Results for ' descolonização portuguesa'

916 found
Order:
  1.  12
    Repatriados, deslocados ou refugiados? A descolonização da África portuguesa (1974-1977).Alexandra Marques - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (2).
    Este artigo centra-se na hipótese dos portugueses de Angola e de Moçambique (nascidos nesses territórios ultramarinos ou neles domiciliados) não se terem sentido repatriados nem retornados à pátria de nacionalidade, por terem sido forçados a deixar as duas antigas colónias antes das respectivas independências devido ao estado de violento conflito armado em Angola e de emergência social vigente em Moçambique. O acelerado processo de descolonização e a transferência de poderes para os governantes africanos tornou insustentável a permanência da esmagadora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  92
    Sarmento Rodrigues, Guinea and the Luso-tropicalism.António E. Duarte Silva - 2008 - Cultura:31-55.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  34
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. 9º ano.Língua Portuguesa - 2012 - História 59:00.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    A descolonização do olhar a partir do cinema de Lilian Solá Santiago.Andrielle Cristina Moura Mendes Guilherme, Denise Carvalho & Juciano Lacerda - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Apresenta-se uma análise fílmica do videodocumentário Roda o Tererê com vistas a investigar se e como o filme dirigido pela cineasta brasileira Lilian Solá Santiago contribui para uma descolonização do olhar, da estética e da política das imagens. Interessa identificar até que ponto o videodocumentário tensiona o regime de visibilidade dominante na sociedade nacional problematizado por teóricos localizados fora do eixo cultural da Europa (GONZALEZ, 2011; BORGES, 2018; NASCIMENTO, 2016). Conclui-se que, ao inscrever-se enquanto cineasta, Lilian Santiago não transforma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  31
    A descolonização do pensamento e a perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade.Ana Paula Nascimento Lourenço, Antônio Haliski & Rogério Baptistella - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021017.
    A filosofia e os filósofos ocidentais, desde sua gênese na Grécia Antiga, acreditavam que apenas os gregos possuíam epistemologias e racionalidades. As sociedades africanas, por exemplo, eram consideradas a-históricas e tinham sua contribuição na estruturação do conhecimento científico negada pelos filósofos ocidentais. Durante muitos séculos, essa ideia foi difundida ao redor do mundo, inclusive, durante o projeto de colonização das Américas. Assim, o objetivo deste artigo é compreender, através de uma revisão bibliográfica, como a falta de reconhecimento dos povos diásporos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber.Dannyel Teles de Castro & Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):83-112.
    Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil – Código de Financiamento 001 Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber Resumo: O artigo pretende abordar as possíveis contribuições da filosofia latino-americana e das filosofias e pedagogias indígenas na descolonização epistêmica do saber. Para tanto, investiga o trabalho de libertação da filosofia proposto Enrique Dussel e Raúl Fornet-Bettancourt, bem como a noção de colonialidade do saber, pensada por diferentes teóricos da concepção decolonial. Identifica-se a necessidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    A relação entre o ensino de filosofia e os problemas do chão da escola como forma de descolonização.Amanda Veloso Garcia & Iraceles Ishii dos Santos - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-29.
    Resumo: Ainda que predomine uma visão tecnicista e antifilosófica do ensino de Filosofia no Brasil, os problemas do chão da escola insistem em desafiar o cotidiano escolar de docentes e estudantes. Nesse artigo, temos como objetivo mostrar a importância de um ensino de Filosofia filosófico e que esteja atento aos problemas da realidade escolar e brasileira para a descolonização dos conhecimentos, mas também para o enfrentamento das exclusões e opressões tão presentes no Brasil. Primeiramente apontaremos aspectos de colonialidade na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    Um mundo sem mediações: descolonização africana como teoria política da modernização periférica.Leno Francisco Danner & Fernando Danner - 2022 - Griot 22 (3):149-161.
    Utilizaremos o conceito de sociedade sem mediações, calcada no racismo estrutural, tal como proposto por Frantz Fanon, para explicar a tendência regressiva própria às sociedades de modernização periférica, mormente o Brasil. A partir de uma crítica a Gilberto Freyre e a Florestan Fernandes, os quais assumem uma noção de objetivismo sociológico necessitarista com caráter apolítico-despolitizado para explicar o desenvolvimento e as contradições da sociedade brasileira hodierna (o sadismo-masoquismo de Freyre; a incapacidade negra para a ética protestante do trabalho, por causa (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Literatura portuguesa en España.Joao de Melo - 2005 - Contrastes: Revista Cultural 42:94-101.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Associação Portuguesa de Estudos Clássicos–Relatório das actividades no ano lectivo de 1964-1965.Carlos Alberto Louro Fonseca - 1966 - Humanitas 17.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13. Associação Portuguesa de Estudos Clássicos–Relatório das actividades no ano lectivo de 1965-1966.Walter de Sousa Medeiros - 1966 - Humanitas 17.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Linguagem matemática e Língua Portuguesa: Diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos.Edi Jussara Candido Lorensatti - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):89-99.
    Resumo: Palavras-chave : Learning mathematics in school is being faced with a world of concepts that involves reading and understanding of the natural language and mathematical language. Often, the curriculum components, Portuguese language and the Mathematic don’t talk to each other. The resolution of the problems seems to be a critical point in mathematics education. This article seeks to bring these components together to identify strategies for an effective learning. Keywords : Mathematical language.Natural language. Problems. : Linguagem matemática. Linguagem natural. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Bibliografia filosófica portuguesa, 1931-1987.Maria de Lourdes Sirgado Ganho & Mendo Castro Henriques (eds.) - 1988 - Lisboa: Editorial Verbo.
    At head of title: Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. De nueva generacion. Architectura Portuguesa, 2G, nr 20/2001.J. Belo Rodeia, D. Castro Lopes & A. Mateus - forthcoming - Nexus.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    História da filosofia portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1981 - Porto: Lello.
    1. A filosofia hebraico-portuguesa -- 2. A patrologia lusitana -- 3. A filosofia arábigo-portuguesa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Filosofia portuguesa para a educação nacional: introdução à obra de Álvaro Ribeiro.Joaquim Domingues - 1997 - Lisboa: Fundacao Lusiada.
  19.  6
    Filosofia portuguesa e universalidade da filosofia: e outros textos.José Marinho - 2007 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Edited by Jorge Croce Rivera.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Filosofia portuguesa para a educação nacional: introdução à obra de Alvaro Ribeiro.Joaquim Domingues - 1997 - Lisboa: Fundação Lusíada.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Estética da Libertação vs. Estética do Oprimido: notas sobre descolonização estética e democracia.Gustavo Dalaqua - 2022 - In Gustavo Dalaqua & Samon Noyama (eds.), Boal e a filosofia. CRV. pp. 95-111.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    Consuming Goa Portuguesa: Vacationing in a Postcolonial Colony.Vishvesh Kandolkar - 2020 - Journal of Human Values 26 (3):266-276.
    Contents of online websites and advertisements by real estate companies operating in Goa suggest that newly developed properties are meant to attract urban elites from Indian metros. These investors from urban metros, such as Delhi, seek a tranquil getaway from the pollution and pressures of city life. However, more than simply Goa’s idyllic location, second homeowners desire to indulge in the region’s difference from the rest of India—Goa, after all, was a Portuguese territory for 451 years. For the Indian urban (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  23
    From scientific language to scientific culture: the Revista Internacional de Língua Portuguesa.Cristina Montalvão Sarmento - 2009 - Cultura:269-290.
    A Revista Internacional de Língua Portuguesa (RILP) tem sido o veículo da expressão da comunidade que se expressa em português, impulsionada pelo movimento associativo universitário dos anos oitenta e noventa do século XX. Dirigida, primeiro, por Maria Helena Mira Mateus, numa série inicial composta por dezassete números, e, depois, coordenada por José--Augusto França, numa segunda série com três exemplares, perfaz hoje vinte e um títulos, o último dos quais abre a terceira série em curso, de cariz institucional e temático. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    O DISCURSO OFICIAL E A QUESTÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do Spel Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos da Uesb 4 (1):213-217.
    As reflexões realizadas aqui, tomam como foco o discurso oficial a partir da Lei Darcy Ribeiro sancionada em 20 de dezembro de 1996, particularmente, dos discursos veiculados como Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática aos professores. Trata-se, nesse trabalho, de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), identificando a (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. ¿ Hay una arquitectura portuguesa?Joao Miguel Amaro Correia - 2005 - Contrastes: Revista Cultural 42:66-85.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O problema da filosofio portuguesa.Álvaro Ribeiro - 1945 - Revista Portuguesa de Filosofia 1 (2):228-229.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27. A Cultura Escolar Portuguesa pelo Traçado Literário do Século XIX-The Portuguese Scholar Culture Through the Literary Drawing of the XIX Century.Carlota Boto - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Sobre a tradução portuguesa de Espectros de Marx.Bruno Padilha - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (62):381-394.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. De la crisis portuguesa y la guerra en Libia a la realidad económica de la Unión Europea (IV).Enrique Somavilla Rodríguez - 2012 - Revista Agustiniana 53 (160):245-308.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. 'América Latina’: Ao Serviço da Colonização ou da Descolonização?José Ramón Fabelo Corzo - 2017 - Revista Rascunhos Culturais 5 (15):289-318.
    Se realiza una investigación documentada sobre el contenido semántico del concepto "América Latina" en sus orígenes y en su evolución posterior. Se muestra que en sus inicios el concepto tuvo un significado emancipador y descolonizador en el uso que de él hicieron Francisco Bilbao y José María Torres Caicedo. Luego fue utilizado con propósitos recolonizadores en los marcos de la invasión napoleónica a México, a partir de lo cual mantuvo esa polisemia colonizadora-descolonizadora. A propósito de lo anterior el libro realiza (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Ensino de Língua Portuguesa: repercussões educacionais, políticas e socioeconômicas: entrevista com Irandé Antunes.Flávia Brocchetto Ramos - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):231-240.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  30
    The knights of the wooden sword and the archangels of the thunder sword: the Renascença Portuguesa and the democratic culture.Adelaide Maria Muralha Vieira Machado - 2009 - Cultura:215-230.
    A partir da implantação da República, surgiu um movimento de intelectuais que procurou congregar e dinamizar num esforço comum os pensadores de várias áreas do conhecimento, através da revista A Águia, tendo em vista uma nova ordem moral e cívica dentro do ideal democrático. Procurámos dar a conhecer as linhas principais que consubstanciaram o espaço aberto pela revista, as influências recebidas e os debates que a animaram.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Anotaçoes de diplomËtica eclesiástica portuguesa.Saul António Gomes - 1998 - Humanitas 50:625-648.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Dicionário de filosofia portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1987 - Lisboa: Publicações Dom Quixote.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  2
    Ensaios de estética portuguesa: Ecce homo, Painéis, Tomar.Afonso Botelho - 1989 - São Paulo: Editorial Verbo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Pensar a cultura portuguesa: homenagem a Francisco da Gama Caeiro.Francisco da Gama Caeiro (ed.) - 1993 - Lisboa: Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
    O presente volume reune quase uma trintena de artigos com temas culturais, de consagrados autores portugueses e brasileiros, que assim pretenderam homenagear o Professor. oordenada por Joaquim Gonçalves, a obra é estruturada em 4 partes. As três primeiras agrupam as intervenções, consagrando-se a quarta à vida e obra do homenageado.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. "A filosofia portuguesa" 1720-1820: História da revolução portuguesa de 1820, movimento intelectual.José de Arriaga & Jesué Pinharanda Gomes - 1980 - Lisboa: Guimarães. Edited by Jesué Pinharanda Gomes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    A filosofia da cultura portuguesa no Leal Conselheiro de D. Duarte.José Gama - 1995 - Lisboa: Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Colecciones y fotografías portuguesas.Teresa Siza - 2005 - Contrastes: Revista Cultural 42:58-65.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Ensaios de filosofia portuguesa (dispersos).Francisco Sottomayor & Francisco Morais Sarmento - 1957 - Lisboa: Fundação Lusíada. Edited by Francisco Morais Sarmento.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  26
    A filosofia erva-daninha como uma proposta para a descolonização de saberes na educação e resistência aos desafios contempor'neos.Amanda Veloso Garcia - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):685-728.
    A educação brasileira está estruturada a partir da colonialidade do saber (QUIJANO, 2005) que permeia a história do nosso território, determinando uma monocultura da mente (SHIVA, 2003) na forma como entendemos o mundo. No entanto, uma educação que tem em seu cerne currículos monoculturais e silencia de diferentes maneiras o pensamento próprio e local, leva a uma relação subalterna com o conhecimento. Diante de enormes desafios que o mundo contemporâneo em crise tem imposto, é necessário que repensemos os currículos escolares (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    Filosofia da Historia Maritima Portuguesa. De Frag. M., Júlio Gonçalves.Francis Rogers - 1955 - Isis 46 (1):59-61.
  43.  19
    From Political Philosophy to Nationalist Culture. The second series of Nação Portuguesa (1922-1923). [REVIEW]Paulo Dias Oliveira - 2009 - Cultura:155-171.
    Nestes artigos da Nação Portuguesa é perceptível um pendor mais prático que surge com maior clareza no princípio da série seguinte, na qual o periódico é seccionado em duas partes distintas, já claramente perceptíveis nesta segunda leva: a primeira, onde se inserem os estudos de momentânea curiosidade, feitos de crónica, transcrições, referências à revista, etc.; a subsequente, onde se podem encontrar os ensaios de crítica, filosofia, história e ciência, “em que os altos problemas do espírito vão sendo discutidos”. Por (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Inscripciones árabes portuguesas: situación actual.Ana Labarta & Carmen Barceló - 1987 - Al-Qantara 8 (1):395-420.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    O bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiro.Ana Costa & Paulo César Dias - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:204-215.
    O bem-estar dos docentes é um tema particularmente relevante e tem vindo a receber um interesse crescente. Contudo, são escassos os estudos em escolas no estrangeiro, motivo pelo qual se apresenta este trabalho que pretende explorar do bem-estar destes professores, em particular, descrever o seu bem-estar subjetivo e o bem-estar na escola, explorando o papel de variáveis pessoais e profissionais no bem-estar dos professores. Para isso, foi recolhida uma amostra de 58 docentes a lecionar em escolas portuguesas no estrangeiro, na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Uma História da Arqueologia Portuguesa. Das origens à descoberta da Arte do Côa.Nelson Almeida - 2013 - Revista Techne 1 (1).
  47.  27
    Ensinar como um filólogo- bases formativas para os professores de língua portuguesa.Célia Zeri de Oliveira - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-17.
    Este artigo insere-se no trabalho de pesquisa Intitulado Observatório da Formação Docente- construção de identidades dos professores em que tem o objetivo de contribuir para a Rede Colaborativa de Investigação-Formação-Serviço sobre políticas públicas de formação e desenvolvimento docente. Neste recorte, faz-se uma análise reflexiva acerca da formação de professores na área de Letras- Língua Portuguesa para o exercício da profissão docente junto ao público dos ensinos fundamental e médio. O intuito inicial das discussões e partilhas de experiências em rede (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A coroa portuguesa ea colonizacao do brasil. Aspectos da atuacao do estado na constituicao da colonia.C. Magno Magre Mendes - 1997 - História 16:233-253.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Um pregador africano na inquisição portuguesa: Bento de Jesus e a ideologia da escravidão em Cabo Verde no século XVII.Alexandre Almeida Marcussi - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo discute a trajetória de Bento de Jesus, irmão leigo da Ordem Terceira de São Francisco que atuou como pregador da fé católica no arquipélago de Cabo Verde na primeira metade do século XVII e foi condenado à morte pela inquisição portuguesa na sequência de uma experiência mística considerada herética pelos inquisidores lusitanos. Será empreendida uma análise do conteúdo de sua visão extática e da maneira como Bento entendia a doutrina católica e a transmitia aos africanos de Cabo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Vernei e a filosofia portuguesa.António Alberto Banha de Andrade - 1946 - Braga,: Livraria Cruz.
1 — 50 / 916