O mito, o virtual e o agir humano

Revista Portuguesa de Filosofia 48 (4):599 - 608 (1992)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A presença e influência dos mitos nas acções do homem continuam a ser relevantes. A nova realidade da "vida virtual" que a electrónica e a informática nos proporcionam permite estabelecer uma instrutiva comparação com o mundo da "vida" mítica. O homem estáexistencialmente inserido num "lugar mítico". Este "lugar mítico" é o factor centralizador de nossas acções, e é a partir dele que deve ser avaliada a coerência das mesmas acções. Podemos afirmar que o homem é um ser condenado a agir a partir de seu envolvimento mítico, devendo complementar-se com outros factores próprios do homem, como são a liberdade e a razão crítica, que condicionam e permitem avaliar a dimensão humanizante da "vida" mítica de cada indivíduo, de cada povo, de cada época... Alguns exemplos de mitos contemporâneos, como o mito do "paraíso" e o mito do nazismo expresso em um "santuário", ilustram a exposição.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,505

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Homem: Ser-No-Mundo-Com-Os-Outros.Lenir Lopes Dettoni, Josenir Lopes Dettoni & Jovanir Lopes Dettoni - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):103-113.
A Indestrutibilidade Do Ser Na Filosofia de Arthur Schopenhauer.Maria Valéria da Silva de Freitas - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):48.
Vida humana, um conceito da antropologia filosófica.Ernildo Stein - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):519-531.
A identidade mítica de Roma.Amós Coêlho da Silva - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):19-25.

Analytics

Added to PP
2011-05-29

Downloads
24 (#912,262)

6 months
3 (#1,473,720)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references