Folksonomia no contexto LGBTQIA+

Logeion Filosofia da Informação 8 (2):151-173 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Tem como objetivo refletir acerca do preconceito e da discriminação no âmbito das práticas colaborativas de representação de conteúdos por meio da Folksonomia. A pesquisa possui caráter qualitativo e a hermenêutica enquanto método, aliado à interdisciplinaridade de campos e de teorias. Quando não considerados no âmbito da Folksonomia, o preconceito e a discriminação emergem como uma gap epistêmica, uma vez que ambos podem se apropriar da Folksonomia para prosperar. Destaca que a Folksonomia não pressupõe a imposição de regras para a seleção de tags a serem utilizadas pelos(as) usuários(as) em ambiente web, haja vista o seu caráter colaborativo. Por isso ela pode ser utilizada através da lógica do preconceito e discriminação, aplicada por humanos e/ou robôs (autônomos ou assistidos) para a rápida popularização de fake news e da cultura do cancelamento- algumas das estruturas perversas que promovem a vertigem da Sociedade da Informação, e que têm refletido sobre os sujeitos LGBTQIA+.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,290

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Biblioteconomia e ciência da informação (bci) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação.Luciano Floridi - 2010 - InCID: Revista de Ciência da Informação E Documentação 1 (2):37-47.
A potencialidade da imagem fotográfica como mediadora.Alzira Tude Sá - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):62-86.

Analytics

Added to PP
2023-01-12

Downloads
16 (#1,179,083)

6 months
8 (#549,811)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references