Natureza e artifício: Leibniz e os modernos sobre a concepção dos corpos org'nicos como máquinas

Doispontos 15 (1) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Na modernidade, a distinção entre natureza e artifício desaparece, a ponto das máquinas feitas pelos homens se tornarem modelos privilegiados para a explicação dos corpos natu- rais, como se depreende a partir de textos de Bacon, Descartes, Hobbes, dentre outros. Essa nova relação entre natureza e artifício é correlata da mecanização e da destituição de fins na natureza, na medida em que a adoção da mecânica como modelo de explicação da natureza está atrelada à rejeição da utilização das causas finais na física e à concepção de que os corpos são desti- tuídos de princípios imanentes de movimento ou de qualquer princípio incorpóreo que os predispo- nha a um processo de mudança teleologicamente estruturado e orientado. Leibniz também con- cebe a natureza como artifício e os corpos orgânicos como autômatos, mas a sua concepção de cor- pos naturais como máquinas artificiais vai ainda mais longe, a ponto de caracterizar o natural como aquilo que traz em si o caráter de artificial mais do que o próprio artificial. Entretanto, diferente- mente de Bacon, Descartes e Hobbes, Leibniz utiliza a analogia de natureza como máquina e a aprofunda justamente para argumentar que a natureza é teleologicamente estruturada, sendo que a diferença entre as máquinas feitas pelos homens e as naturais ou divinas reside no fato de que enquanto aquelas possuem uma finalidade meramente extrínseca, estas possuem uma finalidade imanente inscrita em cada uma das suas partes ao infinito.

Other Versions

original Hirata, Celi (2018) "Natureza e artifício: Leibniz e os modernos sobre a concepção dos corpos orgânicos como máquinas". Dois Pontos 15(1):95-109

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,757

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre a Composição dos Corpos Celestes no "De Substantia Orbis" I.Tadeu Verza - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (2).
A Simbiose Entre Filosofia E Ciência: as possibilidades em Arthur Schopenhauer.Ramonn Alves - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):23.
Lições da teoria da justiça de David Hume.Giovani Mendonça Lunardi - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).

Analytics

Added to PP
2019-12-18

Downloads
18 (#1,122,127)

6 months
3 (#1,484,930)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references