Kierkegaard e o solitário-sem-deus

Revista Opinião Filosófica 8 (1):51-58 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo aborda o tema necessidade x liberdade em suas implicações para a fundamentação da Ética. Assim, apresenta as noções de livre-arbítrio e de causalidade necessitarista como bases de teorias antagônicas sobre o assunto. Para o aprofundamento da questão, o trabalho adota como referencial a obra Pós-escrito às Migalhas Filosóficas, de Kierkegaard. Tal pensador aponta que um necessitarismo acarretaria no fim da responsabilidade e da possibilidade de um posicionamento ético. Propõe, portanto, que o fundamento ético está no indivíduo em sua relação com Deus. No entanto, com as contemporâneas investigações psicológicas sobre as causalidades do self e o movimento filosófico da “Morte-de Deus”, a proposição kierkegaardiana perde força, surgindo a posição do aqui denominado solitário-sem-deus: epistemologicamente limitado, ontologicamente determinado e existencialmente perdido; adotando, como opção para seu desespero, o consumo e o hedonismo exacerbados.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 104,143

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
Para Além da Morte de Deus.Martha de Almeida - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):222-231.
A Amizade Entre Homem E Deus. Sobre O Significado De Theophilés Em Platão.Thomas Szlezák - 2009 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 23:157-173.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
4 (#1,835,109)

6 months
4 (#978,602)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references