Results for 'autossuperação'

9 found
Order:
  1.  32
    Nietzsche E o trans-humanismo: Em torno da questão da autossuperação do homem.Jelson Roberto de Oliveira - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):719-739.
    RESUMO O presente artigo pretende analisar a relação entre o pensamento de Nietzsche e o movimento trans-humanista, cuja força teórica alargou-se durante as primeiras décadas do novo milênio, amparada na crescente história de êxitos da biotecnologia. Pretende-se apresentar uma posição crítica à apropriação que o trans-humanismo vem fazendo do pensamento do autor de "Assim falou Zaratustra". O foco da análise é o programa de autossuperação do homem, que será analisado a partir de três eixos centrais: a ideia de natureza (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  5
    Considerações Sobre Juízos Práticos Perfeccionistas Em Nietzsche.Jorge Luiz Viesenteiner - 2021 - Dissertatio 51:31-72.
    O artigo tem por objetivo explicar o que significam e em que consistem juízos práticos perfeccionistas em Nietzsche, em que pese a expressão não ter sido empregada pelo filósofo em seus textos, de modo que pressuponho também uma mudança metodologia de interpretação. Parto do distanciamento de Nietzsche dos problemas típicos da filosofia moral moderna, tais como obrigação e dever moral, em direção ao debate sobre o que significa o bem viver. Assumo que a noção de autossuperação pode exercer apelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Catástrofe do Humanismo: agonismo e perfeccionismo em Nietzsche.Rogerio Lopes - 2013 - In Ruy Carvalho, Gustavo Costa & Thiago Mota (eds.), Nietzsche - Schopenhauer Ecologia Cinza Natureza Agônica. pp. 297-331.
    Embora não o desenvolva na exposição que se segue, o argumento subjacente à minha contribuição para este volume é bastante simples: há duas vias pelas quais a filosofia de Nietzsche pode contribuir positivamente para uma revisão do modo como os seres humanos no ocidente definiram sua relação com o não humano: (1) a primeira via é a agonística – a tese agonística pode ser mobilizada para combater o viés especista que caracteriza boa parte da reflexão normativa do ocidente sem que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  12
    Nietzsche e as consequências de um grande terremoto: metafísica ou grande saúde?Wilson Antonio Frezzatti Jr - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85522.
    Por meio de sua fisiopsicologia, isto é, da morfologia e doutrina do desenvolvimento da vontade de potência, Nietzsche avalia a condição impulsional de indivíduos e culturas. Assim, produções que afirmam a vida como um movimento contínuo de autossuperação são sintomas de uma dinâmica saudável; mórbidos são os organismos que procuram estratégias de conservação e paralisação das mudanças, como, por exemplo, a metafísica. Nesse contexto teórico, este artigo pretende investigar a reação de Nietzsche em face de um grande terremoto ocorrido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    A tradução de aristocracia em germanismo.Adilson Felicio Feiler - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-16.
    Diversas referências que envolvem os temas do germanismo e da aristocracia encontram em Nietzsche e em Brandes um campo bastante fértil. Ambos os autores, comprometidos com a discussão voltada à crítica da cultura ocidental, têm o intuito de fomentar a elevação da cultura, o que alavanca o tema da aristocracia. A dinâmica das forças, que caracteriza o pensamento nietzschiano, manifesta, na aristocracia, a vontade de superação de um povo dotado de espírito. Na recepção que Brandes faz deste tema da aristocracia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    Nietzsche e a arte.Adriany Ferreira de Mendonça - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O objetivo deste artigo é discutir a maneira como Nietzsche coloca a questão do niilismo em seus textos preparados para publicação, sobretudo em alguns daqueles que se concentram entre 1886 e 1888. Neste momento mais tardio de sua obra, o autor formula suas hipóteses genealógicas acerca dos valores morais, e evidencia o vínculo existente entre a moralidade de origem socrático-platônica e os valores cristãos que marcam fortemente a cultura ocidental. A modernidade, ao atualizar e oferecer novas roupagens às formas de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Por uma existência artística: ética e estética em Nietzsche e Foucault.Luiz Celso Pinho - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):108-117.
    A reflexão ética em Nietzsche possui diversos objetivos: a dissecação psicológica das contradições da moralidade de rebanho ; a fidelidade ao que cada um tem de singular ; o antagonismo entre “senhores” e “escravos” ; a afirmação incondicional do eterno retorno ; o imperativo de autossuperação trágica. A problematização foucaultiana da conduta individual, por sua vez, abrange a cultura greco-romana no intuito de formular as bases do que seria uma “vida bela”. Essa postura tem por objetivo circunscrever todo um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Da Falta de Si À Consciência da Própria Décadence Em Nietzsche.Ricardo de Oliveira Toledo - 2024 - Dissertatio 59:41-79.
    Aqui são investigados dois momentos do itinerário intelectual de Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900). O primeiro se refere a um trecho de Ecce Homo, composto em 1888, no qual ele discorre sobre uma enfermidade que o acometeu chamada por ele de “falta de si”. Esta decorreria, em especial, da sua devoção ao compositor Richard Wagner (1813-1883) e a tudo o que a este estava relacionado, especificamente, um hegelianismo implícito, o apreço por Arthur Schopenhauer (1788-1860) e o Romantismo alemão tardio. A libertação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    A amizade para Nietzsche: Uma arena de Mal entendidos.Jelson Roberto de Oliveira - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    This article intended to show the importance of friendship in the context of reflection on the incomprehensibility of living wealth experienced as more intimate experience and how Nietzsche comes, with the relationship amicable, to formulating of a new dawn of thought, now situated in the field of experience which escapes of systems responsiveness. In this scenario, friendship appears as a ring for misunderstandings because it fosters the possibility of a relationship translated by the plural pronoun us - a sign of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark