Results for 'Teorias da percepção'

968 found
Order:
  1.  8
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  43
    Teoria da ideias, inatismo E teoria da percepção em Descartes.William De Jesus Teixeira - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:487-515.
    This paper deals with the so-called Cartesian ‘epistemological turn’. Taking the old term ‘idea’ to be the core of his metaphysics, Descartes deployed it in a new way. In fact, Descartes broke with the traditional Platonic-Augustian conception of ‘ideas’ as ontological beings. In his view, ideas are mental or psychological entities. Descartes advances this position in accordance with a revolutionary theory of perception and a new conception of mind, both outcomes of his denial of scholastic empiricism. What emerges from this (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    As críticas de Leibniz à teoria da percepção de Descartes.William Teixeira - 2024 - Aufklärung 11 (3):57-74.
    This paper’s aim is to try to answer the critiques made by Leibniz against Descartes’ theory of perception. The first of these critiques concerns the so-called ‘idea-picture’. The answer to this critique will be given on the basis of the Cartesian theory of ‘causal dissimilarity’ between the object of perception and the sensations brought about by it. The second critique refers to the qualia, that is, the supposed disconnection and arbitrariness between the content of the mental representation (the idea) and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    A experiência perceptual na perspectiva da teoria da percepção direta.Mariana Claudia Broens - 2017 - Principia: An International Journal of Epistemology 21 (2):223-233.
    The objective of this paper is to analyse the concept of skilful action underlying the studies of perceptual experience, especially the visual one, from the perspective of the theory of direct perception. The problem we propose to investigate can be formulated as follows: what are the possible contributions of the concept of affordance to understand the nature of skilful actions generally attributed to processes resulting from internal representations or mental models? In particular, we will try to investigate to what extent (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Acerca da causalidade formal-final e material-eficiente na teoria da percepção de Aristóteles.William Teixeira - 2024 - Princípios 31 (66).
    O objetivo desse artigo é tentar compreender como se processa a percepção visual, segundo Aristóteles. Para alcançar tal propósito, avançarei a hipótese interpretativa segundo a qual a ocorrência da visão é o resultado de uma ‘duplicidade causal’, na qual estão necessariamente envolvidos tanto fatores materiais, correspondentes à causa material-eficiente, quanto fatores ‘não-materiais’, referentes à causa formal-final. A escolha por privilegiar essa ‘duplicidade causal’ se deve ao fato que a mesma parece estar em perfeita consonância com o hilemorfismo aristotélico, algo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  42
    (1 other version)Teorias atemporais da percepção.Diogo Mesti - 2012 - Doispontos 9 (2).
    Resenha do livro: PEIXOTO, M.; MARQUES, M.; PUENTE, F. Visível e inteligível : Estudos sobre a percepção e o pensamento na filosofia grega antiga. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, (p. 151).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    A percepção visual (ὁρατικός) em Demócrito.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2024 - Dois Pontos 21 (2).
    Resumo: É inegável que os atomistas se interessaram pela complexidade dos sentidos (αἰσθήσεις) e buscaram elucidar o funcionamento da percepção visual (ὁρατικὸς), o que inclui explicar tanto a natureza dos “corpos sensíveis” (αἰσθητῶν σωμάτων) como a anatomia do órgão da visão, o olho (ὀφθαλμός). O presente trabalho, portanto, abordará a teoria da “percepção visual” (ὁρατικός) elaborada por Demócrito, a qual tem como fundamento teórico sua teoria atômica, pois como testemunha Aristóteles: “todas as coisas tem origem na combinação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Psicologia Ecológica: da percepção à cognição social.Eros Carvalho - 2022 - In Marcus José Alves de Souza & Maxwell Morais de Lima Filho (eds.), Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição. Editora Fi. pp. 368-393.
    Neste texto, apresento e examino as principais ideias que animam a abordagem ecológica da percepção. Primeiro, na Seção 2, apresento a visão instantânea da percepção, contra a qual Gibson articula e propõe a abordagem ecológica. Em seguida, na Seção 3, apresento e discuto a noção de informação ecológica. Nas seções 4 e 5 articulo a teoria das affordances e discuto a aprendizagem perceptiva. Por fim, na Seção 6, exponho e discuto a possibilidade de estender a teoria das affordances (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  11
    Colonialidade da Educação Infantil: Análise Crítica Das Práticas Pedagógicas Em Uma Instituição Em Contexto Periférico.Otavio Henrique Ferreira da Silva - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-28.
    Busca-se neste artigo problematizar a manifestação da colonialidade nas práticas pedagógicas de uma instituição de educação infantil situada em contexto periférico a partir da percepção de professoras e famílias. A argumentação e análise teórica adotada partem dos estudos da infância e teoria decolonial/contracolonial. Serão analisadas as conversas estabelecidas com adultos participantes da pesquisa, sendo quatro entrevistas realizadas com professoras e mães de crianças de uma instituição de educação infantil de contexto periférico e negro, localizada no município de Betim – (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    O problema da penetrabilidade cognitiva da percepção: Um Caso de vício intelectual?José Renato Salatiel - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):769-787.
    RESUMO A percepção, o modo pelo qual sentimos o mundo, é comumente distinta da cognição, o modo pelo qual o pensamos. Entretanto, a percepção parece exercer um papel importante na justificação de crenças empíricas, ainda que haja divergência a respeito de como isso ocorre. A hipótese da penetrabilidade cognitiva da percepção problematiza ambas essas afirmações. Segundo essa teoria, estados cognitivos anteriores podem afetar a etiologia do conteúdo sensório da experiência, gerando, como efeito, uma espécie de insensibilidade aos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  16
    Self e conteúdo não conceitual da percepção: a perspectiva anti-representacionista acerca da experiência perceptiva do reconhecimento de lugar.Juliana Moroni - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):285-302.
    O presente trabalho está voltado à investigação epistemológica acerca da relação entre Self não conceitual, conteúdo não conceitual da percepção, prontidão para ação e reconhecimento de lugar, no contexto da perspectiva ecológica gibsoniana. Tendo em vista este propósito investigativo, nossos objetivos são: 1- caracterizar o conteúdo não conceitual da percepção no contexto anti-representacionista e 2 - questionar se é necessário a consciência para os organismos agirem no ambiente e adquirirem experiências perceptivas como o reconhecimento de lugar. Argumentaremos em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Teoria das Formas Imagéticas. Ensaios sobre Arte, Estética, Tecnologia.Joaquim Braga - 2020 - Coimbra, Portugal: Grácio Editor.
    Não há um objecto, único e último, a que possamos chamar “imagem”. A formação de cada médium obedece a processos de configuração – tanto materiais quanto cognitivos –, cuja essência abarca as relações que são geradas com os demais. A imagem é um médium. Um médium, ainda que necessariamente provido de materialidade, é um objecto para a percepção. A questão é, pois, sempre dupla: saber como são gerados para e geridos pela nossa percepção os meios simbólicos e o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  97
    Distinção E continuidade: Uma resposta ao problema leibniziano da consciência.Renata Ramos da Silva - 2012 - Synesis 4 (2):160-185.
    O conceito de apercepção reflete o traço fundamental da teoria leibniziana da percepção, que desassocia o ato de perceber da consciência. Entretanto, a série de percepções das mônadas é, segundo o filósofo, regida pelo princípio do contínuo, o que gera uma dificuldade quando se tenta entender a apercepção como uma percepção de segunda ordem e descontínua em relação às percepções. Por este motivo, sustentaremos que a melhor interpretação do conceito leibniziano de apercepção é aquela segundo a qual a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    A fenomenologia da percepção a partir da autopoiesis de Humberto Maturana e Francisco Varela.Claudia Castro de Andrade - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):98-121.
    No presente artigo pretendo apresentar a Autopoiesis, uma teoria formulada pelo biólogo chileno Humberto Maturana e pelo médico chileno Francisco Varela. Além de mostrar as similaridades entre o processo orgânico e o processo epistemológico, presentes nesta teoria, busco ressaltar a importância da Autopoiesis não somente no campo científico, como teoria epistemológica, mas também no campo ético e cultural, como uma teoria que ressalta desde a dinâmica interna do ser vivo, enquanto unidade, até a importância de sua interação com o mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    A constituição da subjetividade e a ilusão do finalismo: elementos de uma teoria da ideologia.Alexandre Arbex Valadares - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:113.
    Este artigo propõe estabelecer uma correlação entre a concepção de Spinoza acerca da imaginação e a teoria da ideologia de Althusser. Compreendida em seu modo de funcionamento e nos seus efeitos sobre a percepção dos homens acerca de seu corpo, de suas ideias e das coisas que a afetam, a imaginação, segundo a acepção spinozista, passa a constituiria a forma da consciência subjetiva ao operar no mundo da política. Marcada pela regularidade e previsibilidade dos processos causais e pela reprodução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Visão, Ação e Enação: O Ponto de Vista de Alva Noë Acerca da Visão e Do Uso de Prótese Tátil-Visual.Maurício da Rosa Vollino - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):99-131.
    O presente artigo trata de uma investigação acerca da teoria do filósofo Alva Noë sobre a percepção visual e como ela responde à seguinte questão: “o cego realmente vê com o uso do sistema de substituição tátil-visual?”. Conhecido como TVSS em inglês, é uma prótese construída nos anos 70 pelo neurocientista Bach-y-Rita capaz de recuperar a capacidade visual de cegos ao transformar dados sensoriais táteis em visuais com o uso de uma câmera e eletrodos conectados à uma parte do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  37
    Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como par'metro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis.Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa & Eduardo Oliveira Sanches - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020018.
    Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Elementos da teoria crítica da dissonância de Theodor W. Adorno.Daniel Pucciarelli - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):77-92.
    RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para dele se depreender as linhas fundamentais de um tratamento filosófico da dissonância. Lançando mão dos recursos mobilizados por alguns teóricos da nova música, são reconstruídas, assim, as estações da teoria (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    A Percepção Em Thomas Reid.José Aparecido Pereira - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):134-143.
    Objetivo primordial desse artigo consiste em apresentar o modo como Thomas Reid delineou em seu pensamento a sua teoria da percepção. Desse modo, o referencial teórico utilizado para a explicitação do nosso propósito serão, sobretudo, as Investigações Sobre a Mente Humana e os Poderes Intelectuais do Homem, as suas duas obras fundamentais. A nossa intenção é expor os principais elementos que compõem e estruturam o processo perceptual, visto que essa temática constitui parte integrante e fundamental da epistemologia do pensador (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    A teoria teológica da religião de David Tracy.Jefferson Zeferino & Rudolf Eduard von Sinner - forthcoming - Horizonte:676-676.
    Ao se ocupar da pesquisa acerca da teoria teológica da religião formulada a partir do pensamento do teólogo jesuíta estadunidense David Tracy, o presente texto objetiva recolher impulsos para o estudo teológico da religião. Para tanto, examinam-se as obras _Blessed Rage for Order: the new pluralism in Theology_, _A imaginação analógica: a teologia cristã e a cultura do pluralismo _ e _Plurality and ambiguity_: _hermeneutics, religion, hope_ no que tange à definição de religião. Como resultado das contribuições tracyanas ao estudo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Pragmatismo e percepção sensorial: é a teoria de Peirce, Dewey e Mead idêntica à de Aristóteles?Renato Schaeffer - 2000 - Cognitio 1:102-116.
    Resumo: Percepção sensorial: até hoje um grande mistério filosófico. O presente trabalho divide-se em duas partes. A primeira sintetiza a crítica ao modelo representacionista intracerebral predominante, e enuncia um argumento que prepara o terreno para a segunda parte do trabalho. Nesta, a teoria pragmatista da percepção é equiparada à de Aristóteles, em De Anima. Eis, grosso modo, o argumento: percepção resulta de fatores causais da natureza inerentes à transação organismo ambiente; tais fatores não podem ser encontrados entre (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    A Percepção Originária Como Primária e Fundante Do Conhecimento Em Merleau-Ponty.Josiana Hadlich de Oliveira - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):231-241.
    Nesse artigo será dado destaque a certas críticas que foram dirigidas a Merleau-Ponty em sua comunicação intitulada “O primado da percepção e suas consequências filosóficas”. A teoria da percepção merleau pontyana é acusada de ser um relativismo por afirmar que a percepção depende das coisas e de nosso corpo e, assim, de ser um retorno ao protagorismo já que o que é percebido depende do sujeito percebedor. Mas é necessário mostrar uma ideia contrária a esse relativismo, na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    The message, the messenger, and the translator: on the Portuguese translation of Sidereus nuncius.Paulo Tadeu da Silva - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    Leitura Merleau-pontyana da teoria fenomenológica da expressão.Marcos José Müller - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):213-222.
    A tese de Husserl - segundo a qual,os signos haveriamde encarnar nossos pensamentos - forneceuo ponto de partida ao projeto merleau-pontyanode restituição "filosófica" de nosso contato com omundo da percepção. Porquanto seriam gestosinstituídos por nosso corpo, os signos remeteriam a reflexãofilosófica à experiência sensível e, conseqüentemente,ao mundo da percepção revelado por essaexperiência. Mais do que isso, os signos esclareceriam a origemsensível dos pensamentos. O que acabaria porsuspender a própria tese fenomenológica de queos pensamentos seriam o desdobramento dosatos de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Uma teoria da justiça para um mundo globalizado A Theory of Justice for a Globalized World.Uma Teoria da Justiça Para Um - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (18):57-68.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    Quebrando a Circularidade: Percepção e Causalidade Em the Analysis of Matter.Renato Cesar Cani - 2022 - Dissertatio 56:69-88.
    Neste artigo, investigamos que tipo de noção de causa precisa ser pressuposta por Russell (1921; 1927) na defesa da teoria causal da percepção. Um dos propósitos da teoria causal é fornecer uma fundamentação epistemologicamente satisfatória para o conhecimento científico. Entretanto, não está claro que a definição de causa como regularidade sequencial – proposta por Russell em 1912 – atenda aos requisitos dessa teoria. A partir de algumas objeções levantadas por Eames (1989), que identifica uma circularidade viciosa no argumento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - 2023 - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Quando transborda o “caldo cultural”: a reação populista contempor'nea e a percepção da imigração no Brasil e nos Estados Unidos.Bradley Safarik - 2020 - Dialogos 24 (1):227-288.
    O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, usam discurso e política anti-imigração como ferramenta política para atrair e fortalecer suas bases eleitorais. Nos dois casos, o discurso da campanha foi transmitida à administração. As implicações dessa estratégia na percepção pública dos imigrantes serão examinadas com base nas teorias de Michel Foucault sobre biopoder e biopolítica e sua mobilização através do discurso político e das políticas públicas. O estudo questiona até que ponto essa (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  26
    A percepção sensorial do espectador na teatralidade contempor'nea: diálogos com Bakhtin.Robson Rosseto & Patricia Pluschkat - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):57-73.
    RESUMO O presente texto tem como objeto a organização da sociedade atual, afetada e impactada pela tecnologia, cenário no qual o aparato sensorial é profundamente afetado por diversas modalidades de comunicação interativa. Nesse contexto, apresenta-se uma reflexão sobre as formas pelas quais o espectador interatua com as proposições cênicas e uma análise sobre a experiência enquanto espectadores de um determinado espetáculo do encenador Robert Wilson. A reflexão desenvolvida evidenciou os níveis diferenciados de percepção alcançados por estes pesquisadores/espectadores no momento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Apontamentos sobre montagem e teoria crítica em Walter Benjamin.Lucas Melo Souza - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):13-24.
    Este artigo pretende esboçar alguns apontamentos sobre o conceito de montagem nos escritos de Walter Benjamin e a relação desse conceito com a teoria crítica benjaminiana. Em fragmentos metodológicos ligados ao projeto de um livro sobre Charles Baudelaire, que só vieram a público no fim dos anos 1960, encontra-se um dos raros registros da expressão “teoria crítica” (kritische Theorie). Ela é utilizada por Benjamin para caracterizar sua autocompreensão teórico-metodológica, numa vinculação direta dessa expressão a procedimentos de enquadramento e montagem associados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  28
    La política exterior chileno-boliviana en la década de 1950 mirada desde la región de Tarapacá. Una aproximación desde el diálogo entre las teorías de las percepciones y el realismo neoclásico.Cristián Ovando Santana & Sergio González Miranda - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 32.
    El objetivo de este artículo es revelar algunas claves de la política exterior chileno -boliviana de la década de 1950 vista desde la región de Tarapacá. Para ello, indagamos en una serie de variables que determinan las orientaciones de las respectivas políticas exteriores de ambos países, desde las teorías de las percepciones y el realismo neoclásico: intereses, capacidades, imágenes e ideologías. Desde estos argumentos, y rastreando notas de prensa de esa década, analizamos el comportamiento de la diplomacia y paradiplomacia chilena (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  73
    A percepção do tempo em Husserl.Alfredo Pereira Júnior - 1990 - Trans/Form/Ação 13:72-83.
    A brief reconstruction of the first two sections of Edmund Husserl's Vorlensungen zur Phänomenologie des inneren Zeitbewusstseins is done, showing how, making use of the phenomenological method, the author develops his transcendental theory of time. A revaluation of the meaning of "perception of time" allows him to establish the basis which are, in our perspective, able to give an account of one of the most debatable questions about time, its asymmetry or unidirectionality. We furthermore discuss the main difficulties that affect (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33. O papel do contexto na percepção de emoções.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):116-142.
    De todos os aspectos do comportamento não-verbal, a face é sem dúvida uma das mais ricas e importantes fontes de informação sobre o estado inter- no do outro. Mas expressões faciais são raramente percebidas de forma isolada. Ao contrário, são tipicamente inseridas em contextos sociais ricos e dinâmicos, que incluem gestos e posturas corporais, conhecimento situacional, etc. Com base nessas observações, podemos nos perguntar se o contexto no qual uma expressão é percebida pode influenciar a percepção de emoções nesta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  39
    “Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga.Vo Van Dung - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:253-263.
    A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  25
    Religião e linguagem: uma leitura da religião na Escrita do Deus de Jorge Luis Borges.Abdruschin Schaeffer Rocha & Kenner Roger Cazotto Terra - 2020 - Horizonte 18 (55):350.
    Nietzsche é considerado figura de vital importância na crítica a certa “inflação do sentido” verificada no pensamento ocidental, tanto no que diz respeito à tradição filosófica quanto no que concerne ao Cristianismo. Esse caráter tirânico do sentido fortaleceu sua crítica que, em geral, conclui que todo sentido deriva do fenômeno, que é a representação subjetiva e interpretativa do mundo. Mesmo que não tenha sido a intenção de Nietzsche, suas reflexões ensejaram novos parâmetros para a compreensão da religião em bases não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A consciência como uma percepção do mental e o estatuto dos fenômenos mentais inconscientes na perspectiva de David Armstrong.Tárik de Athayde Prata - 2019 - Sofia 8 (1):199-220.
    O artigo examina a teoria de David Armstrong sobre a consciência e sua concepção do inconsciente. Após uma discussão do caráter anti-cartesiano dessa teoria, são discutidas as noções de consciência mínima e consciência perceptiva, bem como o conceito de consciência introspectiva, que é o mais importante para Armstrong. A conclusão é que, apesar do valor explicativo dos seus conceitos de consciência, Armstrong defende uma perspectiva insatisfatória a respeito do inconsciente, pois essa perspectiva não dá conta da real influência do inconsciente (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  1
    Elementos da comunicação e pressupostos para a estruturação do self e da identidade organizacional.Marcilene Machado Reinert, João Eduardo Chagas Sobral & Marli Teresinha Everling - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (3):95-104.
    A construção da identidade organizacional no século XXI está intrinsecamente ligada à comunicação e ao discurso, especialmente após a aceleração das transformações digitais impulsionadas pela pandemia. Este artigo explora como a identidade discursiva das organizações, particularmente startups, é formada e comunicada através de interações contínuas e discursos que moldam a percepção interna e externa da organização. A análise se baseia em teorias de autores como Albert e Whetten (1985), Brewer (1991; 1996) Charaudeau (2009), Maingueneau (2008) e Jung (2009), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  73
    Do sentido da lembrança em Edmund Husserl.Alice Mara Serra - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):197-213.
    Este artigo enfoca o modo como a teoria husserliana da lembrança se insere, por um lado, na estrutura significativa formulada primeiramente nas Investigações lógicas e, por outro, nos moldes da percepção como unidade temporal. Para tanto, apresenta-se, respectivamente na primeira e na segunda seções, o arcabouço das teorias husserlianas da significação e da percepção como retenção. Na terceira seção, é analisada a segunda forma de lembrança — a rememoração —, segundo o fio condutor em que Husserl a (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    Os três movimentos da luz na elevação intelectual pelo sensível em Nicolau de Cusa.Marcus Vinicius Carnivali de Araujo - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):328-347.
    O presente artigo busca analisar, a partir da leitura da obra De Quaerendo Deum, como a questão da luz se faz central no processo de elevação intelectual a partir do sensível na obra cusana. Nele iremos mostrar como a luz é o elo que guia o objeto sensível até o intelecto e o intelecto até Deus. Tomado esse objetivo, o artigo será dividido em duas partes, na primeira iremos abordar a questão central da obra De Docta Ignorantia, que é os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  39
    Diálogo entre autores: Berkeley e Bergson.Maria Adriana Camargo Cappello - 2008 - Discurso 38:61-90.
    Neste artigo, proponho interpretar a redução berkelianista das coisas às ideias levando em conta uma aproximação entre a crítica à dupla existência dos objetos, subjacente a essa redução, e a crítica às teorias clássicas da representação, desenvolvida por Bergson no âmbito de sua teoria da percepção.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    A vida entre desejo e criação: Renaud Barbaras leitor crítico de Bergson.Débora Morato Pinto - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:31.
    Apresentamos aqui o entrecruzamento de duas filosofias da vida, a de Renaud Barbaras, tema central desse texto, e a da Henri Bergson, que preside o ponto de vista a partir do qual nos interessamos pela fenomenologia contemporânea. Nosso objetivo é expor, de uma forma geral, como a diferença com Bergson desempenhou papel relevante na constituição da obra de Barbaras. Mais explicitamente, buscamos pontuar as referências do livro Le Désir et la Distance a Bergson e mostrar como as críticas à teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Filosofia da mente.José Avelino Costa - 2024 - Revista Filosófica de Coimbra 33 (65):89-112.
    O principal objectivo deste artigo é comparar uma figura da história da filosofia contemporânea que poderíamos considerar relativamente distante de nós – Edmund Husserl (1859-1938) – com um autor vivo – John Searle (1932-). Parte-se da filosofia da mente de John Searle, nomeadamente no que diz respeito à intencionalidade e à filosofia da linguagem e explora-se a possível relação com Husserl, tendo por chave o fenómeno da intencionalidade. Outros aspectos analisados são a consciência e a percepção. O artigo termina (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    Franz Brentano e as crises filosóficas nas quatro fases da sua história.Evandro Brito - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:86-97.
    Este trabalho analisa a polêmica "teoria das quatro fases da filosofia", tal como foi publicada por Franz Brentano em 1895, com o propósito de apresentar o papel das crises filosóficas no interior do movimento histórico-filosófico ocidental. Descrevemos, primeiramente, o modo como Brentano assume a clássica divisão da história em três períodos (antigo, medieval e moderno), para subdividir cada um desses períodos em quatro movimentos filosóficos distintos (movimento filosófico de interesse puro, movimento filosófico de interesse prático, movimento filosófico cético e movimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Reificação: Uma categoria reformulada pela Teoria Crítica?Marcio Renan Hamel - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):40.
    A presente pesquisa analisa a reformulação da categoria da reificação pela teoria crítica. Basendo-se nas análises do filósofo alemão Axel Honneth e da filósofa norte-americana Nancy Fraser, defende-se a tese de que Honneth foi melhor sucedido na tarefa de atualização do conceito, enquanto que Fraser utiliza a ideia de reificação muito próxima a defendida por Honneth. O trabalho reconstrói, inicialmente, a percepção de reificação presente na filosofia de Georg Lukács. No segundo momento, investiga a proposta de reformulação operada por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  26
    A Individuação Das Meras Enteléquias Em Leibniz.Edgar Marques - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:15-40.
    Analiso e critico neste artigo a solução apresentada por Robert Brandom para o problema por ele formulado acerca do critério de distintividade das percepções presentes nas meras enteléquias. Brandom considera ser problemática a vinculação entre distinção e consciência feita por vários intérpretes de Leibniz com o propósito de dar conta dos diferentes graus de distinção das percepções, pois tal vinculação somente pode ser válida para almas e espíritos, não se aplicando às enteléquias, as quais não são dotadas de nenhum tipo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  1
    De Magistro (Ou Contra Wittgenstein?): Sobre a Possibilidade de Uma Filosofia da Linguagem Em Agostinho.Rodrigo César Castro Lima - 2020 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 12 (33):261-281.
    Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein conjectura de início sobre um modelo pré-teórico, de inspiração agostiniana, acerca dos modos de compreensão da linguagem; isto é, ele se questiona a respeito de uma noção de compreensão linguística com base em um paradigma cujo grande recurso seria a “ostensividade”. Todavia, essa percepção não parece corroborar com exatidão àquilo que de fato o filósofo de Hipona advoga em sua teoria. Portanto, o objetivo do artigo é o de compreender o que Agostinho entendia como linguagem, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  39
    Filosofia da ciência e controvérsia científica: um leque de concepções físicas e interpretações filosóficas da física qu'ntica.Olival Freire Júnior - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Aísthesis: A Medida da Afecção (Páthos).Gislene Vale dos Santos - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):1-14.
    Este artigo propõe compreender a aísthesis (sensação/percepção) desde os limites fixados por Platão, no Teeteto, ao descrever a teoria do homem-medida de Protágoras. Apresenta, nesse sentido, uma articulação entre os pensamentos parmenidiano e heraclitiano, alicerces a todas as phantasíai (aparecimentos) construtoras tanto do aparecer fenomênico, defendido pela sofística, quanto da filosofia platônica que vige no Teeteto.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Ontologia fenomenológica e educação: uma leitura de Merleau-Ponty.Aimberê Quintiliano - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):357-381.
    O presente artigo explora a filosofia de Merleau-Ponty, particularmente a ontologia do sensível e da percepção em busca de novos caminhos para a educação. Apresentando uma problemática geral sobre a questão da infância, o texto procura alternativas para pensar um processo educacional que seja mais adequado à natureza, tanto da infância quanto da própria educação no sentido que ela adquire para os filósofos. Partindo da dicotomia tradicional do ocidente, entre corpo e espírito, matéria e forma, existência e essência, e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  25
    Teoria da constituição.Paulo Ferreira da Cunha - 2000 - Lisboa: Editorial VERBO.
    1. Mitos, memórias, conceitos -- Direitos humanos, direitos fundamentais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 968