Results for 'Mossonus Judeus'

23 found
Order:
  1.  20
    A expulsão dos judeus da espanha nas crônicas cristãs da época.Maria Guadalupe Pedrero Sánchez - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):711-717.
    No final do século XV, sob o reinado de Fernando e Isabel, houve a grande expulsão dos judeus espanhóis. Os cronistas da época tendem a silenciar sobre o fato, quando não a elogiar a atitude dos monarcas. No máximo, alguns apresentam o fato como um mal menor. Também os intelectuais da época, e até a universidade de Paris, tiveram palavras de louvor à atitude dos reis.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Comparação da Noção de Morte Entre Spinoza e Filósofos Judeus.Nei Ricardo de Souza - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:127-156.
    As influências da filosofia judaica na obra de Spinoza têm sido recorrentemente pesquisadas, mas nenhum trabalho abordou especificamente o tema da morte. O objetivo deste artigo, portanto, é descrever as concepções de morte nos filósofos judeus lidos por Spinoza e compará-las com a noção de morte concebida por ele. O método utilizado foi a revisão bibliográfica das principais obras dos autores aqui considerados, como Maimônides, Gersonides, Hasdai Crescas, Ibn Ezra e Ibn Gabirol, seguida da comparação com Spinoza. Concluímos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Lendo Aristóteles por óculos judeus: Maimônides e os Oito Capítulos.José Edmar Lima Filho & Leonardo Lima Ribeiro - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (2):57-81.
    O artigo trata de apresentar a obra Oito Capítulos, Shemona Perakim (introdução ao Pirkei Avot, Ética dos Pais, uma das partes integrantes do Comentário de Mishná), de Maimônides (Rabi Moshé Ben Maimon, 1135-1204), procurando estabelecer uma compreensão introdutória dos elementos centrais que se referem ao tema da ética. A metodologia hermenêutica utilizada demonstra o caráter de imersão na obra em questão, traçando uma breve explanação de cada uma das seções componentes do texto maimonidiano, pela qual se procura, como fio condutor, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Cristãos-novos, marranos e judeus no espelho da Inquisição.Robert Rowland - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (20):172-188.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  28
    O peixe para os Judeus e para os Cristaos: leituras de um símbolo à luz da cultura greco-romana.Paula Barata Dias - 2010 - Humanitas 62:147-164.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  33
    O caso dos judeus laicos: a complexidade das identidades étnicas e religiosas nas classificações censitárias (The Jewish Laic: the complexity of the ethnic and religious identities in the census classifications) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1525. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2013 - Horizonte 11 (32):1525-1550.
    Este artigo avalia o impacto das transformações da contemporaneidade em religiões tradicionais como o judaísmo, cujos membros podem assumir uma faceta secular, interferindo no monitoramento de sua presença num território. A restrição da classificação censitária de certos grupos étnicos unicamente ao quesito religião pode confundir a interpretação das oscilações de certos grupos, uma vez que pode camuflar sua real representatividade numérica. Lembramos que um membro de um grupo étnico pode sentir-se livre para assumir uma identidade religiosa diferente de sua etnia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Visões de identidade de escritores judeus: O Eu eo Outro1.Nelson H. Vieira - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (16):9-29.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  31
    Biblioteca de Alexandria: o helenismo ea dinâmica cultural dos judeus.Geraldo Coelho Dias - 2011 - Humanitas 63:217-223.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    O diálogo nas Tradições Judaica e Cristã. A Igreja Católica e os Judeus, um diálogo em construção.Alberto Milkewitz - 2014 - Revista de Teologia 8 (13):91-102.
    The author presents his views on the factors that led the Church to dialogue with Jews, after a history marked by Catholic rule and persecution of the Jewish people. Also exposes some biblical Jewish contribution to the topic such as technic of discussion / study called pilpul and the content of extensive discussions found in the Talmud, that demonstrate the central role that dialogue and philosophical inquiry have in Judaism. It also adds the contemporary Jewish contributions to the universal thought (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    The circulation of anti-Jewish and anti-semitic books in Colonial Brazil.Bruno Feitler - 2007 - Cultura:55-74.
    A conversão forçada dos judeus de Portugal em 1497 repercutiu de forma durável sobre toda a sociedade portuguesa da época moderna, funcionando como uma interferência, um elemento a mais, na complexa rede de distinções sociais da organização estamental da população de então, dado também válido para o ultramar português. Surge, neste contexto, uma vasta literatura de polêmica antijudaica e anti-semita. Para além de estudar a circulação dessas obras, veremos aqui como a mensagem que elas veiculavam se refletiu em textos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  63
    Uma irresistível vocação para cultivar a própria personalidade (Parte II).Paulo Eduardo Arantes - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (2):7-42.
    Estudo da relação entre os judeus cultivados de Berlim (na figura de Rachel Varnhagen) e a cultura clássica alemã por meio da análise do papel nela representado pela idéia de "personalidade", senha da ideologia dos mandarins alemães.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  88
    Uma irresistível vocação para cultivar a própria personalidade (Parte I).Paulo Eduardo Arantes - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):7-51.
    Estudo da relação entre os judeus cultivados de Berlim (na figura de Rachel Varnhagen) e a cultura clássica alemã por meio da análise do papel nela representado pela idéia de “personalidade”, senha da ideologia dos mandarins alemães.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  16
    Minorias religiosas em Portugal: uma revisão bibliográfica.José Pereira Coutinho - forthcoming - Horizonte:765.
    Este artigo sobre as minorias religiosas em Portugal tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos estudos qualitativos de cariz sociológico e/ou antropológico sobre as mesmas, contribuindo, assim, para reunir e analisar os estudos referidos, para além de avaliar, no final, o estado da arte. Para o efeito, realiza-se uma análise exaustiva dos catálogos das bibliotecas das universidades, dos sites dos centros de investigação e das plataformas de dados curriculares, para se coligir as obras de cada autor doutorado, optando-se, sempre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  25
    Théâtre, philosophie et résistance : La premiere piece de Sartre.Luiza Helena Hilgert - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):187-202.
    RESUME Jean-Paul Sartre débute comme dramaturge durant la Seconde Guerre mondiale alors qu'il est prisonnier de guerre en Allemagne, dans un camp de 25.000 détenus. Durant sa captivité, le philosophe écrit une pièce de théâtre réunissant des victimes et leurs bourreaux, des juifs, des prisonniers et des allemands. Bariona est la toute première pièce de Sartre et elle restera une référence pour le théâtre de situations que l'auteur ne cessera de réaliser pendant toute sa vie. Traditionnellement la pensée sartrienne est (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  46
    Qual era o judaísmo de Paulo?Edgard Leite - 2008 - Horizonte 7 (13):85-97.
    O objetivo desse texto é levantar algumas questões sobre as raízes do judaísmo de Paulo, ou dos referenciais judaicos que sustentam a sua visão de mundo - no decorrer de suas jornadas após a visão da estrada de Damasco. Há elementos para afirmar que além do seu farisaísmo assumido, Paulo recolheu concepções teóricas de outros movimentos judaicos do período. Tendo lido ou conhecido elementos das principais tendências do pensamento apocalíptico. Utilizou esses conceitos no sentido de atuar não só junto aos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  21
    O mal, a matéria e a Lei em Moisés Maimônides.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):171-192.
    Resumo Moisés Maimônides é um dos mais importantes pensadores medievais. Sua obra filosófica o Guia dos perplexos não apenas se tornou uma referência fundamental para os pensadores judeus até os dias atuais, mas também exerceu intensa influência sobre os autores latinos durante a escolástica cristã. O Guia aborda diversos temas, dentre eles, há a questão do mal. Maimônides não acredita na existência de um mal substancial. Sem estatuto ontológico próprio, o mal é meramente privação do bem e se divide (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Na senda da razão: Filosofia e Ciência no Medievo Judaico, por Rosalie Helena de Souza Pereira.Ana Paula Tavares Magalhães - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):387-309.
    A Idade Média foi cenário de manifestações variadas do conhecimento produzidas por letrados judeus, especialmente no campo da filosofia. O intervalo temporal predominante, os séculos XI, XII, XIII e XIV, coincide com a consolidação de uma tradição filosófica aristotélica sobre a base da língua e da cultura árabe. Uma tal riqueza em termos de produção do saber é, também, atestada por reconhecidos estudiosos de língua, cultura, religião, filosofia e história judaicas. Há um importante processo de encontro e desencontro, interação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    O estranho e o estrangeiro: ensaios sobre a contemporaneidade.Olgária C. F. Matos & Javier Amadeo (eds.) - 2020 - São Paulo, SP: Editora Unifesp.
    O mundo contemporâneo é o do exílio e não o da pátria, o da errância e não o do lugar. Razão pela qual nosso tempo foi denominado de “século breve”, em que os acontecimentos e os desaparecimentos de modos de vida e valores são acelerados, não permitindo o repouso para constituição de uma memória reparadora. Exílio, expatriamento e dispersão espacial são, pois, o emblema das migrações forçadas por guerras, perseguições políticas e diferentes formas de conflito, que produzem a “nostalgia do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    A herança Greco-árabe na filosofia de maimônides: Profecia E imaginação.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):107-128.
    Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação significa, portanto, compreendê-la a partir do homem, uma vez que o profeta, apesar de se tratar de alguém que se destaca do conjunto da humanidade, é sempre um ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  29
    A traição da Igreja ao fundador da sua Doutrina ou a fábula de Cristo.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Devemos olhar o mito como um grande quebra cabeça da história, cujas peças esparsas precisam ser unidas corretamente e, mesmo assim, não é certo que as peças unidas possam vir a formar um quadro de acontecimentos reais. É provável que a causa primeira da distorção de fatos e acontecimentos em mitos ou fábulas, estivesse na incompreensão da língua, assim como aconteceu, em grande medida, com a criação do romance cristão, contudo, superada essa incompreensão, julgou-se bom e necessário à ordem dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Segredos & enigmas revelados.Frederico Rochaferreira - 2016 - Rio de Janeiro: Multifoco.
    Apesar de ter florescido no século XII, a tradição do Graal, remonta ao século VI, com a história da “Destruição e Conquista da Bretanha”, escrita pelo clérigo Gildas, que não parece querer retratar mais do que fatos da época envolvendo líderes locais com status de Rei, lutas pelo poder, batalhas e assassinatos em família, todavia, se alguma tradição subterrânea (prática comum entre os judeus) havia, envolvendo esses personagens, sobre isso, Gildas, nada falou. -/- A memória desses homens guerreiros volta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    Identidades cristãs e práxis judaizante na Ásia Menor romana do século II d.C.: Um exame das epístolas de Inácio de Antioquia.Monica Selvatici - 2020 - Dialogos 24 (2):325-341.
    Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    A questão judaica nas origens da filosofia política de Hannah Arendt.Kherlley Caxias Batista Barbosa - 2018 - Perspectivas 1 (2):15-33.
    A guinada de Arendt para a política tem início com sua adesão à luta de emancipação judaica. Suas primeiras reflexões políticas tratam da questão judaica. Arendt defende o direito político do judeu viver como judeu sem abrir mão de suas tradições e modo de vida contra as ideologias do antissemitismo e do assimilacionismo, mas critica a postura anti-política dos judeus que se negaram historicamente, com algumas exceções, a se engajar na ação política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark