A influência da religião na legitimação do Estado através da obra de Maquiavel

Conjectura: Filosofia E Educação 24 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo pretende demonstrar como a obra de Maquiavel elenca aspectos pertinentes sobre a relação entre religião e Estado, e como estes podem ser analisados através do ponto de vista da teoria política moderna. Suas contribuições relacionadas ao estudo da função política da religião, entendida como item essencial na manutenção, reconhecimento e solidez do Estado, levantam indagações indispensáveis para pensar a influência de determinados preceitos confessionais, relacionados ao poder eclesiástico, na formulação de uma moral política voltada para a obediência dos ditames de natureza religiosa, e que auxiliam no desenvolvimento de uma vírtu coletiva, elemento, segundo o autor, indispensável para o Estado. O artigo ainda procura explorar questões relacionadas ao método empregado por Maquiavel, e a sua busca pela “verdade efetiva das coisas”. Através desta preocupação, o autor elucida as questões religiosas pela capacidade que as mesmas possuem em influenciar a vida coletiva, influência que abrange as decisões dos cidadãos no que concerne aos temas políticos, garantindo a disciplina e, consequentemente, o fortalecimento do Estado. Assim, o autor de Florença reconhece a incumbência da doutrina religiosa e sua eficiência ao motivar o vivere civile. Palavras-chave: Estado. Religião. Maquiavel. Política.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,290

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Maquiavel e Weber: a lógica do poder e a ética da ação – O “príncipe-centauro” e o “homem autêntico”.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2013 - Opsis – Revista da Unidade Acadêmica Especial História E Ciências Sociais 13 (1):180-199.
O futuro do estado.Dalmo de Abreu Dallari - 1980 - São Paulo, SP, Brasil: Editora Moderna.
Diversidade religiosa e democracia: da filosofia da religião à filoaofia política.Marciano Adilio Spica - 2018 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 17 (1):13-40.
Maquiavel e Rousseau: A luta por reconhecimento.Antonio Cesar Ferreira da Silva - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):99.

Analytics

Added to PP
2019-05-03

Downloads
24 (#897,825)

6 months
4 (#1,232,162)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Goncalves S. Rafael
Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getúlio Vargas

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references