Ética no plural: Uma bioética reflexiva atravessada na "Pequena ética" de Paul Ricoeur

Dissertatio 47 (S8):84-99 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo tem o objetivo de percorrer a reflexão do pensamento ético de Paul Ricoeur através da sua “pequena ética” orientada para uma concepção de bioética. A questão fundamental desta abordagem ética será o seguinte: como resolver os conflitos provocados pelos hard cases? Tomaremos como materialidade textual as obras de Paul Ricoeur: O Si-Mesmo como Outro e O Justo II. E dela os conceitos de estima de si, solicitude e cuidado atravessados neste estudo como visada para uma deliberação sensata à luz da sabedoria prática. O caráter insubstituível da escuta, cerne da solicitude, articula uma investigação de cunho reflexivo da bioética. Este texto estabelece uma relação entre ética e hermenêutica, a partir das tensões e mediações produzidos pelo formalismo deontológico, quando remetida da moral à ética, assim como uma ética revisitada pela norma com propósito de se inscrever como juízo moral na ética médica terapêutica.

Other Versions

reprint Carneiro, José Vanderlei (2024) "Ética No Plural: Uma Bioética Reflexiva Atravessada Na “Pequena Ética” de Paul Ricoeur". Dissertatio 8(supl.):84-99

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,551

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
21 (#1,009,308)

6 months
11 (#352,895)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

La sagesse pratique face aux tensions des éthiques du care.Alain Loute - 2015 - Les ateliers de l'éthique/The Ethics Forum 10 (3):13-28.

Add more references