A ruptura na química entre o senso comum e o conhecimento científico a partir da análise de Gastón Bachelard

Griot : Revista de Filosofia 15 (1):187-203 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste artigo é demonstrar a ruptura entre senso comum e conhecimento científico da Química a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. Como fio condutor para tal análise, tomou-se os conceitos de materialismo imediato e materialismo instruído, que aparecem principalmente na obra bachelardiana Le Matérialisme Rationnel de 1953, como grandes bases de pensamentos que fundamentaram a ciência Química em períodos históricos diferentes. Demonstrar-se-á que, na epistemologia de Bachelard, o conceito de materialismo imediato equivale ao momento em que ocorria continuidade entre senso comum e conhecimento científico e que as diversas rupturas e inovações conceituais que ocorreram na contemporaneidade irão instaurar uma nova Química, fundamentada em uma nova base de pensamento, intitulada por Bachelard de materialismo instruído. Aqui, o materialismo se encontra no estado avançado da cultura científica e, ao incorporar o conhecimento discursivo sobre a matéria, rompe com os conhecimentos das aparências e se distancia definitivamente das ideias elementares ligadas ao senso comum. A Química do novo espírito científico é apresentada pela epistemologia bachelardiana como uma ciência inventiva que cria seu objeto, ela instruí e ordena a realidade a partir do pensamento matemático através de técnicas muito peculiares e, deste modo, se distancia da análise imediata sobre os dados empíricos da realidade comum. A epistemologia da química bachelardiana aponta para uma série de reorganizações e atualizações conceituais que servem para caracterizar as provas da evolução do pensamento científico.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,506

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Relação Entre Complexidade e Matemática a Partir de Gaston Bachelard.Willian dos Santos Godoi - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):267-290.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
17 (#1,254,187)

6 months
8 (#520,880)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references