SODRÉ, Nelson Wemeck. Ideologia do colonialismo. 2ed; Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1965. 253 p.(Retratos do Brasil, 31) [Book Review]

Educação E Filosofia 2 (3):131-132 (2008)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O autor estuda os reflexos da ideologia do colonialismo no pensamento brasileiro. Escolhe um representante de cada época. Do período colonial o eleito é o bispo Azeredo Coutinho, economista, partidário da unidade entre Portugal e Brasil, entre metrópole e colônia. Vê identidade de interesses entre uma e outra. O segundo a ter a obra estudada foi José de Alencar, um romancista da ordem escravocrata. É realçada a sua importância como "fundador do romance brasileiro" e as influências que sofre de Chateaubriand e Cooper. São colocadas as razões do indianismo de Alencar, bem com o porquê deste não tocar na questão escravista. Foi um escritor muito popular, apesar disso. Baseado nas teorias do higienista francês Michel Lêvy, Savio Romero escreve: "O brasileiro é um ser desequilibrado, ferido nas fontes da vida; mais apto para queixar-se que para inventar, mais contemplativo que pensador, mais lirista, mais amigo dos sonhos e palavras retumbantes que de ideias científicas e demonstradas. [...] Palavras-chave: Ideologia; Colonialismo; Brasil; José de Alencar; Michel Lèvy.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 102,248

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2024-11-14

Downloads
1 (#1,949,375)

6 months
1 (#1,865,674)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references