Virtue, cheat, and knowledge in Plato's Lesser Hippias

Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:85-91 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Hípias Menor apresenta a conversação que tem lugar na conclusão da conferência dada por Hípias sobre os poemas homéricos diante de um público numeroso. Sócrates deseja interrogar o sofista sobre um aspecto particular de sua exegese homérica, aquele da descrição dos personagens de Aquiles e de Ulisses: o primeiro, o mais simples e sincero (ou verdadeiro, haploústatos kaì alethéstatos), seria melhor que o segundo, que é dúplice (polútropos). A simplicidade de Aquiles deveria revelar a sinceridade, enquanto a duplicidade (ou melhor a multiplicidade, polú-tropos) de Ulisses indicaria um caráter ambíguo e enganador. Parece então que a quem sabe muitas coisas pertence a capacidade de enganar, precisamente utilizando os muitos conhecimentos que possui, enquanto a sinceridade constituiria um traço específico de quem, não possuindo conhecimentos, não pode senão revelar-se pelo que é. O paradoxo ético que disso deriva é examinado através de uma análise dos argumentos desenvolvidos no diálogo

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,854

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Knowledge and virtue in Plato's Meno.Franco Ferrari - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:77-83.
Plato as artist.Christian Viktor Hamm - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:57-63.
Aquiles X Odisseu: A Ilíada à luz do hípias menor.André Malta - 2009 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 23:278-289.
Como usar a linguagem para precisar o movimento: uma disputa entre Platão e Heráclito.Celso Oliveira Vieira - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:97-104.
A arrogância de aquiles ea doçura de pátroclo: A narrativa de Uma philía mediada pelo equilíbrio entre hýbris E sofrosýne.Alessandra Serra Viegas - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):71-79.

Analytics

Added to PP
2014-01-28

Downloads
43 (#525,710)

6 months
9 (#519,282)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Francesco Fronterotta
Università degli Studi di Roma La Sapienza

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references