O conhecimento da verdade no "Contra os Acadêmicos" de Agostinho

Dissertation, Ufla (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A despeito do critério de verdade ao conhecimento Acadêmico enquanto 'ueritas', Agostinho sustenta a interpretação da verdade como 'veritas'. A verdade possui um tratamento de 'veritas' enquanto realidade que nos orienta e nos conduz ao conhecimento da beatitude. Nisso, o conhecimento da verdade no diálogo difere do verdadeiro para os Acadêmicos. Enquanto nos Acadêmicos, a verdade é a possibilidade de a filosofia alcançar alguma certeza no conhecimento, para Agostinho, a verdade é o soberano bem do conhecimento. Palavras - chaves: Agostinho, conhecimento, verdade. Situação: Concluída. Banca de qualificação de Mestrado: Drª Meline Costa Sousa (UFLA), Dr. Arthur Klik de Lima (UFLA) e Dr. Maurizio Philipo de Silva (UFPR). Banca de defesa de Mestrado: Drª Meline Costa Sousa (UFLA), Dr. Arthur Klik de Lima (UFLA) e Dr. Moacyr Ayres Noaves Filho (USP).

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O conhecimento da verdade no Contra os Acadêmicos de Agostinho. 2022.Tiago Aparecido Freire - 2022 - Dissertation, Ufla Translated by Tiago Aparecido FREIRE.
Conhecimento, ciência E verdade em santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):483-496.
Do Estilo À Verdade Como Questão Moral: Uma Leitura de Além Do Bem e Do Mal, de F. Nietzsche.Leonardo Araújo Oliveira - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):15-29.

Analytics

Added to PP
2025-01-02

Downloads
33 (#692,402)

6 months
33 (#114,580)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references