Caminhos do ódio na civilização, propostos por Freud, e como eles se apresentam no Brasil atual

Natureza Humana 22 (2):30 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo busca analisar o aspecto mais cruel do fenômeno Bolsonaro, legitimado pela população: a indiferença ao genocídio impetrado à população mais pobre do país, por meio ao descaso do governo em tomar medidas que pudessem atenuar a pandemia. Por meio da análise da desilusão que essa indiferença revelou, tenta-se mostrar as três figuras do ressentimento manifestas no apoio e nas ações do governante: a de um severo supereu moralista; a da psicologia das massas, isto é, do ódio ao diferente, acirrado pelo racismo; e, por fim, da submissão incondicional e auto-sacrifício. Três figuras constituintes da psicologia dos filhos da horda primitiva, descritas por Freud em Visão geral das neuroses de transferência. A questão principal abordada no artigo, no entanto, é a relação da indiferença ao genocídio e o racismo brasileiro, compreendido em sua dimensão estrutural, histórica e atual.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 104,743

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Ressentimento Em Nietzsche e o Ódio Na Internet.Rodrigo Luis Schilling - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
Adorno Leitor de Freud: Um Diálogo Sobre a Psicologia Das Massas.Mateus Abreu Pereira & Mauricio Rodrigues de Souza - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):30.

Analytics

Added to PP
2025-03-27

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references