Results for 'conceitos fenomenais'

969 found
Order:
  1.  57
    Experiências, Conhecimento Fenomenal e Materialismo.Wilson Mendonça & Julia Telles Menezes - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (3):415-438.
    The claim that at least some of our mental states have qualitative, phenomenal features to which we have privileged cognitive access is intuitively plausible. Nevertheless, the claim is considered by many philosophers to be incompatible with a physicalist ontology. Some radical physicalists prefer simply to deny the existence of the qualitative character of our mental states, whereas other physicalists try to reinterpret the knowledge of the phenomenal character of our experience as the acquisition of an ability, i.e., as a sort (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Conceitos de filosofia na escola e no mundo e a formação do filósofo segundo I. Kant.Marcos Cesar Seneda - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):233-249.
    Este texto pretende discutir, do ponto de vista kantiano, o que pode ser ensinado e o que pode ser aprendido em Filosofia. Seu objetivo é construir os argumentos hipotéticos de Kant em face do método estruturalista de leitura de textos filosóficos. Para circunscrever este tema, aparentemente muito amplo, tomaremos como fio condutor um célebre texto de aula de I. Kant, publicado por G. B. Jäsche sob o título Manual dos Cursos de Lógica Geral. Kant ministrou este curso por mais de (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    O conceito de metamorfose e a fenomenologia da natureza de Goethe.Jonas Bach Junior - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):173-188.
    Este artigo apresenta o conceito de metamorfose de acordo com a fenomenologia de Goethe. O aprimoramento da percepção fenomenológica da natureza é o fundamento para o desenvolvimento do processo de interação entre o sujeito e o objeto. O objeto orgânico requer modos de intencionalidade adequados às suas modalidades de presentação. A versatilidade de representações é um prerrequisito para o desenvolvimento do juízo fenomenológico, que almeja deixar o ser se manifestar. A linguagem torna-se instrumento de aproximação ao objeto. Os conceitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  54
    (1 other version)O conceito de vivência (Erlebnis) em Nietzsche: gênese, significado e recepção.Jorge Luiz Viesenteiner - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):141-155.
    O objetivo deste artigo é analisar o conceito de vivência (Erlebnis) na filosofia de Nietzsche, desde o seu primeiro emprego em língua alemã, seu significado e a recepção que Nietzsche faz da palavra no interior da sua filosofia. O conceito de Erlebnis, particularmente caro à filosofia de Nietzsche, mas também à fenomenologia, possui originariamente uma tríplice significação: a) a imediatez (Unmittelbarkeit) entre homem e mundo; b) a significabilidade (Bedeutsamkeit) para o caráter global da existência; e c) a incomensurabilidade (Inkommensurabilität) do (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  5.  43
    (1 other version)O conceito kantiano de máxima e a solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira Crítica.Renato Valois Cordeiro - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):135-149.
    O presente artigo visa explicar o conceito kantiano de máxima. Seu propósito é aduzir uma interpretação capaz de identificar as diferentes funções deste conceito na filosofia de Kant. Além disso, o autor explora as consequências da sua análise na esfera da solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira Crítica. No cerne desta antinomia está a alegação de Kant, segundo a qual toda a “aparência” (Anschein) de conflito entre as máximas mecânica e teleológica provém da confusão de um (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  64
    O Conceito de Pessoa.Maria Clara Dias - 1996 - Discurso 27 (1):181-199.
    O objetivo deste artigo é fornecer uma elucidação do conceito de pessoa. Para tal, pretendo em primeiro lugar apresentar a caracterização desse conceito fornecida por Strawson, como sua solução para o problema tradicional da relação mente/corpo. Na medida em que a caracterização do conceito de pessoa fornecida por Strawson se revela incompleta, pretendo então, investigar a tese de Frankfurt segundo a qual o conceito de vontade livre deve ser considerado como o critéri decisivo para caracterização de uma pessoa. Aceitando, com (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    O conceito de biblioteconomia em L.-A. Constantin (1779-1844) e a difusão do seu trabalho.Éderson Ferreira Crispim - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:59.
    A elaboração de um conceito em biblioteconomia encontrado no trabalho de um livreiro na primeira metade do século XIX na França deu ensejo, talvez, para que micronarrativas em torno do estabelecimento de uma disciplina e uma carreira se desenvolvessem. Carreira esta que, por assim dizer, vinha, desde os últimos quatro séculos, modificando seu conjunto de atividades. Em uma palavra, inúmeros personagens, dos mais célebres a alguns poucos lembrados, se tornaram, em maior ou menor grau, importantes operadores para a descrição de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    O conceito de direito em Immanuel Kant: positivismo radical ou não-positivismo superinclusivo?Emanuel Lanzini Stobbe & Leonardo Simchen Trevisan - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):354-376.
    O objeto de estudo desta investigação é a filosofia do direito de Immanuel Kant, com ênfase na controvérsia acerca da natureza do conceito de direito por ele formulado. Assim, são analisados, em um primeiro momento, os conceitos centrais da filosofia moral de Kant que estão em conexão com sua ideia de direito e, em um segundo momento, os aspectos mais importantes do pensamento filosófico-jurídico kantiano. Busca-se, com isso, uma definição a respeito da melhor forma de entender a filosofia do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze.Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - 2019 - Sofia 7 (2):322-342.
    Esse artigo abordará o conceito de experimentação presente no pensamento de Gilles Deleuze, mormente em suas obras escritas em parceria com Félix Guattari. Defendemos que, ao longo de Capitalismo & Esquizofrenia, o termo experimentação aparecerá de maneiras distintas nos dois tomos constitutivos da coleção. Em O Anti-Édipo, tal conceito restaria refém de certas discussões deleuzianas sobre arte, tal qual aquelas que tomaram corpo no livro Proust e os signos, de 1964. Ao longo da década de 1970, porém, após as leituras (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  29
    O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana.Rita de Cassia Thomaz - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através dos produtos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    (1 other version)O conceito de imaginação em Wittgenstein.Luiz Hebeche - 2003 - Natureza Humana 5 (2):393-421.
    O objetivo deste artigo é mostrar que o conceito de imaginação, tal como é concebido pelo mentalismo filosófico ou psicológico, é uma ilusão gramatical que pode ser desfeita pelo regresso ao "solo áspero" da linguagem ordinária.This paper proposes to demonstrate that the concept of imagination, as it is conceived by philosophical or psychological mentalist doctrines, is a grammatical illusion, which can be solved by means of a movement back to the "rough ground" of ordinary language.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    Conceito objetivo, denominação extrinseca E entia rationis em francisco Suárez.André Rangel Rios - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):719-750.
    Suárez, talvez o principal expoente da Escolástica do século XVI, em suas Disputationes metaphysicae, trabalha, entre outros temas, o do conceito objetivo. Atendo-se principalmente à disputação 2, secção n• 1, procura-se mostrar a fecundidade de tal noção, desenvolvendo, para tanto, os temas: o conceito formal enquanto ato mental e enquanto imago, a doutrina da denominação extrínseca: a denominação extrínseca e os entia rationis, a denominação extrínseca e os possíveis.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  20
    O conceito de memória na reflexão antropológica de Kant.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):449-474.
    RESUMO A história do estatuto, bem como da posição da memória entre semelhantes forças, desde a formação do conceito moderno da antropologia, durante toda a tradição leibniz-wolffinana, e até Kant, é uma história de mudança ascendente, de cristalização de ambos os predicados desta faculdade, e também uma de grande influência sobre a história do próprio pensamento antropológico. O presente ensaio propõe-se analisar como Kant receberia essa evolução, e como ele sobre ela actuaria. Isto é, centrando-nos nas “Lições de Antropologia”, e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  37
    O conceito grego da egkýklios paideía e sua difusão no período helenístico.Miguel Spinelli - 2016 - Hybris, Revista de Filosofí­A 7 (1):31-58.
    Este artigo se ocupa com o conceito da egkýklios paideía com o qual os gregos definiam o período ou ciclo de escolaridade oferecida à criança tendo em vista a capacitação do uso do intelecto e a qualificação profissional, cívica e humana. O artigo busca explicitar o conceito a partir da opinião dos filósofos ancestrais e também da concepção que se difundiu no período helenístico. Relativo aos filósofos ancestrais, o artigo analisa uma mesma referência atribuída a Górgias, Aristipo e Bíon, com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    O conceito de "cena" na obra de Jacques Rancière: A prática do "método da igualdade".André F. Voigt - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):23-41.
    RESUMO O presente artigo pretende sistematizar os principais elementos do conceito de "cena", termo fundamental para a conexão entre teoria e método no pensamento do filósofo francês Jacques Rancière. O "método da igualdade" empregado por Rancière pretende, entre outras coisas, delimitar os diferentes momentos de conflito entre regimes de verdade e atos de tomada da palavra - independentemente de classificações feitas a priori como dados para se investigar um objeto de estudo - por meio do conceito de "literalidade", que demonstra (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  21
    O conceito de vontade de Schopenhauer e alguns desdobramentos na Psicanálise freudiana.Giovanni Vieira de Carvalho Novelli - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do conceito de “vontade” na obra O mundo como vontade e representação (1818-9) do filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Pretende-se apresentar o conceito perpassando inicialmente pela dicotomia kantiana da Crítica da razão pura entre “coisa em si” e “fenômeno”. Depois, seguiremos as observações feitas por Schopenhauer a essa categorização da realidade e suas ressalvas, para, então, explicitarmos a sua respectiva filosofia fundamentada na oposição entre “vontade” e “representação”. Por último, a influência desse pensamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. (1 other version)O Conceito de Violência-Poder eo Caráter Paradoxal do Poder Juridico em Walter Benjamim.José Gilardo Carvalho - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):122-139.
    No presente artigo pretendemos apresentar o conceito de violência-poder em Walter Benjamin (1892 – 1940), com base no ensaio intitulado Crítica do Poder, Crítica da Violência [Zur Kritik der Gewalt] . Utilizamos como ponto de partida da crítica aqui em questão, a consideração da violência-poder no movimento próprio do texto de Walter Benjamim. Nesse sentido, esta exposição tem a seguinte seqüência: a) A recusa crítica dos pressupostos metodológicos do jusnaturalismo e do positivismo jurídico; b) A definição do procedimento da filosofia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo: reflexões para pensar o processo educativo.Guilherme da Silva Lima - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):297-317.
    RESUMO A compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  22
    O conceito de génio nas lições de antropologia de Kant.Fernando M. F. Silva - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):677-702.
    RESUMO Seguindo a elevação de outros dons naturais do espírito humano a categorias ou princípios estéticos, o que ocorreria gradualmente durante o século XVIII, o génio e as suas várias problemáticas tornam-se uma das mais prementes questões na agenda filosófica da época. Entre outros, a questão assume particular relevância na filosofia de Immanuel Kant, e isso não apenas na sua obra publicada, mas também na sua actividade como Professor. O presente texto propõe-se abordar a questão do génio nas lições de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  77
    O conceito de antagonismo na filosofia política de kant.José Gomes André - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):31-49.
    Embora ocupe um lugar importante na arquitectura conceptual do pensamento kantiano, a noção de antagonismo raramente merece especial atenção dos estudiosos de Kant. Este artigo procura combater esse esquecimento, enfatizando a relevância daquele conceito, em particular na filosofia política de Kant. Serão consideradas nomeadamente a dualidade/convergência dos conceitos de “guerra” e “paz” e a forma como a noção de antagonismo serve de sólido alicerce para a ideia kantiana de progresso. Procurarei mostrar como a proposta de edificação de um estado (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. (1 other version)O conceito hegeliano de vontade eo problema da finitude e infinitude.Júlia Sebba Ramalho - 2010 - Revista Inquietude 1 (1):20-37.
    O presente trabalho aborda o conceito de vontade na Filosofia do espírito de Hegel. Segundo Hegel, a vontade possui um desenvolvimento que abrange três figuras: a vontade natural, o livre arbítrio e a vontade livre em si e para si. Os dois primeiros momentos do conceito encerram o querer como finito, pois o objeto desejado permanece, nestes casos, um limite, uma barreira para a realização da liberdade plena da vontade. Analisarei, portanto, com base nos conceitos de “finito” e “limite”, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O conceito de consciência no Projeto de uma psicologia de Freud e suas implicações.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1).
    No Projeto de uma psicologia, de 1895, está exposta uma ampla reflexão sobre o conceito de consciência, a qual, embora apresente algumas dificuldades, permite esclarecer como a relação entre a consciência, a representação e a linguagem era pensada por Freud nesse momento. O objetivo deste artigo é circunscrever o sentido da noção de consciência presente no Projeto de uma psicologia e discutir algumas de suas implicações para o modo como a consciência será abordada nos desenvolvimentos posteriores da metapsicologia freudiana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  45
    O conceito de identificação no processo de escolha profissional.Dulce Helena Penna Soares, Fernando Aguiar & Beatriz da Fontoura Guimarães - 2010 - Revista Aletheia 32:134-146.
    Este artigo busca ampliar a reflexão a respeito da escolha profissional de jovens, assentado na premissa de que novos sentidos e compreensões heurísticas se descortinam com a consideração do conceito de identificação, conforme sua formulação em Freud e em Lacan. Considerando a adolescência, período ..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O conceito de consciência no Projeto de uma psicologia de Freud e suas implicações metapsicológicas.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):85-108.
    Freud's Project for a psychology presents a wide reflection on the concept of consciousness, which, in spite of certains difficulties, casts some light on how Freud then conceived the relations between consciousness, representation and language. The aim of this paper is to circumscribe the meaning of the concept of consciousness found in the Project for a psychology and to discuss some of its consequences for the way consciousness is approached later in Freudian metapsychology.No Projeto de uma psicologia, de 1895, está (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  25.  16
    Dois conceitos e dois problemas da consciência.José Gladstone Almeida Júnior - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):265-281.
    Certamente a consciência é algo extremamente familiar e, ao mesmo tempo, enigmático para nós. Seu aspecto fenomenal, denominado de consciência fenomenal, impõe inúmeras barreiras às abordagens reducionistas propostas pelo quadro teórico fisicista/funcionalista. Tamanha são as dificuldades suscitadas pela consciência fenomenal a estas abordagens reducionistas que os problemas referentes a este aspecto da consciência constituem o “problema difícil da consciência”. Desta forma, este artigo possui três objetivos: primeiramente demonstrar a necessidade de distinguir dois conceitos referentes a dois aspectos distintos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    O conceito de “vontade” na ética de Espinosa.Albertinho Luiz Gallina - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):300-318.
    Neste artigo pretendo apresentar uma interpretação do sentido que Espinosa atribuiu ao conceito de “vontade”. Mostrar como ele se afastou da concepção que a tradição tinha desse conceito, e qual é o papel que o mesmo desempenha nas deduções geométricas empregadas em suas demonstrações. Por fim, levando em consideração os dois primeiros livros da sua Ética, pretendo esclarecer em que medida o conceito de “vontade” tornou possível tanto a demonstração do conhecimento quanto da liberdade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  44
    O conceito de tecnologia.Alvaro Vieira Pinto - 2005 - Rio de Janeiro: Contraponto.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  28. Um conceito equívoco: a História Universal.Francisco Iglésias - forthcoming - História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    O Conceito de Felicidade Em Freud.Jaqueline Feltrin Inada - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):58-67.
    Em O mal-estar na cultura, Freud dedica um espaço privilegiado de reflexão para o tema da felicidade. Para o autor, a felicidade, tal como é comumente concebida pelos homens, significa obtenção de prazer. Por ser determinada pelo programa do princípio de prazer, passa a denotar, além de obtenção de prazer, evitação de desprazer. Mas esse princípio visa, sobretudo, evacuar toda a excitação presente no aparelho psíquico, o que conduz a afirmativa de que o aparelho psíquico não está voltado para produzir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    O conceito de inautenticidade no pensamento heideggeriano de Ser e tempo.Rafael Ribeiro Almeida & Rogério Tolfo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):461-483.
    Neste artigo, pretende-se explicitar o conceito heideggeriano de inautenticidade tal como desenvolvido em Ser e tempo de Martin Heidegger. Ao trazer à tona o sentido de poder-ser inautêntico, em contraste com poder-ser todo em sentido autêntico do Dasein, nota-se inicialmente que não se trata de uma relação de hierarquia em termos de superior e inferior, no sentido de que um indica uma existência melhor e o outro não, isto é, não implica em uma valoração moral, axiológica ou mesmo ontológica. Antes, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    O conceito hegeliano de ‘correção’ e suas relações com o conceito hegeliano de ‘verdade’.Federico Sanguinetti - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (1):1-34.
    RESUMO:É notório que, em sua discussão da questão da verdade, Hegel distingue dois termos técnicos, correção (Richtigkeit) e verdade (Wahrheit). É notório também que, entre os dois conceitos, Hegel considera o conceito de verdade como aquele filosoficamente mais relevante. Por este motivo, diferentemente do conceito de verdade, tem sido objeto dedebate se Hegel teria considerado o conceito de correção como possuindo alguma função teórica positiva no contexto do seu pensamento maduro. Neste artigo defenderei a tese segundo a qual Hegel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  31
    O conceito de justiça antoniano E a sua dimensão ética.José Antônio de C. R. De Souza - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):579-593.
    Santo Antônio de Lisboa, na qualidade de pregador, deixou um legado de sermões, nos quais encontra-se toda uma visão de vida cristã. A obra não pode ser qualificada como pertencente a um filósofo, tal como se deu este nome a outros seus contemporâneos, mas possui denso conteúdo teórico, como, por exemplo, no que se refere à dimensão ética do conceito de justiça.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    Conceitos E métodos de análise do Campo artístico.Maria Lúcia Bastos Kern - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):229-236.
    O presente estudo tem em vista retomar os conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu para a análise do sistema de relações objetivas que se desenvolvem no interior do campo artístico e os fundamentos teóricos que medeiam a atuação do artista como agente social e indivíduo. Para tal. o estudo será baseado apenas nos textos que se centralizam nas problemáticas específicas do campo artístico, apesar da numerosa e significativa produção publicada pelo mencionado sociólogo de 1958 a 1995.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  22
    O Conceito de Imitação no Jovem Friedrich Schlegel.Faustino Sílvia - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):23-36.
    RESUMO: Tomando por base o ensaio Über das Studium der griechschen Poesie, este trabalho tem por objetivo investigar o conceito de imitação no pensamento do jovem Friedrich Schlegel. Além de explicitar dois usos distintos do conceito - que aparece ora como imitação do real, ora como imitação dos antigos - pretende-se identificar oscilações e tensões terminológicas que possam esclarecer a postura filosófica do autor, frente à profunda crise de legitimidade, que, naquela época, atinge a concepção da arte como imitação da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Do Conceito de Aparelho Em Vilém Flusser e Do Capitalismo de Informação Em Byung-Chung Han À Duplicidade Humana: Um Horizonte Provável?Juliana Tiburcio Silveira Fossaluzza - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):450-488.
    Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, pós-doutoral, que tem como ponto de partida as inquietações vividas pela autora durante o auge do período pandêmico em que realizou a experiência educativa remota, mais especificamente, no ano de 2020 e início de 2021, numa instituição federal de ensino, situada no interior do estado de São Paulo, Brasil. A partir da experiência vivida, de transformação da práxis educativa em remota, desenvolvida no ensino superior em cursos de graduação de forma presencial, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    O Conceito Esfera Pública No Pensamento Habermasiano.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:84-96.
    O texto intitulado Mudança estrutural da esfera pública, publicado em 1962 e que reproduz sua tese de habilitação, marca o início da multifacetada e complexa obra habermasiana. Ele configura, além disso, um dos conceitos centrais e estruturantes que acompanham a obra de Habermas como um todo. Dois anos mais tarde, em 1964, ele redigiu um novo texto, bastante resumido, sobre a esfera pública para um léxico, no qual condensa, reorganiza e, inclusive, remodela algumas idéias expostas na Mudança estrutural da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  56
    O conceito de práxis e a crítica da ética normativa segundo Gyorgy Lukács.Andre Goes Cressoni - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 194.
    Buscamos aqui revisitar a leitura de Gyorgy Lukács em História e Consciência de Classe sobre a questão da ação humana. Tendo a história como ponto culminante onde se resolve a relação sujeito-objeto, Lukács propõe uma epistemologia dialética em que o sujeito interfere no conteúdo do real. A problemática central consiste em teorizar a gênese, a geração do novo. A gênese tem sua determinação concreta na contradição da luta de classes. Isso resultará num novo conceito de sujeito. O indivíduo, isoladamente, é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O conceito schopenhaueriano da vontade: Uma leitura do livro II de O mundo como vontade E representação.Alexander Almeida Morais - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):35-49.
    Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de Vontade a partir do estudo detalhado do livro II de O mundo como vontade e representação , no qual Schopenhauer explicita sua Metafísica da Natureza. Para este fim, nós analisaremos a relação entre Vontade e Representação como dois lados constitutivos e inseparáveis do mundo, bem como a ideia de finalismo da Vontade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    O conceito de verdade pragmática em uma perspectiva lógico-formal.Edélcio Gonçalves de Souza - 2000 - Cognitio 1:138-144.
    Resumo: Examinar-se á o conceito de verdade pragmática em uma perspectiva que poderia ser denominada de pragmática. Assim, pretende-se apresentar, de um ponto de vista lógico-formal, a idéia de verdade pragmática num sentido de que uma proposição é pragmaticamente verdadeira se e somente se, em determinado contexto, tudo se passa como se ela fosse verdadeira do ponto de vista correspondencial. Ora, A. Tarski, em 1933, ao examinar o conceito de verdade nas linguagens formalizadas forneceu uma definição precisa de verdade inaugurando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  13
    O conceito de saúde no Ecce Homo de Nietzsche.Flávio Freitas & Leonice Silva - 2022 - Aufklärung 9 (3):67-84.
    O presente artigo pretende explicitar a problematização acerca do conceito de saúde exposta no Ecce homo de Friedrich Nietzsche. Para tanto, o presente artigo está dividido em três momentos. Na primeira parte, trouxemos a relação entre a tríade de pensamentos (teoria das forças, eterno retorno e vontade de poder). Posteriormente, trouxemos a descrição do que seriam os critérios para classificar o processo saúde-doença (método, genealogia e fisiopsicologia), por fim, apresenta-se a classificação das doenças da vida expostas no Ecce Homo, tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    O Conceito de Angústia Em Sua Relação Com o Hegelianismo Segundo Jon Stewart.Arthur Bartholo Gomes - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):200-214.
    Este ensaio pretende fazer uma análise da leitura de Jon Stewart em Kierkegaard's Relation to Hegel Reconsidered no que diz respeito à obra de Kierkegaard O Conceito de Angústia principalmente na sua situação com respeito a seus interlocutores, sabidamente os hegelianos dinamarqueses da época de Kierkegaard, bem como o próprio Hegel. O intento geral de Stewart no seu livro é uma reavaliação da relação entre Hegel e Kierkegaard numa perspectiva em que este não seja visto nem como um antípoda irreconciliável (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    O conceito de douta ignor'ncia e o fazer biblioteconômico.Gerson Moreira Ramos Junior - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7384.
    Este artigo intenta explorar a interseção entre o conceito de "douta ignorância", proposto pelo filósofo e cardeal Nicolau de Cusa, e a prática biblioteconômica contemporânea. Partimos da premissa de que a douta ignorância pode oferecer uma perspectiva epistemológica profícua para o pensamento decolonial, na medida em que reconhece as limitações do conhecimento, promovendo uma abertura para o diálogo intercultural e para a superação das hierarquias epistêmicas. Ao mesmo tempo, conectamos essa ideia com o agir comunicativo habermasiano, que propõe o diálogo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas.Romero Júnior Venâncio Silva & Iuri Ribeiro dos Santos - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):5-19.
    Resumo: O presente artigo reflete sobre o tema da “responsabilidade” no pensamento filosófico de Hannah Arendt (1906 - 1975) e Emmanuel Lévinas (1906 - 1995) com a intenção de demonstrar as nuances e particularidades de cada autor e ao mesmo tempo realizando uma atualização da reflexão filosófica destes dois grandes pensadores do século XX. Para Arendt, o conceito de responsabilidade perpassa tanto o aspecto pessoal quanto coletivo acentuando a dimensão da política e aparece de forma sistemática em escritos a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    O Conceito de Consequência Lógica e os Problemas do Pluralismo e do Anti-Excepcionalismo.Alberto Leopoldo Batista Neto - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):125-139.
    ResumoApresentam-se alguns conceitos fundamentais e posições representativas referentes a três debates correntesna filosofia da lógica, a saber aquele acerca da natureza da relação de consequência, o que versasobre o problema do pluralismo lógico (e sua alternativa fundamental, o monismo) e o que gira em tornoda chamada proposta anti-excepcionalista, que nega o caráter excepcional da lógica e a põe numa relaçãode continuidade essencial com as demais ciências, de modo a evidenciar pontos de conexão entre as trêsdiscussões mencionadas. Levanta-se, por fim, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Resenha: Ciência: conceitos-chave em filosofia.Leonardo Francisco Schwinden - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1).
    Ciência: conceitos-chave em filosofia é uma introdução atualizada de filosofia da ciência escrita pelo professor Steven French com base no material utilizado por ele com os alunos do primeiro ano na Universidade de Leeds. O livro é composto de um total de dez capítulos, relativamente curtos, embora bastante densos em termos da quantidade de teorias analisadas e aspectos considerados de cada uma.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    O conceito de material didático como aula na ead.José Matias dos Santos Filho - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    A partir do Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/2005, inicia-se o processo histórico de consolidação da Educação a Distância no Brasil a nível superior, ocorrendo mudanças Legislação educacional e novas diretrizes para a avaliação da qualidade da educação, sendo o item material didático um indicador de extrema importância a ser avaliado. Diante deste contexto abordamos os elementos que fundamentam o conceito de material didático como aula na Educação a Distância - EAD a partir dos processos educativos, organização curricular (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Conceito e objeto em Tomás de Aquino.Rf Landim Filho - unknown - Analytica 14 (2):65 - 88.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  12
    O Conceito de Responsabilidade Em Lévinas: Os Limites Entre a Distanásia e Os Cuidados Paliativos.Lino Batista de Oliveira, José Eduardo de Siqueira, Julia Hespanhol Gutschow & Giovanna Hespanhol Gutschow - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):539.
    Resumo: Na contemporaneidade, observa-se grande prevalência de enfermidades crônicas sem possibilidade de cura, que se acompanham de significativa redução da qualidade de vida do paciente. Os cuidados paliativos têm como finalidade proporcionar ao paciente conforto físico e emocional na terminalidade da vida. Em momentos em que os CP são negligenciados de alguma forma e deixam de ser exercidos de maneira plena, pode ocorrer a prática da distanásia – procedimentos que apenas prolongam o processo de morrer. A reflexão de Emmanuel Lévinas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  21
    Perspectiva Do Participante, Conceito Interpretativo e Dimensões da Interpretação: Três Elementos Para a Compreensão da Integridade Na Obra o Império Do Direito.Francisco Tarcisio Rocha Gomes Junior - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    A obra de Ronald Dworkin é extensa e passou por quase 50 anos. Dessa forma, para entender seu significado e sua relevância é necessário debater de forma responsável seus principais conceitos para que enganos de interpretação sejam evitados. Nesse contexto, o objetivo principal deste artigo é explicar claramente os conceitos de perspectiva do participante, conceito interpretativo e dimensões da interpretação. Por meio de pesquisa bibliográfica, a conclusão é que propor uma teoria da perspectiva do participante é uma ideia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    O conceito de “justiça” em Marx: seus elementos, contextos e debate.Thiago Aguiar Simim - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):412-432.
    Este artigo tem o objetivo de tratar do tema da “justiça” na obra de Karl Marx, a partir das ocorrências deste conceito – e de suas variações – no própria obra do autor. A ideia desta análise é contextualizar e sintetizar o sentido dado por Marx à “justiça” no quadro teórico de sua crítica ao capitalismo. O debate contemporâneo sobre “justiça em Marx” emerge em especial após a década de 1970, com a intensificação da discussão normativa na filosofia política, por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 969