Results for ' código de comunicação'

941 found
Order:
  1. Gramática dos meios no contexto das linguagens icônicas.Irene de Araújo Machado - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    Resumo Como se organizam os meios para que seus produtos sejam oferecidos a seus usuários como produtos de comunicação? Esta é a pergunta que sustenta e justifica o estudo da gramática dos meios, segundo a articulação de códigos eletrônicos geradores das linguagens icônicas em processos perceptuais e cognitivos. Orienta-se pelas explorações que M.McLuhan formulou em suas análises e exercícios de seu projeto pedagógico e também na metodologia semiótica dos processos de articulação sintática, semântica e pragmática.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Olhares internacionais: correspondentes sediados no Rio de Janeiro.Faculdade de Comunicação Social Fcs - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):105-118.
    Apresentação Agradecemos à presença dos professores do mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aos alunos da graduação e da pós e aos quatro convidados pela gentileza de estarem no campus da Universidade para tratar de um assunto pouco estudado na área de comunicação. Nos currículos antigos, em especial aqueles na década de 1980, havia uma disciplina intitulada Sistemas Internacionais de Comunicação. Hoje esse é um tema ausente (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  46
    Aportes de Niklas Luhmann a la teoría de la complejidad.Bernardo Castro Sáez - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 29.
    El presente artículo está centrado en la teoría de sistemas de Niklas Luhmann, y su aporte a la teoría de la complejidad. A partir de la necesidad de observar y generar una nueva teoría que pudiese dar cuenta de las diversas relaciones que surgen de los fenómenos sociales, Luhmann trata de construir una teoría, introduciendo diversos conceptos que le permiten reducir la complejidad; pero a la vez, esa misma operacionalización posibilitó en Luhmann una creciente complejización de sus ideas, siendo uno (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. Consumo e diferenciação social: representações ficcionais dos espaços de refeição.Marcia Perencin Tondato - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    Como se organizam os meios para que seus produtos sejam oferecidos a seus usuários como produtos de comunicação? Esta é a pergunta que sustenta e justifica o estudo da gramática dos meios, segundo a articulação de códigos eletrônicos geradores das linguagens icônicas em processos perceptuais e cognitivos. Orienta-se pelas explorações que Marshall McLuhan formulou em suas análises e exercícios de seu projeto pedagógico e também na metodologia semiótica dos processos de articulação sintática, semântica e pragmática.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    A “Caixa Preta” Como Metáfora Para o Funcionamento Das Sociedades Pós-Históricas Segundo Vilém Flusser.Anna Luiza Andrade Coli - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):366-375.
    O presente artigo aborda alguns textos fundamentais de Vilém Flusser adotando como eixo central a comparação entre o funcionamento das sociedades póshistóricas e o mecanismo da “caixa-preta”, o que permite articular questões específicas dos códigos de comunicação e seus produtos com questões que tratam das consequências das tecno-imagens para o funcionamento das sociedades caracterizadas por Flusser como sociedades de massa ou pós-históricas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  26
    A aprendizagem filosófica na formação de professores.Alexsandro da Silva Marques - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):255-271.
    A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a criação de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar para fazer-pensar a formação de professores e a aprendizagem filosófica, a partir de oficinas didático-formativas que possibilitem aos estudantes de diferentes cursos de licenciaturas a experienciarem em seus processos formativos a prática da meditação como possibilidade didática para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento. Busca-se fortalecer e promover experiências que estimulem a reflexão, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    A interatividade no ciberespaço.Walter Zanini & A. Arte de Comunicação Telemática - forthcoming - Hermes.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  33
    Julgamento de translucência em Sistemas de Comunicação Alternativa e Suplementar por universitários.Valéria de Oliveira Thiers & Fernando César Capovilla - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:49-56.
    O estudo descreve o julgamento da translucência relativa de substantivos, verbos e modificadores em quatro Sistemas de Comunicação Alternativa e Suplementar (Bliss, PIC, PCS e ImagoAnaVox) por meio do emprego de um software (Sonda) que apresentava os símbolos e registrava a pontuação atribuída, o te..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  73
    Código de barras de ADN.Julio Torres Meléndez - 2020 - Análisis Filosófico 40 (2):169-185.
    Se ha impuesto la imagen del código de barras para hacer referencia a una secuencia de ADN mitocondrial que es utilizada para medir la distancia genética entre poblaciones animales. Según la interpretación esencialista de esta analogía, este método de medición serviría, por sí mismo, no solo para la rápida identificación de ejemplares, o muestras fragmentarias, de especies previamente clasificadas, sino también para el descubrimiento de nuevas especies. Los taxónomos integrativos han rechazado este último uso del método del código (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Exu diaspórico: um conceito decolonial forjado para compreender o princípio exúlico de comunicação e a pedagogia das encruzilhadas.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Revista Calundu 7 (2):4-24.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  12. Novo código de processo civil: Reflexões sobre liberdade, igualdade E mudanças de paradigmas.Gabriella do Carmo Pantoja Duarte - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: REFLEXÕES SOBRE LIBERDADE, IGUALDADE E MUDANÇAS DE PARADIGMAS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Táticas de comunicação on-line na defesa de demandas indígenas na Amazônia.Thiago Almeida Barros & Edgar Monteiro Chagas Junior - 2023 - Logos: Comuniação e Univerisdade 29 (1).
    Neste trabalho analisamos a dinâmica da representação política não eleitoral de demandas indígenas em campanhas realizadas pela ONG Greenpeace Brasil da organização Mobilização Nacional Indígena (MNI). Nosso objetivo é identificar táticas de comunicação on-line a partir de conteúdos publicados pelas organizações em suas fanpages na rede social Facebook, entre março e agosto de 2016, período de intensificação de discussões sobre o licenciamento ambiental para a construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, que alagaria parte do território Munduruku, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A civilização helenística E a sua língua de comunicação internacional1.Luciene de Lima Oliveira - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):37-45.
    O presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito da Civilização Helenística e a sua língua de “comunicação internacional”, isto é, a koiné. Ressalte-se que esse dialeto grego serviu de base para a propagação do Evangelho nos primórdios do Cristianismo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    Códigos de buen gobierno: un análisis comparativo. Especial incidencia en el caso español.Luis Ferruz Agudo, Isabel Marco Sanjuán & Isabel Acero Fraile - 2010 - Aposta 46:1.
    El presente trabajo recoge un análisis comparativo realizado entre diversos códigos y recomendaciones de buen gobierno tanto a nivel nacional como internacional. Durante el estudio, se ha revisado una amplia muestra de códigos de gobierno corporativo, prestando especial atención a los aspectos incluidos en los mismos relativos a la composición de los consejos de administración, la voluntariedad versus obligatoriedad de las recomendaciones, el tratamiento otorgado a las figuras de Presidente y CEO, etc., identificando las principales diferencias y similitudes entre ellos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  31
    Epistemología implícita en el código de ética profesional del colegio de psicólogos de Chile.Alejandro Cifuentes-Muñoz - 2019 - Cinta de Moebio 64:51-67.
    Resumen: Este artículo pretende develar los supuestos epistemológicos que se encuentran implícitos en el código deontológico del Colegio de Psicólogos de Chile. Para resolver tal problema se realiza un análisis de discurso que abarca la interpretación del contenido del documento, del contexto en el que se inserta y de los actores involucrados. El análisis sugiere que el código de ética se sustenta implícita y sustancialmente en el paradigma positivista de la ciencia, al alero de la modernidad como contexto. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  47
    Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes.Fátima Régis, Raquel Timponi, Alessandra Maia, Daniela Almeida, José Messias Santos, Juliana Fernandes, Mariana Aguiar & Renata Silva - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):30-44.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Linguagem, comunicação e pedagogia: contribuições a partir de Levinas.Andrés Brayner de Farias - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):105-117.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  22
    Panfletagem digital – espaço público, comunicação institucional e internet.José Aparecido de Oliveira - 2007 - Horizonte 5 (10):91-105.
    Resumo O presente artigo faz parte de uma pesquisa sobre os espaços de discussão criados, a partir da internet, entre os membros clérigos e leigos da Igreja Metodista, nos meses que antecederam o 18º Concílio Geral, realizado em 2006, conclave que resultou na saída da instituição dos organismos ecumênicos em que atua e que ajudou a fundar. O objetivo consistiu em avaliar as possibilidades e limitações da internet como emergente espaço público ampliado para as instituições. A análise teve como suporte (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  31
    Meios de Comunicação e Mentes.Márcio Souza Gonçalves & Ericson Telles Saint Clair - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Centro de educação, filosofia E teologia.Código da Disciplina & Semestre Letivo - 2012 - História 30:2º.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  26
    Impactos das tecnologias informacionais de comunicação na conduta: contribuições da teoria peirciana de informação.Max Rogério Vicentini, Valdirene A. Pascoal & Maria Eunice Q. Gonzalez - 2020 - Cognitio 20 (2):429-445.
    O objetivo do presente artigo é desenvolver uma reflexão acerca de relações existentes entre informação e ação, no contexto das tecnologias informacionais de comunicação. O problema central que guiará o artigo pode ser assim formulado: Qual é a influência da informação disponível nas TICs na ação autônoma? O direcionamento de pesquisas em relação ao conceito de informação possui geralmente uma orientação técnica, não focalizando questões éticas, ontológicas e epistemológicas, que são igualmente relevantes ao se tratar desse conceito. Em contraste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    Intencionalidade, experiência banal e comunicação. Esboço de prospecção fenomenológica do quotidiano.Fábio Fonseca de Castro - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 22 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Globalização, comunicação e democracia: dos conglomerados ao ativismo de mídia.Daniel Martins de Lima Silva - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):124-131.
    No século XXI, a produção e o consumo de informação acompanharam o ritmo da globalização e hoje, sem muito esforço, podemos saber do que aconteceu a poucos minutos em qualquer parte do planeta. Percebemos, no entanto, que a produção dessa informação, bem como sua circulação, não acontece de forma livre e democrática. Há várias forças em jogo que fazem da comunicação uma ferramenta de manipulação social.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Precisa-se de um novo Código Florestal: projetos nacionais e os debates em torno da alteração da legislação florestal brasileira entre 1934 e 1965.Ely Bergo De Carvalho & Isabela Cristina Rosa - 2019 - Dialogos 23 (3):216-240.
    A legislação florestal brasileira pretérita é frequentemente interpretada de forma anacrônica. O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão da historicidade de tal legislação. De forma específica, serão analisadas, comparativamente, as propostas de alteração do primeiro Código Florestal Brasileiro até sua substituição em 1965. Apesar de modificações importantes, há uma permanência entre os textos analisados: as posturas conservacionistas, presentes em todos eles, só podem ser compreendidas quando atreladas à lógica produtivista e às políticas desenvolvimentistas evidenciadas no Brasil da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A política de comunicação global.Cees J. Hamelink - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):10-41.
    Nos últimos 150 anos a comunicação global tem sido uma preocupação importante na agenda da comunidade internacional. A comunicação global nos anos 90 confrontou a arena política mundial com interesses complexos e controversos, que demandaram soluções por meio de negociações multilaterais. Um importante desafio para o século XXI é a inclusão de atores da sociedade civil global nesse processo de negociação.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  98
    Os meios de comunicação como instrumento de poder: Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903-1969) e a Indústria Cultural.Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):35-43.
    Resumo : O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram - a definição da indústria (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Los códigos geopolíticos estadounidenses ante los destellos de la Revolución Cubana.Mariano García de las Heras González - 2022 - Araucaria 24 (50).
    The guerrilla led by Fidel Castro and the political implications of his triumph in 1959 constitute a widely researched object of study. This text seeks to offer a reading of US responses through the construction of a geopolitical code, which aims to neutralise the revolutionary inspiration produced by the Cuban example in Latin America. The analysis draws on a series of primary sources to highlight the political, economic and diplomatic strands that shape White House foreign policy not only towards Cuba, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Meios de comunicaçao na era da desinformaçao, a reproduçao do medo e sua influência na política criminal.Diego Augusto Bayer - 2016 - Ratio Juris 11 (22):117-142.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Sellos y códigos de buenas prácticas sostenibles en la industria audiovisual.Julio Blas Blas - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (4):1-11.
    Los ODS marcan el camino de las empresas hacia la sostenibilidad. Pero no sabemos si las empresas audiovisuales, cinematográficas o televisivas van por el mismo camino. Además, existen algunos sellos y códigos de buenas prácticas que intentan poner la sostenibilidad en el rodaje. Esta investigación trata de explicar las iniciativas más antiguas e importantes sobre rodajes sostenibles:: Green Production Guide y Albert. Mostramos si enfocan la sostenibilidad en la huella de carbono o también en acciones sociales y de gobernanza, los (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  31
    Ética da comunicação: fomentando a cultura do encontro.Eduardo Araújo de Castro - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):5-17.
    Estamos inseridos numa sociedade marcadamente comunicativa. O progresso, as novas tecnologias, o avanço da ciência, a cultura e os costumes, são os grandes fomentadores desse “admirável mundo novo”, que ainda estamos aprendendo a conviver. E nesse aprendizado, algumas lacunas na própria comunicação têm deixado apreensivos pensadores modernos e a sociedade. Isso porque uma tese cada vez mais é difundida sem encontrar resposta: numa época na qual as pessoas possuem diversos mecanismos de comunicação, por que as pessoas se comunicam (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. La aplicación del Código de Faltas en la ciudad de Córdoba en Bisig, E. (Dir.) Jóvenes y Seguridad: Control Social y Estrategias de exclusión (coautora).Romina Rekers - 2015 - In Secretaría de Ciencia y Técnica UNC. Córdoba, Argentina: pp. 151-176.
    Este artículo resume el “Relevamiento y análisis sobre la aplicación del Código de Faltas en la Ciudad de Córdoba”59; investigación exploratoria realizada en la ciudad de Córdoba, entre cuyos principales objetivos se formuló el analizar cómo se aplican las figuras de Merodeo (Art. 98), Negativa u omisión de identificarse (Art. 79) y Posesión injustificada de llaves alteradas o ganzúas (Art. 97), del Código de Faltas de la Provincia de Córdoba, desde la perspectiva de jóvenes varones de entre 18 (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  17
    Representações sem'nticas de raça e classe da cultura popular para literatura e para televisão.Viviane Lucy Vilar de Andrade - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (2).
    Há um diálogo entre os estudos antropológicos e literários não só porque a literatura está dentro do âmbito da antropologia cultural, mas também porque a literatura de um povo reflete substancialmente os aspectos da sua cultura e sua visão de mundo. Este trabalho investiga as representações de classe, raça e relações raciais em “O Romance d'A Pedra e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, um romance do autor brasileiro contemporâneo, Ariano Suassuna (1927). Em primeiro lugar, pretende-se demonstrar como a representação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    Razão Comunicativa E Técnicas De Comunicação E Informação Em Rede.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:49-66.
    O trabalho pretende demonstrar que a teoria da racionalidade comunicativa, desenvolvida por Jürgen Habermas, permite um posicionamento, a um só tempo, crítico e positivo, quanto às redes digitais. Porquanto seu desempenho não é apenas crítico no sentido de uma negação, mas principalmente criativo e dinâmico, visto que oferece o modelo de um procedimento discursivo – público e democrático – que permite avaliar pretensões de validade das redes digitais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  31
    Comunicação, participação política e tensões da democracia no governo local: o Orçamento Participativo Digital 2011 em Belo Horizonte.Ana Maria Rodrigues de Oliveira - 2014 - Horizonte 12 (33):246-248.
    OLIVEIRA, Ana Maria Rodrigues de. Comunicação, participação política e tensões da democracia no governo local: o Orçamento Participativo Digital 2011 em Belo Horizonte. 2014. xxxf. Tese (Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Vulneración del principio de no autoincriminación en el procedimiento abreviado contemplado en el código orgánico integral penal.Erika Ivanya Ruiz Fajardo & Gina Lucía Gómez de la Torre Jarrín - 2024 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 5 (9):e240140.
    La presente investigación tuvo como objetivo realizar un análisis del procedimiento abreviado contemplado en el Código Orgánico Integral Penal (COIP), partiendo del criterio de que ciertos aspectos de este procedimiento vulneran derechos fundamentales del investigado. Se destaca particularmente el requisito para el procesado de admitir los hechos que se le imputan para acceder a este procedimiento, lo cual, según la opinión mayoritaria de doctrinarios, compromete el principio de no autoincriminación, la presunción de inocencia y el derecho a un juicio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Indian materialists in El'Codigo de Manu'.M. Sevilla Rodriguez - 2004 - Pensamiento 60 (226):137-143.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  21
    Imprensa brasileira no contexto da independência: da constelação luso-brasileira às redes de comunicação.Marialva Carlos Barbosa - 2022 - Araucaria 24 (51).
    O artigo mostra a importância da expansão de periódicos no Brasil no contexto da independência, formando redes de comunicação, e os significados que a palavra impressa ganhou nesse momento inicial de formação de um espaço público no qual as discussões políticas tomavam as ruas. O foco são as diversas teias narrativas que podem ser vistas nos próprios periódicos e que revelam suas filiações ideológicas e as significações que atribuem aos seus posicionamentos políticos e à palavra impressa. Do ponto de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. MacBride, a NOMIC e a participação latino-americana na concepção de teses sobre a democratização da comunicação.José Marques de Melo - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):42-59.
    Qual a influência exercida pela América Latina na construção do Relatório MacBride e na formulação das teses que embasaram a proposta de uma Nova Ordem Mundial da Informação e da Comunicação? A intenção deste trabalho é esclarecer o episódio histórico protagonizado pela UNESCO no ocaso da guerra-fria, ao focalizar as teses sobre a democratização da comunicação e discutir a significação daquela plataforma política na presente conjuntura internacional.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  32
    Imágenes de lo femenino en el arte: atisbos y atavismos.Amparo Serrano de Haro - 2007 - Polis 17.
    Este artículo trata sobre cómo la imagen de la mujer en la pintura tradicional presenta un código de conducta y una realidad histórica. La mujer desnuda, en cuyo retrato tiene más importancia el cuerpo que la cabeza, la mujer pintada ofrecida como un paisaje, una comida o una presa, dificultará una relación de comunicación entre los sexos y encerrará a la mujer en un arquetipo denigrante. Por eso la primera respuesta de las mujeres pintoras ha sido siempre la búsqueda (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    Rádios comunitárias nas revistas latino-americanas de Comunicação.Doris Fagundes Haussen - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    O artigo analisa a presença das rádios comunitárias nas revistas latino-americanas de Comunicação, com o objetivo de verificar de que forma o tema é abordado, quais os enfoques priorizados, os principais autores e as referências mais utilizadas. Foram selecionadas, no período de 2010 a 2015, oito das principais revistas do continente que se dedicam à área. Constatou-se a presença de dez artigos sobre o tema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  56
    O teatro como um sistema de comunicação.Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):85-90.
    A comunicação parece ser um dos objetivos centrais do artista na apresentação de uma peça teatral. Quando acontece essa comunicação, ele e seu público constituem, juntamente com certas características, um sistema comunicativo. Neste trabalho, expomos a noção de um sistema de comunicação proposta por Shannon e Weaver. Procuramos relacionar essa noção com o sistema comunicativo estabelecido na apresentação teatral. Investigamos questões como: quais os componentes necessários para a existência e possibilidade de comunicação entre emissor e receptor?; (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  33
    Resenha "La fé filosofia" de Karl Jaspers.José Maurício de Carvalho - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    Por originar-se de uma reunião de conferências, inicialmente publicadas em alemão com o título _DerphilosophischeGlaube_ e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro não tem o formato propriamente de um livro. Falta-lhe não somente o aspecto formal mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferências e um esforço de aprofundamento das questões propostas. Da primeira à última o filósofoquer esclarecer o que é a fé filosófica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Comunicação desfigurada pela violência e reconstrução da democracia.Anderson de Alencar Menezes & Alda de Barros Araujo - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:61-81.
    O objetivo desse trabalho é apresentar a análise de caso experenciado pelos coautores em Unidade de Acolhimento em Maceió que recebe crianças de 0 a 6 anos em razão de desamparo e abandono. Foi utilizada a metodologia do estudo de campo, qualitativo, do tipo pesquisa-ação, a partir de visitações ao LACA. Pensar essa perspectiva a partir das relações entre Habermas, Freud e Winnicott, em uma relação entre Filosofia e Psicanálise a partir de processos comunicativos desfigurados pela violência e a urgência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  28
    Como trabalhar o repertório cultural dos alunos e a comunicação conforme proposta da BNCC a partir da cultura afrodescendente?Eliane Alves De Oliveira - 2020 - Odeere 5 (9):457.
    A real necessidade de adequar o currículo escolar às chamadas aprendizagens essenciais citadas na Base Nacional Comum Curricular tem sido destaque em discussões e capacitações na área educacional em todo o país. A escola do século XXI, apesar de já ter apresentado alguns avanços, ainda está presa a livros didáticos cuja proposta é a transmissão de conteúdos que supostamente serão cobrados em exames oficiais. Muitas dessas propostas pedagógicas não levam em consideração o aluno como um ser integral com cabeça, coração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  27
    Voces de un diálogo: Francisco Romero y los filósofos norteamer.Florencia Ferreira de Cassone - 2012 - Cuyo 29 (2):87-131.
    La obra de Francisco Romero (1891-1962) ha revolucionado el pensamiento argentino no sólo en el sentido de crear un nuevo sistema filosófico, sino en el de sentar una genuina filosofía americana. Su trabajo se extendió no sólo al campo filosófico, sino también al editorial y universitario. En este contexto y a través del epistolario entramos en la práctica y los contenidos de sociabilidad, para delinear las contribuciones de la categoría en el campo de la historia de las ideas. Desde esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    O fundamentalismo como proselitismo de legitimação: o que há de comunicação na incomunicabilidade religiosa.Luiz Signates - 2020 - Horizonte 18 (56):485-485.
    This paper studies fundamentalism, from the perspective of the tension between communicability and incommunicability, perceived in the religious dynamics in general. After a brief historical background on the subject, it focuses on the religious side of fundamentalism. Next, fundamentalism is approached in the context of its specific contradiction: the incommunicability of dogmatism, based on literalism, the incapacity for dialogue and extremist political actions, including terrorism, in permanent tension with the communicational need for visibility and recognition. Therefore, there is a specific (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Agroecologia e Identidade Quilombola: a agroecologia na construção da identidade sociocultural da Comunidade Quilombola de Rincão dos Negros – Rio Pardo/RS.Erica Karnopp, Alessandra de Quadros & Marco André Cadoná - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (1):128-154.
    O artigo apresenta uma análise sobre o significado sociocultural de práticas agroecológicas em Comunidades Quilombolas. Tomando como referência a Comunidade Rincão dos Negros, localizada no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, indica-se que as práticas agroecológicas se inserem num contexto de resistências e de afirmação da identidade sociocultural das Comunidades Quilombolas. Na Comunidade Rincão dos Negros, o manejo de saberes e de práticas tradicionais, comprometidos com a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade, remete a diferentes formas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    MaLOVIC, Míroslav. Filosofia da Comunicação: Para uma crítica da Modernidade.Paulo Roberto Andrade De Almeida - 2009 - Educação E Filosofia 22 (44):237-241.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  37
    Escrita, subjetividade e tecnologia de comunicação.Márcio Souza Gonçalves - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):34-47.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 941