Simone Weil: o sofrimento como pathos da Filosofia

Revista de Filosofia Aurora 31 (53) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente trabalho toma como objeto de investigação o pensamento de Simone Weil. A filósofa francesa, deixando de lado um imperativo acadêmico, típico da filosofia do século XIX, reclama para si o assombro, o espanto, aquilo que no início, ou seja, nos primórdios da filosofia grega, possibilitou a emergência do filosofar. A marca de seu pensamento é evidenciada mais pela emoção do que pelo exercício racional. Assim, procuramos apresentar, neste estudo, a maneira como o sofrimento, enquanto pathos, constitui a fonte do pensamento da autora, capaz de captar a essência do homem. O breve itinerário destaca, a princípio, utilizando a reflexão de Heidegger, a noção de pathos e percorre a partir daí, a particularidade do sofrimento destacando a noção violência e de força para chegar, finalmente, a realidade do malheur como elemento mais original no entendimento daquilo que é reservado à Filosofia como instância que pode compreender a condição humana.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,951

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O corpo e o conhecimento de si na filosofia de Arthur Schopenhauer.Karla Samara dos Santos Sousa - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (1-2):35-52.
O Desejo Como Essência Da Educação.Juliana Merçon - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):25-51.

Analytics

Added to PP
2019-09-28

Downloads
19 (#1,188,621)

6 months
6 (#746,358)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations