Results for 'Mediação da informação. Mediação implícita. Mediação explícita. Fenomenologia. Antropologia filosófica'

970 found
Order:
  1.  1
    A mediação implícita e explícita da informação e a sua relação antropológica sob um viés fenomenológico.Wallace Bertoli Moreira, Meri Nádia Marques Gerlin & Gleice Pereira - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7374.
    Este artigo objetiva compreender a essência antropológica dos conceitos de mediação implícita e explícita, principalmente, com base nas pesquisas de Oswaldo Francisco Almeida Júnior sob um viés fenomenológico. Trata-se de uma pesquisa teórica e bibliográfica de caráter exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa e procedimento metodológico baseado na construção do conhecimento científico produzido por Telma Cristiane Sasso de Lima e Regina Célia Tamaso Mioto que consubstanciam três fases de análise da pesquisa: investigação das soluções, análise explicativa e síntese integradora, tendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Mediação da informação e ação comunicativa Habermasiana.Marli Batista Fidelis & Henriette Ferreira Gomes - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):91-111.
    Reflete sobre o potencial da mediação da informação como via de fortalecimento para o mundo social da vida ante ao processo colonizador do mundo dos sistemas, considerando as atuais demandas sociais em âmbito informacional. A Ciência da Informação é cada vez mais convidada a encontrar caminhos para refletir sobre seu objeto como motor do desenvolvimento cultural e fortalecimento do mundo social da vida, de maneira a reafirmar seu lugar enquanto ciência social. Desse modo, a mediação da informação, estando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Mediação da informação em presença.Rodrigo Rabello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):62-90.
    Objetiva apresentar a proposição de mediação da informação “em presença” numa dimensão cosmopolítica. Para tanto, aborda contextos de mediação da informação e suas implicações para pesquisa, formação e atuação profissional no campo da ciência da informação e apresenta o alcance das associações entre atores humanos e não-humanos, evidenciando a agência de implicadores e implicados. Situa docente-pesquisador e profissional de informação como implicadores, e usuário e não-usuário de informação como implicados, em modos de mediação tradicional ou contemporâneo. Problematiza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  52
    L'apporto di K. Wojtyła agli studi sulla moderna antropologia filosofica.Jerzy Koperek - 1970 - Forum Philosophicum: International Journal for Philosophy 4 (1):107-138.
    Lo studio che presentiamo si muove nell'ambito personaHstico e piu particolarmente nel'ambito del personalismo sviluppato in Polonia sulla base dell'influsso che ha avuto J. Maritain. Come accenna R. Buttiglione, in Polonia si ritrovano due correnti principali del tomismo rinnovato sulla base dell'influsso del personalismo: la prima e la corrente del tomismo tradizionale e la seconda e la corrente del tomismo esistenziale. Il piu eminente rappresentante della prima corrente e M. A. Krąpiec che sviluppa il concetto del tomismo tradizionale, chiamato da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    Protagonismo Social e Mediação da Informação.Henriette Ferreira Gomes - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):10-21.
    Abordagem do protagonismo social, analisando sua relação com a informação, concluindo pela compreensão deste como objetivo do trabalho informacional, situando a mediação da informação como sua ação central. Parte da apresentação das origens conceituais em torno do protagonismo, buscando, à medida que debate as referências acerca do tema, demonstrar a relação do desenvolvimento do protagonismo social com o trabalho informacional, assim como sua posição de meta da atividade da mediação da informação, executada nas suas cinco dimensões e na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    Traços da fenomenologia de Max Scheler na obra de Lima Vaz.André Damasceno Barbosa & Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):185-212.
    O artigo visa identificar traços da fenomenologia de Max Scheler na obra de Henrique Cláudio de Lima Vaz. Pretende-se aprofundar a compreensão do pensamento deste filósofo brasileiro ainda pouco estudado através da aproximação de outras fontes filosóficas implícitas em sua sua escritura ética. No primeiro passo, trata-se de investigar a influência do personalismo moral de Scheler sobre a questão ética em Lima Vaz. No segundo passo, intenciona-se propugnar o ineditismo da Ética filosófica em relação ao pensamento scheleriano graças ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  22
    Mediação e sua interação multidisciplinar para a produção da informação.Cayo Madson Borges Silva de Oliveira, Filipe de Melo Torres, Olga Myllena Diniz Botelho Santana & Francisca Rosaline Leite Mota - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):70-85.
    Para o campo da Ciência da Informação (CI), é de grande relevância a discussão sobre o fluxo informacional, que é um objeto focal das pesquisas desenvolvidas nessa área. Por esse motivo, não são estudados apenas os meios e os conceitos, mas as relações que eles têm entre si e as suas mediações, sempre levando em consideração os processos que envolvem sua comunicação, usabilidade e acessibilidade pelo tecido social. Também, observam-se as distintas visões que envolvem a mediação tida na Ciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  29
    Mediação via representação temática da informação.Gerson Moreira Ramos Junior & Meri Nadia Marques Gerlin - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):77-90.
    Objetivo: O presente artigo visa apresentar o processo de Representação Temática da Informação como via mediadora da informação. Intenta-se demonstrar confluências entre a pragmática biblioteconômica e os conceitos que fundamentam a Teoria do Agir Comunicativo, numa perspectiva de reorientação das ações de mediação da informação a partir da ação comunicativa orientada para o consenso linguístico para a superação da colonização do mundo da vida. Método: Construímos esse caminho por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscando em bases de dados da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    A fenomenologia e o paradigma naturalista.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):270-296.
    Trata-se de um breve e parcial recenseamento do paradigma naturalista em desenvolvimentos clássicos e recentes da filosofia fenomenológica. Em um primeiro momento, tentar-se-á estabelecer elementos mínimos acerca do que pode ser considerado um “paradigma filosófico”. Em seguida, será mostrada uma presença improvável e discreta da física enquanto imaginário privilegiado na ontologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre. Também será explorada a resistência de Paul Ricoeur ao reducionismo neurobiológico, bem como uma improvável presença de um enquadramento naturalista na base de sua antropologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  25
    Possibilidades da antropologia filosófica a partir da analítica existencial.Ernildo Stein - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (1):37-50.
    No primeiro esforço de aproximaçãoentre analítica existencial e antropologia filosófica,este ensaio procura estabelecer, em lugarde destaque, a idéia de compreensão do sercomo elemento determinante do modo de serno-mundo do ser humano. Dessa primeira idéiadecorrem então os dois teoremas de finitude: ocirculo hermenêutico e a diferença ontológica.Temos, nestes dois pilares da filosofia hermenêutica,um novo modo de fundação e um novomodo de dar-se de todo ente. A diferençaontológica constitui o como tudo é acessível,vem ao encontro, mas ela mesma éinacessível ao (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  17
    A exegese de Heidegger na Crítica da razão pura: finitude como pressuposto de uma antropologia filosófica.Márcio Luiz da Silva - 2021 - Con-Textos Kantianos 14:310-326.
    O objetivo do artigo consiste em analisar, a partir dos parágrafos 34 a 38 da obra Kant e o problema da metafísica e segundo a exegese heideggeriana, o sentido e pertinência da inserção da problemática antropológica anteposta às três questões fundamentais expostas na Crítica da razão pura. Heidegger converte um rol exaustivo, delimitado pelas três perguntas, em um rol exemplificado, ao colocar a indagação da antropologia filosófica como pressuposto e consequência necessária das três interrogações kantianas. Heidegger recorre ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Justificação e fundamentação racional da ética em Henrique Cláudio de Lima Vaz.Débora Mariz - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):57-64.
    O presente artigo visa demonstrar a possibilidade de uma justificação e fundamentação racionais da ética, bem assim o seu sentido, segundo o pensamento do filósofo Henrique Cláudio de Lima Vaz. Para tanto, será realizado um exame da fenomenologia do ethos, como objeto da ciência Ética; em seguida, será abordada a questão do sentido de uma justificação e fundamentação racionais da ética, na realidade contemporânea e, finalmente, será apresentada a proposta de Lima Vaz, a partir de dois caminhos convergentes e que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Sobre o político da informação.Jackson da Silva Medeiros - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:549-562.
    O trabalho busca suscitar questões e inferências sobre a utilização de plataformas digitais de comunicação, como conformações capitalistas entendendo que esses ambientes agem na incorporação de significações, com seus sentidos, na mediação de um sistema ideológico-discursivo que age nos sujeitos e na sociedade. Para tal, situa a informação como um dispositivo, um infômato que sempre medeia e armazena e é capaz de formar e ser formada, alicerçada em conjuntos de pertencimentos em contínuos significados compartilhados. Reflete sobre a compreensão discursivo-ideológica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    Certeza Sensível e Percepção Como Momentos da Consciência Filosófica.Mailson Bruno de Queiroz Carneiro Gonçalves & Eduardo Ferreira Chagas - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):285-294.
    Trata-se aqui de expor as primeiras figuras da consciência filosófica – certeza sensível e percepção – conforme foram desenvolvidas por Hegel na obra Fenomenologia do Espírito – 1807. Saber aparente e percepção representam dois momentos da relação entre sujeito e objeto que, muito embora não tenham o ser em geral, isto é, a coisa como unidade da diversidade, jogo de força ou síntese de múltiplas determinações, cumprem um lugar na progressão do espírito subjetivo. Tanto a consciência passiva, indiferente à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação.Márcio Danelon & Romana Valente Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):483-487.
    A fenomenologia nasceu como teoria do conhecimento. Kant, antes mesmo de Husserl, foi o primeiro a encampar o uso do termo “fenômeno” em suas investigações acerca dos limites e possibilidades do conhecimento. Das reflexões kantianas acerca do dualismo entre fenômeno e noumenon, nasceu sua teoria do conhecimento, posteriormente classificada de criticismo. Assim, é no campo da gnosiologia que o termo fenômeno debuta na cena filosófica. A apropriação do termo fenômeno por Husserl se deu em seu profícuo projeto filosófico de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    Uma reflexão filosófica-interdisciplinar sobre ética da informação.Gabriel Fefin Machado & Juliana Moroni - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6850.
    O objetivo deste trabalho é investigar a natureza ontológica e epistemológica do conceito de informação, focalizando inicialmente a Filosofia e Ética da Informação (EI), propostas por Floridi (1999; 2002; 2004; 2011; 2016), cujo fundamento teórico servirá de suporte para reflexões acerca da inteligência artificial generativa (IAGen), mais especificamente, o ChatGPT. O conceito de informação será abordado a partir de três vertentes na perspectiva filosófico-interdisciplinar: (1) realismo informacional, (2) ecologia informacional e (3) semântica informacional, segundo Gonzalez, Nascimento & Haselager (2004). A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    (1 other version)La antropología filosófica y la fenomenología fundamental.Gerhard Funke - 1955 - Revista de filosofía (Chile) 3 (1):44-61.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    As Categorias Como Invariantes Ontológicos da Ordem Sistemática Do Discurso Em Lima Vaz (I).Marcelo Fernandes de Aquino - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):473.
    Esta é a primeira parte de uma trilogia cujo foco é a Antropologia Filosófica de Lima Vaz. A mediação que a Antropologia Filosófica desempenha entre Metafísica e Ética é o pressuposto da hermenêutica vaziana feita a partir da relação entre categorias filosóficas e ordem sistemática do seu discurso. Palavras-chave: Antropologia Filosófica. Metafísica. Ética. Sistema. Discurso. Inteligibilidade. Linguagem. Ser.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    As Categorias Como Invariantes Ontológicos da Ordem Sistemática Do Discurso Em Lima Vaz (II).Marcelo Fernandes de Aquino - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (160):341.
    Este é o segundo artigo de uma trilogia cujo foco é a Antropologia Filosófica de Lima Vaz. A mediação que a Antropologia Filosófica desempenha entre Metafísica e Ética é o pressuposto da hermenêutica vaziana feita a partir da relação entre categorias filosóficas e ordem sistemática do seu discurso. Palavras-chave: Antropologia Filosófica. Metafísica. Ética. Sistema. Discurso. Inteligibilidade. Linguagem. Ser.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A Antropología filosófica ea Problemática contemporânea da identidades humana.Adalberto Dias de Carvalho - 1999 - Thémata: Revista de Filosofía 23:235-238.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A antropologia filosófica ea problemática contemporánea da identidade humana.A. Dias de Carvalho - 1999 - Thémata: Revista de Filosofía 23:235-237.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  41
    Vida humana, um conceito da antropologia filosófica.Ernildo Stein - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):519-531.
    A possibilidade de modificação no genoma humano nos põe hoje diante do problema dos limites entre o que o ser humano se tornou por natureza e o que dele podemos fazer pela ciência. Kant nos fala, em seu livro Antropologia do ponto de vista pragmático, da distinção entre “o que a natureza faz do homem” e “o que o homem, como ser que age livremente faz de si mesmo ou pode e deve fazer”. Partindo desse quadro, o autor pretende (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Questões filosóficas em torno dos estudos informacionais.Carlos Robson Souza da Silva - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):35-46.
    Trata das questões filosóficas relacionadas ao estudo da informação. Tem como problema: que questões filosóficas podem ser consideradas necessárias para a reflexão e a fundamentação em torno dos estudos informacionais? É objetivo geral do trabalho: identificar as questões filosóficas que cercam os estudos de informação. Possui como objetivos específicos: a) interseccionar Filosofia e Ciência da Informação; e b) discutir possibilidades filosóficas para o estudo da informação baseado em autores da área. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, que utilizou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  22
    O Homo religiosus: a antropologia filosófica de Viktor Frankl.Marcos Vinícius Da Costa Meireles - 2015 - Horizonte 13 (39).
  25. Biblioteconomia e ciência da informação (bci) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação.Luciano Floridi - 2010 - InCID: Revista de Ciência da Informação E Documentação 1 (2):37-47.
    O autor responde às críticas feitas a sua proposta de que a Filosofia da Information (FI) deveria substituir a Epistemologia Social como uma disciplina filosófica que melhor atende os fundamentos conceituais para a Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Sugere que a crise de identidade por que tem passado a BCI é oresultado natural de uma busca justificada mas ociosa por uma parceria filosófica que emergiu só recentemente: nomeadamente, FI. O desenvolvimento da BCI não deveria depender de uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Kant e Rousseau: na encruzilhada da antropologia filosófica de Cassirer.Leonardo Rennó Ribeiro Santos - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):85-115.
    A interpretação de Cassirer da dívida intelectual de Kant para com Rousseau é conhecida e estabeleceu um marco real na crítica especializada de ambos os filósofos. No entanto, o exame desta dívida no interior do projeto cassireriano de constituição de uma Antropologia filosófica não foi ainda realizado, devido à rejeição de Cassirer das notáveis antropologias de Kant e Rousseau, que resultou na omissão deste tópico em An Essay on Man. Os manuscritos de Cassirer que testemunham a preparação dessa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Princípios à Filosofia da Informação.Ramon Ordonhes - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):46-60.
    As discussões e problemas que surgem a uma área em desenvolvimento, tal como se deu à Ciência da Informação, ensejam uma tarefa teórica “filosófica”, que se acomodaria, como dimensão fundamental deste campo de pesquisa, em debates cujas concepções e consequências discursivas escapam às formas com que se lidaria, cotidianamente, com o objeto de interesse da área e seus respectivos pressupostos. Nesse âmbito, visto como primordial, se colocariam em questão os alicerces e princípios que assegurariam o trabalho e a delimitação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  35
    Charles Taylor: De la antropología filosófica a la filosofía práctica.Sonia E. Rodríguez García - 2021 - Investigaciones Fenomenológicas 11:263.
    Charles Taylor es comúnmente identificado como uno de los padres fundadores del comunitarismo teórico, pero tal identificación no da cuenta de la amplitud del pensamiento del filósofo canadiense. A través de este trabajo de investigación pretendemos articular la filosofía de Taylor partiendo del proyecto filosófico que explícitamente inicia en sus primeros trabajos, a saber, la configuración de una antropología filosófica, a través de la cual abordaremos los grandes temas que han ocupado su vida -ética, política y religión- en la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  12
    O objecto de reflexão da antropologia filosófica desde uma ontologia da indeterminação humana.Carlos Teles - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1/4):929 - 934.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    presença de Habermas na ciência da informaçao no Brasil.Isa Maria Freire - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:222-237.
    Esta é a terceira vez que tenho a honra de participar dos Colóquios Habermas, o qual tem propiciado aos pesquisadores da Ciência da Informação, no Brasil, um encontro com o pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas. No processo, aprendi com meus colegas pesquisadores e entrei na rede de conexões conceituais que tece o fio de Habermas no tear conceitual da Ciência da Informação, no Brasil. Começou em 2020, quando compartilhei o resultado de exercício sobre o conceito de esfera pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Um Episódio do debate contempor'neo ao redor da antropologia filosófica: Série 2 / A Contemporaneous Debate Episode About the Philosophical Anthropology.Roberto Nigro - 2011 - Kant E-Prints 6:14-31.
    In the beginning of the 20 th century, the discussion of the anthropological theme across the field of French philosophical debate. It also implies a redefinition of philosophy and politics at different levels. This is about the second episode of great anthropological questioning that took place in the 20th century, since the first had to do with the great German philosophical works which draws on the writings of Max Scheler, Martin Heidegger, Helmuth Plessner, Arnold Gehlen, and Ernst Cassirer, among others. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. FILOSOFIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: análise de artigos científicos na BRAPCI entre 1972 e 2018.Diego Andres Salcedo, Vinicius Accioly Bezerra & Marcílio Cruz - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):6-21.
    Assume que o estudo da produção científica pode oferecer entendimento sobre os temas abordados, tendências da comunidade, autores mais citados, indicação de maturação da área e consolidação ou silenciamento da área. Tem como objetivo mapear como a Filosofia está contida na Ciência da Informação brasileira. Coleta os dados dos artigos científicos publicados entre 1972 e 2018 na Coleção de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação - BRAPCI. Analisa uma amostra de 300 artigos e deriva algumas questões descritivas. Conclui que a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    Paradigmas do estudo da religião: as contribuições de Jean Greisch.Geraldo Luiz de Mori - forthcoming - Horizonte:615-615.
    São muitas as abordagens do fenômeno religioso surgidas nos últimos dois séculos. Algumas recorrem aos métodos elaborados pelas ciências humanas, sobretudo a historiografia, a sociologia, a etnologia/antropologia, a psicologia e a fenomenologia. Outras tratam a religião numa perspectiva filosófica, como se pode ver nos grandes autores que, sobretudo a partir do século XIX, se consagraram à elaboração de uma filosofia da religião. Nas últimas décadas, com a renovação da filosofia hermenêutica, novas leituras da religião têm surgido, renovando profundamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Patologías de la existencia: enfoques filosófico-antropológicos.Rodríguez Suárez & Luisa Paz (eds.) - 2018 - Zaragoza, España: Prensas de la Universidad de Zaragoza.
    Este libro está integrado por las aportaciones de diferentes especialistas sobre un tema interdisciplinar de interés creciente, que incluye, además de los conceptos de estar sano o sentirse enfermo, también los que se recogen desde antiguo en la expresión pathos y que alberga, en general, formas de existencia del ser humano, las disposiciones afectivas que son vividas y los sentimientos en que se manifiestan. Las pasiones humanas entendidas, en suma, como los diversos modos de encontrarse o de ser comprometidos en (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Nietzsche e a exigência de uma filosofia retoricamente consciente.Rogerio Lopes - 2023 - In Helcira Maria Rodrigues Lima & Maria Cecília Miranda N. Coelho (eds.), Percursos Retóricos: antigos e contemporâneos. Pontes Editores. pp. 411-436.
    Nietzsche mobiliza recursos retóricos de natureza heterogênea em sua obra, que podem ser distribuídos em pelo menos quatro grandes rubricas: elementos que (1) incidem sobre a materialidade sonora e rítmica da linguagem (dimensão expressiva associada à prova ética); (2) orientam a adoção de um conjunto de estratégias argumentativas que variam conforme as necessidades filosóficas do momento (dimensão argumentativa ou dialética); (3) dizem respeito a escolhas relativas à forma de apresentação dos argumentos, ou à sua inserção no interior de diferentes gêneros (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. La Totalità incompiuta. Antropologia filosofica e ontologia della persona.Guido Cusinato - 2008 - Milano: FrancoAngeli.
    "Siamo come lucciole che hanno disimparato a illuminare e che prima si sono messe a girare attorno alla lanterna magica dell'ideale ascetico e ora attorno alle insegne pubblicitarie al neon. Lucciole che hanno scordato d’avere una potenzialità di orientatività preziosa nel proprio sistema affettivo" (G. Cusinato, La totalità incompiuta, Milano 2008, 314). Che cos'è una persona? Come si costituisce concretamente l'identità personale? Che rapporto c'è fra identità personale e identità psichica? C'è coincidenza fra persona e homo sapiens? La persona è (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  37.  24
    O desafio das biotécnicas para a ética e a antropologia.Eve Marie Engels - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):205-228.
    Somos testemunhas e participantes de transformações profundas da ciência, técnica e Lebenswelt, que as gerações futuras possivelmente considerarão uma revolução. Como surgiu essa evolução? Em que se fundamenta esta necessidade de uma elucidação da pergunta pela essência do homem e dos demais seres vivos? Este artigo tenta dar uma resposta provisória a tais questões, recorrendo a posições clássicas da antropologia filosófica e a acontecimentos relevantes na teoria das ciências e na história das ciências. Em seguida, a autora apresenta (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Tradução.José Fernandes Weber, Giovanni Jan Giubilato & Anna Luiza Andrade Colli - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    Estudo introdutório de apresentação, seguido de tradução, da palestra “Fenomenologia e antropologia”, ministradas por Edmund Husserl nas sedes da Kantgesellschaft de Frankfurt, Berlim e Halle em 1931, na qual avalia criticamente, a partir dos pressupostos transcendentais da fenomenologia, a tendência da filosofia alemã dos anos 20 do século passado para uma antropologia filosófica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  30
    História, Memória e Esquecimento No Cinema Brasileiro: A Contribuição da Organização da Informação Na Recosntrução da Imagem Social Do Personagem Homossexual.Fabio Assis Pinho & Francisco Arrais Nascimento - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):42-63.
    O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma perspectiva imagético discursiva, de reconstrução memorial da representação social do personagem homossexual no cinema brasileiro. Objetivamos compreender como a Organização da Informação (OI) auxilia, por meio da reconstrução da memória cinematográfica, na identificação temática relacionada à imagem social dos personagens homossexuais no cinema brasileiro. Utilizou-se de uma cartografia de telas com recorte cronológico compreendido entre os anos de 1980 a 2014. O recorte analisado explicita que a utilização de um modelo preponderante (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares.Luciene Aparecida da Silva & Lucília Regina de Souza Machado - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):119-131.
    Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    Natureza, caos e transformação: para uma antropologia filosófica transformadora.Vanessa Lemm - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):29-48.
    Resumo: O objetivo deste artigo é esboçar os traços de uma antropologia nietzschiana que sustente um processo de transformação humana. Na primeira parte, antropologia literária, argumento que sua antropologia resgata a noção grega arcaica da natureza como arte ou cultura. Na segunda parte, antropologia científica, apresento o método científico de Nietzsche e de Freud em sua aproximação filosófica da questão da natureza. Na terceira e última parte, antropologia transformadora, discuto o desafio da renaturalização do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  52
    Da fenomenologia hermenêutica à hermenêutica filosófica.Ernildo Stein - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):21-34.
    Gadamer, ao utilizar elementos do Heidegger I, sobretudo o conceito de faticidade, mas se basear extensamente no Heidegger II. recorrendo a vários conceitos ligados ao acontecer da história do ser, constitui a sua hermenêutica filosófica. A decisão de combinar elementos ainda transcendentais com outros da viravolta está na base de um projeto novo que abandona os objetivos da fenomenologia de encontrar um âmbito onde se possa fundar a pretensão de validade do conhecimento.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Filosofia da Tecnologia: Introdução Ao Pensamento Dos Teóricos Do Século XX.Luiz Raimundo Tadeu da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):372-381.
    O livro é direcionado tanto para um público mais familiarizado com a temática quanto para um público mais geral da Filosofia, pois abre um grande cenário de possibilidades para estudos sobre a Filosofia da Técnica e da Tecnologia. Apresenta, comenta e atualiza aspectos do pensamento filosófico a respeito da temática. Faz isso apresentando pesquisas que contribuem significativamente para a edificação das temáticas filosóficas que perpassam a Filosofia da Técnica e da Tecnologia enquanto “novo” campo disciplinar filosófico. A intenção dos organizadores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Antropologia histórica como conceito de história natural em Adorno.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):25-43.
    O tema geral do presente artigo trata da antropologia histórica encontrada em “The Authoritarian Personality” e fundamentada em “Dialética do Esclarecimento”. Especificamente, abordaremos a conceituação que compreende as movimentações pulsionais enquanto natureza interna, fundamento da concepção da antropologia aqui debatida. Com isso, ao falarmos de antropologia e de natureza, não estamos nos referindo a concepções imutáveis e “biologizantes”, mas a noções históricas e contextuais. Para tanto, iremos nos voltar à “Ideia de história natural” adorniana, precisamente à dialética (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    Sartre sob a mira do estruturalismo: antropologia filosófica versus antropologia estrutural.Gustavo Fujiwara - 2022 - Princípios 29 (60):255-282.
    O artigo em tela busca apresentar o embate entre, de um lado, a antropologia filosófica de Sartre e, de outro, a antropologia estrutural de Lévi-Strauss. Para esta lida, trazemos à baila o díptico Sartreano Questions de Méthode (1957) e Critique de la Raison dialectique (1960) e a obra levistraussiana La pensée sauvage (1962). Através deste confronto, objetivamos especificar a referida antropologia de Sartre e o modo ela, em pleno “vórtice estrutural”, responde à questão da estrutura.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    Tempo e filosofia na 'Fenomenologia do espírito' de Hegel.Paulo Roberto Pinheiro da Silva - 2020 - Discurso 50 (1).
    Nesse texto, pretendemos indicar uma via alternativa para a leitura e compreensão da Fenomenologia do espírito de Hegel. Em relação à leitura antropológico-existencial de Alexandre Kojève e Jean Hyppolite, concordamos com Adorno que a Fenomenologia não é uma história arquetípica do humano em direção ao filósofo, nem trata da passagem de uma consciência comum não filosófica à consciência-de-si filosófica. O objeto dela seria a própria filosofia. Mas não a filosofia em geral e sim a filosofia tal como o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    PEIXOTO, Adão José. (Org.) Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goi'nia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p. [REVIEW]Sandra Maria Glória da Silva & Maria Aparecida da Silva - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):761-764.
    PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p. O livro Fenomenologia: diálogos possíveis, organizado por Adão José Peixoto, reúne artigos que abordam a aplicação dessa teoria do conhecimento como referencial para pesquisa nas áreas de Educação, Psicologia, Matemática, Enfermagem e Literatura. Apresenta os fundamentos da Fenomenologia e os procedimentos para aplicação do método fenomenológico em situações contemporâneas. Os autores propõem a ampliação do diálogo entre a Fenomenologia e outras áreas do conhecimento. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  25
    Mediação Teoria e Práxis e a Formação Continuada.Rafael Carlos Queiroz, Nazareth Vidal da Silva, Maria José Carvalho Bento & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:98-119.
    Desde seu início, em 2020, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos desafios no cotidiano. No campo da educação não foi diferente, pois os educadores precisaram repensar concepções mais amplas da formação continuada. Nesse contexto, o estudo procura analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jürgen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Nesse processo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  19
    De Freud a Heidegger e de volta: O nascimento de uma clínica daseinspsicanalítica.Manuel Moreira da Silva - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):78-104.
    Este trabalho explicita o movimento de pensamento que segue de Freud a Heidegger, e de volta aFreud, no sentido da constituição de uma clínica daseinspsicanalítica. Desse modo, expõe as linhasgerais do que nele se designa “clínica daseinspsicanalítica”, a práxis própria da assim chamadaDaseinspsicanálise; bem como esboça os fundamentos desta e o escopo de sua investigação. Paraisso, se concentra na relação entre as chamadas estruturas psíquicas, de um lado, e a estrutura doDasein, de outro, tomadas como os elementos estruturantes fundamentais de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  29
    Filosofia e psicoterapia no projeto da análise existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência.Marcos Vinícius da Costa Meireles - 2020 - Horizonte 18 (55):418.
    Esta tese, de caráter epistemológico, tem como objetivo demonstrar como a relação entre filosofia e psicoterapia contribui com o empreendimento da Análise Existencial frankliana, permitindo vislumbrar uma concepção de ser humano desde uma dimensão existencial. A relação com a filosofia se deu principalmente a partir das obras de Martin Heidegger, em especial Os fundamentos metafísicos da lógica e Seminários de Zollikon. No tocante à bibliografia de Frankl, destaca-se Logoterapia e Análise Existencial. Esta pesquisa teórico-bibliográfica está dividida em três momentos. No (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 970