Results for 'Suger'

208 found
Order:
  1. Panofsky, sugerandst_Denis.Peter Kidson - 1987 - Journal of the Warburg and Courtauld Institutes 50 (1):1-17.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  19
    LUÍS VI E SUGER As relações de poder entre a Igreja e o Estado francês no séc. XII.Maria do Carmo Parente Santos - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):391-403.
    O tema do nosso trabalho é a análise da obra Vie de Louis VI Le Gros, escrita pelo abade Suger. Esta crônica é a narrativa do reinado do monarca francês, Luís VI, feita pelo abade Suger, testemunha ocular dos acontecimentos nela narrados. No nosso entender a obra reveste-se de bastante interesse para o historiador, visto que através dela podemos tentar compreender como os intelectuais da Igreja relacionavam- se com o poder secular e os motivos que os levaram a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Color in Suger’s Saint-Denis: Matter and Light.Alberto Virdis - 2021 - Convivium 8 (2):78-95.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Universel, singulier, sujet: actes du colloque organisé par l'Institut de philosophie, Centre de recherches scientifiques (Ljublijana), et la Maison Suger, Maison des sciences de l'homme, novembre 1998.Jelica Ésumiéc-Riha, Centre de Recherches Scientifiques & Maison des Sciences de L'homme (eds.) - 2000 - Paris: Editions Kimé.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Universel, singulier, sujet: actes du colloque organisé par l'Institut de philosophie, Centre de recherches scientifiques (Ljublijana), et la Maison Suger, Maison des sciences de l'homme, novembre 1998.Jelica Šumič-Riha (ed.) - 2000 - Paris: Editions Kimé.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Sumner Mcknight Crosby, The Royal Abbey of Saint-Denis from Its Beginnings to the Death of Suger, 475–1151. Ed. Pamela Z. Blum.(Yale Publications in the History of Art, 37.) New Haven and London: Yale University Press, 1987. Pp. xxv, 525; black-and-white frontispiece, numerous black-and-white illustrations, 3 plans. $55. [REVIEW]Michael Davis - 1991 - Speculum 66 (1):139-143.
  7.  37
    (1 other version)Mitakuye Oyasin as a foundation for the well-being of animal life: reason, nature, and oppression in Horkheimer, MacIntyre, and Midgley/Mitakuye Oyasin como um fundamento para o bem-estar da vida animal: razão, natureza e opressão em Horkheimer.Jeffery L. Nicholas - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (11):31-48.
    Neste artigo lanço três tradições umas contra as outras para levantar algumas questões de pesquisa futura sobre a natureza da razão e a razão da natureza. Max Horkheimer e Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, sustentavam que a razão tende a dominar a natureza e que a dominação é parte da essência da razão. Dirijo-me, então, para examinar Aristóteles e aristotélicos contemporâneos, mais precisamente Mary Midgley e Alasdair MacIntyre, para mostar um recurso possível na tradição da filosofia ocidental na qual (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  70
    A origem do gótico nas idéias de Erwin Panofsky.Vinícius Sabino Gomes - 2012 - Escritos 20 (45):359-388.
    O presente ensaio procura determinar quais foram as idéias que influenciaram o abade Suger na reforma da igreja de Saint-Denis – origem do gótico. Erwin Panofsky dá os traços essenciais desta investigação e abre novas posibilidades de aprofundamento. Em seu fascinante estudo, Panofsky teve o mérito de ter sido o pioneiro em descobrir uma influencia das obras do Pseudo-Dionísio sobre a reforma de Saint-Denis. Desde então, a polêmica não cessou mais. Destacase o papel de Hugo de S. Vítor como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Quem são os inimigos de Filebo?Marcelo Perine - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 26:73-92.
    O texto sugere que a expressão “os inimigos de Filebo” não se refere a Demócrito, nem a Antístenes ou a Espeusipo, mas ao sofista Antifonte. A hipótese se mostra plausível seja pela análise de alguns fragmentos de Antifonte, seja pela constatação de que a expressão platônica se insere na estratégia de aliar-se aos anti-hedonistas para preservar a herança socrática no tratamento das paixões e, ao mesmo tempo, destacar dela uma nova concepção da natureza do prazer.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Vamos simplificar O problema do ser?Jorge Jaime - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):387-398.
    SÍNTESE - O Autor sugere a simplificação do problema filosófico sobre o ser. Pretende que os termos sejam bem definidos para uma clareza inicial dos conceitos. Faz um resumo do pensamento de Avicena. Seria o problema ontológico um pseudo-problema? Confronta o ser com o existir. O ser-coisa, o ser-essência evolui para o ser-existência, o ser-jogado-no-mundo. O homem, sem a sua consciência de valores, nada é. Conclui que o existir é apenas o do homem, ser capaz dos valores. O homem orienta-se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    O problema da legitimidade da autoridade política, ou sobre O que diferencia O estado da mafia.Andréa Luisa Bucchile Faggion - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):37.
    O artigo sugere que o Estado se diferencia de uma máfia sofisticada por sua pretensão de possuir autoridade legítima. Procedemos à análise do significado de tal pretensão, o que nos leva ao paradoxo denunciado pelo “anarquismo filosófico”, segundo o qual autoridade nenhuma poderia ser legítima, já que a obediência a qualquer autoridade implicaria, necessariamente, no abandono da racionalidade prática. Então, apresentamos uma teoria formal da razão prática destinada a resolver o paradoxo anarquista. Por fim, analisamos se, concretamente, poderia haver um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Consciência e justiça em Rousseau: dos tratados de casuística ao tribunal interior.Thomaz Kawauche - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Este artigo sugere que a relação entre consciência e juízo no Emílio possa ser compreendida no âmbito dos debates filosóficos sobre moral e religião do final do século XVII. Mais especificamente, trata-se de situar aquilo que Rousseau designava por consciência no quadro teórico das discussões marcadas, de um lado, pelas transformações da ideia de justiça na história da casuística, e de outro, por um certo modelo antropológico que, na primeira metade do século XVIII, se coadunava com as necessidades teóricas das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  20
    Deleuze e a escrita: entre a filosofia e a literatura.Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (2):53-72.
    Resumo: Esse ensaio buscará sondar as relações entre filosofia e literatura, no pensamento de Gilles Deleuze, a despeito de sua parceria conjunta com Félix Guattari, atentando tanto para as concepções de escrita expressas ao longo de sua obra quanto para o modo como essas concepções teriam influenciado o estilo de seus escritos filosóficos. Partindo da premissa deleuziana de que a escrita possui um acentuado lastro clínico, sendo a responsável pela elaboração de um diagnóstico das forças capazes de aprisionar ou calar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  7
    A fenomenologia da vida: apontamentos sobre afetividade e não-intencionalidade para a fundamentação de uma ética no pensamento de Michel Henry.Janilce Silva Praseres - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):242-259.
    Como toda pesquisa, a fenomenologia sugere pressuposições. O conhecimento sobre o conteúdo de uma "nova" fenomenologia, no caso a material ou da vida, compõe uma relação ímpar no horizonte da contemporaneidade. Este trabalho investiga dois pontos fundamentais deste pensamento: a afetividade e a não-intencionalidade, o que possibilitou uma visão sobre a ética presente no pensamento de Michel Henry.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  15. Reconstructing the Normative Sciences: Reconstruindo as Ciências Normativas.Kelly Parker - 2003 - Cognitio 4 (1).
    : From 1902 onward, Peirce viewed esthetics, ethics, and logic as "normative sciences," interconnected spheres of philosophical inquiry that constitute his main work in value theory. The normative sciences provide the basis for a theoretical investigation of questions of value detached from practical interests. Because the normative sciences maintain Peirce's well-known insistence on realism, they set his pragmaticism apart from the more "nominalistic" pragmatism of James and Dewey. The paper aims to clarify Peirce's idea of the normative sciences, to show (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  16.  9
    A dimensão literária do diagnóstico do presente em Foucault.Daniel Verginelli Galantin - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):71-100.
    Resumo Neste artigo, propõe-se uma investigação sobre a definição foucaultiana do papel da filosofia enquanto a construção de um diagnóstico do presente. Sustenta-se que o pensamento de Foucault em torno à figura do diagnóstico incorpora algumas de suas considerações sobre a linguagem e literatura modernas. Destaca-se essa apropriação notadamente a partir dos temas do apagamento do rosto, a relação entre linguagem e morte, e seu artigo sobre Georges Bataille. Para sustentar essa hipótese de leitura, elenca-se uma série de encadeamentos e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17.  18
    Diskursethik – akt – oder normenethik?Wolfgang Kuhlmann - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):35-50.
    Neste artigo o autor procura mostrar por que o princípio de universalização de Habermas não pode ser fundamentado reflexivamente, como o autor da Teoria do agir comunicativo sugere, bem pode ser considerado como um princípio central de uma filosofia moral.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  27
    O racismo no Iluminismo: notas sobre crítica filosófica e história da filosofia.Rodrigo Brandão - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    O presente artigo apresenta uma série de considerações sobre o tema do racismo no pensamento Iluminista com a intenção tanto de contribuir para a análise dos fundamentos do racismo moderno quanto para apresentar uma defesa da história da filosofia como disciplina capaz de auxiliar a tarefa de crítica filosófica de nosso presente. Em primeiro lugar, sugere uma série de reflexões gerais sobre maneiras de abordar e aprofundar a reflexão sobre o racismo no pensamento moderno, sobretudo no século XVIII. Em segundo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A redação do ENEM e o fechamento do discurso.Geane Izabel Bento Botarelli & Vaniery Patricio Amorim dos Santos - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):132-151.
    O Ensino Médio no Brasil tem enfrentado diversas mudanças sobre seu objetivo principal, sendo fortemente associado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior. A redação do ENEM, um dos componentes da prova, segue um formato dissertativo-argumentativo padronizado, exigindo que os candidatos defendam uma opinião sobre temas sociais e proponham uma intervenção, respeitando os direitos humanos. Com base nas teorias de Herbert Marcuse, o artigo discute como a estruturação da redação pode (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    (1 other version)O “interno” e o “externo” em filosofia da mente: Wittgenstein e o problema da experiência consciente.Daniel Luporini de Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):42-50.
    Suspeitando de que grande parte dos problemas atuais em filosofia da mente decorre de “nós” na teia sobre a qual estrutura-se a linguagem ordinária e o jargão filosófico pretendemos, com o presente artigo, identificar e dissolver o que julgamos ser os “pontos de tensão” subjacentes à colocação de alguns problemas aparentemente intratáveis na filosofia da mente contemporânea, em especial, o problema da experiência consciente, ou problema dos qualia. E, Fazendo uso dos escritos de Wittgenstein, tencionamos estabelecer que o problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  25
    Biopolítica e normatividade: duas abordagens filosóficas acerca da pandemia da Covid-19 a partir de Agamben e Habermas.Jozivan Guedes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e8.
    Este artigo analisa o problema da pandemia da Covid-19 do ponto de vista filosófico a partir das contribuições de Agamben e Habermas. Agamben aborda a dimensão biopolítica da pandemia e sugere que o isolamento social é uma estratégia política de exceção com vistas a limitar a liberdade das pessoas. Nesse sentido, ele fala em “invenção epidêmica”. Habermas aborda a Covid-19 do ponto de vista normativo ponderando que as questões devem ser refletidas a partir da perspectiva ética da dignidade humana, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  23
    Das crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil.Leandro José de Souza Martins & Jefferson Rodrigues-Silva - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1593-1624.
    Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt Resumo: O texto procura entender os pressupostos da educação superior no Brasil e faz considerações sobre seus limites e potencialidades à luz de Hannah Arendt. Segundo Hannah Arendt, a crise da educação remete-se a uma crise de estabilidade de todas as instituições políticas e sociais. E para o enfrentamento dessa crise, Hannah Arendt sugere reconsiderar a crise da modernidade para se repensar criticamente o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. The notion of sense: presenting a non-fregean alternative.Rodrigo Jungmann - 2009 - Princípios 16 (25):121-138.
    Há sérios problemas, contudo, no que concerne à caracterizaçáo da noçáo de sentido fregeano. Por vezes, Frege sugere que o sentido de um nome próprio é dado por uma descriçáo definida associada, cujo conteúdo individua a referência do nome em questáo. Por sua vez, Bertrand Russell rejeita expressamente o sentido fregeano, e, ao mesmo tempo, afirma que nomes próprios comuns revelam-se, quando analisados, como descrições definidas disfarçadas. Essa posiçáo, hoje conhecida como descritivismo , foi atribuída, por Saul Kripke, entre outros, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  20
    Abordagem axiológica da epistemologia científica.Roberto de Andrade Martins - 1981 - Textos Seaf 1 (2):38-57.
    A considerable part of the 20th century epistemology was devoted to attempts at differentiating science from metaphysics or from non-science. Such demarcations try to establish necessary and sufficient conditions to ascribe the scientific status to a theory. However, all demarcations that were proposed conflict with scientific practice, and no proposal received general acceptance. This article suggests a new kind of approach, in which nothing is prohibited in science, but criteria for evaluating and guiding the scientific research are established through desiderata, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O vocabulário filosófico-teológico de Nicolau de Cusa: indicações para se pensar a relação entre o uno e o múltiplo.José Teixeira Neto - 2011 - Princípios 18 (30):53-83.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} Neste trabalho interessa-nos pensar a relaçáo entre unidade e multiplicidade, um problema fundamental tanto filosófico quanto teológico como lembra Beierwaltes (1989, p. 179), a partir do vocabulário filosófico-teológico cusano. Na primeira parte do texto fazemos uma leitura às avessas da obra cusana. Partimos da suposiçáo de que no De (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência.Neires Maria Soldatelli Paviani & Niura Maria Fontana - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):77-88.
    No âmbito educacional, a articulação entre teoria e prática encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo caracteriza a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão e relata sucintamente uma experiência de oficinas oferecidas a professores da Rede Municipal de Ensino. O resultado das oficinas sugere ser essa técnica bastante eficaz na formação continuada de professores.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    A Teoria da Resistência e o Direito de Fuga Do Prisioneiro.Luis Felipe Sahd - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):65-75.
    Este artigo discute a proibição da resistência e a busca por alternativas de Samuel Pufendorf. Em sua teoria bastante incomum do Estado, Thomas Hobbes nega as obrigações contratuais entre o cidadão individual e o soberano por princípio e tenta mostrar que o cidadão nunca pode sofrer injustiça nas mãos do governante. Apesar de suas simpatias por uma teoria restritiva da resistência, Pufendorf discorda. Em seu De jure naturae et gentium, ele enumera inúmeras instâncias de injustiça que podem ser cometidas pelas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  20
    Socioconstrutivismo: críticas e respostas.Marcos Rodrigues da Silva - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):163-178.
    Resumo: O artigo apresenta e discute quatro objeções que têm sido direcionadas ao socioconstrutivismo, enquanto concepção de ciência: i) sua impossibilidade teórica; ii) sua implausibilidade teórica; iii) sua irrelevância; iv) sua indesejabilidade. O artigo sustenta a inadequação das quatro objeções, sugere a importância do socioconstrutivismo, mas defende que essa posição não é nem a única nem a melhor, para nossa compreensão da ciência, porém, apenas mais uma, dentre tantas contribuições filosóficas para essa compreensão. ABSTRACT: This paper introduces and discusses four (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  54
    A origem do universo: O que de fato importa Saber.Josiney A. Souza - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p. 12-20.
    Este manuscrito apresenta um ponto de vista sobre o conhecimento da origem do cosmos. A ciência afirma que o Universo teve um começo com o tempo, mas também declara que nenhuma lei natural pode ser aplicada no tempo inicial. Considerando que se trata de algo exclusivo da ciência divina, sugere-se então a instrumentalidade da fé para se conhecer aquilo que de fato é relevante sobre o início da história.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Quando o Fogo Não Queima, Quando a Decapitação Não Mata:Causalidade No Tahafut Al-Falasifa XVII, de Al-Ghazali.Tadeu Mazzola Verza - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):157-185.
    Este artigo aborda se a discussão XVII do Tahafut al-falasifa pode fornecer elementos para se obter qual seria a noção ghazaliana de causalidade apesar da natureza eminentemente disputativa da obra. O artigo sugere uma leitura do texto em que al-Ghazali, ao considerar haver dois sistemas alternativos de explicação da causalidade no mundo (o dos filósofos e o que incorpora uma noção forte de vontade divina), ambos não demonstrados, defenderia que a participação divina na relação entre causa e causado seria preferível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O Sentido da Vida e o Propósito de Deus.Sagid Salles - 2010 - Fundamento: Revista de Pesquisa Em Filosofia 1 (1): 84-110.
    Este artigo trata de três objeções à teoria do propósito. Essa teoria afirma que o único sentido que a nossa vida pode ter é satisfazer um propósito que Deus nos atribuiu. A primeira objeção que trabalharei afirma que seria incompatível com a bondade de Deus que Ele nos punisse por não cumprirmos o seu propósito. A segunda sugere que a oferta de um céu por cumprirmos o seu propósito seria ofensiva, poderia ser encarada como exploração. Por fim, a última é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  32.  20
    O Tractatus de Wittgenstein, Russell e o Problema do Holismo em filosofia.Henrique Jales Ribeiro - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (3):465 - 495.
    O autor do artigo sugere, provocadoramente, que a visão oficial do Tractatus Logico--Philosophicus, de acordo com a qual a filosofia ai apresentada é atomista e reducionista, deve ser completamente repensada, e que esta é uma condição básica para avaliar hoje em dia o impacto desse livro na filosofia analitica contemporânea. Especialmente, defende que o Tractatus, tal como a filosofia de Russell depois do comeqo dos anos vinte, foi essencialmente holista. Desteponto de vista, argumenta que na "Introdução" ao Tractatus, tal como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  27
    Simondon, la technique, la politique et la vie.Xavier Guchet - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Enquanto as duas teses defendidas por Simondon em 1958 relevam o problema da individuação humana na sua dimensão psicossocial e técnica, a publicação nos últimos anos do conjunto do corpus simondoniano sugere que outro tema constitui o fio condutor do pensamento de Simondon por três décadas, dos anos 50 ao início dos anos 80: aquele da vida. Ora, enquanto o problema da individuação humana poderia ser interpretado na ótica de uma reflexão política, notadamente através do conceito de “transindividualidade” desenvolvido (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  56
    Simondon e o construtivismo: uma contribuição recursiva à teoria da concretização.Andrew Feenberg - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):263-281.
    ResumoEste artigo defende que a teoria da concretização de Gilbert Simondon é útil tanto para os estudos sobre ciência e tecnologia quanto para a teoria política. Por "concretização", Simondon compreende o processo de multiplicação de funções propiciadas pelas estruturas de um dispositivo. Ele oferece o exemplo do motor com resfriamento a ar, que combina resfriamento e contenção em uma única estrutura, a caixa do motor. A concretização contrasta com projetos "abstratos", que acrescentam estruturas para cada função, complicando o dispositivo e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35.  15
    Esclarecimento e dominação masculina.Patrícia da Silva Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):313-334.
    Resumo O objetivo deste artigo é interpretar o livro Dialética do esclarecimento e seus principais argumentos, considerando a dominação masculina que perpassa a racionalidade moderna. Para isso, sugere-se uma interpretação acerca do entrelaçamento entre mito e esclarecimento, durante o processo de civilização ocidental, indicando que os argumentos de Adorno e Horkheimer tomam a modernidade como um projeto fundamentalmente masculino.This article aims to interpret the book Dialectic of Enlightenment and its main arguments considering the masculine domination which permeates the modern rationality. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  13
    Caracterização da demanda de atendimento psicológico na pandemia.Samanta Benzi Meneghelli & Ana Paula Parada - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:244-261.
    Caracterizar a demanda de atendimento psicológico e compreender a experiência dos profissionais que atuaram na pandemia do COVID-19, em uma plataforma de atendimento psicológico on-line. Realizou-se uma análise documental e entrevista semiestruturada com 20 psicólogos que atuaram no mínimo 6 meses na plataforma entre mar/2020 à dez/2022, em que foram atendidos um total 15.963 pacientes. Dentre as demandas, prevaleceram ideação suicida com planejamento, ansiedade e depressão. O perfil prevalente dos pacientes atendidos na pandemia corresponde à literatura, em períodos não pandêmicos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Neurofilosofia da Racionalidade: Críticas e Propostas a Partir da Filosofia e Das Neurociências.Carlos Eduardo B. de Sousa - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (12):156-183.
    A neurociência visa entender o funcionamento do cérebro e sua influência no comportamento consciente. Achados neurocientíficos recentes sugerem que processos decisórios são causados por eventos neurobiológicos. A partir destes achados, alguns neurocientistas “decidiram” defender a hipótese de que o cérebro seria o real causador das ações. O determinismo neural implícito sugere que “racionalidade” e “consciência” seriam ilusórias. Esta visão vai contra uma concepção clássica de racionalidade. Contudo, aceitar ou não esta nova ideia requer um tipo de racionalidade mínima capaz de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    SOUTO, Maria Helena, História do Design em Portugal I.Leonor Ferrão - 2009 - Cultura:293-296.
    Importa, antes de mais, saudar uma publicação que se inscreve num registo disciplinar no qual escasseiam os contributos, embora o título prometa o que não cumpre. O número romano aposto ao título História do Design em Portugal sugere o arranque de uma série subordinada à mesma temática, mas acaba por induzir em erro, ao fazer prever uma obra com outra extensão e coesão interna. Dispersos, subsídios ou contributos para a História do Design em Portugal seriam algumas das possibilidades para des...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  36
    Da ficção científica para a ficção religiosa: ideias para pensar o cinema de ficção científica como o culto da religião vivida (From Science Fiction to Religious Fiction: ideas to think on Science Fiction cinema as the cult of lived religion).Júlio Cézar Adam - 2012 - Horizonte 10 (26):552-565.
    Da ficção científica para a ficção religiosa: ideias para pensar o cinema de ficção científica como o culto da religião vivida (From Science Fiction to Religious Fiction: ideas to think on Science Fiction cinema as the cult of lived religion). DOI - 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p552 Este artigo tem como objetivo refletir sobre a chamada religião vivida como uma forma de repensar o papel da teologia e das ciências da religião na contemporaneidade. O estudo da religião vivida será investigado na relação entre o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  31
    Unheroed Pasts: History and Commemoration in South Frankland before the Albigensian Crusades.Thomas N. Bisson - 1990 - Speculum 65 (2):281-308.
    Among the regions where history was written in the early Middle Ages Mediterranean France is hardly conspicuous. South of the Limousin we know of no Flodoard to carry on Frankish annals, no Dudo to celebrate a new people's identity, no William of Poitiers to lionize a conqueror; nor did the twelfth century nurture the likes of Orderic Vitalis or Suger. Indeed, it is difficult to think of a single historian in or of the deep South during the centuries separating (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Galileo Galilei, Holland and the pendulum clock.Filip A. A. Buyse - 2017 - O Que Nos Faz Pensar 26 (41):9-43.
    The pendulum clock was one of the most important metaphors for early modern philosophers. Christiaan Huygens (1629-1695) discovered his pendulum clock in 1656 based on the principle of isochronism discovered by Galileo (1564-1642). This paper aims at exploring the broad historical context of this invention, showing the role of some key figures such as Andreas Colvius (1594-1671), Elia Diodati (1576-1661), Hugo Grotius (1583-1645) and Constantijn Huygens, the father of Christiaan Huygens. Secondly, it suggests - based on this context - that (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  38
    Para uma Dialéctica Constelar: Theodor W. Adorno à entrada do Século XXI1.João Pedro Cachopo - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):213-232.
    RESUMO: Interrogando-se sobre o lugar da filosofia de Theodor W. Adorno no âmbito do pensamento crítico contemporâneo, o presente artigo procura dar conta dos revezes da recepção político-filosófica da dialéctica negativa e discutir a sua relevância actual. Defender-se-á que a politização do pensamento adorniano é possível, muito embora as suas valências críticas não se restrinjam a essa possibilidade. Hoje, a dialéctica negativa funcionaria também como antídoto contra os atalhos tomados pelas correntes "voluntarista", "messiânica" e "ontológica" da filosofia, à entrada do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Philosophy with Children: Learning to live well.Claire Cassidy - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):243-264.
    A filosofia com crianças, em todas as suas guisas, visa engendrar o pensamento filosófico e o raciocínio nas crianças. Muito é escrito sobre o que a participação na filosofia poderia fazer para a criança academicamente e emocionalmente. O que propomos aqui é que permitindo às crianças participar de diálogos filosóficos elas aprenderão uma abordagem que poderia dar suporte a sua participação na sociedade e que poderia envolvê-las na consideração e no arejamento de suas vistas, tomando decisões em suas interações e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  6
    Artistes et philosophes, éducateurs?: [exposition] Centre Georges Pompidou.Christian Descamps (ed.) - 1994 - Paris: Editions du Centre Pompidou.
    En bannissant les poètes de la Cité, Platon inaugurait une longue querelle entre philosophes et artistes. De fait, les artistes ont aimé se proclamer " instaurateurs ", " éducateurs ", " voyants ", " tenants de l'avant-garde ". Depuis Hölderlin, qui n'a en tête le poète-philosophe, depuis Nietzsche le philosophe-artiste? Pourtant le philosophique ne peut, sans renoncer au concept, être réduit à une poétique... Il est décisif d'articuler, aujourd'hui, les places philosophiques et artistiques. Au cours de ce séminaire, celles-là se (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  26
    Pobreza e educação.Andre Marcio Picanço Favacho & Geovana Mendonça Lunardi Mendes - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1409-1444.
    Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes Resumo: Desde o século XIX, a pobreza tem sido objeto de governo em todos os âmbitos do Estado Brasileiro. No entanto, desde lá, a seu modo, a área educacional tem assumido fortemente essa tarefa para si, quer seja na política educacional ou na experiência docente. De fato, essa é uma questão importante, mas paradoxal. Por um lado, governam-se os pobres visando a sua liberdade; por outro, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  2
    Memórias e espelhamentos sobre “tornar-se negra” fazendo docência no ensino superior.Andressa de Sousa Santos Ferreira, Rosangela Janja Costa Araújo & Sofia Silva de Souza - 2024 - Odeere 9 (3):114-133.
    Este artigo apresenta memórias da experiência docente de uma jovem que se tornou negra na Universidade, reconfigurando assim a forma de se posicionar no mundo acadêmico e na vida pessoal. Os relatos são apresentados em forma de carta, um recurso metodologicamente criativo, conforme Figueiredo (2015), que aproxima a narrativa de acontecimentos em diálogo com autoras negras, preferencialmente. Ao relatar sua experiência, a autora toma a ideia de espelhos que se constroem e são construídos a partir de vivências acadêmicas. Ao utilizar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Obstáculos Epistemológicos de Bachelard e Construtivismo Sistêmico: Requestionamentos Aos Direitos Humanos.Luis Gustavo Gomes Flores - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):128.
    A observação do tema dos Direitos Humanos entre inúmeros avanços e retrocessos sugere enfrentar o problema de pesquisa que indaga: Qual a relevância de estudos a partir de uma epistemologia de caráter filosófico, sociológico e construtivista para os Direitos Humanos? Assim, tem-se como objetivo lançar um olhar diferente das concepções tradicionais dos Direitos Humanos. Para tanto, o método utilizado, foi o sistêmico construtivista, equacionando reflexões filosóficas-sociológicas e construtivistas do Direito. Como resultado se constatou a relevância de realizar novas observações no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  23
    Law and Ethics.Robert B. Gibbs - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):395 -.
    Aim of this article is to suggest that Contemporary Jewish Philosophy take step from Ethics to a focus on Ethics and Law. In a commentary manner, this essay explores the thought of Hermann Cohen, Franz Rosenzweig and Emmanuel Levinas, to see how their dialogical ethics becomes an exploration of the relation of commandments and laws. The dialogical relation is not lost, but remains a central aspect in theories of law. Moreover, the key aspect of the inquiry revolves around the temporality (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  19
    Zubiriy, Post-Modernism, and Plato.Gary M. Gurtler - 2000 - Revista Portuguesa de Filosofia 56 (3/4):559 - 572.
    Zubiri presents a critique of modernism and return to phenomena in primordial apprehension. Only 'notes' are apprehended; as real they need to be repossessed by logos or reason, related to other notes in the field or unified as the world. Zubiri seeks to overcome the dualism of sensing and knowing and introducing transcendent objects. His target extends to ancient and medieval philosophy, charged with introducing the problem. So he reads Plato's Sophist as positing being, known independent of the senses, and (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  23
    Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno // Consequences of formative models: between modern and post-modern.Leoni Maria Padilha Henning & Genipo Soares de Oliveira Neto - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020029.
    O presente artigo pode ser justificado como um breve panorama do debate entre modernidade e pós-modernidade em suas implicações ao campo da educação e formação humana, diante da emergência de nova humanidade, fruto do capitalismo tardio, com suas promessas não cumpridas, diante da colonização de todas as esferas, inclusive da própria educação. Assim, este trabalho visa a traçar alguns contornos do complexo liame entre modernidade e pós-modernidade, bem como a concepção de homem decadente, por um lado, e de homem emergente, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 208