Rawls, modelos econômicos e o argumento pluralista

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):197-229 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo argumenta em duas direções. De um lado, sustenta que a teoria da justiça como equidade, de John Rawls, e em particular o princípio da diferença, antes de representar uma concepção igualitária da justiça, cumpre um objetivo inverso: o de dissociar a justiça social das exigências da igualdade econômica. A desigualdade econômica, na justiça como equidade, surge como um tipo de bem, desde que possa melhorar a posição de todos e em particular a dos menos favorecidos. Para sustentar esta tese, Rawls apela às ideias de pluralismo social e de convergência dos padrões de vida, no âmbito do que chama de uma sociedade bem-ordenada. De outro lado, o artigo sustenta que a teoria pode ser melhor entendida quando desvinculada da adesão a modelos institucionais e de regulação econômica historicamente situados. Uma distinção apropriada entre este sentido ético, dado pelo modo de fundamentação filosófico da teoria, e seus possíveis desdobramentos institucionais, é o melhor caminho para uma teoria que se propõe a servir como ponto de encontro entre as múltiplas visões do bem que competem em nossa tradição democrática. Palavras-chave: Rawls. Modelos econômicos. Princípio da diferença.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 105,326

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A questão do Mínimo Social em John Rawls.Jáder de Moura Fontenele - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (2):300-327.
O Papel Do Princípio Aristotélico Na Teoria Da Justiça De Rawls.Denis Coitinho Silveira - 2008 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 7 (2):201-214.
Democracia e Deliberação Pública em John Rawls.Fernando Danner - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (1):25-39.

Analytics

Added to PP
2018-12-31

Downloads
28 (#885,535)

6 months
15 (#212,202)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references