Results for 'Ontologia do presente'

958 found
Order:
  1. (1 other version)O Sentido do Agora (ou Foucault lendo Kant): crítica, ontologia de nós mesmos e ontologia do presente.Marcos Carvalho Lopes - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):10-33.
    Este artigo investiga como o diálogo de Michel Foucault - em sua última fase - com Immanuel Kant, sobre a questão da Aufklärung, permite uma reavaliação da perspectiva do pensador francês sobre conceitos como poder, liberdade e autonomia. Propõe sumariamente que a divisão entre "ontologia do presente" e "ontologia de nós mesmos" seria similar à distinção realizada na Metafisica dos Costumes, entre Doutrina do Direito e Doutrina da Virtude.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Comentário a “Liberdade contextualizada e sentidos normativos em Foucault”: uma ontologia do presente.João Barros Ii - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240007.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Ontologia dos valores e o estado fiscal em crise: Fundamentos jurídicos.José Galbio Oliveira Junior - 2023 - Aufklärung 10 (2):199-210.
    From taxation as a common element of the economic and fiscal crises in the COVID-19 pandemic, the work addresses the function of the tax in the Fiscal State and presents considerations from the theory of values that may indicate the solution of the established conflict. At the end, a brief judgment that faces the problem is presented, pointing out the use of the elements worked in the text, concluding that in the clash between the economic crisis suffered by some enterprises (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    A ontologia dos objetos digitais na perspectiva do conceito simondoniano de concretização.Veronica Ferreira Bahr Calazans - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    A tentativa de estabelecer uma ontologia dos objetos digitais passa por questões complexas. A redução dessa ontologia ao plano da lógica não é suficiente para abarcar tal complexidade ontológica e, ainda menos, para lançar luz sobre as consequências axiológicas de tal discussão. Embora sejam formulados no campo da lógica computacional, os objetos digitais têm garantido seu papel de mediadores, entre o homem e a natureza, tanto quanto os objetos técnicos materiais, na medida em que fazem parte das ações (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  34
    A insustentável leveza do si: a ipseidade entre a existência e a narrativa.Vítor Hugo Dos Reis Costa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):94-113.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a pertinência do recurso da narração tanto na representação quanto da própria constituição da ipseidade. Para realizar esse intento, optou-se por uma estratégia comparativa entre uma posição antinarrativista e uma narrativista no que concerne aos poderes da narração em apreender e compor o domínio das identificações. Em um primeiro momento será realizada uma reconstrução das posições de Jean-Paul Sartre acerca da narração tendo por base a ontologia fenomenológica de O ser e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Sobre “O ideal e a ideologia” em Para a ontologia do ser social de G. Lukács: novos comentários sobre o tema.Ester Vaisman - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):259-287.
    Ainda que a autora tenha se debruçado, em várias ocasiões desde 1984, sobre o problema da ideologia na obra postumamente publicada por Lukács, o objetivo geral do presente artigo é trazer comentários adicionais sobre o tema, decorrência de pesquisa mais profunda não só da Ontologia do ser social, mas também do próprio itinerário intelectual do filósofo húngaro. Autores que abordaram o tema são revisitados, configurando-se assim um quadro geral mais complexo da questão em tela.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    A natureza e a posição da política no quadro das atividades histórico-sociais: ontonegatividade da política e a ontologia do ser social.Ronaldo Vielmi Fortes - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    O presente artigo tem por objetivo demonstrar a fundamentação da tese da ontonegatividade da política, desvelada pelo filosófo brasileiro José Chasin, no pensamento de Marx, a partir da análise da ontologia do ser social. Com base na determinação do ser do homem, demonstra-se que a política não é um atributo inerente a essa forma do ser.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    Enigma da Transcendência: Elementos para uma ontologia do exílio segundo Emmanuel Levinas.João Vila-Chã - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (1):43 - 62.
    Neste artigo tenta-se uma aproximação do pensamento de E. Levinas em sua busca de aberturas no discurso-do-serpara a emergência ética do sentido, de um Sentido desconstrutor dos sentidos constituídos, Sentido dos sentidos e do não-sentido. Trata-se, assim, de uma tentativa de superação do esquecimento mais tipico do centralismo da nossa tradição de pensamento: o da Intriga, que é também tensão, do Outro no seio do Mesmo - ou seja, da Transcendência na e à ordem do mundo. Mais do que o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    Linguagem E política em espinosa.Rafael Dos Santos Monteiro - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:251-272.
    Mais próxima do corpo e da imaginação, a linguagem que pode ser deduzida da ontologia espinosana nos coloca frente ao problema das relações entre mente e corpo. Como pode uma palavra, modo da extensão, comunicar uma ideia, modo do pensamento, se nosso espírito não é uma replicação do corpo e não há expressão entre os atributos? Ao mesmo tempo Espinosa nos mostra como o desenvolvimento e permanência da língua de um povo ao longo dos tempos depende do uso da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  27
    A crítica de Heidegger à estética em A origem da obra de arte.Luan Alves dos Santos Ribeiro - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):301-319.
    The following article aims to present and develop Martin Heidegger's criticism of Aesthetics from the essay The Origin of the Work of Art. For Heideggerian thinking, Aesthetics, as an heir to the metaphysical paradigms, kills what is essential in the art by taking it fundamentally as an object capable of provoking and impacting the sensitivity of the contemplating subject. As will be shown Heidegger traces the origin of such a conception in the first Western philosophical systems with Plato and Aristotle, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  49
    Lógica e Ontologia: O confronto entre Bertrand Russell e Hugh MacColl acerca dos Objectos Inexistentes.Paolo Valore - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):391 - 405.
    Ponto de partida do presente artigo é uma interrogação acerca do significado existencial das proposições. Em primeiro lugar, é considerada a ideia de existência simbólica na lógica de MacColl, ao mesmo tempo que se assinalam os problemas que, na perspectiva de Bertrand Russell, estão associados com a auta-referência e o significado da classe-nula. Por outro lado, o artigo demonstra também até que ponto a própria perspectiva de Russell não está livre de problemas, de ambiguidades e de mudanças de opinião. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  47
    Ontologia deflacionária e ética objetiva: Em busca dos pressupostos ontológicos da teoria do reconhecimento.Eduardo Luft - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):82-120.
    O presente estudo tem por objetivo contribuir para o projeto de reatualização da Filosofia do Direito hegeliana inaugurado por Axel Honneth, mas de um modo indireto: meu interesse aqui não é investigar tópicos específicos da Filosofia do Direito, nem mesmo examinar a teoria do reconhecimento como proposta por Honneth, mas iniciar uma caminhada no sentido de tornar explícitos os pressupostos ontológicos carregados por tal projeto de reatualização.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  21
    Heidegger e Husserl: a apropriação da noção de intuição categorial pela analítica existencial.Ísis Nery do Carmo - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):118-126.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar a leitura heideggeriana da filosofia de Edmund Husserl a partir do tema da intuição categorial desenvolvida por este último e os seus desdobramentos na própria obra de Heidegger. Defendemos a hipótese de que ao retirar a consciência da sua abordagem tradicional, isto é, ao livrá-la do psicologismo, Husserl impulsiona Heidegger na inauguração da sua fenomenologia hermenêutica, pois a consciência deixa de ser tratada como um objeto natural e tem o seu caráter ideal (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  31
    (1 other version)Heidegger and the limits of mathematical determination in the knowledge of living organisms.Róbson Ramos dos Reis - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):691-710.
    RESUMO No Curso de Inverno de 1928/29, Heidegger afirmou que a matematização irrestrita no conhecimento dos seres vivos resultaria numa falha no propósito de elaborar a ontologia da vida orgânica. No presente artigo, examino as razões que justificam essa concepção. Com base em interpretações das investigações de biólogos como Hans Driesch J. v. Uexküll e Hans Spemann, o argumento de Heidegger integra quatro passos: 1) uma abordagem mereológica do corpo orgânico, concebido como uma unidade funcional de aptidões e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  15.  33
    Dos interpretaciones sobre la actividad analógica en la psicología Y ontología fenomenológica de j-p. Sartre: Distinción material O función analógica.Rodolfo Leiva - 2021 - Investigaciones Fenomenológicas 13:89.
    En el presente artículo presentaremos dos posibles enfoques sobre la actividad analógica de la conciencia en L’imaginaire de Jean-Paul Sartre: el primero, centrado en la composición ontológica del analogon, distinguirá el “analogon psíquico” del “analogon físico” y deducirá a partir de allí las dificultades y limitaciones del planteo sartreano y planteará a su vez los medios para dar respuesta a tales problemas. El segundo intentará explicar la función analógica de la conciencia imaginante como el resultado de un proceso de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  44
    Leucipo, Demócrito e Kant: uma Reflexão sobre a Equivalência entre Ser e Não-Ser.Eberth Eleuterio dos Santos - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):71-94.
    De início, apresentaremos a tese de Demócrito e Leucipo, segundo a qual o ser não é mais que o não-ser, tendo como contraponto o pensamento eleata acerca da inexistência necessária do não-ser. Esta discussão nos remete à oposição entre o pleno e o vazio que será posteriormente traduzida na oposição entre o ser e o nada. Desse modo, a oposição entre o pleno e o vazio é uma oposição que se desloca para o ser e o não-ser. Em seguida, faremos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Ausência e sujeição ao presente: a propósito da ontologia destes tempos em Michel Foucault.Francisco Vítor Macêdo Pereira - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):1-20.
    The irrecusable consolidation of an expansion-consumption-tolerance regime rectifies every symbolic manifestation of the present in a common life. The symptoms of today's civilization of consumption, in subjectivities and in their bodies, sum up the composition of suitable orders - of individual and collective relations - under the signs of economic development, legal guarantees, vulgar erotomania, and banal liberalities; who have magnetized themselves, minions, at all levels of experience and culture in the present time. The present signs and codes of a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Ontologia social e teoria crítica: em torno do diagnóstico de experiências sociais negativas.Leonardo da Hora - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (6):e02400282.
    What does it mean to assert that a society produces negative social experiences? From the standpoint of social ontology, what is the image or figuration of society presuposed in such a diagnosis? This article aims to address such inquiries through the reconstruction of some theoretical models, particularly critical ones. Methodologically, it involves starting from how each model diagnoses negative social experiences in order to better reflect on the various possibilities of understanding the social. This article is divided into three parts. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Da metafísica do sujeito a ontología Concreta: una leitura gramsciana.José Mario Angeli, Julio Cesar Campano Floriano & Juliana de Barros Cerezuela - 2006 - Philosophica 29:45-60.
    Trata-se, no presente artigo, de analisar as mudanças que historicamente tem ocorrido no EU e as rupturas na apreensâo da realidade. As atuais transformaçoes da realidade teriam levado a um asvaziamento do ser? Ou ainda, a realidade nâo teria mais nada a ver com o sujeito? Como apreender essas transformaçoes? Esta investigaçâo faz-se valer da leitura de Gramsci, por meio da qual a unidade entre se e o pensar aparece como uma possibilidade de superaçao da metafísica do sujeito à (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Ontologia e obra literária: a resposta realista de Ingarden a Husserl.Allan J. Vieira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):219-243.
    O idealismo transcendental anunciado por Husserl como idêntico à própria fenomenologia nunca deixou de ser um dos pontos mais polêmicos de sua filosofia. A esse respeito, um dos primeiros críticos da posição filosófica esposada publicamente por Husserl a partir de Ideias para uma fenomenologia pura foi seu outrora aluno Roman Ingarden. Seu denso e resoluto criticismo em relação à perspectiva idealista de Husserl é amparado por minuciosas investigações de ordem ontológica, contidas sobretudo em seu magnum opus, Controvérsia acerca da existência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Ontologia fenomenológica e educação: uma leitura de Merleau-Ponty.Aimberê Quintiliano - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):357-381.
    O presente artigo explora a filosofia de Merleau-Ponty, particularmente a ontologia do sensível e da percepção em busca de novos caminhos para a educação. Apresentando uma problemática geral sobre a questão da infância, o texto procura alternativas para pensar um processo educacional que seja mais adequado à natureza, tanto da infância quanto da própria educação no sentido que ela adquire para os filósofos. Partindo da dicotomia tradicional do ocidente, entre corpo e espírito, matéria e forma, existência e essência, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  25
    Pulsão e dimensão: Heidegger e a estrutura da aptidão org'nica.Róbson Ramos dos Reis - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):191-212.
    Resumo: Nos Conceitos fundamentais da metafísica, Heidegger esboçou uma ontologia da vida que concebe os animais e as plantas como totalidades relacionais compostas por aptidões, complexidade orgânica e relação ao ambiente. A estrutura da aptidão é apresentada como formalmente determinada pelo fenômeno da pulsão. Tal determinação concede à aptidão a característica de uma dimensão em sentido formal. Neste artigo, realizo uma análise da dimensionalidade orgânica, a partir de dois aspectos da dimensão enquanto tal: a travessia de algo para algo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  27
    La ontología social de Wilfrid Sellars: Razonamiento práctico, conexiones instrumentales y coerción social.José Giromini - 2024 - Análisis Filosófico 44 (1):5-34.
    El presente trabajo identifica en la obra de Wilfrid Sellars dos tesis relevantes para el debate contemporáneo en ontología social. La primera dice que podemos entender la realidad social como estando compuesta parcialmente por estructuras causales o coercitivas. La segunda, que la realidad social se le presenta a los agentes como estando constituida por estructuras coercitivas. El trabajo defiende estas tesis interpretativas recurriendo a los escritos de filosofía práctica de Sellars, y especialmente a su explicación del funcionamiento de los (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    O autômato espiritual na filosofia de Espinosa Implicações de uma ontologia imanentista no plano do conhecimento científico.José Ezcurdia - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:11.
    O presente texto tem como objetivo explicitar algumas das implicações da ontologia imanentista de Espinosa relativamente a sua concepção do conhecimento científico e em particular a sua noção de autômato espiritual. Nesse sentido revisam-se noções como sustância, causa imanente, definição genética; noções que lastram nossa reflexão em torno da concepção espinosana de ciência, na qual a ideia e a figura da verdade refletem uma identidade ou interioridade entre os planos do ser e do conhecer, entre o objeto e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  38
    A ontologia de Lukács e a sexualidade em perspectiva emancipatória.Aurélio Bona Junior - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 18.
    O presente estudo parte da compreensão de que a sexualidade é uma dimensão de grande importância na constituição educacional da personalidade e na emancipação humana, e visa levantar possibilidades de compreendê-la a partir do pensamento ontológico de György Lukács. Para tal, apresenta e articula os conceitos de ontologia, ser social e trabalho, discute o lugar da subjetividade no ser social, e propõe uma reflexão sobre a sexualidade como dimensão que, mesmo originária de uma pré-disposição biológica, se reveste de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    Da Filosofia da Natureza À Filosofia Moral: Análise de Uma Ética Animal Em Hans Jonas.Anor Sganzerla & Bruno Henrique do Rosario Xavier - 2021 - Dissertatio 52:185-212.
    As últimas décadas têm testemunhado uma profusão de teorias filosóficas que buscam reconhecer a moralidade de uma categoria tradicionalmente compreendida como neutra: os animais. Destituída de qualquer valor, a existência não-humana senciente foi deixada de lado por grandes nomes da ética ocidental (de Aristóteles a Kant), cujas teorias colocava-os, muitas vezes, sob o mesmo status de mera matéria destituída de vida. Contudo, desde o século XVIII, sobretudo na Inglaterra, os animais passaram a fazer parte do escopo compreendido por um sem-número (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  46
    Las ontologías de lo común en la estética y en el arte actuales.Jordi Massó Castilla - 2013 - Isegoría 49:533-547.
    En las últimas décadas, dos líneas de pensamiento han querido hacerse cargo de la necesidad de pensar “lo común” desde coordenadas ontológicas. Una, representada principalmente por Jean-Luc Nancy y Alain Badiou, retoma los análisis de Heidegger sobre el Mitsein; la otra parte de los análisis que Toni Negri hace de la noción de “multitud” de Spinoza. Estas dos “ontologías de lo común” han dado pie a sendas estéticas que persiguen una finalidad política. Este trabajo estudia estas tendencias con el fin (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Ontología Deleuzeana.Antía Piñeiro Balvís - 2024 - Eikasia Revista de Filosofía 122:73-99.
    En el presente artículo pretendemos presentar las características fundamentales de la ontología deleuzeana. Para ello, tomaremos como texto fundamental su obra Diferencia y repetición, aunque también trabajaremos con otros textos del autor. Propondremos entonces un posible recorrido a realizar a la hora de comprender el sistema deleuzeano. Partiendo de la formulación de un concepto de diferencia, nos dirigiremos hacia las bases ontológicas de nuestro autor: la inmanencia y la univocidad del Ser. De ahí, explicitaremos el funcionamiento de una suerte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas.Romero Júnior Venâncio Silva & Iuri Ribeiro dos Santos - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):5-19.
    Resumo: O presente artigo reflete sobre o tema da “responsabilidade” no pensamento filosófico de Hannah Arendt (1906 - 1975) e Emmanuel Lévinas (1906 - 1995) com a intenção de demonstrar as nuances e particularidades de cada autor e ao mesmo tempo realizando uma atualização da reflexão filosófica destes dois grandes pensadores do século XX. Para Arendt, o conceito de responsabilidade perpassa tanto o aspecto pessoal quanto coletivo acentuando a dimensão da política e aparece de forma sistemática em escritos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  22
    Principais influências na ontologia platônica dos diálogos intermediários.José Lourenço Pereira da Silva - 2010 - Philósophos - Revista de Filosofia 15 (1):119-145.
    The platonic ontology as known through the Phaedo and Republic is centered on the hypothesis of the intelligible Forms, that is, the platonic Socrates' belief that there are ontologically independent entities such as "the beautiful itself", "the good itself", "the equal itself" etc., of which all empirical things participate thereby receiving the properties they exhibit. Clearly, the main philosophical influences on this doctrine are pre-Socratic philosophy, the sophistic and Socrates' thought. The aim of this paper is to present which ideas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O livro Г da Metafí­sica de Aristóteles: Ontologia - a Ciência do Ser enquanto Ser.Susana Amaral Vieira - 1995 - Princípios 2 (3):155-165.
    o objetivo do presente artigo é o de apontar para o modo em que se realiza a ciência aristotélica do ser enquanto ser. Para isso é necessário esclarecer as noções de "analogia" e "substância", A autora nega a concepçáo realista da substância e pretende situar a questáo dentro do universo semântico e interpretativo da linguagem.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  66
    A psicanálise, as ontologias da ciência e o pensamento da existência.Leticia O. Minhot - 2011 - Natureza Humana 13 (2):100-115.
    Dos preguntas articulan las reflexiones contenidas en el presente trabajo: ¿Cuál es el sentido de nuestra vida? y ¿qué sentidos produce el psicoanálisis? La yuxtaposición de ambos interrogantes no debe darnos la idea de que la respuesta a una sirve de fundamento a la otra. La vecindad tiene por objetivo aquí mostrar cómo el psicoanálisis elabora sentidos. La primera pregunta ha sido considerada por algunos como una pregunta sin respuesta. Sin embargo consideramos que la posibilidad de una respuesta depende (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    A Filosofia Por Trás Do Som: Ontologia, Expressividade e Epistemologia da Música.Euclides Souza - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):207-224.
    O objetivo deste artigo é diluir o excesso de obscuridade presente nas análises filosóficas contemporâneas da música, e o faremos com base em uma abordagem linguísticoanalítica, a qual, como será defendido, promove uma explicação do fenômeno musical, isto é, da sua constituição, valor à sociedade e prazer sensível/mental, de uma maneira clara e objetiva enquanto um fenômeno já muito conhecido e difundido, que é o da comunicação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    Ontologia, desejo e política em Espinosa.Luiz Carlos Montans Braga - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):139-158.
    No primeiro movimento o artigo analisa, em panorama, a ontologia espinosana. Após, mostra como, do interior dos conceitos presentes na ontologia, derivam os de homem, desejo, alegria e tristeza, esperança e medo, segurança e desespero, ação e paixão. Da relação entre ontologia, homens e desejo – bem como dos demais afetos –, são extraídas, em breves considerações, algumas teses políticas de Espinosa. Levanta-se, neste movimento argumentativo, a hipótese de que as teses políticas espinosanas derivam de sua (...) e de sua concepção de homem como desejo e variação de potência. O conceito de desejo é analisado à luz da variação de potência e do tema do direito natural, o qual, em Espinosa, se identifica a potência. Quando das breves derivações à política, algumas teses hobbesianas – relacionadas aos temas da multidão, povo, representação, direito natural, estado civil, etc. – são trazidas à argumentação para que se mostre, por contraste, o peso das inovações espinosanas. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    A prioridade ontológica do trabalho em György Lukács.Daniel Handan Triginelli & Hormindo Pereira de Souza Junior - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-27.
    Resumo: O artigo apresenta os traços fundamentais que permeiam as categorias Trabalho e Formação Humana na Ontologia do ser social de Lukács. Para alcançar tal objetivo, é necessário debruçar-se sobre os nódulos internos que permeiam a atividade sensível do ser, que, ao longo da história, acumula na prática as condições que possibilitam o ser orgânico realizar o salto ontológico em direção a constituir-se como ser social. Verifica-se, ainda, que a capacidade teleológica dos indivíduos sociais está subordinada ao trabalho humano. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  47
    A Psicanálise para Foucault: ontologia ou Hermenêutica?Carolina de Souza Noto - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):57-76.
    RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir o estatuto que Foucault confere à psicanálise. Em As palavras e as coisas, de 1966, Foucault condena todo tipo de reflexão que procura conferir estatuto ontológico à finitude humana. Nesse sentido, faz-se necessário investigar se a crítica que Foucault endereça à psicanálise depois de 66 se dá nos mesmos termos que a crítica feita às analíticas da finitude. Ou seja, trata-se de entender se a acusação de que a psicanálise não passa (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Crítica e Ontologia no Tractatus. Algumas observações a partir de “A essência da proposição e a essência do mundo”, de L. H. Lopes dos Santos. [REVIEW]Marcelo Carvalho - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):27-36.
    Resumo:Este artigo discute a leitura que faz o estudo introdutório de Luiz Henrique Lopes dos Santos (1992) dos aforismos iniciais do Tractatus. Tal leitura vê, nesses aforismos iniciais, as consequências ontológicas de um argumento transcendental cuja premissa é a concepção de figuração desenvolvida nos aforismos subsequentes. Em contraste com essa leitura, aqui é defendido que se possa entender esses aforismos iniciais como uma investigação de toda normatividade, explicitando o vínculo entre necessidade e totalidade. Assim se aponta para uma nova perspectiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  23
    Badiou, teoria dos conjuntos E modelos de justiça.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2015 - Synesis 7 (1):56-65.
    O presente trabalho visa analisar a possibilidade de se utilizar a ontologia matemática, conforme se pode observar na obra de Badiou, para conformar a estrutura lógica de teorias sociais. Trata-se de exemplificar como o conceito de multiplicidade sem unidade pode substituir a noção grega tradicional de que a unidade é anterior à multiplicidade. Para isso se apresentam as inovações matemáticas de Cantor, com a teoria dos conjuntos, e Paul Cohen, que apresenta as noções de “genérico” e “forçamento”, as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    De Schelling a la ontología de la libertad.Claudio Ciancio - 2017 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 20 (1).
    RESUMENLa filosofía del último Schelling presenta elementos decisivos para una ontología de la libertad. Hay dos temas que en el último Schelling llevan precisamente al desarrollo de la ontología de la libertad, encabezada por Luigi Pareyson: el éxtasis de la razón, a la que dio una interpretación profunda el mismo Pareyson y la estructura de la libertad de Dios, en cuya configuración yo también he insistido. El éxtasis es la interrupción del desarrollo de la razón, que llega a sus límites (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Problemas do historicismo contempor'neo – revolução em Castoriadis e redescrição em Rorty.Hilton Leal Da Cruz - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):138-151.
    O presente artigo tem como objeto o historicismo, a abordagem filosófica que considera a história como um fator crucial para a configuração dos valores e crenças e critérios dos homens e mulheres. De modo mais específico, eu exploro nas páginas seguintes alguns problemas que cercam a abordagem historicista e sua relação com a ação política e o discurso filosófico. Faço isso através da análise do pensamento de dois filósofos cuja contribuição tem sido considerada muito importante para a filosofia política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  26
    Dos concepciones ontológicas de sociedad/ Two ontological conceptions of society.Leticia Minhot - 2014 - Natureza Humana 16 (1).
    Resumen: En este trabajo se pretende presentar la estructura ontológica de dos concepciones de sociedad y sus relaciones lógicas y ontológicas, según sea el caso, con individuos o con individuos individuados. Partimos de un análisis de la estructura ontológica de la sociedad tal como la concibe Freud para poder visualizar la coherencia entre esa estructura y la que subyace en su psicopatología. Luego, hacemos lo propio con Winnicott y mostramos cómo, a veces, sus enunciados no pueden ser tomados literalmente, lo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  63
    Ontopolítica e diagramas históricos do poder: maioria e minoria segundo Deleuze e a Teoria das Multidões segundo Peirce.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo procura desenvolver o âmbito da assim chamada ontopolítica como contribuição original do pensamento do G. Deleuze para a filosofia política contemporânea. Com este objetivo, veremos que Deleuze toma o conceito de poder em Foucault e lhe confere alçada ontológica. Este conceito de poder dá acesso a outro elemento importante da filosofia política deleuzeana, ou seja, o estudo dos diagramas históricos do poder nas denominadas sociedades disciplinar e de controle. Com o diagrama de funcionamento das mesmas podemos entender qual (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43. El vacío del populismo latinoamericano frente a la ontología política europea.Adrià Porta Caballé - 2021 - Res Pública. Revista de Historia de Las Ideas Políticas 24 (1):63-74.
    El presente artículo pretende mirar a Latinoamérica desde la perspectiva de la ontología. Y como hay algo que no acaba de encajar, busca en el inexplorado terreno de la meontología y el no-ser a partir de dos pensadores políticos latinoamericanos recientes, Dussel y Laclau. Por un lado, la Filosofía de la Liberación asocia el centro con la ontología y el ser, así como la periferia con lo Otro y el no-ser. De esto se desprende que, aun y asumiendo el (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  26
    Si esto es un cuerpo: de la ontología política a una ética posible.Luis Periáñez Llorente - 2018 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 35 (2):507-530.
    The present paper intends to place “Lo que queda de Auschwitz” in the Homo Sacer’s proyect started by Giorgio Agamben in 1995. In order to do so, we must point out, in the first place, the need of understanding this proyect as a political ontology, then the relation between this proyect and the philosophy of language of his youth, along with its ethical claims, and, finally, we must identify some of his fundamental moves, as the formation of ontological categories created (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Formação humana e condição ontológica da infância.Claudio Almir Dalbosco - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):245-271.
    Resumo O ensaio reconstrói, na primeira parte, o conceito de descontinuidade da infância como condição ontológica da existência humana, amparando-se na definição desenvolvida por Walter Kohan, em seu livro Infância. Entre educação e filosofia. Procura mostrar, brevemente, o vínculo dessa tese, por um lado, com a noção heideggeriana de ontologia e, por outro, com a concepção foucaultiana de ontologia do presente. No que se refere à Heidegger, retém a noção de temporalização do Dasein como crítica à tradição (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    O papel do jogo estético do devaneio no “Argumento negligenciado para a realidade de Deus” de Charles S. Peirce.Rodrigo Vieira de Almeida - 2018 - Cognitio 18 (2):173.
    O presente artigo pretende tecer algumas breves considerações acerca de um importante e heurístico tema da filosofia arquitetônica de Charles Sanders Peirce, a saber, o papel exercido pelo conceito de jogo estético do devaneio no surgimento e estabelecimento de uma crença pragmática na hipótese da realidade de Deus. Seguindo, dentro do limite de espaço disponível, a exposição das etapas do chamado argumento negligenciado para a realidade de Deus, desenvolvido por Peirce em texto homônimo, mostrar-se-á como o conceito de jogo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  63
    De los Manuscritos de 1844 a El Capital: notas sobre ética y ontología en el pensamiento de Carlos Marx.Ariel Fazio - 2013 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 58:95-107.
    Desde los textos de juventud se defiende una continuidad en el pensamiento de Marx dada por una ontología de fuerte raigambre ética. Esta se encontraría presente explícitamente en los textos anteriores a El capital, e implícitamente en los posteriores, y encontraría su desarrollo en dos conceptos excluidos de las interpretaciones ortodoxas: el de naturaleza humana y el de "esencia humana". Se propone un análisis de dichos conceptos, defendiendo su importancia como núcleo interpretativo de la crítica de la economía política.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. Aciertos e insuficiencias en la ontología de Markus Gabriel y Graham Harman.Manuel Ángel González Berruga - 2024 - Synesis 16 (2).
    El Realismo Especulativo, Nuevo Realismo o Realismo Postcontinental es una corriente ecléctica que viene a superar las aporías e insuficiencias de la filosofía continental desde una perspectiva a la que se le podrían achacar los mismos problemas que la perspectiva idealista y constructivista de los filósofos continentales. Para el desarrollo de la filosofía es importante entablar conversación los autores de este movimiento. En el presente artículo se presenta una aproximación a los aciertos e insuficiencias de las ontologías de dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  23
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana.Eduardo Antônio Pitt - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1339-1377.
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana Resumo: No presente artigo, objetiva-se apresentar as principais características da metafísica do realismo lógico, desenvolvido por Russell em Os Princípios da Matemática, de 1903, e, principalmente, analisar a controvérsia sobre se os princípios dessa metafísica podem realmente ser interpretados como semelhantes aos princípios da ontologia meinongiana. São comparados os pontos de vista opostos dessa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    De la ontología al arte. Los caminos medievales de la belleza.Fr Luis Javier García-Lomas Gago Osb - 2020 - Isidorianum 29 (1):15-50.
    El presente artículo pretende rastrear los caminos por los que la noción de belleza ha transitado durante el pensamiento medieval, identificando dos grandes líneas de pensamiento: la belleza ontológica y la belleza formal. Ambos vienen a coincidir en la reflexión de Tomás de Aquino, cuya mirada abrirá el camino hacia una reflexión más autónoma del arte.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 958