Results for ' vivacidad'

6 found
Order:
  1.  46
    La vivacidad del pensar. Breve presentación de tres textos introductorios de Marc Richir.Pablo Posada Varela - 2012 - Investigaciones Fenomenológicas 9:311.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Oralidade, escrita e estilo em Platão e Montaigne.Bruno Alonso - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):124-145.
    A crítica de Platão à escrita se situa em meio ao conflito entre o mundo oral e a cultura escrita. Platão escreveu diálogos que são claramente o retrato de discussões que ocorreram na vida real, tenham ou não acontecido verdadeiramente. Os Ensaios de Montaigne, por outro lado, são monólogos que estabelecem uma interlocução com o leitor. Ambos tentaram de alguma forma superar a artificialidade da escrita trazendo ao texto a mesma versatilidade e vivacidade do discurso oral. Montaigne escreveu em uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, Marília Côrtes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  36
    Imaginación y artificio en la evaluación moral.Faviola Rivera Castro - 2011 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 52:141-156.
    De acuerdo con Hume, las evaluaciones morales se basan en los sentimientos de aprobación o de desaprobación que experimentamos al contemplar el carácter de una persona desde un punto de vista general. También sostiene que la adopción de esta perspectiva no se debe a una exigencia de la razón, sino que obedece a operaciones naturales de la imaginación. En este trabajo discuto la pregunta sobre el mecanismo psicológico por el que adoptamos este punto de vista general. Para ello explico primero (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Alguns recursos cômicos em epidicus.Vivian de Azevedo Garcia Salema - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):9-20.
    O presente estudo mostra os principais recursos de linguagem que conferem à obra do comediógrafo latino Plauto grande poder de hilaridade. Epidicus é uma comédia plautina que apresenta inúmeras técnicas lingüísticas que tendem a desencadear o riso. Além de revelarem a originalidade do autor, estes recursos dão grande vivacidade à peça. Dentre estes, destacam-se a Animização ou Personificação, o Jogo de Palavras ou Trocadilho, a Metáfora, a Ironia, a Hipérbole, a Acumulação ou Enumeração, a Aliteração e o Homeoteleuto.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Enigma da Transcendência: Elementos para uma ontologia do exílio segundo Emmanuel Levinas.João Vila-Chã - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (1):43 - 62.
    Neste artigo tenta-se uma aproximação do pensamento de E. Levinas em sua busca de aberturas no discurso-do-serpara a emergência ética do sentido, de um Sentido desconstrutor dos sentidos constituídos, Sentido dos sentidos e do não-sentido. Trata-se, assim, de uma tentativa de superação do esquecimento mais tipico do centralismo da nossa tradição de pensamento: o da Intriga, que é também tensão, do Outro no seio do Mesmo - ou seja, da Transcendência na e à ordem do mundo. Mais do que o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark