Dramatic devices and philosophical content in Plato's Symposium

Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:73-84 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O Banquete de Platão serve-se de recursos dramáticos diversos, tais como a história-moldura, a organização dos discursos e o ensino de Diotima enquanto meios de orientação do leitor pela mensagem filosófica subjacente, a qual inclui um exame do sistema socrático de educação. Os discípulos de Sócrates demonstram notável entusiasmo pela filosofia, mas parecem incapazes de distinguir o amor por Sócrates do amor pela sabedoria. Agatão ocupa posição de destaque: devido a um trocadilho com o seu nome, a jornada do jantar em sua casa se tornará na ascensão em direção ao Bem. Além disso, ele representa a educação sofística e poética, assim como cada um dos oradores representa algum tipo particular de conhecimento, o que implica que não se deveria simplesmente impingir pedantismo a Eurixímaco, ou tomar o discurso de Aristófanes enquanto um interlúdio cômico. Eles formam, antes, uma complexa rede intertextual. Alcibíades exibe as fraquezas de um homem inábil ou relutante em seguir a totalidade do ensino socrático. Sua solicitação de ser conduzido por Agatão simboliza a incapacidade de encontrar o próprio caminho do Bem, ao passo que a interrupção da ordem bem organizada do banquete pelos boêmios lembra a atitude dos tiranos e de outros homens hostis à filosofia. Apesar dessa crítica aos estudantes de Sócrates, o Banquete finaliza com uma nota positiva. As ações finais de Sócrates ocupam-se das outras pessoas – uma crítica implícita a quem sustenta que a filosofia subverte os laços sociais

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,173

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Pedagogia socrática entre o Primeiro Alcibíades e o Banquete.José André Ribeiro - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):10-28.
Como usar a linguagem para precisar o movimento: uma disputa entre Platão e Heráclito.Celso Oliveira Vieira - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:97-104.
Eros and Philia in Platonic philosophy.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:121-129.

Analytics

Added to PP
2013-04-19

Downloads
64 (#330,629)

6 months
20 (#145,561)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Carl S. O'Brien
University of Heidelberg

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Symposium.C. J. Plato & Rowe - 1994 - New York: Oxford University Press. Edited by Robin Waterfield.
The Fragility of Goodness: Luck and Ethics in Greek Tragedy and Philosophy.Paul B. Woodruff - 1989 - Philosophy and Phenomenological Research 50 (1):205-210.

View all 14 references / Add more references