Reflexões Fenomenológicas e Hermenêuticas Sobre o Conceito de “Corpo Próprio” de Husserl e o Envelhecimento Na Atualidade

Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1) (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo é uma reflexão sobre o envelhecimento hoje, entendendo que neste momento coincidem a maior longevidade da população e um contexto ideológico de busca da “juventude para sempre”. Tal contexto é caracteristicamente midiático, fortemente marcado pelo consumo e contribui decisivamente para a soberania da imagem a partir do imperativo da constante busca pela aparência de juventude, através de grande quantidade e diversidade de produtos a serem consumidos. Para trabalhar o tema, foram utilizados textos de alguns autores que tratam sobre envelhecimento e corporeidade, destacando-se o autor Le Breton e sua percepção da incidência das transformações da técnica sobre o corpo. Dialogamos com os autores a partir do ponto de vista fenomenológico e hermenêutico do conceito Husserliano de “Corpo Próprio”.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,173

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Nós Não Temos Um Corpo, Nós Somos Uma Sutil Configuração.Adelma Pimentel - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
Do transitar: corpo, envelhecimento e morte em chave freudiana.Carlota María Ibertis - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):252-263.
O Corpo Como Expressão Segundo a Filosofia de Merleau-Ponty.Nayara Borges Reis - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):137-153.
Concepções Gestálticas e Fenomenológicas Do Corpo.Rafaela Pereira Lameira - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1).
Envelhecimento e direitos humanos // Ageing and human rights.Pedro Moura Ferreira - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):183-197.

Analytics

Added to PP
2023-08-03

Downloads
15 (#1,231,106)

6 months
6 (#854,611)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references