Ecos de uma futura professora: memórias da formação em páginas de cadernos do Curso Complementar // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019006 [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 24:019006 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo toma como objeto de análise cadernos produzidos por Romana Bragatti, entre os anos de 1934 a 1936, estudante do Curso Complementar do Colégio São José, localizado em Caxias do Sul/RS. O estudo investiga esses suportes de escrita, suas materialidades e enunciados, na tentativa de compreender os usos dos artefatos e os discursos constitutivos da formação docente. Como respaldo teórico, são referenciados António Viñao Frago, Castillo Gómez e Jean Hébrard, autores que trabalham com a história da cultura escrita, exploram aspectos gráficos, apontam para caminhos metodológicos e sinalizam possibilidades de produção historiográfica em torno desses dispositivos. Por meio desses aportes, a pesquisa busca contribuir com a análise desses artefatos da cultura escolar e expressar caminhos de investigação para quem se arrisca a desenvolver pesquisas inscritas nessas perspectivas. Como escrituras disciplinadas, cadernos escolares, em tese, não permitem a expressão da espontaneidade dos escreventes, entretanto, alguns registros produzidos pela aluna, aparentemente sutis, realçam transgressões sobre esse material e sobre o processo de escolarização que vivenciava, possibilitando perceber marcas da autora. Os assuntos que comparecem nesses cadernos versam sobre temas de “História Universal” e de “Pedagogia”, saberes considerados importantes para a formação das estudantes, apresentados descritivamente. Especialmente o Caderno de Pedagogia, para além da descrição, manifesta também um caráter explicativo/prescritivo, constituindo-se, supostamente, em referência de leitura, notadamente de orientação teórica e metodológica. Ao examiná-los, observa-se uma espécie de mimetização dos manuais escolares vigentes. Infere-se que as alunas copiavam textos desses manuais, que eram ditados ou exibidos no quadro-negro pelo professor, considerando o pouco acesso aos livros naquela temporalidade. Em relação ao Caderno de Pedagogia, o que mais se destaca são, por um lado, indicativos de códigos de conduta moral considerados adequados à professora, em conformidade ao processo de feminilização da docência naquele contexto. Por outro, percebem-se indícios de que a futura professora esteve em contato com o escolanovismo, que instituía a Pedagogia em bases científicas, enfatizando a importância da Psicologia Experimental. Palavras-chave : Cadernos escolares. Cultura escrita. Escola Nova.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,173

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A tecnologia na formação inicial dos estudantes de Pedagogia.Vanessa Castel & Josiane C. S. Ramos Procasko - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):352-363.
Empoderamento docente e educação matemática crítica.Mariana Dos Santos Cezar - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
O Silêncio Das Ideias e o Ensino de Ciências.Maycon Raul Hidalgo - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (12):106-121.

Analytics

Added to PP
2019-05-11

Downloads
8 (#1,577,832)

6 months
8 (#575,465)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references