Estado representativo/governo representativo: sobre os aspectos democráticos da representação política em Hobbes [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):147-170 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Para Hobbes, a representação desempenha um papel decisivo na estruturação do mundo jurídico em que cosiste o Estado. É nisso precisamente que Rousseau o contesta ao dizer que a Sobrerania não pode ser representada. Ao fazer da Soberania uma instância de representação, e, em especial, na maneira de pensar a partir daí o Direito Penal, Hobbes oferece um esquema conceitual promissor para pensar um dos maiores desafios das democracias contemporêneas: como tornar o Direito uma ferramenta de inclusão, já que ele é, ao mesmo tempo, uma ferramente de exclusão? Palavras-chave: Hobbes. Rousseau. Representação. Estado. Democracia.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,880

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Democracia e representação: Rousseau vs. Stuart Mill.Gustavo Hessmann Dalaqua - 2022 - In Carolina Biernat & Nahuel Vassallo (eds.), Historia Contemporánea. Problemas, debates y perspectivas. Editorial de la Universidad Nacional del Sur. pp. 1391-1411.
A vontade geral não se representa, sempre se presume.João Carlos Brum Torres - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):69-89.
Kant e o conceito conservador de contrato social.Keberson Bresolin - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (1):39-64.

Analytics

Added to PP
2018-12-31

Downloads
28 (#810,662)

6 months
7 (#749,523)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Maria Isabel Limongi
Federal University of Paraná

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references