto de juicios, acusadas de promover el odio religioso mediante la demonización de los Candomblés, de las Umbandas y del Espiritismo. Las mismas surgen de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    ¿Sería conciliable la cosmovisión católica con la de la reencarnación y con la cosmovisión espiritualista?Eduardo Duque & José Durán Vázquez - 2024 - Horizonte 22 (67):216504-216504.
    El estudio que aquí se ofrece tiene por objetivo dar respuesta a dos temas, a saber: ¿son el catolicismo y el espiritualismo compatibles y complementarios en sus fundamentos y prácticas? ¿En las categorías de la Lógica (como uso armónico de razonamiento válido) es compatible el adoctrinamiento simultáneo en el catolicismo y en el espiritualismo? Este análisis se sitúa dentro del contexto religioso brasileño, donde tradiciones como el Espiritismo y la Umbanda, que combinan elementos cristianos con espiritualistas, juegan un papel (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    De macumba a umbanda: o processo de legitimação da religião dita genuinamente brasileira.Mariana Ramos de Morais - forthcoming - Horizonte:1623.
    Este artigo aborda o processo de legitimação da umbanda, uma religião afro-brasileira, presente hoje em todo Brasil e mesmo no exterior. Diferentes intérpretes apontam que essa religião surgiu no Sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX. As práticas nominadas “macumba” e associadas aos negros podem ser pensadas como a origem da umbanda. O estigma do feitiço, atrelado às práticas religiosas afro-brasileiras desde o Brasil colônia, também foi a ela transposto. No intuito de afirmá-la como religião, alguns grupos buscaram uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  39
    Fluid Divination: Movement, Chaos, and the Generation of “Noise” in Afro‐Cuban Spiritist Oracular Production.Diana Espirito Santo - 2013 - Anthropology of Consciousness 24 (1):32-56.
    An examination of oracles in popular forms of Cuban espiritismo invites a rethinking of the role of “randomness” and “context” in the anthropology of divination. Through an analysis of the ways by which spirit mediums develop as persons, and their implications for the mechanics of divination, I argue that among espiritistas the meaning of particular configurations cannot be separated from the event that brings them about. Relatively simple in their properties (e.g. water), spiritist oracles function to provide impulse to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  33
    Between science and magic: the case of Schopenhauer.Marco Segala - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):3-16.
    Uma reflexão filosófica sobre a fenomenologia representada pela magia e pelos poderes mentais extraordinários deveria envolver uma consideração sobre a história da filosofia, em particular sobre os filósofos que estavam familiarizados com o paranormal e que investigaram sobre ele. O presente trabalho propõe uma leitura sobre a investigação de Schopenhauer acerca dos fenômenos paranormais a qual envolve três aspectos: uma análise das estratégias argumentativas propostas por Schopenhauer; uma contextualização do tratamento dado por Schopenhauer à magia e ao espiritismo; uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Entre Kardec e Roustaing.Artur Cesar Isaia - 2024 - Horizonte 22 (67):e226714.
    Neste texto perseguimos a polêmica presença do pensador francês Jean-Baptiste Roustaing no cenário espírita brasileiro, compondo-se com a obra de codificação de Allan Kardec. Tomamos, como ponto de referência, o papel de coordenador e representativo da Federação Espírita Brasileira (FEB) no processo, tanto de afirmação da presença de Roustaing ao lado de Kardec, quanto de posterior retirada da obra roustainguista, como leitura reconhecida e recomendada por aquela instituição. Concluímos pelo reconhecimento da importância da permanência da obra de Roustaing como bibliografia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Allan Kardec.Marcelo Gulão Pimentel - 2024 - Horizonte 22 (67):e226702.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  36
    “Borboletas Azuis” de Campina Grande: crenças e lutas de um movimento milenarista ("Borboletas Azuis" of Campina Grande: belief and fighting of a millenarist movement) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p46. [REVIEW]Lidiane Cordeiro Rafael de Araújo & Magnólia Gibson Cabral da Silva - 2009 - Horizonte 7 (14):46-61.
    Resumo Os “Borboletas Azuis” de Campina Grande/PB alcançaram destaque nacional devido à propagação de uma profecia que afirmava a ocorrência de um dilúvio para o dia 13 de maio de 1980. O movimento é uma contestação às transformações da Igreja Católica Romana a partir do Concílio Vaticano II, onde foram tomadas medidas em favor de liturgias mais adequadas às culturas locais e em idioma próprio, assim como mudanças significativas nos textos e na linguagem utilizados na missa e na administração dos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  48
    Globalização, New Age e Religiões Populares: Uma Digressão a partir do Vale do Amanhecer (Globalization, New Age and Popular Religions: A Digression from Sunrise Valley) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p211. [REVIEW]Amurabi Pereira de Oliveira - 2014 - Horizonte 12 (33):211-232.
    Este trabalho lança um olhar sobre o Vale do Amanhecer, movimento que surge em Brasília no final dos anos 60, articulando elementos do catolicismo popular, do espiritismo kardecista, da umbanda e da Nova Era, bem como a utilização performática de enésimos signos retirados dos mais diversos contextos globais e utilizados de maneira performática. Compreendemos aqui que sua formulação se dá num intenso processo de articulação entre o global e o local, a partir das referências às religiões populares no Brasil (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark