Results for ' ativismo'

42 found
Order:
  1.  22
    Ativismo digital evangélico e contrassecularização na eleição de Jair Bolsonaro.Carlos Eduardo Souza Aguiar - 2020 - Horizonte 18 (56):600-600.
    The rise of digital networks consolidates a new type of religious activism that increases the so-called conservative wave in the Brazilian context. These are new dynamics that support to saturate the boundary between the spheres of religious and politics, a key characteristic of the orthodox ideal of secularization. In this paper, we examine the role of conservative evangelical digital activism in the 2018 presidential election, characterized by the open engagement of churches and religious in the electoral dispute, mobilizing their networks (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    A (In)Efetividade do Ativismo Judicial na Garantia do Direito Constitucional à Saúde.Winston de Araújo Teixeira - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):129.
    O presente artigo versa sobre a judicialização do acesso ao direito à saúde mediante o Ativismo Judicial. Tem por objetivo apontar a inefetividade do Ativismo Judicial como forma de garantir o acesso ao direito Constitucional à saúde. Para sua consumação, foi utilizado o método de abordagem dedutivo, os métodos de procedimento histórico, interpretativo e analítico, bem como as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.Procede à análise da efetividade das normas constitucionais e infraconstitucionais que regulamentam o direito à saúde (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    K-pop, ativismo de fã e desobediência epistêmica: um olhar decolonial sobre os ARMYs do BTS.Krystal Urbano, Daniela Mazur, Mayara Araujo & Afonso De Albuquerque - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Os fãs de K-pop têm chamado a atenção da mídia internacional por conta de seu engajamento em causas políticas e sociais em diversos países. No intuito de investigar a dimensão política do ativismo desses fãs em específico, este artigo se propõe a abordar o impacto global do K-pop, tendo em vista o debate mais abrangente sobre decolonialidade. Para tanto, utilizamos como objeto de análise o recente caso do fã-clube oficial do BTS, conhecido como ARMY, que desafiou os posicionamentos do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Ativismo Negr@: entrecruzando epistemologias feministas nas trajetórias de mulheres negras e religiosas.Manoelle Lopes Fontes & Ana Cláudia Lemos Pacheco - 2021 - Odeere 6 (1):38-66.
    Neste artigo propomos discutir as trajetórias e encruzilhadas de mulheres negras adeptas do catolicismo e do candomblé, a partir da análise subsidiada por epistemologias situadas no campo do Ativismo Negr@, tomando como referência o feminismo negro e decolonial e a teologia feminista católica, procurando captar as narrativas sobre corpo, sexualidade, etnia, raça e religiosidade, de onde emergem intersecções. Para fazermos esse diálogo, contamos com as trajetórias de duas mulheres negras sul baianas, residentes no município de Canavieiras, autodeclaradas negras, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Reflexões sobre democracia E ativismo judicial.Fabiane Araújo de Oliveira & Raul Medeiros Bezerra da Costa - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    REFLEXÕES SOBRE DEMOCRACIA E ATIVISMO JUDICIAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    Apresentação do dossiê: "Ativismo Negro E justiça racial: Produções teóricas E de pesquisa no Campo da etnicidade, interseccionalidade E diversidade sexual".Raquel Souzas, Ana Claudia Lemos Pacheco, Núbia Regina Moreira & Tânia Rocha de Andrade Cunha - 2021 - Odeere 6 (1):1-6.
    Apresentação do Dossiê: "ATIVISMO NEGRO E JUSTIÇA RACIAL: produções teóricas e de pesquisa no campo da etnicidade, interseccionalidade e diversidade sexual".
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Criação "Do Direito" e Criação "de Direitos”: A Diferença Entre Interpretação e Ativismo Judicial e Respectivas Consequências.Zelia Luiza Pierdona & Verbena Duarte Brito de Carvalho - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):78.
    Objetiva-se, com o presente trabalho, apontar as diferenças entre o resultado de interpretação judicial e o ativismo judicial, cujas soluções são, respectivamente, a criação do Direito e a criação de direitos. As expressões estão diferentemente grafadas para vinculá-las a comportamentos distintos: "do Direito”, refere-se à regra extraída da ordem jurídica, enquanto "de direitos”, diz respeito a direitos subjetivos (reais ou ideais). O método utilizado foi o dialético, a partir da revisão bibliográfica e pesquisa jurisprudencial, com enfoque na criação jurisdicional, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Quilombos virtuais: as novas expressões de (re)territorialização, resistência, ativismo e empoderamento negro nas redes sociais.Cristiano Henrique dos Santos & Renata Nascimento da Silva - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 26 (1).
    O presente artigo busca analisar os processos, fluxos e refluxos, de desterritorialização e territorialização, no contexto da diáspora negra no Brasil. Através dos conceitos de quilombismo e comunidade, examinará as comunidades virtuais “Ponte para Pretx” e “Intelectuais Negras: escrita de si mesma” localizadas no Facebook, articulando ponderações e reflexões em torno dos processos de empoderamento negro, ativismo, solidariedade e resistência negra, nucleados na ideia de comunidade virtual. Desta maneira, através dos pressupostos da hermenêutica histórica, a pesquisa demonstrará de que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    O Princípio da Precaução Sob a Perspectiva da Judicialização Dos Direitos Fundamentais: Riscos Do Ativismo Judicial Para a Harmonia Entre Poderes.Narciso Ferreira de Menezes & André Studart Leitão - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):176.
    O presente estudo propõe-se a analisar as medidas e os limites de precaução adotados pelos Poderes da República. Pretendem-se investigar as premissas em que estão fundamentadas as ações do Poder Judiciário, resultando no ativismo judicial. Ponderam-se, ainda, os limites do ativismo judicial e a harmonia entre Poderes. Ressaltam-se a importância atual da temática e a necessidade de exploração de suas repercussões para a construção social. A pesquisa, de viés qualitativo e de cunho exploratório, será lastreada em levantamento bibliográfico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A estética política do ativismo através de novas mídias.Meg Stalcup - 2016 - In Marinyze Prates de Oliveira & Jonathan Warren (eds.), Miradas sobre o Brasil: cultura, arte e poder. Editora da Universidade Federal da Bahia. pp. 13-33.
    Neste capítulo, analisa-se a documentação visual dos protestos de 2013, contrastando a cobertura da grande mídia em São Paulo e Rio de Janeiro com a de ativistas usando as tecnologias de nova mídia. Os temas centrais são a forma como o exercício do poder político é mediado através de novas tecnologias de mídia e a racionalidade política que anima os ativistas. Dito de outro modo, pergunta-se: por que os atores criaram imagens da forma que o fizeram e que objetivos políticos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O estado de direito, a quebra do paradigma positivista E o surgimento do ativismo judicial.Fábio Antônio Correia Filgueira Filho & Gabriel Lucas Moura de Souza - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O ESTADO DE DIREITO, A QUEBRA DO PARADIGMA POSITIVISTA E O SURGIMENTO DO ATIVISMO JUDICIAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Litígios estruturais e ativismo dialógico: um novo modelo de atuação para as cortes constitucionais no controle judicial de políticas públicas.Bianca M. Schneider van der Broocke & Katya Kozicki - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A adoção de um catálogo constitucional de direitos e o fortalecimento do judicial review, trouxeram como consequência a judicialização da política em inúmeras democracias, onde se verifica uma expansão da atuação do Poder Judiciário em detrimento das esferas representativas do Estado. Neste contexto, tem se observado em países do Sul Global, o emprego de novos mecanismos procedimentais em casos que envolvem a violação contínua e generalizada de direitos fundamentais, de alguns grupos menos favorecidos, decorrente de bloqueios políticos e institucionais, denominados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Da cientificidade de Milton Santos ao ativismo de Boaventura: mote para problematizar fronteiras.Alexandre de Oliveira Fernandes - 2022 - Odeere 7 (3):185-189.
    Resenha do livro CERQUEIRA – NETO, Sebastião P. G. Da cientificidade de Milton Santos ao ativismo de Boaventura Souza Santos: uma proposta de geografia popular. Salvador: EDUFBA, 2020.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Globalização, comunicação e democracia: dos conglomerados ao ativismo de mídia.Daniel Martins de Lima Silva - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):124-131.
    No século XXI, a produção e o consumo de informação acompanharam o ritmo da globalização e hoje, sem muito esforço, podemos saber do que aconteceu a poucos minutos em qualquer parte do planeta. Percebemos, no entanto, que a produção dessa informação, bem como sua circulação, não acontece de forma livre e democrática. Há várias forças em jogo que fazem da comunicação uma ferramenta de manipulação social.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Destino da filosofia brasileira: Cruz Costa e o ativismo filosófico.Felipe Luiz - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O objetivo deste trabalho é debater as formulações de Cruz Costa sobre a história e o destino da filosofia nacional, à luz de outros autores mais contemporâneos, como Ivan Domingues, intentando estabelecer qual seria o liame da filosofia brasileira, e se há possibilidade de traçar um quadro de nossa produção bem como um vaticínio de seu futuro. Destarte, traçamos uma breve história da produção filosófica nacional, seguindo Cruz Costa e Domingues, chegando aos dias atuais e discutindo se a predição de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    A Filosofia Jurídica de Dworkin e a Indenização Punitiva: Fundamentos Jusfilosoficos Para a Punitive Damage Em Matéria Ambiental.Fernando Barotti Santos & Émilien Vilas Boas Reis - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):01.
    O artigo é um estudo de caso à luz da filosofia jurídica de Dworkin. Tratou-se de recursos especial repetitivo do Superior Tribunal de Justiça, que inviabilizou a utilização da indenização punitiva, espécie de responsabilidade civil derivada da common law. A pesquisa busca analisar o voto vencedor, propondo argumentos com uso da tese do ativismo judicial sobre a possibilidade de utilização da punitive damage em matéria ambiental. O presente trabalho foi desenvolvido sob a metodologia jurídico-teórica e raciocínio dedutivo, com pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Um olhar sobre os rostos da Palestina: notas introdutórias à filosofia política de Judith Butler.Almerindo Antônio Boff - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34721.
    Judith Butler tornou-se reconhecida inicialmente por seu posicionamento no campo dos estudos do gênero. Nas últimas décadas sua obra passou a abordar consistentemente temas da filosofia política, incluindo suas perspectivas teóricas do movimento sionista e do Estado de Israel contemporâneos, feitas na companhia das reflexões de Walter Benjamin, Hanna Arendt e Emmanuel Lévinas, entre outros. O presente artigo enfoca inicialmente, de maneira sintética, algumas destas reflexões, examinando aproximações entre os pensamentos de Butler e Lévinas. Estas reflexões são a seguir tomadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    A (Im) Possibilidade Do Controle Judicial de Políticas Públicas Em Decorrência de Concepções Ideológicas.Diego Marques Gonçalves - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (1).
    O presente artigo objetiva compreender se o Judiciário pode vetar a implementação de uma Política Pública em decorrência dos parâmetros ideológicos sustentados pelo gestor público que a formatou. Para tanto, tomou-se como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: é possível que o Poder Judiciário proíba uma política pública a partir da ideologia desta? O trabalho foi dividido em três capítulos; o primeiro deles trazendo a discussão atinente ao pós-positivismo jurídico neste país; o segundo visando esclarecer a respeito do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  29
    Continuidade e Mudança - A din'mica de uma instituição religiosa: a Igreja Católica na América Latina – Uma resenha.Maria José Fontelas Rosado-Nunes - 2018 - Horizonte 16 (49):417-422.
    ANDES, Stephen J.C.; YOUNG, Julia. Local Church, Global Church: Catholic Activism in Latin America from Rerum Novarum to Vatican II. Washington, DC, The Catholic University of America Press, 201 O livro em questão insere-se em uma perspectiva analítica, tentando mostrar o jogo de adaptação e de continuidade ao trabalho no continente americano. Apesar do reconhecimento das mudanças notáveis introduzidas pelo Vaticano II, a tese é que, ao contrário do que é sugerido por uma certa literatura de historiografia e teologia latino-americana, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Ordem e perigo: superfícies do corpo político.Pablo Pérez Navarro - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (1):327-346.
    Abstract:: This essay addresses the notion of public order from the point of view of biopolitics. With that aim, it relates the authoritarian response to social protest with the moral ordering of public space, using the case of the 15-M movement in Spain. Then, it reads the notion of public order as a dispositive, in the Foucauldian sense of the term. Departing from there, it presents a brief genealogical approach to the relations among sexual and racial ordering o public space. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  21.  44
    Apresentação do dossiê: A privatização da Educação Básica e suas implicações para o direito humano à educação na contemporaneidade.Theresa Adrião & Maria Vieira Silva - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):31-38.
    As políticas de privatização da educação e as formas pelas quais se materializam têm assumido contornos sem precedentes no tempo presente e são emblemas das mutações da face social do Estado no provimento e garantia do direito humano à educação, como consequência da ascensão e capilaridade dos princípios neoliberais no tecido social que se apoiam, por sua vez, na primazia do capital financeiro e na concentração da riqueza. No Brasil, o direito à educação é matéria do texto constitucional nos títulos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  95
    Entre corpos: coabitação radical e produção do espaço queer.Pablo Pérez Navarro - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52):323-346.
    Resumo O presente texto parte das reflexões de Judith Butler sobre as políticas de coabitação, assim como das suas mais recentes aportações sobre a performatividade da assembleia, para explorar os efeitos da adoção de estratégias separatistas sobre as políticas de alian- ças da dissidência sexogenérica e relacional. A reflexão parte de uma leitura crítica dos modos de produção dos espaços de convergência e coligação dos ativismos queer e transfeministas da cidade de Madrid, com o objetivo de defender umas políticas espa- (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Delineamentos e perspectivas da noção de ‘interesse público’.Luis Mauro Sá Martino & Ângela Cristina Salgueiro Marques - 2023 - Controvérsia 19 (3):68-86.
    A noção de “interesse público” parece ter uma tradição antiga e profícua nos estudos políticos, em particular nas pesquisas sobre mídia, comunicação e política. No entanto, parece haver um aparente paradoxo entre a própria noção de “interesse” e a ideia de algo “público”: como uma ação ou decisão política pode contemplar a miríade de interesses de grupos e indivíduos diversos? Este artigo delineia alguns aspectos da noção de “interesse” no debate atual sobre comunicação política. Com base em uma pesquisa bibliográfica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista.Cezar Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma coerção formal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    As ruas, a opinião pública e o processo penal: uma análise a partir do caso Calas.Edimar Brígido - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):289-302.
    Jean Calas, formalmente acusado pelo crime de parricídio, foi julgado e condenado sem provas. A ausência da materialidade do suposto ato delituoso foi suprida pela convicção dos magistrados, aliada ao clamor popular das massas que ocupavam as ruas, reivindicando por justiça. Partindo da análise desse julgamento histórico, situado nos tribunais franceses do século XVIII, o artigo pretende chamar a atenção para os riscos decorrentes da influência da opinião pública sobre o curso do processo penal. Utilizando-se de fontes bibliográficas, será demonstrado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Morte e vida democrática.José Antonio Callegari - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):32-50.
    Após o dia 08 de janeiro de 2023, quando se deu a invasão na Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal, numa tentativa de destituir o governo legitimado pelas urnas, formou-se uma rede de resistência e de restauração democrática, seguindo manifestações anteriores como a Carta às brasileiras e aos brasileiros e a Frente Ampla pela Democracia. A resistência democrática propõe manter viva a democracia. Nesse contexto, examinam-se aspectos teóricos sobre o autoritarismo e o totalitarismo que ameaçam de morte as democracias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Educação, resistência e politização: sobre o sentido da educação na literatura indígena brasileira contempor'-nea.Leno Francisco Danner, Julie Dorrico & Fernando Danner - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):211-228.
    Argumentamos, no artigo, a partir de uma análise sistemática da produção literária de escritores/as indígenas brasileiros/as, que, desde a segunda metade do século XX, os povos indígenas passaram a afirmar a e a utilizar-se da esfera pública, sob a forma de ativismo, de militância e de engajamento, enquanto a estratégia e o lugar por excelência para a tematização da questão indígena no país, como forma de reação a processos de expansão socioeconômica e de negação político-cultural que punham em xeque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Pedagogias de (re)existências do movimento de mulheres negras na Bahia em tempos de pandemia.Joana Maria Leôncio Núñez & Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios - 2021 - Odeere 6 (1):287-310.
    O texto apresenta experiências e pedagogias de existências construídas na/com a Rede de Mulheres Negras da Bahia, no âmbito da Pandemia do Sars-Cov2. Trata-se de uma pesquisa em andamento, fundamentada nos estudos do feminismo negro e nas teorias decoloniais. A partir de narrativas inspiradas nas escrevivências de Conceição Evaristo, o estudo aponta o ativismo dos Movimentos de Mulheres Negras da Bahia e a construção de outras epistemologias que rompem com a geopolítica do conhecimento colonizado. O trabalho inscreve as primeiras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  50
    Trajetórias biográficas de mulheres feministas atuantes em movimentos sociais.Márcia Alves Silva & Adriana Lessa Cardoso - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:294-307.
    O artigo busca refletir sobre a trajetória de mulheres feministas na cidade de Pelotas – RS, a partir de suas narrativas que, de certa forma, foram precursoras, visibilizando suas experiências no ativismo político. Entendemos que todo movimento social atua na formação humana, portanto, é um ato educativo. Utilizamos o referencial feminista descolonial, como perspectiva vinculada à resistência do sistema capitalista mundial-globalizado. Buscamos nossas bases teóricas especialmente nas autoras Heleieth Saffioti, Ochy Curiel, Marcela Lagarde y de los Ríos, Patricia Hill (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    A consciência revoltada do planeta: interlocuções entre Schopenhauer e Krajcberg.Iasmim Cristina Martins Souto - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e22.
    Frans Krajcberg, através do seu trabalho artístico e do seu ativismo, expressa muito bem o trabalho do artista admirado por Schopenhauer, que interfere o mínimo na natureza, apenas fazendo com que sua essência seja revelada. Além disso, também contribui para que a natureza seja digna de considerações estéticas e éticas. Neste artigo, abordaremos a crise ambiental a partir da atualização do pensamento de Schopenhauer, fazendo também uma interlocução do filósofo com o trabalho do artista e ativista ambiental Frans Krajcberg.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  30
    Ambientes e territórios: uma introdução à ecologia política.Marcelo J. L. Souza - 2019 - Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
    O livro almeja ser representativo nos principais debates contemporâneos, oferecendo uma visão panorâmica sobre o campo na atualidade e permitindo-se aprofundar em algumas discussões selecionadas.O ambiente não pode ser reduzido ao “meio ambiente”, à natureza não humana. Ele não é meramente algo que “nos envolve”, um envoltório: o ambiente somos também nós, seres humanos, histórica e culturalmente situados. Quanto aos territórios, eles se estabelecem em íntima conexão com os ambientes em suas dimensões paisagística e material, quer sejam os processos geoecológicos, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Sociografia da brigada anti publicidade.Hedi Zammouri - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):127-146.
    Este artigo tem por objetivo descrever a Brigada Anti Publicidade em Paris, que opera semanalmente no âmbito da capital metropolitana. A pesquisa participante foi realizada em 2006 e 2007, e hoje conta a especificidade do ativismo pós-moderno. Novas perspectivas são elaboradas na seqüência dos trabalhos de Luc Boltansky e Eve Chiapello, relativos ao novo espírito do capitalismo. Uma abordagem em antropologia urbana no presente trabalho tem como objetivo destacar a performatividade desse Novo Movimento Social (NMS).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Pensamento feminista: conceitos fundamentais.Heloísa Buarque de Hollanda & Audre Lorde (eds.) - 2019 - Rio de Janeiro RJ: Bazar do Tempo.
    Um livro que reúne alguns dos mais representativos textos que moldaram o que podemos chamar pensamento feminista. Uma obra de referência capaz de oferecer um repertório fundamental para os estudos de gênero e também para o ativismo. "A missão deste livro é, portanto, a de mostrar o caminho no qual os conceitos centrais do pensamento feminista foram se desdobrando, sendo questionados e dando origem a novas formas de pensar e definir identidades, gênero, subjetividades e sexualidades. A sinalização desse longo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    #Justiçapormiguel: Visualidades Resolutivas.Marina Feldhues & Juliana Nascimento Torezani - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Mobilizadas pelas imagens do protesto “Ato em memória de Miguel” que circularam reiteradamente, nas redes sociais, nos meses de junho e julho passados, realizamos este trabalho analítico e reflexivo sobre algumas imagens relacionadas ao evento da morte do menino Miguel e as cenas de valor dão ver, propondo e operando o conceito de visualidades resolutivas. Para tal, nos auxiliaram na realização deste trabalho os conceitos de: evento racial na perspectiva de Denise Ferreira da Silva (2016); raça por Stuart Hall (2003) (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    Química social e a meia-vida das Revoluções Moleculares.Benito Maeso - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    A partir de uma leitura do conceito de revolução molecular, apresentado por Deleuze e Guattari, busca-se analisar de que forma este pode indicar uma maneira inovadora de enfrentamento das formas de opressão que caracterizam a contemporaneidade como também entender a duplicidade contida em seu interior e o risco de seu funcionamento como caminho para reconfigurações mais opressivas ainda por parte do sistema capitalista, descrito como uma forma de vida que ultrapassa a questão da propriedade dos meios de produção para imiscuir-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Judicialização da Política e Democracia – Uma Análise a Partir de Chantal Mouffe e Mark Tushnet.Daniel dos Santos Rodrigues - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):100.
    O artigo rediscute, a partir das teorias da hegemonia de Chantal Mouffe e dos diálogos institucionais de Mark Tushnet, os fenômenos da judicialização da política (o político invadindo “indevidamente” o jurídico) e do ativismo judicial (o jurídico invadindo “indevidamente” o político). Contesta a concepção usual de que o judiciário teria a “última palavra” na interpretação jurídica e defende uma maior proteção da democracia, pois é esta, não o judiciário, que, em última instância, protege os direitos. Conclui-se que, para sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A Catástrofe do Humanismo: agonismo e perfeccionismo em Nietzsche.Rogerio Lopes - 2013 - In Ruy Carvalho, Gustavo Costa & Thiago Mota (eds.), Nietzsche - Schopenhauer Ecologia Cinza Natureza Agônica. pp. 297-331.
    Embora não o desenvolva na exposição que se segue, o argumento subjacente à minha contribuição para este volume é bastante simples: há duas vias pelas quais a filosofia de Nietzsche pode contribuir positivamente para uma revisão do modo como os seres humanos no ocidente definiram sua relação com o não humano: (1) a primeira via é a agonística – a tese agonística pode ser mobilizada para combater o viés especista que caracteriza boa parte da reflexão normativa do ocidente sem que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  24
    Legitimidade da Justiça Constitucional: Democracia, Tribunal Constitucional e Corrente Contramajoritária.Thaminne Nathalia Cabral Moraes E. Silva & Francisco Ivo Dantas Cavalcanti - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):73.
    O presente artigo possui como tema a análise da separação dos poderes e a regra da democracia, além da possibilidade do Tribunal Constitucional ser composto por indivíduos nomeados pelo Presidente da República, não cumprindo a regra democrática, e fazer o controle de constitucionalidade das leis, criadas através de um processo democrático. Serão respondidos: a separação dos poderes obedece à regra democrática? Quando o Poder Legislativo deixa de cumprir sua função típica de legislar, abre a oportunidade para o Supremo Tribunal Federal, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  39
    Fundamentalismo ateu contra fundamentalismo religioso (Atheist Fundamentalism against Religious Fundamentalism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p9. [REVIEW]Scott Randall Paine - 2010 - Horizonte 8 (18):9-26.
    Resumo O fundamentalismo é um fenômeno relativamente recente, pelo menos como posição articulada e autoconsciente. O presente artigo apresenta, de início, uma reflexão sobre o surgimento do termo fundamentalismo, em breve resgate histórico. A seguir, identifica e analisa as características principais dessa atitude, tanto na sua configuração psicológica (subjetivismo fechado), como na sua teoria epistemológica implícita (fideísmo radical, fé ou submissão a uma autoridade religiosa como fonte exclusiva ou predominante de certeza epistemológica), na sua hermenêutica (liberalismo na interpretação de escrituras) (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Três objeções ao uso de violência em defesa de animais não-humanos e por que elas fracassam.Gabriel Garmendia da Trindade - 2024 - Aufklärung 10 (3):123-140.
    No presente artigo analisarei as três principais objeções comumente empregadas para rejeitar o uso de violência em defesa de animais não-humanos. Existe a ideia de que a violência é inerentemente errada e sempre deveria ser repudiada – eu chamo isso de ‘Objeção do Pacifista Absoluto’. Há também a perspectiva de que a utilização de violência por ativistas interespécies acaba alienando o grande público do movimento pelos direitos dos animais não-humanos como um todo – eu me refiro a esse argumento como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  24
    Mulheres Negras Não Foram Feitas Para Carregar Livros: Tensionamento e Resposta Social Em Rede Na Feira Pan-Amazônica Do Livro No Pará.Rosaly de Seixas Brito, Lorena Cruz Esteves & Jússia Carvalho da Silva Ventura - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):106-125.
    Este trabalho analisa a repercussão social do cartaz do “Salão do Livro da Região Sul e Sudeste do Pará”, evento da Feira Pan-Amazônica do Livro de 2018, para compreender como o processo de resposta social (BRAGA, 2006) impôs uma mudança institucional por parte da Secretaria de Cultura do Estado. O país homenageado foi a Colômbia e a peça de divulgação destacava uma mulher negra carregando livros na cabeça, representação das palenqueras. O fato gerou repercussão nas redes sociais e na mídia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    O positivismo presumido de Frederick Schauer e sua aplicação na interpretação judicial das regras de competência constitucionais.Emanuel Melo Ferreira - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):37.
    O presente texto tem por objetivo demonstrar como a aplicação do positivismo presumido de Frederick Schauer contribui para o desenvolvimento do Estado Democrático de Direito a partir manutenção da separação de poderes, ao impedir a realocação de Poder especificamente no bojo do judiciário, quando este interpreta as regras de competência constitucionais. Assim, busca responder à seguinte pergunta: em que medida o positivismo presumido pode contribuir para impedir que juízes “sedentos por poder” alcancem seus objetivos?
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark