Results for 'Arquivos'

73 found
Order:
  1.  13
    Documentos, arquivo e práticas arquivísticas.Rayan Aramís de Brito Feitoza & Emeide Nóbrega Duarte - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):206-227.
    Os documentos, o arquivo e as práticas arquivísticas são categorias conceituais estudados pela Arquivologia e Ciência da Informação e servem, também, como elementos emergentes na formação da memória no contexto organizacional. Objetiva discutir as noções de documentos, o arquivo e as práticas arquivísticas como bases necessárias à memória das organizações. Metodologicamente, possui abordagem qualitativa, é uma pesquisa descritiva e de cunho teórico, por meio da revisão da literatura e da discussão baseada em teóricos do tema. Situa a memória organizacional e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Os arquivos do Serviço Nacional de Informações (PR) sobre a esquerda católica no interior paranaense (1975-1985).Fábio Lanza & Otávio Paes Ramiro - 2024 - Horizonte 22 (69):226805-226805.
    O presente artigo trata da esquerda católica paranaense a partir do arquivo de documentos do Serviço Nacional de Informações (SNI-PR), da agência de Curitiba. O objetivo geral foi compreender criticamente, servindo-se da perspectiva de Otto Maduro, as expressões político-ideológicas descritas, anexadas e julgadas nos relatórios dos agentes do SNI-PR sobre a esquerda católica do interior do Paraná, no período de abertura política da ditadura militar. Por meio da pesquisa documental qualitativa de tipo exploratória, composta pelos diferentes registros dos agentes do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    Corpo-arquivo e as banalidades.Alexandre Luiz Polizel - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):91-108.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar a diagnose da pedagogia-tecnologia do corpo-arquivo e das banalidades, enquanto produtora de subjetividade. Este emerge da imersão em um grupo na rede social Facebook, guiado pela analítica do Diagnóstico do presente sob inspirações Foucaultianas, Nietzscheanas e Arenditianas. Organiza-se a analise em três eixos: a) A memória: o olhar para si e a produção de referências; b) Os esquecimentos: (hiper)estímulos e hiper(in)sensibilidades; e c) Banalidades das verdades, banalidades das mentiras.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    O impacto dos arquivos pessoais na historiografia: um estudo de caso sobre o legado de Allan Kardec na era digital.Adriana Gomes & Adair Ribeiro Jr - 2024 - Horizonte 22 (67):226705-226705.
    Este artigo investiga o impacto dos arquivos pessoais na reconfiguração da historiografia, destacando a relevância desses acervos em um contexto de transformações digitais. Baseando-se em reflexões de Derrida e Foucault, questiona a objetividade tradicional. Utilizando o arquivo pessoal de Allan Kardec, o da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e a _Revista Espírita_ como exemplos, o artigo explora a importância de documentos acessíveis por meio do Projeto Allan Kardec e do Museu Allan Kardec. Online (AKOL). Inicia com discussão teórico-metodológica, analisando (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Merleau-Ponty nos arquivos Husserl: uma entrevista com Emmanuel de Saint Aubert.Emmanuel de Saint Aubert, Iracy Ferreira dos Santos Junior, Luís César Oliva & Silvana de Souza Ramos - 2024 - Discurso 54 (2):210-237.
    A entrevista concedida por Emmanuel de Saint Aubert a Silvana de Souza Ramos e a Iracy Ferreira dos Santos Junior aborda a história e o papel dos Arquivos Husserl de Paris para o fomento da pesquisa multidisciplinar em fenomenologia. O pensador esclarece qual foi o contato de Merleau-Ponty com os manuscritos de Husserl, e que tipo de leitura, situada e complicada, ele realizou não apenas desses manuscritos, mas da obra de Husserl como um todo. Esse aspecto é particularmente importante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Instrumentos de Pesquisa Nos Arquivos.Thaís Rodrigues de Freitas & Eliezer Pires da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):246-257.
    Os instrumentos de pesquisa nos arquivos são ferramentas utilizadas para facilitar o acesso e a localização de documentos em acervos arquivísticos. Eles são criados com base na organização e na descrição realizadas pelos profissionais de arquivo, permitindo que os usuários possam realizar pesquisas com mais facilidade. Neste artigo estão apresentadas articulações conceituais no âmbito do processamento técnico dos arquivos, com base na revisão de literatura. Esses instrumentos de pesquisa são importantes para o acesso e uso desses documentos pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Arquivos de Arquitectura: as casas dos emigrantes «brasileiros».José Manuel Pedreirinho - 1986 - História 98:96-100.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Entre arquivos e teorias: uma questão de fronteira?Tereza Cristina Kirschner - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Arquivos e reconstrução de trajetórias de vida: a dimensão transnacional e transcultural dos exílios.Heloisa Helena de Jesus Paulo - 2017 - Dialogos 21 (2):15-21.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    O Arquivo de Husserl em Lovaina.H. L. Van Breda & Rudolf Boehm - 1956 - Revista Portuguesa de Filosofia 12 (1):29-44.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  39
    Tela desconstrucionista: arquivo e mal de arquivo a partir de Jacques Derrida.Dirce Eleonora Nigro Solis - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):373.
    Considerando os vários sentidos da palavra "tela" em português, tela como resultante do entrelaçamento de fios, tela como tecido, tela de cinema ou de televisão, quadro pintado, ou como questão, pretendo trazer à discussão o despojamento de Jacques Derrida ao propor, sob o prisma da desconstrução, o deslocamento do velho conceito de arquivo para uma noção de arquivo aberta a possibilidades imprevisíveis. Para tanto, seu entendimento do que ele chamou de “impressão freudiana”, sua interpretação da pulsão de morte como “mal (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Violência Mítica e Divina na Educação: um outro olhar sobre os arquivos da violência escolar.Amarildo Luiz Trevisan - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-31.
    Resumo: Este artigo propõe repensar uma outra perspectiva sobre os arquivos da violência na educação no campo da filosofia da educação, com base nas noções de “violência mítica” e “violência divina” segundo Walter Benjamin. A violência mítica é a inferiorização do outro, enquanto a violência divina é exercida pelo poder em si mesmo, sem categorias meios-fim. Ambas as formas de violência podem estar presentes nas relações de autoridade, como a relação entre professor e aluno. A análise dessas noções nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Por um debate conceitual sobre arquivos a partir de Michel Foucault.Diego Andres Salcedo - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):100-115.
    Pressupõe que boa parte dos estudantes universitários na atualidade demonstra dificuldade ou resistência no modo de entender o debate conceitual documento e arquivo e a sua relação com a práxis científica. O pressuposto está baseado na observação e no diálogo em sala nas disciplinas sobre pesquisa, ciência e filosofia ofertadas nos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo propor um debate conceitual sobre arquivos a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  67
    Arquivo da agressividade em psicanálise.Joel Birman - 2006 - Human Nature 8 (2):357-379.
    A intenção deste ensaio é delinear a constituição da problemática da agressividade no discurso psicanalítico, através dos diferentes autores que são fundamentais tanto na constituição do campo analítico quanto nos seus desdobramentos posteriores, numa perspectiva histórica. A leitura aqui proposta pretende esboçar um arquivo sobre a agressividade em psicanálise, enfatizando principalmente as contribuições de Freud, Lacan e Winnicott, que tiveram em Ferenczi um mediador teórico fundamentalThe aim of that essay is of outlining the constitution of the aggressiveness issue psychoanalytical discourse, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Brilho etéreo de arquivos e lembranças: algumas questões sobre arquivos pessoais e biografias.Wilton Carlos Lima da Silva - 2017 - Dialogos 21 (2):32-43.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Organizacao de arquivos de documentos imageticos.A. Porto Ancona Lopez - 1997 - História 16:279-296.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Duas noções de a priori histórico: A tradição E o arquivo – a concepção de Uma “anti-crise” de Michel Foucault.Ronaldo Filho Manzi - 2014 - Philósophos - Revista de Filosofia 19 (1):191-217.
    This article discuss two different approaches used to think historical a priori . On the one hand, when Husserl speaks about historical a priori , he refers to the tradition – one way of stating that history of thought is continuous and follows a common spirit. It implies, at the same time, that the tradition, despite being a discourse that precedes the subject, clearly to exist depends on a discursive subject at his present activity. On other, in Foucault’s proposal, historical (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Documento porque ficciono, ficciono porque documento: a ressignificação de imagens de arquivo no cinema brasileiro contempor'neo.Marcelo Dídimo Souza Vieira Correio - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    No cinema brasileiro recente, o diálogo entre o documentário e a ficção tem merecido destaque, com produções de baixo orçamento e ideias originais. É o caso de Santiago (João Moreira Salles, 2007) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, 2009), filmes que trabalham esse diálogo de forma sutil e diegética, ressignificando imagens de um arquivo próprio, pessoal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  22
    Hacia un estudio diacrónico del árabe marroquí: Acerca de algunos rasgos dialectales en los documentos árabes del siglo XVI conservados en el Arquivo Nacional da Torre do Tombo.Jairo Guerrero - 2024 - Al-Qantara 44 (2):e16.
    El presente artículo se propone hacer un rastreo a través de un corpus epistolar del siglo XVI, con el fin de obtener algunos datos lingüísticos acerca de las variedades árabes que se hablaban en esa época en la parte occidental de Marruecos. Asimismo, este estudio trata de arrojar luz acerca del desarrollo histórico de varios rasgos dialectales, los cuales pueden ayudarnos a comprender mejor la evolución de los dialectos árabes en Marruecos y en el Magreb. Nuestro estudio se basa en (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    "A Cor de um Crime" nos Arquivos da Memória.Alzira Lobo De Arruda Campos, Marília Gomes Ghizzi Godoy & Paulo Fernando Souza Campos - 2019 - Dialogos 23 (1):266.
    Por meio de processos-crime, reflete-se sobre a organização racial/racista da sociedade no passado. O assassinato de Vicente Crioulo, no ano de 1848, funciona como o primeiro paradigma para que se entenda que o Estado representa apenas um dos canais para a subjugação de povos não-brancos aos brancos dominadores. Esta abordagem filia-se à micro-história, e procura ver a vida cotidiana de homens e mulheres negras, escolhendo três casos paradigmáticos, que caminham da tortura e morte de um homem negro à uma rebelião (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    As falas gravadas pelos outros: fontes orais, arquivos orais e arquivos sonoros, inquietações da história do tempo presente.Viviane Trindade Borges - 2012 - Dialogos 16 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  53
    Escrever a História através da culpa: as beatas do Juazeiro nos Arquivos do Vaticano.Edianne dos Santos Nobre - 2015 - Horizonte 13 (39):1450-1479.
    In the late nineteenth century the Diocese of Ceará has started a trial to investigate about the transformation of the Holy Particle in flesh and blood in the mouth of devout Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo. The phenomena occurred in March 1889 and the inquiries were produced between 1891 and 1892 that were sent to the Holy See in 1893. In 1894, the Holy See ditacte a decree in which, it condemned Maria de Araújo and eight other women (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. “I am done”: violência sexual, testemunho e reparação em ‘Hysterical Girl’.Karina Gomes Barbosa & Carlos Magno Camargos Mendonça - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (3):107.
    Realizamos uma leitura do documentário em curta-metragem Hysterical Girl (Kate Novack, 2020) com o objetivo de investigar os modos pelos quais a desarticulação da linearidade temporal e do diacronismo no audiovisual, por meio da linguagem, pode provocar fissuras em narrativas patriarcais, promover certo tipo de denúncia e ao mesmo tempo reparação de violências. Partimos de uma perspectiva feminista do audiovisual e do arquivo, que demanda processos de re-visão em busca de um novo olhar crítico, e nos debruçamos sobre duas estratégias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  28
    O ‘futuro não é mais como antigamente’.Marcelo Calderari Miguel & Rosa da Penha Ferreira da Costa - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):202-217.
    Introdução: as inovações tecnológicas que surgem no contexto dos Arquivos estão diretamente ligadas à sua capacidade de evolução e adaptação. Descobrir e estudar quais dessas novas tecnologias podem ser mais bem aproveitadas nos Arquivos pode ser a diferença entre evoluir ou padecer. Objetivo: mapear as tendências recentes encontradas na literatura científica sobre as mudanças que estão ocorrendo nos Arquivos. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, para determinar as principais tendências encontradas na literatura científica recente, a partir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    The publishers and their heritage: preserving, providing, studying and disseminating as emergency measures.Daniel Melo - 2012 - Cultura:173-190.
    Quando se fala em património cultural, uma área que costuma ficar na penumbra é a dos arquivos históricos. De entre estes, um dos conjuntos mais vulneráveis é o dos arquivos de editoras e outros agentes da edição. Este artigo propõe uma reflexão em torno do património arquivístico em geral e dos arquivos das editoras em particular, a nível internacional. Tal digressão analítica e problematizante serve, em boa medida, para ajudar a repensar o caso português, cujos atrasos e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  42
    Dossier Booksellers and their heritage.Nuno Medeiros, Daniel Melo, Fátima Ribeiro de Medeiros & Livreiros da Sá da Costa - 2013 - Cultura:319-339.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto que tem procurado debater publi­camente o património dos agentes ligados à produção e circulação do livro. Centrando-se nos espólios dos livreiros, a introdução problematizante e os depoimentos procuram dis­cutir o seu carácter invisível enquanto objecto de pesquisa, salvaguarda e divulgação. Há, então, uma reflexão que urge fazer, à semelhança do que ocorre com o património dos edi­tores (arquivos históricos e não só), no sentido de reconhecer o estatuto patrimonial e histó­rico dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  20
    v. 5 n. 2: Dossiê IFEN 2022.Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):1-227.
    Arquivo integral da edição dos 25 anos de IFEN.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Ensaio Visual: Série Sapatona.Gê Viana - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (1).
    As imagens de arquivo que trago são imagens que ainda carregam um trauma histórico do nosso povo, então penseinum modo de apropriação para trazer outras narrativas, que trabalhem possibilidades mais felizes, pois sinto que nossafelicidade está em risco. Sigo inspirada pelos acontecimentos da vida familiar e do cotidiano, num confronto entre acultura colonizadora hegemônica e seus sistemas de arte e comunicação, no ato de fotografar corpos, que assume váriosrecortes com a fotomontagem, colagem analógica e digital, retornando um segundo corpo gerando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Epifanias de Urubutsin na sagração de Upaon-Açu: montagem e memória na insurreição do conhecimento.Alberto Greciano Merino - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (1).
    O presente trabalho procura desenvolver uma reflexão crítica sobre as possibilidades estéticas do cinema para investigar as múltiplas facetas que fundamentam a realidade e sobre sua capacidade para que esse exercício se torne uma forma de pensar e proceder diante da história. Para tal fim, desenvolve-se uma análise interpretativa da tática discursivo-reflexiva utilizada na montagem do filme "Urubutsin e a Sagração de Upaon-Açu". As possibilidades que traz esse procedimento de montagem vão se embasar a partir de um marco teórico que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Las fotografías como archivos y objetos de mediación cultural.Philippe Modolo, Taiguara Villela Aldabalde, Rosa da Penha Ferreira da Costa & Meri Nádia Marques Gerlin - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6907.
    Objetiva compreender elementos constituintes das fotografias como documentos arquivísticos de valor secundário, isso a partir da análise de práticas documentárias e culturais que incidem sobre produção do arquivo no âmbito do programa extensionista ´Entre Comunidades´. Os procedimentos metodológicos adotados correspondem à pesquisa bibliográfica, documental e arquivística para atender ao objetivo. Evidencia-se que os valores arquivísticos são elementos constituintes das fotografias como documentos arquivísticos de valor secundário, associando-os às práticas documentárias, de ativação da memória e de mediação cultural. Concluiu-se que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  35
    Creating a Large-Scale Audio-Aligned Parsed Corpus of Bilingual Russian Child and Child-Directed Speech (BiRCh): Challenges, Solutions, and Implications for Research.Alex Lưu, Pasha Koval, Sophia A. Malamud & Irina Y. Dubinina - 2022 - Bakhtiniana 17 (4):223-261.
    RESUMO O projeto BiRCh (The Corpus of Bilingual Russian Child Speech, Corpus de fala de crianças bilíngues em russo) envolve a construção de um corpus longitudinal composto de gravações de fala em russo produzida por crianças e suas famílias na Rússia, Ucrânia, Alemanha, EUA e Canadá. Estamos construindo um corpus de larga escala com base no conjunto dessas gravações, o ‘Parsed and Audio-aligned Corpus of Bilingual Russian Child and Child-directed Speech (BiRCh)’, com os dois componentes básicos: (1) as transcrições de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Colóquios Habermas à luz do regime de informação.Isa Maria Freire - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:563-582.
    Compartilha resultados de pesquisa exploratória para aplicação do modelo de regime de informação ao conjunto das 14 edições dos Anais do Colóquio Habermas, evento de comunicação científica na área de Ciência da Informação. Trata-se de pesquisa descritiva e documental, apoiada no método indiciário (Ginzburg) e na técnica do brauseio (Araújo), realizada nos arquivos dos Anais dos Colóquios no período de 2009 a 2022. Adota a abordagem do regime de informação na perspectiva de González de Gómez, apresentando seus elementos — (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  56
    A memória na mistagogia joãocruciana.Marcelo Martins Barreira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):41-50.
    A importância da memória na Subida do Monte Carmelo advém de sua capacidade de manter as experiências agradáveis ou desagradáveis, permitindolhes que se aprofundem e se ramifiquem na alma, com graves repercussões na vida espiritual. A memória busca, no arquivo de imagens e vivências, dados que alimentem a agressividade, a cobiça, a paixão, soberba e vingança; com o agravante de que não tem limites de duração, o que lhe permite realizar continuamente esta sua ação. A alma, quando retém e apreende (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  83
    Collected papers of Herbert Marcuse: art and liberation.Aléxia Bretas - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):273-280.
    A coletânea de artigos de Herbert Marcuse comemora em 2007 o lançamento de mais um volume: Art and Liberation. Originada de uma série de visitas empreendidas, a partir de 1989, por Douglas Kellner aos Arquivos Marcuse em Frankfurt, esta coletânea de artigos prevê o lançamento de seis volumes, cada um dos quais dedicado ao tratamento de um tema específico. Único impresso no Brasil, o primeiro engloba alguns textos escritos em colaboração com o governo norte-americano, e discute a relação entre (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  35
    Uma “Relação circunstanciada... de Porto Seguro”: memória e história dos índios em um manuscrito colonial.Francisco Eduardo Torres Cancela - 2018 - Odeere 3 (5):36.
    O documento aqui transcrito é uma memória descritiva das povoações da antiga capitania de Porto Seguro. Depositado no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, o documento foi escrito pelo ouvidor interino João de Almeida Freire e é datado de 1817. Dentre as inúmeras informações contidas no manuscrito, destacam-se as narrativas, as imagens e as memórias formuladas sobre a presença e participação dos povos indígenas na história do atual extremo sul da Bahia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Recorte historiográfico de Maria José dos Santos: teia de memória.Luzia Wilma Santana da Silva - 2023 - Odeere 8 (2):3-18.
    Trata da história de vida da Professora e Enfermeira Maria José dos Santos, afetuosamente chamada Zezé, no protagonismo da Enfermagem na região sudoeste da Bahia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Historiza a personagem na vida profissional como gestora e educadora-cuidadora na formação de profissionais da Enfermagem. A trajetória ao desvelamento se fez por meio de narrativas originárias de momentos de encontros e edificação da inter-relação entre a professora e a autora deste estudo e de seus arquivos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    presença de Habermas na ciência da informaçao no Brasil.Isa Maria Freire - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:222-237.
    Esta é a terceira vez que tenho a honra de participar dos Colóquios Habermas, o qual tem propiciado aos pesquisadores da Ciência da Informação, no Brasil, um encontro com o pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas. No processo, aprendi com meus colegas pesquisadores e entrei na rede de conexões conceituais que tece o fio de Habermas no tear conceitual da Ciência da Informação, no Brasil. Começou em 2020, quando compartilhei o resultado de exercício sobre o conceito de esfera pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  47
    Escrever uma vida: biografia e acontecimento.Sara Hartmann & Tania Mara Galli Fonseca - 2010 - Revista Aletheia 33:84-94.
    Este artigo discute a temática da escrita de vida, a partir de um campo de problematizações em que ela difere de uma ordenação dos signos que aparecem ao pesquisador. Integra a experiência de escrita com vidas de arquivo do projeto de pesquisa "Potência Clínica das Memórias da Loucura", cujo campo é..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  57
    Entrevista com Alex Demirovic.Isabel Loureiro - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):143-148.
    Esses livros têm grandes méritos por apresentarem em detalhe a história do Instituto de Pesquisa Social e das pessoas que nele trabalhavam, assim como do desenvolvimento da Teoria Crítica. O livro de Martin Jay apóia-se em material dos arquivos de Leo Löwenthal, amigo íntimo de Max Horkheimer e colaborador do Instituto até quase o fim da década de 1940.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  56
    Bernard of Clairvaux, Peter Abelard and Heloise on the Definition of Love.Constant J. Mews - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (3):633 - 660.
    This paper examines the thinking of Bernard of Clairvaux about love in relationship to the ideas of his two famous contemporaries, Peter Abelard and Héloise. It looks at Bernard's intellectual debt to William of Champeaux on issues of sin and grace, and to William of Saint-Thierry for ideas about how amor evolves into caritas. Bernard makes a stronger link between amor and dilectio, and introduces use of the Song of Songs, to explain how worldly love can develop into spiritual love. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  31
    Inteligência de sinais no Estado Novo: ciência e tecnologia aplicadas à intercepção telefônica.Salustiano Cavalcanti de Albuquerque Neto - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:31.
    O objetivo dessa pesquisa é analisar o trânsito do conhecimento sobre inteligência de sinais, com foco em interceptação telefônica, utilizado pela polícia política brasileira estruturada a partir da Revolução de 1930, durante o primeiro governo do presidente Getúlio Vargas. Não demonstradas, em face da não localização de documentos comprobatórios, as participações do meio acadêmico e de agências policiais e de inteligência estrangeiras no trânsito desse conhecimento, a pesquisa centrou-se em duas hipóteses, cuja análise está direcionada aos documentos localizados em (...) públicos e privados. A primeira, de que o conhecimento sobre interceptação telefônica teria transitado dos campos de batalha da primeira guerra mundial na Europa, sendo transmitido pela Missão Militar Francesa ao Exército Brasileiro, que o teria repassado à polícia política nos anos 1930. A segunda, de que empresas de telefonia teriam colaborado com a polícia política, o que ficou demonstrado através do processo criminal 4057, localizado no Arquivo Público do Rio Grande do Sul. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion.Valquiria Elita Renk & Oliveira da Cruz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):178-197.
    Neste artigo pretende-se analisar a Escola do Boqueirão, da Comunidade Menonita de Curitiba. Os menonitas são um grupo étnico alemão, anabatistas, que vieram ao Brasil nos anos de 1930, oriundos da Rússia. O objetivo é compreender a experiência de escolarização numa comunidade étnica e a importância da escola na manutenção da identidade cultural. As questões de pesquisa são: como se caracterizava esta escola? Como a escola era um espaço que contribuiu na manutenção da identidade étnica? Como a nacionalização marcou os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Caio: cair até inventar onda.Caio Riscado - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (2).
    Caio: cair até inventar onda é uma palestra-performance interessada em propor conversas sobre a queda e o fracasso. Um arquivo corrompido sobre a história de um nome. Uma paisagem vestida com o uniforme da falha. Através do dispositivo da palestra-performance como modo de apresentação, demonstração e pesquisa em arte, o texto investiga a noção de autobiografia, propondo a inespecificidade, ou seja, o não pertencimento a uma categoria específica da arte, como norte para a formalização de novos relatos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    História, Dialética e Materialismo Histórico Na Leitura Benjaminiana de Das Passagen Werk.Anita Helena Schlesener - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):189-208.
    Este artigo procura salientar elementos gerais do pensamento de Walter Benjamin, a partir critérios de abordagem da realidade política e histórica, direcionados pelo conceito de imagem dialética, que renova o significado da dialética como abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico. Todo o percurso se fundamenta nos Arquivos K e N de Das Passagen-Werk, obra constituída de apontamentos e materiais selecionados para uma futura obra sobre Baudelaire. Tem-se uma retomada de conceitos de Marx, como o fetichismo da mercadoria e o sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    De l’herméneutique, de la religion, et de la jeunesse de la pensée ricoeurienne: Entretien avec Daniel Frey.Gonçalo Marcelo, Maria Luísa Portocarrero & Daniel Frey - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):383-392.
    Nesta entrevista, conduzida por Gonçalo Marcelo e Maria Luísa Portocarrero, Daniel Frey, professor de filosofia da religião na Universidade de Estrasburgo e Presidente do Conselho Científico do Fonds Ricoeur, apresenta alguns aspetos centrais da sua investigação filosófica, do seu desenvolvimento intelectual e das atividades desenvolvidas no Fonds Ricoeur. Daniel Frey expõe a sua teoria hermenêutica da leitura, influenciada por Gadamer e Ricoeur, mostrando a especificidade da abordagem hermenêutica da leitura. Na entrevista, o autor também explora a importância da filosofia do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Elementos para a interpretação de Tempo de Espalhar Pedras, de Estevão Azevedo.Ana Laura Boeno Malmaceda - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):2-25.
    Este artigo analisa a poética da obra Tempo de Espalhar Pedras, de Estevão Azevedo, lendo nela estruturas de violência colonial presentes em práticas sociais brasileiras. A partir de uma reflexão sobre os arquivos cognitivos tocados pela narrativa, um exercício de diálogo com obras de diferentes genealogias da literatura brasileira do século XX é proposto, em especial com o que se passou a chamar de romance regionalista. Por fim, possíveis vertentes da obra de Azevedo surgem, num passeio por eixos temáticos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  24
    Os acervos da ditadura na mesa de montagem.Anita Matilde Silva Leandro - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de imagens nos arquivos da ditadura brasileira, para a realização de um filme documentário histórico. As estratégias políticas de acesso aos documentos do período e os procedimentos estéticos desenvolvidos na montagem para a valorização desses acervos são, aqui, analisados, com o intuito de extrair dessa experiência empírica ensinamentos sobre a escrita da história no cinema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. John Dewey e o ensino da arte no Brasil.Ana Mae Tavares Bastos Barbosa - 1982 - São Paulo, SP: Cortez Editora. Edited by Ana Mae Tavares Bastos Barbosa.
    Ana Mae Barbosa presenteia o leitor com uma palestra que descobriu nos arquivos de Arte-Educação da Miami University, dirigida a professores de Arte e Trabalhos Industriais. Um belo exemplo da visão de Dewey sobre a importância da Arte no desenvolvimento humano.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Transversalidades entre conservadorismo e progressismo católicos: Geraldo de Proença Sigaud, Helder Pessoa Camara e o Concílio Vaticano II.Newton Darwin de Andrade Cabral & Rodrigo Coppe Caldeira - forthcoming - Horizonte:648.
    Uma assembleia com as dimensões do Concílio Vaticano II necessariamente aglutinaria diversificadas correntes e perspectivas. No episcopado brasileiro a heterogeneidade também foi uma marca. Considerando tais dados, este artigo foi escrito com dois objetivos maiores: identificar transversalidades nas formas de pensar e agir de Proença Sigaud e Helder Camara, a partir dos temas propostos para o Concílio e analisar afinidades/convergências e oposições/divergências existentes entre as suas posições, respectivamente conservadoras e progressistas, sobretudo a partir das respostas que elaboraram às consultas solicitadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e o Regime Militar de 1964.Rodrigo Coppe Caldeira & Víctor Almeida Gama - 2024 - Horizonte 22 (68):e226804.
    Este artigo explora a relação entre a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e a ditadura militar brasileira de 1964. A análise revela como o anticomunismo serviu de elo unificador entre a TFP e a ditadura, destacando o papel da organização na criação de um clima favorável ao golpe civil-militar e suas subsequentes atividades de suporte ao regime. O trabalho também discute a dinâmica ambivalente entre a TFP e o governo militar, caracterizada por momentos de colaboração (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 73