Presença do se-movimentar no primeiro ano do ensino fundamental

Revista Missioneira 19 (2):18-30 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal discutir a presença do se-movimentar no primeiro ano dos Anos Inicias do ensino Fundamental. O desenvolvimento corporal é fator fundamental e determinante no desenvolvimento da criança. Muito antes de a criança aprender a ler e escrever ela necessita conhecer seu corpo; saber o que é para frente; para trás; em cima e em baixo; e outras noções do tempo e espaço. Neste sentido o tema do estudo se torna relevante; pois necessita ser discutido e aprimorado para poder melhor contribuir no desenvolvimento integral das crianças. O estudo contemplou uma base teórica sobre a corporeidade; o movimento humano; os jogos e as brincadeiras além de apresentar dados primários coletados com quatro pedagogas que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental. A partir de entrevistas buscou-se compreender a concepção de movimento por parte das mesmas e como esse conceito de faz presente na sala de aula. A partir dos dados da pesquisa realizada foi possível identificar a presença do movimento na sala de aula sendo o corpo percebido como um todo; valorizado; respeitado e contemplado nas atividades das atividades desenvolvidas. Apesar dessa constatação ficou evidente que ainda existem inúmeras possibilidades pensando num trabalho que envolva corporeidade; movimento humano e o se-movimentar. Ou seja essas possibilidades não se esgotam por meio deste trabalho; o que ele provoca é a necessidade de uma maior discussão em relação ao tema para que realmente se torne algo presente no cotidiano da escola principalmente na faixa etária que contemplou o estudo.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,667

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

As Tecnologias Digitais como condição habitativa e o Ensino de Filosofia.Gilberto Miranda Junior - 2024 - Dossiê: Ensino de Filosofia Sob o Impacto Das Tecnologias Digitais.
O Corpo Como Expressão Segundo a Filosofia de Merleau-Ponty.Nayara Borges Reis - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):137-153.
Substancialidade e Presença: Acenos de Gumbrecht Para o Conceito Heideggeriano de Ser.Sabrina Ruggeri - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):117-132.

Analytics

Added to PP
2019-09-14

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references